quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Iniciada modernização da iluminação pública do anel viário de Imperatriz


 

A modernização do sistema de iluminação pública do anel viário de Imperatriz,  Avenida quase concluída pela atual gestão municipal, que liga à BR-010 a Avenida Pedro Neiva de Santana, começou a ser realizada nesta segunda-feira, 23. Obra é realizada Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra.

A nova via possui 2.250 metros, e passa pelos bairros Jardim Pérola, Vila Machado, Vila Zenira, Jardim das Oliveiras e, ainda, facilitará o acesso ao novo residencial JK, com mil novas unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

“Nessa primeira etapa do projeto de modernização da iluminação pública do anel viário autorizado pelo prefeito Assis Ramos serão instaladas 70 novas luminárias, substituindo antigas lâmpadas de vapor de sódio pelas modernas, econômicas e eficientes luminárias de LED”, explica o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho.

Segundo ele, os trabalhos de modernização do sistema de iluminação foram iniciados no sentido da BR-010 ao Jardim das Oliveiras, e prosseguem durante esta semana em toda extensão da Avenida Jackson, transformando-a em novo cartão postal de Imperatriz. “Medida visa desafogar o trânsito, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros beneficiados com a obra de drenagem e pavimentação asfáltica”, frisa.

O prefeito Assis Ramos, durante vistoria realizada nessa segunda-feira, disse que a expectativa é que a obra seja oficialmente inaugurada na próxima sexta-feira, dia 04 de dezembro, inclusive com a presença de deputados, senador e representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf 

A construção do anel viário é uma luta do prefeito Assis Ramos que viabilizou os recursos junto ao deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA). A obra está orçada em R$ 3.820.000,00, e o projeto básico foi elaborado pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, da Prefeitura de Imperatriz.

Expectativa de vida das mulheres continua acima da dos homens, diz IBGE


 No aumento de três meses na expectativa de vida ao nascer do brasileiro em 2019, a composição entre homens e mulheres manteve a tendência histórica. A expectativa de vida ao nascer das mulheres foi maior, de 80,1 anos, ante 73,1 anos dos homens. Os dados são da Tábua Completa de Mortalidade de 2019, divulgada nesta quinta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados preliminares, publicados no Diário Oficial da União (DOU), revelaram que a expectativa de vida ao nascer do brasileiro ficou em 76,6 anos ano passado, ante 76,3 anos em 2018.

Historicamente, a diferença de expectativa de vida ao nascer entre mulheres e homens é explicada pela violência, já que eles têm mais chances de morrer de causas externas não naturais do que elas.

Em 2019, um homem de 20 anos tinha 4,6 vezes mais chance de não chegar aos 25 anos do que uma mulher da mesma faixa etária, segundo o IBGE. A maior diferença está na faixa etária entre 15 e 34 anos. A partir dos 45 anos de idade, a “sobremortalidade masculina” fica abaixo de 2,0 vezes.

“Este fenômeno pode ser explicado pela maior incidência dos óbitos por causas externas ou não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina”, diz a nota divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, que relaciona o impacto negativo da violência com a urbanização. “A partir de meados dos anos 1980, as mortes associadas às causas externas ou não naturais, que incluem os homicídios, suicídios, acidentes e afogamentos, passaram a desempenhar um papel de destaque, de forma negativa, sobre a estrutura por idade das taxas de mortalidade, particularmente dos adultos jovens do sexo masculino”, diz outro trecho da nota.

Assim como em 2018, a maior expectativa de vida foi verificada em Santa Catarina (79,9 anos), com 3,3 anos acima da média nacional. A menor foi registrada no Maranhão (71,4 anos).

Na média nacional, a expectativa de vida de 76,6 anos foi 31,1 anos superior à registrada em 1940. Segundo o IBGE, em 1940, um indivíduo que completasse 50 anos de idade tinha uma expectativa de vida de mais 19,1 anos, vivendo em média 69,1 anos. Em 2019, uma pessoa de 50 anos tinha uma expectativa de vida de mais 30,8 anos, esperando viver em média até 80,8 anos, 11,8 anos a mais do que em 1940.

Se, por um lado, aumenta a diferença de expectativa de vida entre homens e mulheres, a urbanização contribuiu para melhorar as condições sanitárias de vida, segundo o IBGE. “Em 1940, 68,8% da população viviam em áreas rurais, onde as condições sanitárias eram mais precárias e a mortalidade era elevada no grupo de adultos jovens para os dois sexos indistintamente”, diz a nota do órgão.

Consequentemente, a longevidade dos brasileiros também vem aumentando ano a ano. Em 1940, um indivíduo que completasse 65 anos esperaria viver em média mais 10,6 anos (no caso dos homens, seriam 9,3 anos, e das mulheres, 11,5 anos). Em 2019, esses valores passaram a ser de 18,9 anos para ambos os sexos (17,2 anos para homens e 20,4 anos para as mulheres).

Assim, em 2019, as expectativas de vida ao atingir 80 anos foram de 10,5 para mulheres e de 8,7 anos para os homens. Em 1940, conforme o IBGE, esses valores eram de 4,5 anos para as mulheres e 4,0 anos para os homens. Em 1940, 2,4% da população total tinham 65 anos ou mais. Em 2019, os brasileiros acima de 65 anos representavam 9,5% do total.

Mortalidade infantil

A Tábua Completa de Mortalidade de 2019 revelou também mais uma queda na mortalidade infantil, medida pela taxa de óbitos de menores de 5 anos por mil nascidos vivos. Em 2019, a taxa foi de 14,0 por mil, ante 14,4 por mil em 2018.

Segundo o IBGE, das crianças que vieram a falecer antes de completar 5 anos de idade, 85,6% teriam a chance de morrer ainda no primeiro ano de vida e 14,4%, de vir a falecer entre 1 e 4 anos de idade. Quando se considera a taxa de óbitos de menores de 1 ano por mil nascidos vivos, a mortalidade infantil de 2019 ficou em 11,9 por mil.

Entre 1940 e 2019 a mortalidade infantil apresentou um declínio da ordem de 91,9%, informou o IBGE. Em 1940, a taxa de mortalidade na infância (até 5 anos) era de aproximadamente 212,1 óbitos para cada mil nascidos vivos, ante os 14,0 por mil de 2019.

Apesar da forte queda ao longo dos anos, a taxa de mortalidade infantil do Brasil ainda está longe do verificado nos mais países desenvolvidos, conforme o IBGE. Japão e Finlândia, por exemplo, registraram taxas abaixo de 2 por mil (até 1 ano de idade) para o período de 2015-2020. Na China, a taxa de mortalidade infantil até 1 ano é de 9,9 mil, enquanto nos países da África Ocidental e Central estão em torno de 90 por mil, segundo comparações feitas pelo IBGE.

Entre os Estados brasileiros, a menor taxa de mortalidade infantil em 2019, assim como em 2018, foi verificada no Espírito Santo, com 7,8 óbitos de menores de 1 ano para cada mil nascidos vivos, ante a média nacional de 11,9 por mil. A maior foi, mais uma vez, a do Amapá, com 22,6 por mil.

*MA10, Com informações do Estadão Conteúdo

Governo vistoria obras de pavimentação e reforma do prédio da AIL em Imperatriz


 

O titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina (SEERT), Pastor Luiz Carlos Porto, vistoriou as obras realizadas pelo Governo do Estado na cidade de Imperatriz. Ele informou que após a pandemia do coronavírus (Covid-19) serão vistoriadas obras em outros municípios que estão na área de abrangência da SEERT.

No Parque São José, a principal reivindicação dos moradores era o asfaltamento do segmento da Rua Rui Barbosa, uma das principais artérias do bairro, que foi incluída no programa Mais Asfalto. Outra via beneficiada com as obras da gestão estadual é a Rua do Buritizal, no Parque das Palmeiras II. 

O secretário Luiz Carlos Porto explicou que várias ruas estão sendo beneficiadas, incluindo as vias em periferias. “O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, vem realizando um grande trabalho”, afirmou.

AIL

Entre as obras vistoriadas pelo secretário Luiz Carlos Porto encontra-se a de restauração do prédio que abriga a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), um dos mais suntuosos e antigos da cidade.

Por determinação do governador Flávio Dino, as obras continuam aceleradas, a expectativa é que o prédio seja entregue à população de Imperatriz até o dia 15 de dezembro.

Na companhia do presidente da AlL, Raimundo Trajano Neto, o secretário Luiz Carlos Porto tem acompanhado o trabalho dos operários, que seguem o projeto de reforma preservando a originalidade da bela arquitetura do prédio.

Aprovado pela unanimidade dos acadêmicos, a partir de sua reinauguração o prédio será nomeado como Paço da Cultura Sálvio Dino, em homenagem ao saudoso acadêmico Sálvio Dino, falecido recentemente.

Semana Fique em Dia oferece facilidades para pagamento da conta de energia


 

A Equatorial Maranhão lança neste domingo (22) mais uma campanha de facilidade para quitação de débitos aos clientes da concessionária, é a Equatorial TÁ ON – Semana Fique em Dia. A ação disponibilizará uma semana de ofertas exclusivas para deixar as contas de energia em dia. No período de 22 a 29 de novembro, os consumidores terão 100% de desconto nos juros, multas, encargos por atraso e juros do parcelamento no cartão de crédito, somente no site da distribuidora www.equatorialenergia.com.br e aplicativo para smartphones, podendo a dívida ser parcelada em até 12 vezes nas bandeiras Visa, Master, Elo, Hipercard, Amex, Diners Club. Os clientes que possuem o cartão do Auxílio Emergencial, também podem efetuar o pagamento à vista através da bandeira Elo Débito com as mesmas facilidades. 

  

As novas facilidades para pagamento, ofertadas pela Equatorial, têm como objetivo auxiliar o cliente que ainda está sofrendo com os impactos econômicos e acabou acumulando as contas de energia. “Sabemos das dificuldades que muitas famílias passaram e estão passando por conta da pandemia, por isso lançamos essa oportunidade inédita, para que os maranhenses possam parcelar débitos acumulados na distribuidora, com a maior facilidade possível”, enfatiza Francila Soares, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão. 

Durante a Semana Fique em Dia da Equatorial, o cliente pode quitar seus débitos atrasados e assim evitar a suspensão no fornecimento de energia, negativação de crédito e demais ações de cobrança. Para aproveitar as facilidades da campanha, que acontece somente pelo site e aplicativo, é importante que esteja com seu cadastro para login atualizado junto à Companhia. Para baixar o aplicativo também é muito fácil. Basta procurar na Play Store Android ou App Store iOS, pelo app ‘’Equatorial Energia’’ e baixar no smartphone.  

A Equatorial reforça que o serviço no site é totalmente seguro, desenvolvido com ferramentas modernas que garantem a segurança das informações dos clientes. Após o pagamento, será gerado um comprovante da transação financeira, proporcionando mais confiança no processo. Com a implantação desse tipo de serviço, a empresa também colabora com as recomendações de distanciamento social evitando que seus clientes saiam de casa.

Semana Fique em Dia Equatorial te leva para a Promoção Energia em Dia 

 

Aos clientes residenciais que optarem por qualquer uma das facilidades para pagamento das faturas em atraso na Equatorial TÁ ON - Semana Fique em Dia, a Equatorial ainda oferece mais vantagens com a promoção Energia em Dia, que realiza sorteios mensalmente de um ano de supermercado no valor de R$ 500,00 e um ano de bônus de R$ 250,00 para pagar a conta de luz. Além disso, na premiação final será sorteado um carro zero km no valor de R$ 37 mil. 

 

A Equatorial Maranhão ainda irá realizar dois sorteios extras de R$ 12 mil, que serão destinados para eficientização de 10 residências, realizando a troca de equipamentos antigos e de alto consumo por outros novos e mais econômicos. Este valor também será utilizado para aquisição de um sistema de geração de energia fotovoltaica e para custear pequenas reformas como pintura, instalação e fiação elétrica ou outros reparos necessários no domicílio, que possam resultar em redução do consumo. No total, serão distribuídos 64 prêmios equivalentes a mais de R$ 400 mil. A promoção tem certificado de autorização SECAP Nº. 04.008162/2020. 

Para participar da campanha o cliente deve estar com as contas em dia com a Equatorial Maranhão e se cadastrar no site https://energiaemdia.equatorialenergia.com.br/

Black Week Potiguar com os maiores descontos do ano

 


O Grupo Potiguar promove anualmente em todas as lojas da marca em São Luís e em Imperatriz uma semana batizada de Black Week para a oferta dos maiores descontos do ano, de forma ampla para diversas linhas de produtos. Esse ano a Black Week Potiguar acontece de 25 a 30 de novembro com o slogan “fazendo picadinho dos preços em todas as sessões”. Além das ofertas, ainda há parcelamento de 10 vezes sem juros nos cartões; sendo que no cartão próprio da Potiguar o parcelamento pode ser em até 12 vezes sem juros.

“Criamos essa campanha que é sempre muito esperada por todos os clientes. O objetivo é facilitar ao máximo para todos possam reformar tudo o que estavam adiando, e que com os preços diferenciados da campanha, agora podem transformar esse sonho em realidade. É algo imperdível mesmo”, explica Reginaldo Gonçalves, Gerente Geral da Potiguar Imperatriz.

Para chamar ainda mais a atenção dos clientes nas lojas, nessa sexta (27.11) e sábado (28.11) pela manhã acontecem ações promocionais com personagens nos pontos de vendas do Grupo.

Podem ser encontrados nesses seis dias de campanha produtos com mega descontos nas sessões de tintas, banheiro e cozinha, utilidades, pisos e revestimentos, ferramentas, móveis, presentes, elétrica e iluminação entre outros. E para quem os clientes possam aproveitar ainda mais, todas as lojas Potiguar estarão abertas nesse domingo, das 08H às 14H. A Potiguar Imperatriz está localizada no Bairro Côco Grande, na entrada da Vila Cafeteira, na Rodovia BR-010, Km 252.

Banco do Nordeste reduz taxas de operações contratadas durante Black Friday

 


O Banco do Nordeste reduziu entre 6% e 44% as taxas de juros nas linhas FNE Giro, MPE Capital de Giro e Giro Simples. A redução ocorre durante a temporada promocional intitulada Black Friday, que começa nesta sexta-feira, 20, e prossegue até o próximo dia 30 deste mês.

A redução beneficia operações de crédito contratadas no período da promoção e contempla, além do empreendedor individual, empresas de diversos portes, como micro e pequenas, médias, grandes e corporate. A promoção leva em conta prazos e avaliação de cada cliente.

Na linha FNE Giro, que financia aquisição de matérias-primas e insumos utilizados no processo produtivo por comércios, prestadoras de serviços, indústrias, agroindústrias e equipamentos turísticos, a redução nas taxas atuais chega a 34%, fixando-se a partir de 0,34% ao mês.

No produto MPE Capital de Giro, que concede crédito para cobrir eventuais deficits de caixa em micro e pequenas empresas, as taxas mensais caem da faixa de 1,20% a 1,77% ao mês para 0,67% a 1,24% ao mês, com reduções que variam de 30% a 44% nas taxas de produto.

Já na linha Giro Simples, cujo crédito atende as mesmas especificações do produto MPE Capital de Giro, porém direcionado para empresas de médio e grande porte, as taxas mensais reduzem da faixa de 0,51% a 1,44% ao mês para 0,48% a 0,99% ao mês, representando reduções de até 39% nas taxas do produto.

Crediamigo

Maior programa de microcrédito do Brasil, o Crediamigo acompanha a redução nas taxas de operações contratadas no período de amanhã, 20, até 30 de novembro deste ano. Nos produtos Giro Individual e Investimento Fixo, os encargos caem de 2,40% ao mês para 2,10% ao mês. No Crediamigo Mais, a redução é de 1,90% ao mês para 1,79% ao mês, enquanto no Giro Solidário, de 2,20% ao mês para 2,10% ao mês. O Crediamigo Banco do Nordeste oferece capital de giro e investimento para micro e pequenos empreendedores, com financiamentos de até R$ 21 mil, contemplando créditos individuais ou em grupo.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...