quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Maranhão ultrapassa mais de 135 mil vacinas aplicadas contra a Covid-19

 



O Maranhão já aplicou 135.116 doses da vacina contra o novo coronavírus. Segundo dados da Secretária de Estado da Saúde (SES), divulgados na noite desta terça-feira (16), 249.904 já foram distribuídas para os municípios maranhenses. Dentre as já aplicadas na população, 112.088 foram doses da Coronavac e 23.028 da Astrazeneca.

Em São Luís, 48.498 doses já foram aplicadas. A Prefeitura de São Luís registrou 12.039 pessoas já imunizadas, pois receberam a primeira e segunda dose. Já o total de pessoas que receberam a primeira dose é de 36.459.

Bancos retomam atendimento nesta quarta-feira


 

Após o fechamento nos dias 15 e 16, as agências bancárias reabrem hoje (17) a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

Mesmo com o cancelamento dos pontos facultativos e das festas de carnaval em muitos estados e municípios, os bancos ficaram de portas fechadas para o atendimento ao público, em razão da pandemia causada pela covid-19.

A orientação da Febraban é que os clientes utilizem, preferencialmente, mesmo com o retorno do atendimento, os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Segundo a instituição, as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos nesta quarta-feira, sem acréscimo.

A Febraban informou ainda que os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via débito direto autorizado.

Shopping da Cidade avança na montagem da cobertura metálica



Em andamento os serviços de montagem da cobertura metálica do Shopping da Cidade, situado na Rua Coriolano Milhomem, antiga Praça Tiradentes, no Centro. O empreendimento, orçado em mais de R$ 2,9 milhões, está sendo construído numa área de 4.525,64 mil metros. A obra foi viabilizada pelo prefeito Assis Ramos junto ao senador Roberto Rocha, em Brasília (DF).

O novo espaço disponibilizará mais de 270 boxes que serão utilizados pelos vendedores devidamente cadastrados na Associação dos Comerciantes do Centro Comercial Popular de Imperatriz – Asccopi. É uma grande conquista no processo de organização do comercial informal da cidade.

De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Pinheiro, o cronograma de execução da obra sofreu atraso em decorrência da suspensão de várias atividades dos setores da construção civil, indústrias e fábricas durante o início da pandemia no ano passado. “Desde que os trabalhos foram retomados pela construtora responsável pelo empreendimento, o prefeito Assis Ramos determinou que fizéssemos o acompanhamento e a fiscalização da execução da obra, para que seja concluída o mais breve possível”, assinalou.

O engenheiro Jonathan Barroso, da construtora Topázio, explicou que os serviços foram dinamizados com a montagem da estrutura metálica e das equipes de acabamento de piso e de revestimento, porém observou que os efeitos da pandemia persistem com a escassez de alguns materiais que dependem da produção das fábricas. “Temos concentrado esforços para concluir no mais curto espaço de tempo essa obra que é muito importante à população de Imperatriz”, concluiu.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Avenida Industrial recebe ações de limpeza urbana


Nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, a Prefeitura de Imperatriz leva as equipes do mutirão de serviços do Arrastão da Limpeza para a avenida Industrial. O trabalho, que é executado por intermediação da Secretaria de Limpeza Pública, SLP, conta com paliação de montes, varrição manual, remoção de entulhos e de pontas de lixos, e com a realização de roço nas margens da via. Além da localidade, os agentes do município também levam os mesmos serviços para as avenidas JK, Jacob e Newton Belo. O trabalho também acontece na BR-010.

O secretário Alan Johnes, destaca que "o mutirão do Arrastão da Limpeza é importante, pois reúne as principais ações desenvolvidas pela SLP em uma única frente de serviço, sem contar que assim é possível levar as equipes para mais pontos da cidade. Essa medida reforça o compromisso da gestão do prefeito Assis Ramos em garantir uma cidade mais limpa e organizada". Além dessa ação, os agentes do município atuam ainda na coleta de resíduos sólidos domiciliares em todos os bairros no sentido Centro.

Outra importante frente de serviço realizada hoje é a manutenção e organização das praças Jarbas Passarinho, Curió, Vila Fiquene, Voz, Seu Osvaldo, Calango e Frei Damião. E as equipes responsáveis pela remoção de entulhos e de pontas de lixos atuam nos bairros Morada do Sol e Nova Imperatriz, e na feirinha do Bacuri. Já as frentes de serviços que realizam o trabalho de poda e remoção de gralharias e resíduos verdes, contemplam os bairros Brasil Novo, Três Poderes e a BR-010.

Por sua vez, o serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis, por agendamento, realizado pelo Cata Treco, cumpre cronograma nos bairros Centro, Nova Imperatriz, Santa Rita, Ouro Verde, Cidade Jardim, Sebastião Régis, Vila Lobão, Parque Sanharol, Parque São José, Vila Redenção I e II, Parque Alvorada, Vila Nova e Santa Inês. Os serviços da SLP podem ser solicitados através do número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Devido à grande demanda, o Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possue prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Está cada vez mais fácil obter descontos na conta de luz



O uso dos canais digitais aumentou muito desde o início da pandemia do novo coronavírus e isso fez com que as empresas dos mais diversos ramos de produtos e serviços tivessem um novo olhar para as tecnologias. A Equatorial Maranhão, por exemplo, investiu no aprimoramento das suas ferramentas digitais para atender a necessidade de seus públicos, trazendo mais facilidade e comodidade para seus clientes.

 

A atendente virtual, Clara tem sido cada vez mais útil para comunicar falta de energia, solicitar religação, consultar débitos e mais recentemente cadastrar as famílias de baixa renda no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Pelo aplicativo da Companhia ou pelo site, os clientes também podem se cadastrar para obter os benefícios do programa. Basta acessar a aba Para Saber Mais e clicar em Tarifa Social de Baixa Renda. Em seguida é só ler as instruções e clicar em Cadastrar-se agora.

 

O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que dá até 65% de desconto na conta de luz das famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, ou que tenham integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Famílias indígenas que possuem o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), ou quilombolas também têm direito ao benefício e possuem 100% de desconto até o consumo de 50kWh/mês.

 

Atualmente no Maranhão já são mais de 918 mil famílias beneficiadas. No entanto, quase 250 mil famílias que são potenciais beneficiários, ainda não estão inscritos no programa e estão perdendo a oportunidade de pagar uma conta de energia mais barata. Para Mirelly Carvalho, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, a empresa tem disponibilizado várias formas de acesso para que as pessoas garantam o desconto na conta de luz. “As famílias que possuem o NIS, devem procurar os nossos canais de atendimento para realização do cadastro. Temos feito parcerias com as prefeituras de todo o Estado para que este benefício alcance 100% das famílias maranhenses de baixa renda”, enfatiza.

 

Cadastre-se e receba descontos na sua conta – Se você cumpre os requisitos e está inscrito no Cadastro Único, é indígena, quilombola ou tem o BPC, entre em contato com a Equatorial Maranhão pelo WhatsApp (98) 2055-0116, Central 116 ou pelo site www.equatorialenergia.com.br e solicite a opção de cadastro na Tarifa Social baixa renda. Caso você não seja o titular da conta, tenha em mãos também: nome completo do titular da conta, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.

Prefeitura de Imperatriz oferta 50 vagas para curso de corte e costura



Prefeitura e Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, em parceria com a empresa Markdbay Empreendimentos, ofertará curso profissionalizante de corte, costura e modelagem, fortalecendo o projeto Costure. A inciativa é promover o aprendizado, capacitar a mão de obra e inserir profissionais no mercado de trabalho com qualificação.

As inscrições já iniciaram e os interessados devem procurar a Sedec, que fica localizada no Palácio do Comércio, rua Bom Futuro, no Centro, ou a empresa Markdbay, que fica localizada na praça Mulheres de Ferro, no bairro Planalto. Em ambos os locais, o horário de atendimento é das 08h às 12h. As inscrições vão até o dia 23 de março.

A turma será formada com 50 alunos nesse primeiro momento. Data com local, horário e dia do curso devem ser divulgadas posteriormente. A Sedec informa que é importante que os candidatos fiquem atentos às chamadas pelos canais de comunicação da Prefeitura de Imperatriz: portal, Instagram e Facebook.

O secretário da Sedec, Wilson Filho, esteve na fábrica vistoriando o local, juntamente com demais servidores do município.

Fique atento às manutenções básicas da casa durante o período chuvoso



   Nesse período de chuvas, que no Maranhão anualmente vai até junho, é bom fazer uma manutenção preventiva no lar, para evitar danos como goteiras, entupimento de canos, infiltrações e mofo nos ambientes.  

Uma dica básica é fazer a instalação adequada de calhas de PVC no telhado, pois um grave problema ocasionado pelas chuvas é a falta de escoamento correto da água. Nas lojas Potiguar há diversos modelos de calhas que, além de alta durabilidade e baixo custo são de  fácil instalação. Já para telhados com calhas de zinco, a dica é checar se estão bem vedadas e para garantir a correta vedação, usar um produto denominado de manta fria para vedações, que protege a casa contra as goteiras indesejadas. Mas além de instalar, é preciso também fazer a devida limpeza das calhas e ralos periodicamente, para garantir a fluidez da água. Para tal, o produto indicado é o tufão para desentupir canos e ralos, também à venda na Potiguar.  

   

  Impermeabilização de paredes pode salvar vidas 

Outro problema bem comum ocasionado por pancadas de chuvas na parte externa dos imóveis são as paredes com mofo, infiltrações e umidade. Além do incômodo pela questão estética, os mesmos podem causar sérios danos à saúde pulmonar das pessoas e até levar a sérias doenças. Portanto, vale fazer uma pintura impermeabilizante para tratar as paredes e prevenir esses danos. Há várias marcas de produtos para esse fim na Potiguar. Esses impermeabilizantes, além de garantirem a adequada proteção e impermeabilização das paredes internas, ainda servem para selar e proporcionam maior conforto térmico ao ambiente, ou seja, a sensação de menos calor.    

Mas a grande urgência para impermeabilizar as paredes é mesmo por uma questão de saúde, ainda mais na atual pandemia. Muita gente nem imagina, mas o mofo causado pela umidade e infiltrações provoca sérios problemas respiratórios como asma e rinite nas pessoas alérgicas. E pode causar ainda doenças como a Micose Bronco pulmonar alérgica, onde os sintomas são parecidos com os de uma pneumonia mais branda. E em casos mais extremos, os pneumologistas alertam que as pessoas podem até morrer por causa de pneumonias graves provocadas pelo mofo. O contato crônico com o fungo pode ocasionar também anemia severa, predispondo as pessoas a infecções graves. E quem mais sofre com essas questões são crianças, idosos e gestantes, e pessoas com baixa imunidade.  

A equipe da Potiguar está à disposição para dar mais orientações a todos que quiserem conhecer mais sobre esses produtos essenciais para a manutenção preventiva básica para enfrentar o período chuvoso sem chateações.  

Suzano atinge marca de 12 milhões de toneladas de celulose e papéis vendidos em 2020


Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comercializou 12 milhões de toneladas de celulose e diferentes tipos de papéis em 2020. O volume alcançado representa uma alta de 12% em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente pelo crescimento de 15% no total de celulose vendida ao longo do ano. A celulose é a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos como papéis sanitários, embalagens, fraldas, máscaras e papéis de imprimir e escrever em geral, entre outros itens essenciais para o dia a dia das pessoas. 

 

O maior volume de vendas e o câmbio mais favorável à exportação contribuíram para uma alta de 17% na receita líquida, que atingiu R$ 30,5 bilhões em 2020. A produção da Suzano é concentrada em 11 fábricas no Brasil, incluindo a Unidade Imperatriz, no Maranhão, onde são produzidos 1,65 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papéis sanitários. 

 

Outro destaque positivo do ano foi registrado na linha de despesas. O custo caixa de celulose, indicador que dimensiona a competitividade produtiva da companhia, encerrou o ano em R$ 604 por tonelada (excluindo paradas), queda de 9% em relação a 2019. A geração de caixa operacional, por sua vez, cresceu 63% e atingiu R$ 11,5 bilhões no ano, demonstrando a resiliência da companhia. 

 

“Este foi um ano particularmente desafiador para as pessoas em todo o mundo. Na Suzano, adotamos todas as medidas necessárias para garantir a saúde e a segurança de nossos colaboradores e parceiros, sem deixar de abastecer clientes e o mercado com nossos produtos. E os números de 2020 refletem isso, a dedicação e o empenho de cada colaborador e colaboradora da Suzano e de nossos parceiros”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka. 

 

Ao longo do último trimestre de 2020, a Suzano realizou paradas programadas em quatro complexos fabris: as unidades de Imperatriz (MA) e Jacareí (SP), a linha 1 da Unidade Mucuri (BA) e as linhas 1 e 2 da fábrica de Três Lagoas (MS). A partir dessas unidades, além das outras sete fábricas da companhia, a Suzano abastece cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. 

 

A atuação da Suzano em 2020 foi sustentada em três pilares principais: os cuidados com colaboradores, com a sociedade e com o negócio. Por isso, todas as medidas necessárias para a garantir a segurança de colaboradores e terceiros foram adotadas. A companhia também investiu R$ 75 milhões em ações de apoio à sociedade, incluindo a importação de respiradores e máscaras hospitalares, o apoio ao aumento da produção nacional de respiradores e a construção de um Hospital de Campanha na Bahia. Destaque também para ações de apoio a diferentes públicos de relacionamento, incluindo projetos sociais, clientes e fornecedores, principalmente parceiros locais que possuem maior dependência da Suzano. 

 

A Suzano encerrou 2020 com um investimento total de R$ 4,2 bilhões. Foram destinados R$ 3,4 bilhões a atividades de manutenção, incluindo as paradas programadas, e R$ 820 milhões em projetos de expansão e modernização, terras e florestas e terminais portuários. 

Reunião discute estratégias para ampliação e melhoria no atendimento ao microempreendedor



Nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sedec e de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Sefazgo, realizou reunião para alinhamento de estratégias que ampliem e melhorem o atendimento do Microempreendedor Individual, MEI.

De acordo com diretor técnico da Sedec, Fernando Babilônia, em Imperatriz de 2017 a 2020 foram formalizados 5.679 MEI’s, correspondendo a 49,18% de todas as formalizações desde 2010, quando o projeto foi iniciado.

“Imperatriz teve nos últimos anos um aumento expressivo na quantidade de formalizações de microempreendedores, portanto, alinhar estas estratégias é fundamental para que eles se desenvolvam cada vez mais”.

Fernando destaca ainda que Imperatriz encerrou 2020 com 11, 547 microempreendedores individuais, sendo 3.162 com inscrição municipal.

O coordenador do cadastro mercantil/ alvará, Elizeu Souza, do departamento do Setor Fiscal da Sefazgo, ressalta que a reunião além gerar integração entre as secretarias, possibilita que os microempreendedores individuais tenham um suporte maior aqui na cidade, desde abertura até o licenciamento e o credenciamento para emissão da nota daqueles que são prestadores de serviços, aumentando assim o monitoramento, o acompanhamento, orientação, além de facilitar o processo.

O diretor Diego Maciel, da Sedec, afirma ainda que uma parcela destes microempreendedores em breve se tornarão empresas maiores e, “a partir disso, irão gerar mais empregos e consequentemente renda à nossa cidade, e quanto mais nós diminuirmos a burocracia mais facilitaremos o acesso deles ao mercado, esta é nossa função, ajudar quem quer empreender no nosso município”.

A reunião ocorreu na Sefazgo, com a presença da equipe técnica da Sedec, composta pelos diretores Fernando Babilônia e Diego Maciel. Já a equipe técnica da Secretaria de Fazenda foi representada por Murilo Miguel, Miguel Farias Silva Júnior, Elizeu Sousa e Erivaldo Mota Varão.

Câmara Municipal de Imperatriz discute Concurso com o Ministério Público


 

A Nova Mesa Diretora da CMI tem tomado todas as medidas necessárias para o bom andamento e a excelência da prestação de serviços à população de Imperatriz, e nesta quinta-feira, 11, o Presidente Alberto Sousa (PDT), acompanhado do Técnico Legislativo, Rômulo Andrade, do Controlador Interno, Crizan Moreira e dos Procuradores Legislativos Erasmo Júnior e Mario Sampaio, atenderam convite do Ministério Público e estiveram com a Promotora Nahyma Abas, titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz. Por ser início de uma nova gestão, se fazem necessários os esclarecimentos e as informações sobre demandas e procedimentos administrativos ligados a Câmara que tramitam naquele órgão.  

O presidente destacou que a partir de agora existe uma mudança de postura do Poder Legislativo, com um estreitamento das relações com o MP. A Casa vai contribuir e cooperar de todas as formas, atendendo as recomendações, reforçando os laços institucionais e trabalhando com a maior transparência possível. Vários pontos foram abordados, mas o principal foi o concurso público. 

“Sobre o certame, a decisão é de anular e ressarcir os valores das inscrições. A Câmara irá judicializar uma ação de restituição da quantia que foi paga à empresa, para que seja devolvida aos inscritos, assim que recebermos os pareceres técnico e jurídico com o manifesto do MP. Em seguida vamos determinar de que modo será feito, elaborando um cronograma de devolução dos valores”, disse Alberto Sousa. 

Havia também uma recomendação para criação do Pregão Eletrônico, mas foi informado que a Câmara se antecipou, implantando, legalizando e regulamentando em janeiro, o que foi elogiado pela promotoria. 

Por fim, o presidente da CMI afirmou que o diálogo e a nova postura junto ao MP serão permanentes para que os trabalhos ocorram da melhor forma possível, dentro da legalidade e segurança jurídica, seguindo e cumprindo todas as recomendações. 

Encontro entre Equatorial Maranhão, SEDES e FAMEM fala de resultados e perspectivas do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica para 2021

 


Estiveram reunidos na última semana de janeiro, o Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado - SEDES, Marcio Honaiser, o Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - FAMEM, Erlânio Xavier, a Gerente de Clientes Especiais da Equatorial Maranhão Francila Soares e a Secretária Adjunta de Programas Sociais do Governo, Ana Gabriela, na sede da distribuidora de energia elétrica.

 

Na ocasião foram apresentados os resultados da Campanha de Cadastramento no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica realizado pela Equatorial Maranhão, em parceria com a SEDES e FAMEM, via termo de cooperação assinado em setembro de 2019. A Campanha estendeu-se durante todo o ano de 2020, realizando ações em todos os municípios do Estado para localizar os consumidores potenciais a receberem o benefício. Encerramos o ano com 928 mil famílias sendo beneficiadas.

 

Durante a reunião, ainda foram discutidos os desafios para 2021 e a continuidade da parceria que deverá concentrar os esforços em buscar os 250 mil consumidores que não estão inscritos no Programa e outras 200 mil famílias que perderam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica devido à desatualização do cadastro. O Maranhão recebeu cerca de 300 milhões de reais em subsídios do Governo Federal, graças ao avanço no cadastro das famílias.

 

No dia 18 de fevereiro, acontecerá na Sede da Equatorial Maranhão uma cerimônia virtual para firmar essa parceria para 2021, e contará com a participação do Governador Flávio Dino.


Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...