sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Catedral de Fátima mobiliza comunidade em prol de obra de revitalização para igreja

 



Quem passa pela Praça de Fátima, local urbano central e de passeio em Imperatriz, avista a histórica Catedral Nossa Senhora de Fátima. Com mais de meio século de fundação, o santuário branco e azul, com uma alta torre a direita, e a imagem da santa ao meio, é um marco religioso, histórico e cultural da segunda maior cidade do estado do Maranhão. 

Aumentando a beleza do templo de 70 anos, na parte interna, os fiéis são recebidos por imagens religiosas retratadas nas paredes da igreja. Mas, agora, a igreja histórica vem envolvendo um esforço comunitário entre a comunidade católica, instituições locais, poder público e doadores privados para garantir que a estrutura continue sendo uma parte importante da cidade de Imperatriz por muitos anos. 

“É vital que preservemos a rica história da nossa Catedral, que acompanhou o crescimento e desenvolvimento da cidade,” destaca o pároco da catedral, padre Eliezer César de Paiva, que explica como a construção do templo, no fim dos anos 50, se tornou um ponto determinante para expansão de Imperatriz. “Todo o comércio e vida urbana ao redor da catedral, existe em virtude dela. Foi ela que atraiu o comércio para esse ponto, que depois se tornou o coração da cidade. Por isso é muito necessário a preservação e revitalização desse símbolo religioso, que permanecerá aberto, para que continuamos a encorajar os visitantes a virem visitá-lo”. 

Alguns trabalhos de reforma e conservação já foram realizados, mas nunca um projeto de engenharia e arquitetura, que envolvesse toda a estrutura do local, de forma mais cuidadosa e complexa, foi feito. O projeto inicial já está em desenvolvimento e pretende melhorar o ambiente da Catedral, criando um espaço mais seguro, confortável, enriquecendo assim a experiência dos fiéis e visitantes. 

Ampliação do templo, pintura, encanamento, melhorias elétricas e de telhado e piso, fazem parte da grande reforma. Mas para que a obra aconteça, a igreja precisa de um maior número de mantenedores do projeto. A Catedral Nossa Senhora de Fátima além de investir do seu próprio dinheiro nas reformas, quer contar também com doações privadas e a generosidade da comunidade local. Por isso, em breve, uma campanha e outras iniciativas beneficentes serão realizadas para ajudar a custear todo o projeto. 

O engajamento comunitário é de suma importância para que a obra seja iniciada. Além disso, o trabalho de restauração da catedral também proporcionará a oportunidade de movimentar novos empregos e renda para cidade, já que um número grande de pessoas estará envolvido na restauração do monumento religioso. “Entendemos que a catedral precisa dessa revitalização para se impor diante da realidade comercial e urbana que hoje se encontra a cidade de Imperatriz, e isso pode ser algo arquitetonicamente e religiosamente mais agradável”, finaliza o pároco. 

Sorteio do aniversário Premiado Potiguar



Nesse domingo (19/12) acontece o esperado sorteio da promoção “Aniversário Premiado Potiguar” e poderá ser acompanhado ao vivo por todos, às 11h na loja Potiguar da Cohama em São Luís. 

Serão sorteados 2 carros Toyota Yaris SD XL0Km, 6 motos Honda CG Start 0Km e 10 Smart TV´s de 50 polegadas. Um verdadeiro presente de Natal antecipado para os felizardos. 

  

E ainda dá tempo de concorrer! Que tal fazer suas compras de Natal com presentes especiais e ainda concorrer a esses prêmios? A cada R$ 350,00 em compras nas lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz o cliente, maior de 18 anos, recebe um cupom para participar do sorteio. A promoção vale para compras feitas até esse sábado, dia 18 de dezembro. 

  

Mas atenção para as regras: Essa promoção é válida somente para compras feitas nas lojas físicas da Potiguar. Portanto, não vale para compras realizadas pelos canais de televendas, whatsapp ou e-commerce. Não podem participar da campanha menores de idade; sócios diretores, funcionários e parceiros fornecedores do Grupo Potiguar. 

 

Assis Ramos diz que avalia continuidade da zona azul em Imperatriz


 O prefeito Assis Ramos, durante entrevista concedida nessa sexta-feira (17) ao programa Mano Santana, na Rádio Mirante FM, em Imperatriz-MA, informou que o município está procurando ouvir a opinião da população sobre o que acham do serviço Zona Azul. Sistema de estacionamento rotativo pré-pago que faz o gerenciamento das vagas de forma terceirizada por uma empresa.

“Ainda não tive retorno do resultado, mas além de uma enquete no site da Prefeitura, vamos reunir com diversos segmentos", comentou ao observar que, ontem passou pelo setor do Mercadinho, conversou com alguns comerciários e comerciantes sobre o funcionamento da Zona Azul em Imperatriz.

Ele assegurou que desde o princípio a intenção foi organizar as vagas de estacionamento, evitando filas duplas, congestionamentos e sinistros de trânsito na área comercial, principalmente nas áreas do Calçadão e das avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa. “Esse foi nosso objetivo; não trouxemos nada criado da minha cabeça, pois grandes cidades utilizam do mesmo serviço”, pontuou.

E outro trecho da entrevista, Assis afirma que “houve falhas de comunicação da empresa que gerencia a zona azul, principalmente em relação ao uso do aplicativo”. “Tenho que admitir que não preparamos a população para essa novidade (zona azul)”, admite.

Além disso, o prefeito, em outro trecho da entrevista, diz que a oposição, maldosamente, criou uma narrativa que o sistema rotativo de estacionamento pré-pago é ruim e, às vezes, lá nos povoados Embiral, 1700 ou no bairro Parque Alvorada, por exemplo, a pessoa que nem usou a zona azul já tem uma ideia que é ruim. “É narrativa maldosa criada na época da campanha política eleitoral”, completou.

Assis Ramos assinala que na condição de prefeito busca ouvir a cidade e diz que “neste período de funcionamento da zona azul todos tiveram um tempo de adaptação”. “Percebo que existe uma grande resistência da população, embora tenha faltado orientações e erros de cobrança por parte da empresa que administra a zona azul. Cheguei a fazer críticas diretas a eles (administradores), pois as pessoas passavam 5 minutos e quando ia pagar o ticket era cobrado R$ 20,00, Ou seja, a empresa não conseguiu orientar à população no sentido de baixar o aplicativo; essa responsabilidade não é somente da gestão”, acrescentou.

Ele entende que a empresa, que administra essa atividade de estacionamento rotativo pré-pago, precisava orientar [e, bem à população], pois vários casos de reclamação das pessoas chegaram a mostrar os valores que vinham sendo cobrados, após 5 minutos na zona azul. “Agora, tudo isso vai para conta de quem? do prefeito, mas disse a eles que, caso não melhorassem ou orientassem corretamente à população, posso tirar a zona azul de Imperatriz”, afirmou.

O prefeito Assis Ramos entende ainda que o assunto precisa ser exaustivamente conversado, pois tem ouvido pessoalmente a população e utilizado os meios de comunicação para ouvir a cidade. Falou também que pretende se reunir, o mais rápido possível, com os representantes da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). “Gostaria que eles (entidades) repassem essas impressões sobre a zona azul. Tenho algumas informações favoráveis ao estacionamento rotativo que melhorou o comércio,” frisa.

Assis Ramos disse ainda que, “se o povo não quer a zona azul, vou ter quer tirar”, embora a intenção tenha sido de organizar o trânsito, “fazer com que acabasse com a ideia que Imperatriz é pequena; aqui é uma capital, cidade grande e precisa ser organizada, começando pelo Centro”.

O prefeito diz ainda que as pessoas que são favoráveis à zona azul não se manifestam; os que são contra ficam ‘gritando’ o tempo todo, fazendo uma narrativa que essa modalidade de estacionamento é ruim. “Tenho certeza que pessoas que nunca usaram a zona azul, é que dizem que é algo ruim. Outros que vem ao Centro e que não baixam o aplicativo”, ressalta.

“Se a pessoa baixasse o aplicativo, iria perceber que melhora a vida dele, quando for utilizar vagas de estacionamento. Fui eleito pelo povo, tenho que ouvi-lo, e vejo essa resistência. O povo é que me mantém na Prefeitura. Se for da vontade do povo, não temos nenhum constrangimento de recuar, mas preciso ouvir a população em geral, e as pessoas diretamente atingidas. E vamos fazer isso, e no futuro bem próximo vamos definir o que fazer”, concluiu.

Personalidades de Imperatriz são homenageadas com honraria em celebração aos 200 anos de imprensa no Maranhão

 


Em homenagem à publicação do primeiro jornal maranhense, “O Conciliador do Maranhão”, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou uma série de eventos no estado. Para fechar o período de celebração, a instituição vai entregar a Comenda 200 Anos de Imprensa no Maranhão, honraria que vai homenagear personalidades de destaque no âmbito da comunicação no estado. Nomes que fazem parte da história da comunicação de Imperatriz aparecem na lista, como o do empresário Chafi Braide, diretor executivo da Canal Grupo, empresa de comunicação tradicional da cidade. 

A honraria, destinada a 50 personalidades e entidades importantes do Maranhão, deve acontecer no próximo dia 21 de dezembro, em São Luís. Para Chafi, esse é um momento especial de celebração. Ele ressalta a importância e o significado de poder receber a comenda. “Fico lisonjeado de poder estar ao lado de grandes nomes para receber essa homenagem. Sem dúvidas, a Canal Grupo tem trilhado um caminho especial no que diz respeito à comunicação no estado e ficamos muito felizes pelo reconhecimento prestado pela UFMA, uma instituição da qual somos muito parceiros há muito tempo. Será um momento ímpar”, destaca. 

Com quase 30 anos de tradição, o grupo liderado pelo empresário hoje conta com quatro empresas – Canal Service, Canal Outdoor, Canal Express e Canal Comunicação – e um portfólio de sucesso, que inclui serviços em diversas áreas da comunicação e clientes de renome, como o Grupo Equatorial e a empresa Suzano. 

Além de Chafi Braide, outros grandes nomes que contribuíram significativamente para o crescimento da comunicação de Imperatriz, como os jornalistas Marcelo Rodrigues e o empreendedor Sérgio Antônio Nahuz Godinho (O Progresso) também serão agraciados com a comenda. O jornalista Jurivê de Macedo e o empresário e radialista Moacyr Spósito (Rádio Imperatriz), receberão a homenagem póstuma. 

A entrega da comenda será realizada em uma cerimônia presencial, no dia 21 de dezembro, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, localizado na UFMA em São Luís. Personalidades como José Sarney, e o repórter Sidney Pereira, também devem receber a homenagem, que marca o encerramento das comemorações dos 200 anos da imprensa no Maranhão. A lista completa dos nomes, definida por uma comissão técnica especial da UFMA, pode ser conferida no portal da universidade. 

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...