sexta-feira, 17 de julho de 2020

Brasil registra 50.617 mortos e 1,085 milhão de casos de covid-19

Rondônia ultrapassa 28,6 mil casos de Covid-19 e acumula 677 ...

Brasil teve 641 novas mortes por covid-19 registradas em 24 horas, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde divulgados neste domingo (21). Com a soma dos novos números, o país chegou ao total de 50.617 mortos em função da pandemia do novo coronavírus.
O balanço de hoje contabilizou 17.459 novos casos da doença, totalizando 1.085.038 casos confirmados. A marca de 1 milhão de infectados foi ultrapassada na última sexta-feira (19).
Do total de casos confirmados de covid-19 no Brasil, 485.035 pacientes estão em acompanhamento e 549.386 estão recuperados (50,6%). Há ainda 3.817 mortes em investigação.
São Paulo lidera em número de casos (219.185) e têm 12.588 mortos. Em seguida, vêm Rio de Janeiro com 96.133 casos e 8.875 mortos, Ceará com 92.866 casos e 5.523 mortos, e Pará com 84.654 casos confirmados e 4.583 óbitos. O estado com o menor número de casos é o Mato Grosso do Sul, 5.237, e 45 mortes.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Empresas realizam doação de máscaras ao Hospital Macrorregional em Imperatriz



A Equatorial Maranhão, em parceria com a 55 Soluções, realizou na manhã desta segunda-feira, 13, a entrega de mil máscaras descartáveis para profissionais de saúde do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto. A empresa vem realizando diversas ações que contribuem para a contenção do avanço do novo coronavírus no Maranhão. Desde o início da pandemia já foram doados diversos insumos para as unidades de saúde maranhenses como monitores multiparamétricos, aspirador de secreção cirúrgica portátil e ventiladores mecânicos.

O diretor administrativo do Hospital Macrorregional de Imperatriz, Felype Hans, destaca que a falta de Equipamentos de Proteção Individual é uma carência mundial e que iniciativas como essa ajudam a somar forças no combate à Covid-19.  “Atitudes como essa da Equatorial Maranhão e da 55 Soluções são muito importantes nesse momento e, realmente, ajudam muito o hospital e os profissionais a continuarem atuando nessa batalha para salvar o máximo de vidas possível.”, ressalta.

O Assistente Comercial da Equatorial Maranhão, Lauro Nascimento, enfatiza que a empresa está empenhada em proporcionar a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. “Sabemos que as dificuldades são grandes pelo momento, mas estamos aqui mais uma vez para firmarmos essa parceria com o Hospital Macrorregional. Queremos agradecer e parabenizar o trabalho e o esforço que esses profissionais estão fazendo nesse momento complexo. Estamos à disposição e vamos continuar fazendo essas ações com muito amor e carinho”, declara.      

A Supervisora da 55 Soluções, Samara Sales, ressaltou o empenho para colaborar com esse momento.  “Essa doação em parceria com a Equatorial é muito importante, principalmente para o momento em que nós estamos vivendo, com muitos casos registrados. Então é essencial a proteção desses profissionais que deixam suas famílias, amigos e o lar para cuidar de outras pessoas.”, finaliza.

A Equatorial Maranhão, nesse contexto, permanece seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e órgãos de saúde local para conter o avanço da Covid-19 e diminuir os impactos da doença no Estado.


 Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Floresta Viva: Suzano desenvolve ações de conscientização para evitar queimadas e auxiliar na preservação florestal



Durante a época de estiagem e temperaturas mais altas, que, na região, acontece no período de maio a setembro, surge uma preocupação já conhecida: a prática de queimadas, ação que é proibida legalmente através da Lei de Crimes Ambientais, mas que continua sendo comum. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde o dia 20 de março, houve o crescimento de 175% de queimadas na floresta amazônica no Maranhão.

Diante deste cenário de alerta, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, direciona suas ações para contribuir com a prevenção de incêndios e a proteção das florestas na região. A partir do programa Floresta Viva, que acontece em Imperatriz (MA) desde 2010, a companhia promove palestras, encontros e treinamentos com colaboradores, comunidades rurais, vizinhos e população em geral. O objetivo é incentivar práticas conscientes, responsáveis e sustentáveis, uma vez que elas fazem toda a diferença quando o tema é a proteção do recurso florestal e a prevenção de incêndios.

O programa Floresta Viva, aborda, principalmente, três elementos: a preservação da flora e da fauna e o bem-estar das comunidades, como informa a Coordenadora de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente da Suzano, Ana Paula Pulito. “Os incêndios impactam a flora e a fauna da nossa região, sem falar das comunidades vizinhas que também podem ser afetadas pela exposição ao fogo e a fumaça. Trouxemos o programa para a região para poder provocar a conscientização das pessoas sobre os problemas, malefícios e impactos causados por essas queimadas. Queremos gerar uma mudança de atitude.”, ela explica.

Para sua efetividade, o programa investe em materiais de comunicação, com linguagem acessível e didática, tanto para os colaboradores quanto para as comunidades ao redor. E as crianças não ficam de fora: para reforçar a educação ambiental aos pequenos, a companhia faz a entrega de jogos e material escolar para que eles sejam incentivados a desenvolver a consciência sustentável desde a infância. Além disso, a Suzano também faz parcerias com várias instituições e órgãos ambientais para compartilhar informações e ampliar o impacto positivo do programa, como o Corpo de Bombeiro, Ibama e Exército.

Proteção das florestas – Além do Floresta Viva, a Suzano também investe em diversos recursos e tecnologias para cuidar das florestas e combater possíveis incêndios com mais agilidade e eficiência. Hoje, a unidade dispõe de 16 brigadas rápidas com carros 4x4, 9 caminhões pipas, 490 rádios, 39 câmeras em torres de até 108 metros de altura e uma central de vídeo monitoramento funcionando 24 horas por dia. O supervisor de Proteção Florestal, Marcos Santana, também reforça que a equipe sempre participa de capacitações. “Nesse período, nós ampliamos nosso treinamento para deixar o pessoal apto para um combate seguro. Fazemos uma reciclagem todo ano com a equipe, mostrando como seria a forma de combate, atuação e comunicação direta para a solicitação de apoio.”, ele informa.

Outra ação que tem ajudado muito no combate rápido e eficaz dos focos de incêndio são as chamadas recebidas por meio do número 0800 771 1418, telefone disponibilizado pela Suzano para que qualquer pessoa possa ligar e informar sobre incêndios nas florestas ou em áreas próximas. “Isso tem nos ajudado muito, porque, com essa parceria, muitos vizinhos ligam informando de algum foco nas nossas áreas ou na proximidade e isso faz com que possamos atuar de forma muito rápida nesse combate.”, diz Marcos Santana. Ainda segundo ele, o objetivo é, a cada ano, reduzir as queimadas dentro das florestas e em áreas de conservação.

É dessa forma que a Suzano contribui positivamente nesse cenário de alerta, com ações que permitem não só o combate direto à focos de incêndios, mas na forma de conscientização de comunidades, para que práticas sustentáveis se tornem rotineiras e ganhem cada vez mais espaço entre a população.

SOBRE A SUZANO

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.


terça-feira, 14 de julho de 2020

Prefeitura incentiva a formalização de microempreendedores em Imperatriz



A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, tem incentivado a formalização dos microempreendedores. O reflexo dessas ações pode ser visto a partir do aumento de 43,93% dos MEIS que foram  formalizados desde o início da gestão Assis Ramos. Isso mostra o compromisso, que reflete diretamente em políticas públicas voltadas à formalização e segurança desses pequenos trabalhadores que viviam na informalidade. 
Segundo o secretário Josivaldo JP, após a criação em 2008 do Microempreendedor Individual, MEI, os trabalhadores informais tiveram a oportunidade de garantir direitos básicos como benefícios previdenciários, baixo custo para abertura do negócio, registro de funcionário, declaração de renda feita simplificada, facilidade para obter crédito, carteira assinada, entre outros. 

Em Imperatriz, a principal preocupação da administração municipal foi de regularizar, e formalizar esses pequenos trabalhadores, e a Sedec não só orientou como prestou serviços através de cursos profissionalizantes nos bairros, formalização por meio da assessoria jurídica, além de indicar e fomentar o empreendedorismo de diversos segmentos tanto na esfera pública como na privada. 

O secretário JP, ressalta ainda aos usuários, que com o apoio do prefeito Assis Ramos, haverá uma pequena adequação do SINE Municipal que discorre sobre a lei Federal nº 13.667/18. "Buscamos sempre a valorização do microempreendedor, como também dos que ainda não são e buscam uma oportunidade. Então iremos fazer uma extensão da sala do empreendedor nas dependências do Sine Municipal. Objetivo é orientar os trabalhadores desempregados, e os que possuem profissão autônoma e formalização, contribuindo assim para os benefícios e mantendo o vínculo de segurado da previdência, evitando a perda de tal condição após 13 meses e 15 dias de não contribuição". 

Outro ponto importante que deve ser destacado é que mesmo em meio à pandemia, o comércio de Imperatriz manteve-se firme. Isso devido o cuidado da Prefeitura de equacionar os dois eixos envolvidos diretamente na pandemia entre saúde e economia.

"O que temos hoje é um mercado em progressiva expansão, com volta as contratações, somando a abertura de empresas neste início complicado de ano e sistematicamente voltando à normalidade em um formato de atitude e conscientização devido à Covid-19", afirma Josivaldo JP. (Islene Lima-Ascom)

Decreto flexibiliza retorno de cinemas e teatros em Imperatriz

Decreto flexibiliza retorno de cinemas e teatros em Imperatriz

No sábado, 11 de julho, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, assinou o decreto de número 77, que faz alterações no decreto N°60/2020, mais especificamente no que diz respeito ao funcionamento de salas de cinema e teatros, realização de shows, celebrações promovidas por instituições religiosas, entre outros. As novas medidas, que já estão em vigor desde a data de publicação, podendo ser revistas se necessário, não acarretam prejuízo às medidas adotadas pelo município para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.  

Para garantir que não haja conflito entre as novas medidas decretadas e o combate ao vírus, o documento foi redigido levando em consideração o contínuo enfrentamento à pandemia, seguindo os termos declarados pela Organização Mundial da Saúde, OMS e as recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde. Além de também ter considerado documentos técnicos expedidos, sobretudo, pelos órgãos locais sanitários, de saúde e de controle, e informações de instituições da sociedade civil.

No que diz respeito às instituições religiosas, todas as celebrações em locais físicos, devem observar, preferencialmente, que pessoas idosas e demais integrantes dos grupos de risco, participem de celebrações separadas dos demais, com horário exclusivo. É indispensável a aplicação de todas as recomendações sanitárias e de higienização para preservação da saúde dos participantes.

O decreto prevê o retorno das atividades dos teatros e salas de cinemas em locais e estabelecimentos físicos, com a ressalva de que se leve em conta a lotação do espaço, não sendo permitido exceder 50% (cinquenta por cento) da capacidade máxima de ocupação prevista no alvará de proteção e prevenção contra incêndio ou documento similar. Ainda permanece vedada a comercialização de produtos, além de que deve se respeitar também à distância mínima entre os usuários e só será permitida a entrada de crianças com faixa etária superior a sete anos.

Em relação às apresentações de artistas do seguimento musicais, a realização dos shows ser restrita aos musicistas locais, nos referidos estabelecimentos, também desde que respeitada a lotação de 50% do publico, respeitando o que determina a legislação sobre poluição sonora, sem palco, e sendo necessário a solicitação na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh. Continua proibida a realização de eventos em pistas de dança e boates.

Entre outras alterações, o novo documento modifica o artigo 13, do Decreto nº 60/2020, que passa a ter a seguinte redação: “Fica autorizado o atendimento ordinário dos órgãos e entidades públicas municipais, cabendo à autoridade de cada órgão e ente delimitar as medidas para o retorno gradativo de suas atividades, em observância ao disposto no art. 3º, do Decreto nº 19/2020”.

No mais, as datas contidas nos artigos 9º, 10º e 13º, do Decreto nº 60/2020, ficam alteradas, sendo assim prorrogadas, para o dia 26 de julho de 2020. Por fim, desde que não sejam conflitantes com as novas normas, permanecem em vigor as regras constantes nos outros dispositivos normativos locais, inclusive, as do Decreto nº 60/2020.

Energia em Dia: Saiba como conseguir mais números da sorte e aumentar suas chances de ganhar


Pensando em valorizar os clientes que priorizam o pagamento da conta de luz, a Promoção Energia em Dia está de volta e desta vez com mais prêmios. Serão 12 sorteios (1 por mês) e três sorteios extras, até junho de 2021, via Lotomania. Nesse período serão sorteados 64 prêmios que vão desde 1 ano de vale-compras para supermercados até um carro 0km.
Para participar da promoção basta estar com suas contas de energia em dia e realizar seu cadastro por meio do site, inserindo todos os dados solicitados no ato da inscrição para no final receber um número da sorte. E para aqueles que querem ter mais chances de ganhar, em seu terceiro ano consecutivo, a promoção traz condições especiais que garantem números da sorte extras. Quem pode ganhar números extras:
  • Os clientes de baixa renda, com 2 (dois) números da sorte extras válidos para o primeiro sorteio da promoção;
  • Os clientes que no cadastro informarem o e-mail, receberão 2 (dois) números da sorte extras válidos no primeiro sorteio;
  • Os clientes que cadastrarem sua conta no débito automático, com 3 (três) números da sorte extras por mês e;
  • Os clientes que solicitarem o serviço de envio da fatura por e-mail, com 2 (dois) números da sorte extras por mês – mas atenção, o recebimento mensal de números da sorte extras será interrompido caso os serviços de débito automático e fatura por e-mail sejam desativados.
Para o Analista de Marketing, Laércio Carneiro, as condições especiais oferecidas na edição de 2020 são uma forma de garantir mais praticidade e segurança tanto no recebimento quanto no pagamento da fatura de energia. “Ao aderir os serviços de débito automático ou recebimento de fatura por e-mail, o cliente está livre dos riscos de esquecer a data de vencimento ou extravio da conta. Além disso,  o prazo para efetuar o pagamento é o mesmo de quando o leiturista passa e entrega na porta do cliente”, explica Laércio.
OS PRÊMIOS
  • Todos os meses serão sorteados 2 (dois) clientes que terão, por um ano, o valor de R$ 500 reais para compras de supermercado. O valor será disponibilizado por meio de cartões de crédito, sem função de saque e o saldo é acumulativo.
  • Também serão sorteados 2 (dois) clientes que terão a oportunidade de receber R$ 250 reais para o pagamento da conta de luz por um ano. O valor também será disponibilizado por meio de cartões de crédito, sem função de saque e o saldo também é acumulativo.
  • Casa Eficiente: nos meses de outubro e dezembro de 2020, e março de 2021, serão sorteados 5 (cinco) clientes, que serão contemplados com o valor de R$ 12 mil, sendo que R$ 9 mil deverá obrigatoriamente ser usado para a troca de equipamentos elétricos ineficientes da residência. O restante será utilizado para pequenas reformas e os valores serão disponibilizado também por meio de cartão de crédito, sem função saque.
  • Ao final da promoção, em junho de 2021, haverá o sorteio que dará a possibilidade de compra de um Automóvel Renault Kwid 1.0, 0 km, no valor de R$37 mil.  O valor será disponibilizado no cartão de crédito, sem função saque.

Para participar é simples, basta estar adimplente com a companhia por 3 meses consecutivos antes do sorteio. Não perca tempo! As inscrições já podem ser feitas no banner na promoção que está no site da distribuidora: www.equatorialenergia.com.br ou no hotsite da promoção, que funciona no endereço 
www.energiaemdia.equatorialenergia.com.br. A promoção é autorizada pelo SECAP nº 04.008163/2020, consulte o regulamento complete no site da promoção.  

Maranhão tem quase 100 mil casos confirmados do novo coronavírus

Maranhão segue com mais casos novos no interior do estado — Foto: Ector Gervasoni
O Maranhão chegou aos 99.830 casos confirmados do novo coronavírus, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Só nas últimas 24h, foram 878 novos registros no estado. Os dados apontam ainda que são 2.501 mortes pela doença e 78.984 curados da Covid-19.
Nas últimas 24h, foram confirmadas 38 mortes em 14 municípios. São Luís voltou a ser o município com mais mortes confirmadas, com 16 ocorrências no boletim desta segunda-feira.

Os registros de mortes foram em Bequimão, Brejo de Areia, Colinas, Cururupu, Davinópolis, Grajaú, João Lisboa, Lagoa Grande, Mirador, Brejo (2), Santa Inês (2), Bom Jardim (3), Caxias (6) e São Luís (16).

Dos novos casos confirmados nas últimas 24h, 110 foram na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 15 foram em Imperatriz e 753 foram nos outros municípios. Até o momento, dos 217 municípios do Maranhão, apenas Lagoa do Mato não tem casos confirmados pelo controle da SES. (via G1 MA)

Live Potiguar: Saiba como transformar ambientes extrerno

Nessa terça – feira (14.07) às 17H o Grupo Potiguar promove mais uma Live com dicas e muita informação para quem quer construir ou reformar. E dessa vez a convidada é a arquiteta e urbanista Raquel Pflueger. Ela vai falar sobre o tema “Transformando Ambientes Externos”. Eis a oportunidade de ter muitos insights para dar aquela repaginada em uma área externa da sua casa; e com isso, ganhar mais qualidade de vida e um cantinho especial para curtir a vida em família de forma mais agradável e prazerosa.

Para participar da Live Potiguar basta acessar o Stories ao vivo do perfil do Instagram: @potiguarhomecenter às 17H e conferir as dicas e recomendações dessa conceituada profissional.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...