quarta-feira, 21 de junho de 2023

Poder Judiciário promove VIII Semana Valorização da Mulher


 

O Poder Judiciário estadual, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER/TJMA), promove de 19 a 23 de junho a VIII Semana Estadual de Valorização da Mulher, visando contribuir para o exercício da prestação jurisdicional especializada nas ações que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher, no que concerne ao acesso ao sistema de justiça.


Realizada anualmente, a Semana Estadual de Valorização da Mulher objetiva fortalecer a articulação das políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e a prestação jurisdicional, pautando temas como gênero, racismo estrutural, masculinidades e feminicídio, com vistas à articulação de políticas públicas de garantia do direito das mulheres a uma vida sem violência . 

A programação envolve atividades educativas, de conscientização e prevenção à violência doméstica junto à comunidade e de mobilização da sociedade, em São Luís e em outras comarcas do estado do Maranhão.

PROGRAMAÇÃO

Imperatriz - Na comarca de Imperatriz, a programação da Semana de Valorização da Mulher acontece nesta segunda-feira (19), das 14h às 18h; e na terça-feira (20), das 08h às 18h, por meio da oficina “Elaboração do Plano de Ação Integrado da Rede de Atendimento às Mulheres”, voltada a profissionais da Rede de Proteção e Atendimento às Mulheres do município.

Nesta segunda-feira (19), a partir das 15h, o Centro de Ensino Lúcia Chaves, na Vila Esperança (São Luís), aconteceu uma edição do projeto “Maria da Penha no Cotidiano”, voltado às mulheres da comunidade, em especial mães de alunos(as), buscando difundir a Lei Maria da Penha (Nº 11.340/2006) e contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Nesta segunda-feira (19), a partir das 15h, o Centro de Ensino Lúcia Chaves, na Vila Esperança (São Luís), aconteceu uma edição do projeto “Maria da Penha no Cotidiano”, voltado às mulheres da comunidade, em especial mães de alunos(as), buscando difundir a Lei Maria da Penha (Nº 11.340/2006) e contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Na terça-feira (20), 15h, no Centro de Ensino Lúcia Chaves, na Vila Esperança (São Luís), será realizada uma edição do programa Homem Consciente, voltado a sensibilizar o público masculino sobre conteúdos envolvendo masculinidades e violência de gênero, buscando prevenir atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares. 

Na quarta-feira (21), acontece o projeto “Novos Olhares, Novos Valores”, voltado a alunos e alunas do Centro de Ensino Lúcia Chaves, na Vila Esperança (São Luís), que estimula o debate nas escolas sobre valores, masculinidades, empoderamento feminino, visando prevenir relações abusivas e a violência contra as mulheres.


SEMINÁRIO 

Em sua programação, a Semana inclui um seminário temático voltado para magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário, de instituições parceiras e profissionais da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. O Seminário “Interlocuções no Acesso das Mulheres ao Sistema de Justiça” será realizado no auditório Madalena Serejo, no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, no dia 22 de junho, no horário das 08:00h às 18:00h.

Esta edição visa contribuir para o exercício da prestação jurisdicional especializada na seara da violência doméstica e familiar contra a mulher pelas magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário maranhense, considerando as diversas interlocuções no acesso das mulheres ao sistema de justiça.

A ação contempla o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS 05 – Igualdade de Gênero - diretriz articulada em todas as atividades da CEMULHER-TJMA.




Projeto E+ Reciclagem recebe quase 2 mil kg de resíduos sólidos do Centro de Ensino Professor Ednan Moraes, em Imperatriz

 


Na última sexta-feira (16), o Projeto E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão, recebeu 1.970kg de resíduos sólidos do Centro de Ensino Professor Ednan Moraes, localizado em Imperatriz. A instituição doou vários papéis e livros desatualizados que serão destinados à reciclagem. Os resíduos foram revestidos em bônus na conta de energia elétrica de um dos funcionários da instituição de ensino, o Sr. José Gomes Mota, e de acordo com a sua média de consumo, terá a fatura de energia zerada no mês de julho.

O projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão há 12 anos, tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. O desconto é revestido de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável, que pode ser aplicado na conta contrato do cliente ou doado a uma instituição social.

Com o E+ Reciclagem todos podem contribuir com a coleta seletiva em prol do meio ambiente e das comunidades. Essa iniciativa está alinhada aos valores de responsabilidade socioambiental da Equatorial Maranhão, que busca incentivar a reciclagem, promovendo ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, conscientização e a preservação ambiental.

Somente nos primeiros meses de 2023, mais de R$ 87 mil foi convertido em descontos na conta de energia. Já são mais de 196 mil clientes cadastrados em 12 anos de existência do projeto. Essas pessoas ajudaram a reciclar mais de 40 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak, óleo de cozinha e mais recentemente materiais eletrônicos ao longo desse tempo.

A Equatorial Maranhão possui 17 postos de coleta do E+ Reciclagem espalhados pelo estado. A cidade de Imperatriz conta com três postos localizados nos seguintes endereços: na sede administrativa da Equatorial Maranhão - BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento; no bairro Bacuri - rua Leôncio Pires Dourado nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar); e no bairro Nova Imperatriz - rua Pernambuco, nº 870 (Igreja Batista - Mangueira).

Como fazer parte do E+ Reciclagem e contribuir com o meio ambiente:

1 - Separe os resíduos (limpos e secos);

2 - Procure um dos postos de coleta com o número da conta contrato (unidade consumidora) em mãos;

3 - Leve os resíduos ao posto de coleta e faça sua troca;

4 - O bônus referente ao seu resíduo virá na próxima conta de energia.  Se preferir, você pode escolher uma instituição filantrópica para doar os seus bônus. Desta forma, as instituições somam várias doações e muitas vezes recebem a conta paga (zerada) no final do mês.

Confira quais resíduos podem ser doados:  

  • Plástico: Garrafas PET; brinquedos; embalagens de shampoo; garrafas de detergente; garrafas de álcool e água sanitária; sacolas plásticas; tampas; potes de produtos alimentícios, recipientes de limpeza; PVC; baldes e bacias.   
  • Papel: Folhas; aparas de papel; jornais; revistas; caixas; papelão; formulários de computador; cartolinas; cartões; envelopes; rascunhos escritos; fotocópias; folhetos; impressos em geral; tetra pak; revistas; catálogos telefônicos; envelopes e embalagens longa vida.  
  • Metal: alumínio; pregos; latas de alumínio; latas de aço (óleo, sardinha, molho de tomate); ferragens; canos; esquadrias e arame. 
  • Eletrônicos: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);

Copão Maranhão do Sul tem abertura em grande estilo



 

Promovida pela AMIRTS, com apoio da Suzano, competição reúne 20 seleções municipais

Em grande estilo, foi aberta no sábado (17) a XI edição do Copão Maranhão do Sul, competição promovida pela Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMIRTS), cujo presidente é o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, e coordenada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel) de Imperatriz, com apoio da empresa Suzano.

O evento tem também o total apoio dos prefeitos e secretários dos 20 municípios que disputam o torneio e são eles: Imperatriz, Porto Franco, Estreito, Açailândia, Amarante, Bom Jesus das Selvas, Campestre, Cidelândia, Davinópolis, Feira Nova, Formosa da Serra Negra, Governador Edison Lobão, Grajaú, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Senador La Rocque, Sitio Novo, Vila Nova dos Martírios.

A cerimônia de abertura iniciou com a entrada dos pavilhões dos municípios participantes. Logo em seguida, os árbitros, seguidos dos jogadores das duas seleções. Perfilados todos ouviram o hino nacional. E em seguida, a fala das autoridades presentes.

O prefeito Deoclides Macedo, anfitrião da cerimônia de abertura, lembrou da excelente ideia que teve o saudoso ex-prefeito de João Lisboa, Sálvio Dino, quando juntamente com o ex-prefeito de Montes Altos, Nelson Castilho, criaram o Copão Maranhão do Sul. “Essa ideia amadureceu, e hoje o Copão Maranhão do Sul é a maior competição amadora do estado. Agradeço ao prefeito de Imperatriz Assis Ramos e ao Secretário de Esporte Luizinho, que coordena a competição e toda a comissão e todos os gestores municipais pela presença”, disse Deoclides Macedo.

O representante da Suzano, Anderson Oliveira, destacou que a empresa sempre estará presente, quando de competições esportivas como essa. “A Suzano, sempre estará presente quando solicitada, para apoiar competições como o Copão Maranhão do Sul. Para a empresa é uma satisfação, fazer parte do dia a dia dos acontecimentos esportivos de nossa região e do Maranhão. Desejamos uma boa competição a todos”.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), Luiz Gonzaga Pereira de Souza, que também representou o prefeito Assis Ramos, presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMIRTS), destacou os idealizadores do Copão. “Quando se fala em Copão Maranhão do Sul, tem de falar de Sálvio Dino e Nelson Castilho, os idealizadores da competição. Vários atletas que foram e ainda são profissionais, passaram pelo Copão Maranhão do Sul. Em nome do prefeito Assis Ramos, agradeço a todos os representantes dos municípios, em especial ao prefeito Deoclides Macedo, pela acolhida. E vamos para o jogo”, destacou Luizinho.


Jogo de Abertura
Com o estádio Municipal Manoel Pereira Sousa, o Panelão, completamente lotado, a partida de abertura, foi entre as seleções de Porto Franco x Estreito, cujo prefeito anfitrião Deoclides Macedo, deu o pontapé inicial, acompanhado do Secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, que também representou o prefeito de Imperatriz e presidente da ARMITS, Assis Ramos.

No final dos 90 minutos, empate por 1 x 1. O primeiro gol do Copão Maranhão do Sul 2023, foi marcado pelo atacante Cavalo da Seleção de Porto Franco, que fez 1 x 0 aos 23 do primeiro tempo, cobrando penalidade máxima. Estreito empatou com Gecivaldo, aos 8 minutos do segundo tempo. Placar final, Porto Franco 1 x 1 Estreito.

Demais jogos

Os jogos restantes da primeira rodada da fase de grupos do Copão Maranhão do Sul, serão realizados nos dias 24/25, datas que ainda serão definidas pela coordenação.

Confira os jogos:
  • Imperatriz x Bom Jesus das Selvas
  • Vila Nova dos Martírios x Cidelândia
  • Senador La Rocque x João Lisboa
  • Montes Altos x Grajaú
  • Lajeado Novo x Formosa da Serra Negra
  • Campestre x Itinga do Maranhão


Câmara Municipal de São Luís presta Homenagem aos 30 anos da AAUFMA

 


Na tarde dessa quinta-feira,15, a Câmara Municipal de São Luís realizou uma sessão solene em homenagem ao aniversário da Associação dos Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA), que completou 30 anos na sexta-feira, 10. A cerimônia aconteceu no plenário Simão Estácio da Silveira do palácio Pedro Neiva de Santana, localizado no centro histórico de São Luís, e contou com tradução simultânea em libras e transmissão ao vivo para o canal da Câmara de São Luís no Youtube.

 

Estavam presentes na mesa da solenidade o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a presidente da AAUFMA, professora Maria da Graça Hawkins; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o Pró-Reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares; e o vereador Raimundo Penha, autor do requerimento que originou a sessão.

 

Desde os primeiros momentos, o evento foi marcado pelo tom de leveza e agradecimento daqueles que fizeram parte da história da Associação. Fundada em 10 de março de 1993 por docentes e técnicos da UFMA que estavam em processo de aposentadoria, a AAUFMA hoje conta com 60 associados, proporcionando diversas atividades culturais, sociais e sócio recreativas, voltadas para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar.

 

 "Receber a homenagem da Câmara, para nós, é uma homenagem da sociedade, porque entendemos que a Câmara representa o povo", afirma Maria das Graças, presidente da Associação. "Nós temos vários serviços sociais e isso nos deixa muito gratificados. Quando somos homenageados por uma casa do povo, nos sentimos parte dessa grande conjuntura, expressou.

 

O vereador Raimundo Penha expressou sua satisfação em participar da cerimônia e ressaltou a importância de celebrar as vivências da Universidade. "A Associação é a reunião de pessoas, de histórias e da soma de experiência e para mim é um prazer, como ex-aluno da UFMA, participar desse momento", pontuou Penha.

 

O Pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares, parabenizou a iniciativa da Câmara e a atuação da AAUFMA ao longo dessas três décadas. "Tenho muito orgulho de ser membro da Associação, e ela merece essa e todas as homenagens possíveis da nossa Instituição.  Desejo vida longa à AAUFMA, e que as próximas gerações continuem mantendo viva a chama dessa associação", afirmou.

 

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi, enfatizou o valor da memória daqueles que fizeram parte da História da Universidade. A AAUFMA dignifica nossa universidade, pois nos ajuda a não apagar o passado, a mostrar para os mais jovens que não há futuro sem respeito aos que nos antecederam. Negar o passado é negar a vida", exclamou.

 

A cerimônia foi concluída na fala do reitor Natalino Salgado, que agradeceu a presença de todos e reafirmou a importância da Associação para a Universidade. "Além de exercer atividades de bem estar, a AAUFMA mantém seus associados muito integrados às atividades da nossa Instituição. Ela compõe nosso Conselho Universitário, onde tem lugar de fala e poder de voto, isto é, ela influencia o destino da nossa Instituição. Peço a Deus que a AAUFMA tenha vida longa, bem de todos ", destacou.

 

Como aquecer as vendas no comércio? Especialistas apontam que a experiência do consumidor é um dos fatores determinantes desse processo


 

Em 2023 toda empresa está de olho em uma coisa: faturamento. Mas para que isso aconteça existe algo que vem bem antes no processo e é um fator muito importante para que o comércio cresça: a experiência do consumidor.

Em Imperatriz, o maior centro de compras do centro da cidade, o Calçadão atrai os olhares dos consumidores pelas vitrines abertas, ou o tradicional locutor que anuncia as ofertas. Nos shoppings a estratégia de atração ao cliente também é a aposta nas vitrines e claro, a divulgação pelas redes sociais. Mas o que faz com o cliente efetue a compra é o atendimento.

A especialista em encantamento do cliente, Kátia Rocha explica que a experiência do consumidor pode ser influenciada por várias dores durante o processo de atendimento. “O consumidor que entra em uma loja não é recebido de uma maneira personalizada ou passa por uma jornada de encantamento, dificilmente será impactado a ponto de se tornar um consumidor fiel. As marcas precisam aprender a criar desejo através de experiências memoráveis para seus clientes,” disse.

Segundo dados do Stackla Reports, 70% dos consumidores dizem ser fundamental que uma marca ofereça uma experiência de compra personalizada para que eles realizem uma compra.

O encantamento ao cliente ligado a uma abordagem que ative os cinco sentidos, que crie memórias de longo prazo na mente e no emocional do público em relação a marca, torna o ato da compra em algo significativo para o consumidor.

Joanna Spindola, contadora, já viveu experiências boas e ruins na hora da compra, para ela o mercado precisa apostar mais na capacitação dos funcionários e entender o perfil do cliente. “Não é só preço baixo, é preciso qualidade e realmente o atendimento vem primeiro, a gente pode até saber o que vai querer comprar, mas um bom atendimento faz com que a gente compre e volte mais de uma vez ao local”, disse.

Ao visitar várias marcas como consumidora, a Kátia Rocha relata que para ela, as empresas precisam criar uma cultura de encantamento que norteia todas as ações internas e externas, desde a contratação até as ações de marketing. “Quando uma marca cria uma cultura voltada para o encantamento, ela constrói uma identidade única que captura o coração de todos que entram em contato com seus produtos e serviços, tornando-a “indispensável” no dia a dia dos seus consumidores,” reforçou Kátia.

Por que encantar?

Segundo Kátia, todos compramos para suprir desejos emocionais, seja de reconhecimento, pertencimento, aceitação, controle, segurança, liberdade, entre tantos outros, é o que a ciência afirma.

Em um mercado altamente competitivo, onde praticamente não existe um produto e serviço que não possa ser adquirido pelo cliente com as mesmas características, qualidades e valor similar ou mais baixo, a especialista explica que, “somente as marcas que souberem capturar o coração e vender significado conseguirão um lugar de destaque na mente do cliente, fazendo-os escolherem-na como a sua primeira e melhor opção.”

Clientes encantados tornam-se embaixadores da marca, defendendo-a, divulgando-a e persuadindo as pessoas que ama a fazerem parte da sua tribo. Elas são os maiores ativos de uma marca.



Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...