quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Acadêmicos realizam ação para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama e próstata


O Imperial Shopping recebeu, ontem (30/10), uma ação voltada para a reta final da campanha do Outubro Rosa e já dando início ao Novembro Azul, através dos acadêmicos de Psicologia e Enfermagem da faculdade Facimp Wyden, que deram orientação e fizeram um contato direto com o público para conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de mama, de colo do útero e de próstata, além de tirar as dúvidas dos presentes.
O evento foi pensado a partir de um projeto de extensão que pretendia unir as campanhas nacionais do Outubro Rosa e Novembro Azul, para conscientizar a comunidade sobre a importância dos exames preventivos tanto do câncer de mama e câncer de colo do útero, quanto do câncer de próstata, já que diagnosticado precocemente aumenta bastante a chance de cura.
Na oportunidade, também foi possível fazer esclarecimentos, pois os estudantes tiraram todas as dúvidas e alertaram que é muito relevante se atentar aos cuidados do exame preventivo e também combater o preconceito que existe sobre o exame de próstata.
“Nosso projeto visa levar educação e saúde para a comunidade e escolhemos o shopping para atingir um grande fluxo de pessoas, mostrando a elas que a prevenção é o melhor caminho”, ressaltou a professora de Enfermagem da Facimp Wyden, Arissane Falcão, sobre a motivação na realização do evento.
A acadêmica de Enfermagem, Ruth Fernandes, comenta que além de transmitir conhecimento, os estudantes também ganham em aprendizado que servirá para o futuro profissional de suas carreiras. “É um ganho de todos, pois transmitimos nosso conhecimento adquirido nas aulas e ao mesmo tempo serve de experiência para nós acadêmicos também, pois aprendemos muito através dessas ações de educação, saúde e conscientização”.
Assessoria de imprensa Facimp/Wyden 

Suzano firma parceria com a AgTech Garage, maior hub de inovação do Agronegócio na América Latina

Acordo estreita ainda mais a relação da empresa com soluções inovadoras no campo

Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de árvores, acaba de formalizar acordo com a AgTech Garage, maior hub de inovação do Agronegócio na América Latina. A parceira está sediada em Piracicaba (SP) e é especializada em promover conexões entre grandes empresas e startups, instituições de ensino, produtores rurais e outros atores do ecossistema da inovação com foco no campo.
“Trabalhar em parceria com a AgTech Garage nos auxiliará no desenvolvimento de um ambiente mais propício para a atração de novos parceiros e o fortalecimento do conceito de Open Innovation dentro da organização”, afirma Gisele Fidelis, gerente de Prospecção Tecnológica e Inteligência Colaborativa da Suzano.
A Suzano é a única empresa representante do setor de base florestal entre as mais de 40 empresas que estão no parque tecnológico da AgTech Garage. Esta, por sua vez, está conectada a mais de 400 startups que desenvolvem soluções tecnológicas e inovadoras para o Agronegócio.
A Suzano como partner de um hub como o AgTech Garage é um bom sinal para o ecossistema de startups e empreendedorismo do agronegócio brasileiro. Essa parceria chama a atenção dos empreendedores e todos os atores para as oportunidades do setor florestal, mostrando que existem grandes empresas engajadas em fomentar o desenvolvimento da área”, afirma José Tome, CEO da Agtech Garage.

Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de Imprensa

VLI assina termo da ONU Mulheres

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, passa a integrar o grupo de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres para orientar empresas no mundo inteiro na promoção práticas que visam o empoderamento feminino. A VLI assinou o termo de adesão durante a 19ª Conferência Datagro, em São Paulo, nesta manhã.
Com mais de 7.500 profissionais e um público majoritariamente formado por homens, a VLI vem desenvolvendo uma série de ações para a promoção da equidade de gênero, focada na conscientização dos empregados, empoderamento feminino e construção de um ambiente cada vez mais inclusivo. O estabelecimento de uma meta de contratação mínima de mulheres, o programa de mentoria para lideranças femininas da companhia, a ampliação da licença maternidade para seis meses são alguns exemplos desse trabalho.
Para Rute Araújo, diretora de Gente e Serviços da VLI, a companhia está alinhada com uma demanda da sociedade por uma visão mais inclusiva e esse é um norteador do negócio. "O nosso projeto de equidade de gênero vai aumentar o número de mulheres na companhia e reconhecer os talentos femininos. Estamos alinhados aos princípios estabelecidos pela ONU Mulheres e apostamos nisso como forma de contribuir para o desenvolvimento mais sustentável e com os resultados da empresa", aponta.
"Nossa adesão reflete um movimento interno nessa direção. Queremos sinalizar para nossos profissionais, pessoas que podem vir a fazer parte do nosso time e o mercado o compromisso com o tema", destaca Fabiano Lorenzi, diretor comercial da VLI que também participou do evento.
Os princípios de empoderamento das mulheres segundo a ONU
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Vereador Adhemar Freitas Jr. entrega "Moção de Aplauso" ao projeto social "Eu Estou Aqui"

No dia 24 de setembro, por unanimidade, em uma única discussão, os vereadores imperatrizenses aprovaram uma "Moção de Aplauso" ao projeto social denominado "Eu Estou Aqui." 
A "Moção de Aplauso" é de autoria do vereador, advogado e vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Adhemar Freitas Jr. (PSC).
Na manha desta terça-feira (29), na realização da 1ª sessão ordinária da semana, o parlamentar fez a entrega da "Moção de Aplauso", no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, à presidente do projeto, Mariana Cardoso, e as amigas do projeto, Tietriza Farias, Janaina Oliveira e Juliana Tais, que agradeceram a Adhemar Jr e aos demais vereadores por terem votado e aprovado por unanimidade o projeto social "Eu Estou Aqui," pelo brilhante trabalho voluntário social com a promoção total de saúde mental, apoio emocional, por meio e ações em prol da atenção à saúde mental no município de Imperatriz. 
O projeto social, por seu vasto trabalho realizado na cidade de Imperatriz, hoje possui 60 voluntários, e por mês promove 40 palestras por vários bairros da cidade no sentido de conscientizar as pessoas da promoção total da saúde mental e o apoio emocional. (Por Joãozinho Cézar)

8ª Feira da Beleza de Imperatriz desperta interesse de expositores dos principais centros do Brasil

Na terça-feira, 2 de julho, às 8h, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz lançou a 8ª Feira da Beleza de Imperatriz, no salão de coffee break do Palácio do Comércio e Indústria (PCI). Diversos empresários, convidados, além da imprensa, participaram do evento.
A programação da 8ª Feira da Beleza de Imperatriz constará de modernos cursos, além da participação de expositores e profissionais focados na modernização e no aquecimento do mercado de trabalho.

O empresário Francisco da Silva Almeida, coordenador da Feira da Beleza de Imperatriz, avaliou positivamente, frisando que “estamos empenhados, trabalhando, com a missão, outra vez, de corresponder com as expectativas de expositores e visitantes”.
Em sua oitava, a Feira da Beleza de Imperatriz será realizada nos dias 10, 11 e 12 de novembro, das 10h às 21h, no Centro de Convenções (CCI), localizado na rua Hermes da Fonseca, área central da cidade.

Muitas novidades estarão esperando pelos empresários e visitantes, durante o seu desenvolvimento, com a CDL fortalecendo cada vez mais o apoio ao comércio, por meio de diversas iniciativas.

Faculdade de Imperatriz realiza aula livre para discutir princípios de farmacologia

O evento acontece nesta quinta-feira (31) na universidade Ceuma
Com o objetivo principal de fomentar o debate sobre o manejo racional de medicamentos por profissionais da saúde, a Universidade Ceuma de Imperatriz realiza nesta quinta-feira (31), uma aula livre aberta a comunidade. As discursões serão baseadas em casos clínicos e irão abordar questões como os efeitos e as reações dos medicamentos no corpo de cada pessoa.
O evento faz parte de um dos projetos de ensino e de extensão da liga acadêmica de farmacologia clínica da Universidade Ceuma. Assim como nas demais ligas do curso de medicina, alguns eventos semelhantes são realizados para promover um aprofundamento de temas da aérea da saúde na formação médica.
Para o presidente da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica – Lafaclin e ministrante da aula livre, Edem Milhomem, o domínio da farmacologia é fundamental para a prática médica de excelência. “Não se trata apenas da indicação e da medicação certa, o diferencial vai está em respeitar as variáveis de cada paciente”, afirma.
O aulão será realizado nesta quinta-feira (31), a  partir das 19h no auditório da Universidade Ceuma do bloco II, a entrada é 1 kg de alimento não perecível e é aberto a toda comunidade.
Vestibular- Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina UNICEUMA - campus Imperatriz 2020. As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/vestibular/inscricao/2020/2/curso

Assessoria de imprensa

terça-feira, 29 de outubro de 2019

LOJA POTIGUAR ABERTA NO FERIADO DE FINADOS

Nesse sábado (02.11), feriado do Dia de Finados; a loja Potiguar Imperatriz estará aberta e com muitas ofertas para quem quiser aproveitar o tempo livre.

A loja Potiguar, localizada na entrada da Vila Cafeteira (BR 010, KM 252, no bairro do Côco Grande) vai funcionar das 08h às 18h.

FOTO – DIVULGAÇÃO: A loja Potiguar Imperatriz vai estar aberta no feriado desse sábado (02.11) das 08H às 18H, e com muitas ofertas.

Governo do Estado promove Aulão do Enem para estudantes da Rede Pública em Imperatriz

Neste final de semana, dias 26 e 27, das 8h às 18h, mais de 250 estudantes da Rede Pública Estadual, de Imperatriz e de outros municípios como Estreito, Amarante e Lajeado Novo, estiveram presentes no auditório da Faculdade Pitágoras, no Centro de Imperatriz, para o Aulão do Enem, que também aconteceu em  São Luís, Presidente Dutra e Pinheiro. Esta é uma ação do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Os Aulões do Enem são uma das etapas do PreUNI (Programa Pré-Universitário do Governo do Estado do Maranhão), voltado para o fortalecimento de conhecimentos e habilidades dos estudantes, prioritariamente da 3ª série do Ensino Médio, focados nos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Pre-UNI foi criado para democratizer o acesso ao Ensino Superior e melhorar o desempenho do Maranhão. As aulas são gratuitas e ministradas por professores com ampla experiência em cursinhos pré-vestibulares. Os Aulões disponibilizam conteúdos de revisão, em quatro áreas do Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias. Os estudantes inscritos ainda recebem uma apostila com informações teóricas e exercícios.
"Esta é uma política do Governo do Estado, já consolidada desde 2015, que tem por objetivo reforçar os conteúdo  e temas que foram mais frequentes nas provas anteriores do ENEM", conta o técnico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Aurélio Salazar Vieira. "O Aulão do Enem complementa outros programas que o Governo do Estado promove, por meio da Seduc, como por exemplo o Terceirão Não Tira Férias, Aulões Mais Ideb, entre outros", finaliza Marco Aurélio Vieira.
Presentes na abertura do Aulão, a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana; o superintendente de Articulação Politica da Região Tocantina, professor Adonilson Lima; vereador e professor Carlos Hermes, entre outras autoridade. "O Enem é a porta de entrada para a universidade e o nosso grande desejo é que os estudantes da Rede Estadual ao concluírem o Ensino Médio, ingressem em uma universidade, de preferência pública", destaca a gestora Regional de Educação, professora Orleane Evangelista de Santana. "Estes aulões só reforçam a preocupação, o compromisso e a responsabilidade que o  governador Flávio Dino tem com a educação e com a aprendizagem dos estudantes maranhenses", concluiu a gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI).
A gestora escolar, professora Deise de Souza Cortez, do Centro de Ensino Carlos Alberto Monteiro de Macedo, localizado município de Lajeado Novo, distante 141 km de Imperatriz, acompanhou 28 estudantes durante os Aulões do Enem, em Imperatriz. "Considero muito importante a participação de nossos estudantes neste Aulão do Enem oferecidos pelo Governo do Estado, porque estão tendo oportunidade de, em todas as disciplinas, alinharem seus conhecimentos, de modo a alcançarem êxito no Enem", conta a professora Deise Cortez.
O estudante Daniel Arquiles, do CE Carlos Alberto Monteiro de Macedo, de Lajeado Novo, relatou que sua rotina de estudos e preparatórios para o Enem foram intensificados, porque pretende conseguir uma vaga para o curso de Direito. "Eu aproveitei muito os dois dias de Aulões do Enem, em Imperatriz. Também participei do Terceirão não Tira Férias, em julho, e dos Aulões Mais Ideb, aos sábados, porque vi em todas essas iniciativas do Governador Flávio Dino grandes oportunidades de melhorar meus estudos preparatórios para o Enem e assim conseguir a vaga no Ensino Superior, que almejo", destaca o estudante, Daniel.
Para o estudante Emanoel de Oliveira Costa, do Centro de Ensino João Pereira Martins Neto, do município de Estreito, que fica a 127 km de distância de Imperatriz, os Aulões do Enem foram uma grande oportunidade de convivência com outros estudantes que têm o mesmo objetivo, que é ingressar numa universidade. "Passei o Ensino Médio todo me preparando, intensificando mais neste ano meus estudos para o Enem e, com todo esse esforço e dedicação, espero ingressar em uma excelente universidade pública", afirma Emanoel de Oliveira, que veio participar do Aulão do Enem, em Imperatriz, acompanhado de 3 professores e mais 17 estudantes.
No dia 26 (sábado), foram oferecidos dentro do Aulão do Enem, em Imperatriz, o reforço e revisão de conteúdos nas áreas de Matemática (professor Emerson Rocha), Redação (professora Orleane Evangelista), Física (professor Laércio Rodrigues) e Química (professor Erick Rocha). E no dia 27 (domingo), aconteceram as revisões nas disciplinas de História (professor Carlos Lee), Língua Portuguesa (professora Orleane Evangelista), Geografia (Davison Nascimento) e Biologia (professor Wagner Saraiva Lima). Nos intervalos das aulas, os estudantes também participaram de momentos com atividades físicas e dinâmicas diversas, para alongamento e relaxamento, realizadas por profissionais e acadêmicos de Educação Física da Faculdade Pitágoras.
ENEM
Nos dias 03 e 10/11, acontecem as aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o desempenho escolar ao final da Educação Básica e colabora para o acesso à Educação Superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos), e a programas de financiamento, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). 

Novas ferramentas facilitam a vida no atendimento aos clientes de energia no Maranhão

Atendimento via WhatsApp, aplicativo leve e Site com muitos serviços são lançados pela Equatorial Maranhão


As empresas devem pensar em soluções tecnológicas para estarem mais próximas e atenderem com mais agilidade os seus clientes e isso é tendência em um mercado em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Para o consumidor de energia elétrica no Maranhão, a vida ficou mais fácil com as novidades que a Equatorial Energia Maranhão, conhecida antes como Cemar, trouxe essa semana. São produtos digitais desenvolvidos para cada um dos 2,5 milhões de clientes no Estado, divulgados por meio da campanha “Um novo jeito de atender para um novo momento”.

O Grupo Equatorial já vem investindo em novas tecnologias com o objetivo de estar pronto para o agora porque o futuro já chegou. Esta tendência mundial, conhecida como transformação digital, tem inúmeros adeptos no Estado, como é o caso da distribuidora de energia elétrica no Maranhão, que identificou a oportunidade de oferecer um serviço que já realizava, mas, em um formato diferenciado no mercado – trazendo soluções úteis e que atendam de maneira ideal aos seus clientes.

CLARA – O INÍCIO DA TRANSFORMAÇÃO

O aplicativo de mensagens WhatsApp, que em 2019 deve fazer parte do dia a dia de 77 milhões de brasileiros, segundo a projeção da Statista Research, foi a ferramenta escolhida para aproximar ainda mais o atendimento da Equatorial Maranhão aos seus clientes.

A Clara abre chamado de falta de energia, religação, faz consulta de débitos, emite a segunda via de contas em PDF e fornece código para pagamento, tudo isso dentro do WhatsApp, sem filas, em qualquer dia, em qualquer horário. A assistente virtual funciona com inteligência artificial de ponta e é uma grande evidência dos investimentos em tecnologia para aproximar e oferecer aos maranhenses um atendimento usual, rápido e simples.

Como a Clara funciona?

Basta salvar o número (98) 2055-0116 no celular e chamar a Clara pelo WhatsApp sempre que precisar de um dos serviços que ela já oferece: informar falta de energia, consulta de débitos, emissão de segunda via e código para pagamento.


APLICATIVO LEVINHO

Também faz parte do processo de Transformação Digital da Equatorial Maranhão o novo aplicativo para smartphones, que já pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS). Bem leve, como os clientes desejavam, o novo aplicativo


facilita a solicitação de serviços como: informar falta de energia, consultar débitos, emitir segunda via da conta e outros serviços, tudo isso sem pesar na memória do celular.


NOVO SITE – UMA NOVA EXPERIÊNCIA PARA SE CONECTAR

Totalmente novo, o www.equatorialenergia.com.br

Suzano abre inscrições para curso de Mecânico de Máquinas Florestais em Imperatriz


O curso é gratuito e será realizado em parceria com o Senai

A Suzano preocupada com o desenvolvimento das comunidades vizinhas às suas atividades está com inscrições abertas para o Programa de capacitação de Mecânico de Máquinas Florestais em Imperatriz.  A iniciativa é gratuita, e será realizada em parceria com o Senai.
Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever de 28 a 30 de outubro no Senai Imperatriz, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Ao todo, serão disponibilizadas 41 vagas para o curso, com duração de 6 meses em tempo integral, de 8h às 17h,  com aulas teóricas e práticas.
Requisitos para inscrição – Os interessados em participar do Programa de Capacitação devem ter idade a partir dos 18 anos, completos até o último dia de inscrição do programa; ensino médio completo; disponibilidade para treinamento em horário integral e carteira de habilitação na categoria B.

Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de Imprensa


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Fóruns destinam mais de oito toneladas de processos em papel para cooperativa de reciclagem

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) realizou o recolhimento de mais de oito toneladas de processos em papel em fóruns do interior, que serão destinados à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL) para fins de eliminação através da reciclagem. O material é oriundo das comarcas de Carolina, Loreto, 1ª e 2ª Varas de Grajaú e Anajatuba, que publicaram editais de eliminação de mais de 15 mil processos que já estavam arquivados, com a finalidade de intimar as partes processuais sobre o interesse de preservar documentos originais juntados aos processos.
A eliminação dos autos cumpre a Resolução nº 14/2013 do Tribunal de Justiça do Maranhão, que instituiu o Plano de Gestão Documental do TJMA e o Plano de Classificação e Tabelas de Temporalidade Documental do Poder Judiciário Estadual, regulamentando a eliminação e guarda de documentos no âmbito do poder Judiciário.
A eliminação e guarda seguem as diretrizes do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O programa visa ao aprimoramento da gestão de documentos gerados com as atividades administrativas e judiciais.
Em setembro do ano passado, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, instituiu na Corregedoria Geral da Justiça a Comissão de Gestão Documental da Justiça de 1º Grau, por meio da Portaria nº 5146/2018, após ter constatado, em visitas técnicas e correições realizadas nas unidades judiciárias do Estado, principalmente nas do interior, processos judiciais arquivados, definitivamente, há mais de 10 anos, passíveis de eliminação.
Em novembro do mesmo ano, o primeiro edital foi publicado pela CGJ-MA e assinado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, em novembro de 2018, quando começou o processo de descarte dos processos antigos nos juizados especiais cíveis, conforme a Resolução TJMA - nº 11/2013.
Em maio deste ano, o Poder Judiciário formalizou a entrega de 160 mil processos em papel para a Cooperativa de Reciclagem de São Luís, equivalente a 50 toneladas e 11 mil caixas de processos oriundos dos Juizados Especiais Cíveis de São Luís e Pinheiro e da comarca de Cururupu.
Segundo a responsável pela Cooperativa, a iniciativa do Poder Judiciário beneficia diretamente as famílias dos trabalhadores de reciclagem, por meio da geração de renda, além de representar um ganho imensurável para o meio ambiente e para a sociedade, evitando o corte de árvores, incineração do papel ou destinação aos aterros sanitários das cidades. (Asscom CGJ)

Ação voluntaria em prol do Outubro Rosa arrecada cabelos para doação

Iniciativa da Suzano em parceria com o Instituto Amar Mais

Com o intuito de conscientizar os colaboradores em apoio ao movimento Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção do câncer de mama, a Suzano realizou na sexta-feira (25), uma ação voluntária de arrecadação de cabelos, que serão utilizados na confecção de perucas para pacientes que estão em tratamento do câncer.  A inciativa aconteceu em parceria com o Projeto Patrícia Fios de Esperança, que faz parte do Instituto Amar Mais, e os alunos da Liga Acadêmica de Imunologia e Doenças Auto Imuni (LAIDA) da universidade CEUMA.
A auxiliar administrativo, Railane Trovão, foi uma das doadoras e ressaltou a importância da ação por incentivar a prevenção, como também a solidariedade com o próximo. “A campanha nos fez refletir o quanto é importante se cuidar. Participar da ação de doação de cabelo foi muito gratificante pra mim, ajudar o próximo com um gesto tão lindo me deixou com um sentimento de gratidão. Essa atitude irá contribuir com a qualidade de vida e autoestima de um paciente que está precisando.”, relata.
Na ocasião, os colaboradores foram incentivados a usar o rosa em prol da prevenção e o combate ao câncer de mama. Além dessa ação, os colaboradores participaram de uma roda de conversa com o objetivo de trocar experiências de uma forma leve e descontraída para esclarecer dúvidas e passar as informações corretas que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença, a fim de um tratamento mais eficaz.

Para o presidente da CIPA, Anibbal Brito, essa foi uma oportunidade de propagar conhecimento e incentivar a prevenção aos colaboradores da empresa. “Foi muito gratificante viver esses momentos relacionados à prevenção do câncer de mama, aprendi muito sobre o tema e pude ver o engajamento das pessoas com a ação. Segurança é um valor inegociável na Suzano e cuidar da sua saúde é uma das premissas básicas de um ambiente seguro.”, destaca Annibal Brito.

De acordo com  a cartilha "Saiba tudo sobre o Câncer de Mama" elaborada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres do Brasil e do mundo, depois do câncer de pele, e apesar da doença atingir homens e mulheres, as chances de desenvolver a doença aumenta após os 40 anos. Por isso, a partir dessa idade a recomendação é que a mamografia seja feita anualmente e todos devem fazer o autoexame regularmente. Entre algumas formas de diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama estão, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre a campanha: O Outubro Rosa, é uma campanha que acontece anualmente, com a intenção de alertar a sociedade, principalmente as mulheres, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama atinge homens e mulheres e se descoberto na sua fase inicial a chance de cura chega até 90% dos casos.
Assessoria de Imprensa

Obra-prima de Aluísio Azevedo, O Mulato, ganha edição em quadrinhos

O lançamento aconteceu na FeliS no último domingo (20) com patrocínio da Equatorial Maranhão
A obra-prima O Mulato, de Aluísio Azevedo voltou a ter destaque na literatura maranhense. Desta vez, o enredo foi contado em versão quadrinhos que foi lançada no último domingo (20) na Feira do Livro de São Luís (FeliS). O Mulato em HQ trouxe uma nova forma de conhecer essa história para as novas gerações. Com o patrocínio da Equatorial Energia Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a obra traz consigo 129 páginas roteirizadas pelo historiador Iramir Araujo e ilustradas por Ronilson Freire, celebrando e rememorando essa importante obra da literatura brasileira, pois marca o início do Gênero Literário Naturalismo no país.
O trabalho é resultado de um projeto que teve início em 2017. Além de ressaltar o contexto histórico, o livro também traz novas visões que debatem o tema do preconceito racial na atualidade. Além da Feira do Livro, a HQ terá destaque em novembro, mês da Consciência Negra, no Espaço Cultural Maria Firmina dos Reis, em São Luís e em dezembro na Comic Con Experience 2019 – CCXP em São Paulo. O Mulato em HQ já está disponível na livraria AMEI, no São Luís Shopping.
Assessoria de Imprensa Equatorial Energia Maranhão

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...