quinta-feira, 21 de março de 2024

Maranhão registra quarta morte por dengue em 2024



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (21), mais duas mortes por dengue no Maranhão neste ano, chegando a quatro o número de vítimas da doença. 

Segundo a SES, a terceira vítima foi uma criança, de 5 anos, do sexo masculino do municipio de Brejo. Ela foi transferida para um hospital da capital maranhense para receber tratamento, mas acabou morrendo devido às complicações da doença. O menino foi a segunda criança que veio a óbito devido à dengue.

Já o quarto caso confirmado pela SES foi um idoso, de 67 anos, da cidade de São João dos Patos. De acordo a Secretaria, o homem começou a sentir os sintomas da doença desde o dia 5 de fevereiro. Ele foi transferido para o Hospital da Ilha, no bairro do Turu, em São Luís, no dia 23 do mês passado para receber atendimento médico.

O idoso, infelizmente, não resistiu à piora do quadro de saúde e veio a óbito no último dia 3 deste mês.

De acordo com o Painel de Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue apenas neste ano. Destes, 1.686 casos foram confirmados e 2 estão sendo investigados.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Meio Ambiente e Instituto Vitória Régia realizam ações no Residencial Itamar Guará


 

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e Instituto Vitória Régia, credenciado junto a Caixa Econômica Federal (CEF) para execução de projetos sociais em residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, realizaram ações de educação ambiental no Residencial Itamar Guará. Durante as atividades foi ministrada palestra educativa para a comunidade, distribuição de panfletos educativos sobre queimadas, destinação correta de resíduos, proteção e preservação dos recursos fluviais, e doação de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas das espécies ipê e açaí.

“Um dos principais objetivos das ações de educação ambiental é envolver a sociedade, para que entenda a importância da população no cuidar do Meio Ambiente, protegendo-o, fazendo o uso consciente e descarte correto, para que a natureza não sofra impactos ainda maiores no futuro. Destacar também os nossos parceiros que são de fundamental importância nesse trabalho de educação ambiental para que tenhamos um futuro com o meio ambiente equilibrado”, pontuou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Durante o acontecimento a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Socioambientais da Semmarh, informou que “a prefeitura, através da Semmarh, tem ofertado para a população de Imperatriz diversas atividades voltadas para a sustentabilidade e que intuito é envolver a comunidade em geral nesse importante trabalho que é nossa responsabilidade deixar um planeta saudável para a futura geração”, afirmou.

IEL-MA abre inscrições para estágio em diversas áreas em Imperatriz


 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema FIEMA, está com inscrições abertas para estágios em diversas áreas, visando impulsionar carreiras e contribuir para o desenvolvimento profissional dos estudantes maranhenses. Com vagas disponíveis em áreas como Administração, Ciências Contábeis, Logística e Educação, a instituição busca proporcionar experiências práticas em ambientes corporativos na cidade de Imperatriz e região.

Além disso, o IEL Maranhão também oferece oportunidades para estudantes das áreas de Letras, Pedagogia, e Educação Física Licenciatura, visando fortalecer o setor educacional e proporcionar um ambiente de aprendizado prático e inovador.

Para participar dos processos seletivos, os interessados devem acessar o portal IEL Carreiras através do site https:/ www. ielcarreiras. com. br/oportunidades e realizar ou atualizar seus dados de cadastro. Dessa forma, estarão aptos a concorrer às vagas disponíveis e dar o próximo passo em suas trajetórias profissionais.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, os interessados podem entrar em contato através do e mail bruna pereira@ fiema.org.br ou pelos telefones (99)3014-2830 / (99)3014-1797. O IEL Maranhão está à disposição para fornecer todo o suporte necessário aos candidatos.

Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa é certificada com o titulo “Parceiro da Coleta Seletiva”

 



A Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, localizada no Residencial Itamar Guará, foi certificada na manhã desta quinta-feira (21), com o titulo “Parceiro da Coleta Seletiva”. A certificação foi realiza pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).


“Esse certificado é uma forma de reconhecimento da importância das instituições parceiras do projeto de coleta seletiva do município. A Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa é uma das unidades de ensino de Imperatriz que vem desenvolvendo relevantes serviços relacionados à educação ambiental com destaque para a destinação correta de resíduos”, disse a titular da Semmarh, Rosa Arruda.  

Além do trabalho de educação ambiental realizado diariamente a Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa reforça as atividades com gincana ecológica como ocorreu no 2º semestre de 2023 com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmarh) e a unidade de ensino e Projeto Novo Trilho.

O projeto de coleta seletiva vem sendo executado desde 2017 pela Prefeitura de Imperatriz, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O material é coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhado para a Ascamari, na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

A coleta seletiva municipal conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de cerca de 105 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Contatos com a equipe da Coleta Seletiva, através do Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa MB Limpeza Urbana (99) 98511-4564. 

terça-feira, 19 de março de 2024

Uemasul aprova o primeiro doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia



O doutorado Stricto sensu em Biodiversidade e Biotecnologia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) recebeu a aprovação junto a rede Bionorte e já possui cadastro na plataforma Sucupira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podendo iniciar o funcionamento. 

A previsão é que o primeiro edital seja divulgado no segundo semestre de 2024. O programa de pós-graduação PPG-Bionorte tem como principal objetivo a formação de doutores na região da Amazônia Legal. A Uemasul integra a partir de agora a rede, que conta com 18 instituições e presença em nove estados.

A formação tem como áreas afins, acadêmicos e pesquisadores dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina, Química, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, entre outros. O curso de doutorado faz parte da Rede de biodiversidade e biotecnologia (Bionorte). Instituída no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo Federal, a rede congrega instituições de ensino superior públicas da Amazônia Legal.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), professor Allison Oliveira, o doutorado vai contribuir com o desenvolvimento da região. “O nosso curso vai contribuir com o avanço da ciência, da pesquisa e da formação de acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, formando recursos humanos nas áreas de Biotecnologia e Biodiversidade de egressos da Uemasul e da comunidade em geral de toda a região Tocantina do Maranhão”, comenta.

A rede Bionorte iniciou a sua primeira turma em 2012 e atualmente conta com mais de 500 doutores formados e aproximadamente 400 matriculados. Na última avaliação quadrienal da Capes, o curso recebeu conceito 5, uma nota considerada ótima, em uma escala de vai de 1 a 7.  No Maranhão já participam da rede a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Universidade Ceuma. Com a adesão da Uemasul, o programa passa a atender também o interior do Estado, em especial a região Tocantina.

De acordo com a reitora, professora Luciléa Gonçalves, o primeiro doutorado é mais um passo para o crescimento da Uemasul. “A chegada do Programa de Pós-graduação da Bionorte representa mais um avanço para a nossa universidade. Somos parte da Amazônia Legal e temos grande potencial em pesquisas nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia. O curso trará uma grande contribuição para as pesquisas, a formação acadêmica, a preservação e a sustentabilidade”, afirma.


Suzano e Prefeitura de Imperatriz entregam títulos definitivos aos moradores do Povoado Bacaba

 


Na manhã deste sábado (16), cerca de 24 famílias do Povoado Bacaba receberam os documentos de regularização fundiária de suas residências, ou “título definitivo” como é conhecido. A ação foi promovida pela Suzano, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por meio de sua Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Serf).

O processo de regularização do povoado teve início em 2021, quando os representantes da Suzano e do poder público estiveram no local, estudaram todos os trâmites jurídicos e iniciaram as etapas de legalização da área. Com a escrituração, os moradores passam a ser legalmente proprietários dos seus imóveis.

Para a moradora mais antiga do povoado, Eva Maria, que esperava pela regularização desde 2011, o momento é de muita alegria e gratidão. “Vivíamos em uma área de poder público na beira da estrada, podendo ser retirados de lá a qualquer momento, mas aí a Suzano chegou e fez acontecer, realizou a transferência do povoado para outra área e hoje estamos recebendo o nosso título definitivo, a partir de agora somos donos de fato e de direito do lugar onde moramos”, comemorou.

Na ocasião, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, destacou a importância do momento para a comunidade e agradeceu a Suzano pelo comprometimento. “Hoje estamos dando um grande passo e estou muito feliz de poder acompanhar a conquista do povo de Bacaba. Quero agradecer a Suzano, que é uma grande parceira do município de Imperatriz, pela eficiência, pela contribuição e por sempre trazer notícias boas para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

Para o Gerente Executivo Industrial da Suzano, José Ventura, essa ação reforça o compromisso da companhia em continuar com as iniciativas e parcerias que possam levar mais desenvolvimento para Imperatriz e região. “Parabenizo a todos e desejo que a gente possa junto com a Prefeitura de Imperatriz, dentro das nossas possibilidades, ajudar cada vez mais não só esse povoado, mas todas as áreas em que a Suzano tem influência ou possui operações. Esse é o nosso trabalho. Essa celebração de entrega das documentações definitivas não só dignifica essas famílias, mas os coloca no mesmo patamar de qualquer cidadão de Imperatriz, que é dono do seu lugar.”, finaliza.

Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br

ONS registra recorde na demanda máxima de carga de energia


 

As altas temperaturas registradas em quase todo o país nos últimos meses fez com que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrasse um novo recorde na demanda máxima de carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN).

No último dia 15 de março, às 14h37, a poucos dias do fim do verão a demanda chegou a 102.478 megawatts (MW). O patamar foi atendido por 92,5% de energia sustentável. No mesmo dia, houve recorde de carga média no valor de 91.338 MW-médio.

Os dois recordes anteriores de demandas máximas de carga foram observados no dia 7 de fevereiro deste ano (101.860 MW) e em 14 de novembro do ano passado (101.475 MW), informou o ONS nesta segunda-feira (18). Já o recorde anterior de carga média ocorreu em 17 de novembro de 2023, com 90.596 MW-médio.

Desde novembro de 2023, o SIN vem registrando sucessivos recordes na demanda instantânea de carga, em função das ondas de calor recordes registradas no país.

Empoderamento e Sustentabilidade: Por meio do Projeto Coffí mulheres extrativistas transformam a realidade da comunidade onde vivem

 


Para um grupo de mulheres extrativistas da comunidade Km 1700, localizada na zona rural de Imperatriz, a extração de frutos da terra significa muito mais do que o sustento de suas famílias. Para elas, representa o empoderamento e a valorização de um trabalho que antes era realizado de forma totalmente manual e precária, mas que hoje, com o apoio da Suzano, ganhou força e engajamento na região.

O Projeto Coffí, surgiu a partir do desejo de padronizar e enriquecer a bebida feita a base dos grãos do açaí, torrados e moídos, que possui característica sensorial semelhante ao café tradicional. O produto é uma iniciativa da Associação dos Agroextrativistas Familiares e Solidários do Povoado Km 1700, com o apoio da Suzano, Fundo Amazônia, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), PPPEcos e Extensão Amazônia Funbio, além da parceria com o Enactus Facimp e Senai.

O produto, que antes era fabricado manualmente nos quintais das casas da comunidade, de forma simplificada e manual, agora ganhou novas nuances: após a realização de estudos e testes, a bebida ganhou um reforço no potencial de qualidade, sabor autêntico e padronizado, embalagem criativa e processo de produção semi-industrial, promovendo, desta forma, o desenvolvimento sustentável, a praticidade do processo e a valorização do trabalho genuinamente feminino.

"Hoje, essa reserva de açaí representa a minha empresa, porque é dela que eu obtenho toda a minha renda", esclarece Elcilene do Nascimento Alencar, extrativista e presidente da Associação dos Agroextrativistas do KM 1700. Segundo ela, antes da implementação do projeto, as mulheres do grupo enfrentavam diversas dificuldades. "O processo de produção era árduo, algumas delas nem conseguiam passar muito tempo manuseando as caldeiras devido ao intenso calor", relata.

Atualmente, todo o esforço investido no Coffí está sendo recompensado, já que a fruta do açaí se transformou em um produto legítimo, exposto e comercializado no mercado. "Para mim já valeu a pena, ter passado por todo esse caminho para chegar até aqui. Principalmente quando vejo aquele pacotinho pronto, as pessoas encomendando e o apoio de uma associação legalizada. Nesse momento sinto que sou uma mulher realizada", finaliza Elcilene.

Referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a Suzano é uma das empresas parceiras do projeto. Além de contribuir significativamente com o desenvolvimento econômico da região, uma das prioridades da companhia é valorizar e investir em atividades produtivas dentro das comunidades do entorno de suas operações, sejam elas industriais ou florestais. "A comunidade Km 1700 é vizinha de áreas florestais de reserva da Suzano e nós autorizamos a entrada das mulheres extrativistas para a colheita do açaí. Através desta parceria entre empresa e comunidade, a mulheres extrativistas realizam o manejo responsável do fruto dentro das terras de propriedade da Suzano, reforçando o legado ambiental de manutenção da floresta em pé. Dessa forma, potencializamos as iniciativas construídas pelas comunidades, fomentamos a preservação ambiental nas comunidades e contribuímos com o desenvolvimento sustentável da região", finaliza o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Diego Carrara.

Saiba mais

Recentemente, foi lançado de forma oficial o vídeo documentário “Projeto Coffí”, que narra a trajetória das mulheres extrativistas, mostrando a realidade do grupo antes e depois da implementação do projeto, assim como o processo de fabricação do produto. O curta-metragem já está disponível nas redes sociais do time Enactus Facimp (@enactusfacimp).

Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br

 

Amigo Sangue Bom: UFMA e Hemomar promovem campanha de doação de sangue e medula óssea



A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e a Divisão de Qualidade de Vida (DQV/Progep), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), estão promovendo a campanha “Amigo Sangue Bom”, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março, das 9h às 17h, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. 

A ação, que faz parte da programação da Semana de Acolhida como “Trote Solidário", propõe conscientizar a comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados) a respeito da importância da doação de sangue e medula óssea. Durante os três dias, uma equipe técnica do Hemomar vai viabilizar a doação de sangue, além de realizar o cadastro de interessados para doação de medula óssea. 

O professor adjunto do Departamento de Saúde Pública da UFMA e assessor da reitoria, Carlos Leonardo, comentou sobre as articulações para a realização da campanha de doação: “A iniciativa surgiu por meio da parceria da UFMA com a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, com o objetivo de levar ações de saúde à comunidade universitária. O seu principal objetivo é aumentar o estoque de sangue e medula óssea na Hemomar, por meio da doação, ajudando a salvar muitas vidas, e promover uma ação de solidariedade, fomentando a responsabilidade social e o fortalecimento da articulação ensino-serviço com a vinda de ações de saúde para UFMA”. 

O esvaziamento dos bancos de sangue gera consequências perigosas, ocasionando na suspensão de cirurgias e comprometimento de saúde em pacientes em tratamento de câncer ou doenças hematológicas que dependem de transfusões regulares. Uma única doação pode beneficiar até 4 pessoas. Já a doação de medula óssea é um ato de solidariedade que pode ajudar os pacientes que têm o transplante como única chance de cura, além das chances de compatibilidade entre doador e paciente aumentarem caso façam parte da mesma população de origem. 

Para doar 

Entre os requisitos básicos para a doação de sangue estão apresentação de documentação oficial, com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (jovens entre 16 e 17 anos só doam mediante consentimento formal do responsável legal); pesar acima de 50kg; dormir bem nas 24 horas anteriores à doação; não estar em jejum e não ingerir bebidas alcoólicas até 12 horas antes da coleta do material.

Já para o cadastro como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em um bom estado geral de saúde e não possuir nenhuma doação infecciosa através do sangue. 

Você pode conferir mais informações sobre os requisitos para doação de sangue e de medula óssea aqui e aqui.


Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...