quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Suzano implanta Spreader automático no Porto do Itaqui

 


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, acaba de implementar um Spreader automático, tecnologia  que será utilizada no processo de movimentação de celulose no Porto do Itaqui, localizado no  Maranhão.

O equipamento, fabricado pela empresa Saur, tem capacidade de movimentar até 32 toneladas, sendo uma solução tecnológica desenvolvida em resposta aos desafios da indústria de celulose e logística portuária. O novo Spreader automático tem capacidade de manipular cargas de celulose com maior autonomia, reduzindo em 100% a exposição ao risco dos arrumadores.

Além dos benefícios de segurança, o equipamento contribui com a redução do tempo necessário para a movimentação de celulose nos navios, possibilitando novo fluxo logístico e eficiência geral da operação portuária.

"Essa tecnologia está alinhada com o nosso compromisso contínuo com a autoridade portuária e com o desenvolvimento do estado do Maranhão. Acreditamos que esse novo equipamento será um reforço para nossas operações, à medida que integra tecnologia avançada de maneira responsável", destaca Arnaldo Miranda, Gerente de Logística e Portos da Suzano.

O primeiro Spreader automático do País está localizado no Portocel, em Aracruz (ES), uma joint venture entre a Suzano e a Cenibra. O Portocel foi quem concebeu o equipamento, que é resultado do trabalho de estudo, planejamento e desenvolvimento de soluções de engenharia, com o apoio de parceiros especializados.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br   


Comitiva da SEGEP visita Policlínica do Servidor Estadual em Imperatriz


 

A saúde de qualidade e descentralizada é uma diretriz do Governo Estadual e um grande benefício para os servidores. Em Imperatriz a Policlínica do Servidor Estadual é um importante equipamento para prestar toda a assistência aos servidores estaduais associados ao FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão.

Com sede localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, bairro Maranhão Novo, a Policlínica oferece exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia; além de consultas em diversas especialidades e exames de análises clínicas realizados pelo Laboratório Lacmar. Tudo isso para garantir rapidez de atendimento e muito conforto à disposição dos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN.

Esses e outros detalhes da operação da Policlínica do Servidor Estadual, que conta com gestão terceirizada sob a responsabilidade do HSLZ / Grupo Mercúrio, foram apresentados pelo Diretor Geral Plínio Túzzolo à comitiva de representantes da SEGEP / Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores que foram conhecer de perto o equipamento na última sexta – feira (01.09). Estiveram presentes na visita técnica o Secretário Adjunto da SEGEP Vinicius Menezes; o Superintendente de Saúde Manoel Pereira; a Superintendente de Contratos Luciana Ferro e o Assessor Especial de Gabinete Silva Junior.

Também participaram da reunião de resultados e apresentação das instalações os colaboradores da Policlínica Ana Caroline Mendes (Coordenadora de Enfermagem); Icaro Reinner Sousa do Nascimento Silva (Coordenador Geral Interino) e Mateus Mendonça (Supervisor Técnico do Lab. Lacmar). Após a apresentação de resultados na sede da Policlínica, o grupo visitou também a sede do Laboratório Lacmar, que conta com um dos mais modernos parques tecnológicos do país.

Nessa primeira visita presencial à Policlínica do Servidor de Imperatriz, o Secretário Adjunto SEGEP Vinícius Menezes elogiou o equipamento ressaltando os relevantes benefícios aos servidores contribuintes do FUNBEN:  

 

"A SEGEP avalia de forma positiva esses quase dois anos de funcionamento da Policlínica do Servidor em Imperatriz, que antes não tinha um local que atendesse tão bem o servidor do estado. Essa é nossa primeira visita à Policlínica como nova gestão, e a gente fica muito feliz de ver que é uma boa estrutura, que atende a expectativa dos servidores da região. Estamos estudando como melhorar e ampliar a rede de serviços, e tão logo iremos anunciar algumas melhorias e mudanças em prol do servidor do estado" disse o Secretário Adjunto SEGEP Vinícius Menezes.

 

O Diretor Geral da Policlínica do Servidor de Imperatriz, Plinio Valério Túzzolo agradeceu a presença da SEGEP e frisou que a missão maior é oferecer uma prestação assistencial de excelência aos servidores estaduais contribuintes do Funben na região tocantina. Ele apresentou dados que demonstraram o volume de exames de imagens e laboratoriais, além de consultas realizados nesse ano de 2023, com total transparência na gestão.

 

"A visita da SEGEP representa um passo importante na direção da melhoria da assistência médica aos servidores estaduais da região. Além disso, queremos destacar os avanços que conseguimos realizar até o momento, graças ao compromisso incansável de nossa equipe, para fornecer serviços de alta qualidade. O servidor estadual que é nosso cliente se sente valorizado com essa estrutura e por receber um atendimento de alto nível".

UFMA realiza o evento "Oficinas de trabalho sobre a Margem Equatorial Brasileira"

 


Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será realizado, na manhã desta terça-feira, 5, e quarta-feira, 6, o evento "Oficinas de trabalho sobre a Margem Equatorial Brasileira", no Hotel Veleiros, na Ponta d'Areia. O encontro, de iniciativa do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli) e do Centro de Ciências do Mar (CCMar), tem por objetivo buscar o estabelecimento de estratégia de implementação de futuros projetos de caracterização e monitoramento ambiental por meio de oficinas de trabalho envolvendo a comunidade científica que atua nas bacias sedimentares de Barreirinhas, Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

As oficinas unirão pesquisadores de todo o Brasil a representantes da Petrobras para discutir o conhecimento oceanográfico sobre a Margem Equatorial Brasileira, em que os documentos resultantes desses encontros vão nortear o planejamento de projetos de pesquisa oceanográfica nas áreas de bacias sedimentares, a serem executados pela comunidade científica e apoiadas pela Petrobras.

João Luiz Carvalho, professor do Deoli e um dos organizadores do evento, explica que a ideia é definir o que se precisa conhecer da Oceanografia da Margem Equatorial para sanar dúvidas que ainda persistem. “Dentro do processo de licenciamento da perfuração de petróleo na região, o IBAMA alega falta de conhecimento amplo da região, o que gera incertezas sobre a viabilidade de perfuração. Uma vez definidas as lacunas de conhecimento, podemos viabilizar a infraestrutura de que precisamos para cumprir esse objetivo. As universidades da Região Norte deverão ter protagonismo nesse processo, e já estamos trabalhando para isso”, expõe.

A primeira oficina deverá realizar o levantamento das pesquisas na área e das principais lacunas do conhecimento da região. Posteriormente, na segunda oficina, ainda sem data definida, serão identificadas áreas prioritárias, escopo desejado e necessidade de ampliação e adequação de infraestrutura de produção e desenvolvimento na região, para atender a futuros projetos de pesquisa que subsidiem a estratégia de um Projeto de Caracterização Regional.

Foram escolhidas, como atividades do workshop, três grandes áreas temáticas: Recursos Vivos, Ambiente Físico e Preservação e sustentabilidade. Com esses temas, os pesquisadores se reunirão com seus pares em seções específicas, e vão abordar, de forma integrada, as pesquisas já realizadas sobre o tema. Em seguida, serão formados três subgrupos dentro de cada uma dessas grandes áreas temáticas que vão discutir sobre três subtemas, em esquema de rodízio, para, dessa forma, identificar as lacunas de conhecimento, os passos necessários para atendê-las, sugestão de pesquisas, recomendações, estrutura laboratorial disponível para o levantamento de dados, estruturação das informações já disponíveis e as que serão coletadas e armazenadas em bancos de dados georreferenciados.

As contribuições de cada um dos nove subgrupos serão então reunidas, compiladas e sintetizadas, em um documento único como produto final do workshop. Cada subgrupo terá a oportunidade de contribuir separadamente para a consolidação de todos os subtemas de uma mesma grande área temática. Espera-se com isso uma maior diversidade de ideias na composição final do documento.

Após a realização do evento, o material produzido pelos facilitadores será compilado e sintetizado no Relatório de Oficina de Trabalho que será entregue à Petrobras.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Capacitação gratuita em Balsas: Equatorial abre vagas para curso gratuito de profissionalização para Leituristas de medidores


 

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de Leiturista de Medidores de Energia Elétrica na cidade de Balsas, promovido pela Equatorial Maranhão em parceria com o Sine (Sistema Nacional de Emprego e Renda), CENEGED e Instituto MC. O curso profissionalizante oferece formação completa para a profissão de Leiturista, com carga horária de 20 horas semanais.

Serão ofertadas 20 vagas e mais 10 para cadastro reserva na cidade de BalsasAs inscrições poderão ser realizadas presencialmente, na agência do SINE, das 08h às 14h, até o dia 05 de setembro. A Equatorial Maranhão reforça que as inscrições serão feitas por ordem de chegada, e quem não for selecionado nesta primeira etapa, ficará no cadastro de reserva.

As aulas do curso profissionalizante estão previstas para iniciar no dia 11/09/2023, se estendendo até o dia 19/09/2023, e serão ministradas no Sine de Balsas, período noturno. Para se inscrever, é preciso levar RG; CPF; conta de energia cadastrada na Tarifa Social Baixa Renda, ter ensino fundamental completo (apresentar comprovante de escolaridade); idade mínima de 18 anos e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria A. É desejável possuir motocicleta a partir do ano de 2014, preferencialmente, e no mínimo 150 cilindradas (apresentar documentação do veículo).

O curso de Leiturista faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico.

Profissão Leiturista

Os leituristas são agentes que atuam na linha de frente dos serviços da Equatorial Maranhão, fazendo um acompanhamento na casa de cada cliente para coletar a quantidade de energia consumida e registrada no medidor, gerar a fatura de energia para aquele imóvel e outras tarefas em prol de melhorias para os clientes. 

Inscrições:

Período: 28/08/2023 a 05/09/2023

Local: Agência do SINE, Rua Benedito Leite, nº 232, Bairro Centro;

Horário: 08h às 14h

Setembro é o mês do caju: conheça os diversos benefícios e versatilidade desse pseudofruto


 

Conhecido tecnicamente como um pseudofruto, por sua composição mista entre a castanha, o verdadeiro fruto e a polpa; emblemático do nordeste brasileiro e que cativa os olhares com sua deslumbrante variação, transitando entre o vermelho vibrante e o amarelo radiante. Com a chegada do mês de setembro, ele entra em alta temporada. Estamos falando do caju e suas raízes profundamente brasileiras. 

A professora de Nutrição da Facimp Wyden, Sineide Gomes, explica que além da sua bela apresentação como alimento, o caju é muito versátil e nutritivo. Sua polpa serve de base para a criação de doces, bebidas e sucos, entre outros itens. “Já na parte nutricional, uma curiosidade: quanto mais vermelha a sua coloração, mais abundante é o seu conteúdo de vitamina C. O caju pode ter até cinco vezes mais concentração desta vitamina que a laranja, por exemplo. Além disso, é rico em minerais como zinco, cálcio, fósforo e ferro, funcionando assim como um regulador metabólico essencial”, completa a nutricionista.

Além disso, Sineide comenta que o caju possui propriedades benéficas para a saúde. Suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes são amplamente reconhecidas. Sua alta concentração de fibras proporciona rápida saciedade e se torna um aliado para dietas destinadas a diabéticos, graças ao baixo índice glicêmico que possui.


E a castanha? 

E por fim, e não menos importante: o caju também tem a castanha, a parte que cientificamente é considerada o verdadeiro fruto, por ser criada a partir do ovário da flor.  

A castanha de caju é bem mais que um acessório de luxo para a polpa. "É uma poderosa fonte de nutrientes, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, que a saúde geral, melhora a imunidade e contribui para o bom funcionamento do coração e para o controle da pressão arterial", reforça a nutricionista.

Fundação Antonio Dino apresentará novo hospital de Pinheiro à bancada federal, no dia 4 de setembro



Fundação Antonio Dino (FAD) fará uma apresentação do novo Hospital do Câncer Antonio Dino (HCAD), no dia 4 de setembro deste ano, aos integrantes da bancada federal que estarão presentes às comemorações do aniversário de 167 anos da cidade de Pinheiro-MA. A apresentação será prestigiada ainda pelos gestores do Bilhete Premiável Maracap, que há seis anos é parceiro da Fundação Antonio Dino no  HCAD e ainda no Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), em São Luís-MA.

 

A direção da Fundação vai detalhar sobre a etapa final das obras e ainda sobre a implantação do novo hospital. O vice-presidente da FAD, Antonio Dino Tavares, afirmou que "nessa apresentação, talvez, a gente já marque a data da inauguração do novo hospital. Tudo vai depender do crédito da emenda parlamentar destinada à Fundação para esse fim”, concluiu Antonio Dino. A construção dessa nova unidade de saúde é fruto de um pedido do prefeito Luciano Genésio à Fundação Antonio Dino.

 

O pedido foi atendido pelo senador Weverton Rocha (PDT), em articulações junto a bancada maranhense, conseguindo que fosse destinada emenda no valor de R$ 25 milhões para a construção do Hospital. A primeira parte do HCAD terá áreas ambulatoriais, quimioterápicas e administrativas. Parceiro do Hospital, que está situado na rua Maria Pinheiro Paiva, no bairro Alcântara, ao lado da Fundação Bradesco, o Maracap segue com a sua missão de melhorar a vida das pessoas. O município de Imperatriz também integra a expansão da rede hospitalar que vem sendo implantada pela Fundação Antonio Dino no Maranhão.


ANEEL anuncia que bandeira tarifária continuará verde no mês de setembro



No mês de setembro, os consumidores não pagarão cobrança extra nas tarifas de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), manteve a bandeira verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Conforme a Agência, a bandeira verde continuou em vigor devido às condições favoráveis de geração de energia, com reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

As bandeiras tarifáriascriadas em 2015, ajudam a identificar o valor da geração de energia elétrica do mês, elas têm como objetivo indicar aos consumidores os custos reais. As cores de cada uma delas, que podem ser verdes, amarelas ou vermelhas, informam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Além disso, as bandeiras ajudam a entender a hora certa de economizar para pagar menos. A bandeira verde significa boas condições de geração de energia elétrica; a amarela indica um sinal de alerta; já a vermelha significa condições ruins de geração e acréscimo na conta de luz.

As contas de energia elétrica seguem sem cobrança adicional desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até abril de 2022, desde essa época a bandeira se mantém verde, trazendo muito mais economia aos brasileiros. Apesar disso, mesmo sem valor adicional nas tarifas, a Equatorial Maranhão reforça a importância de seus clientes continuarem com hábitos de consumo conscientes, principalmente nos períodos mais quentes do ano, como o mês de setembro.

Nesse sentido, a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, ressalta algumas dicas de como economizar energia: “O uso de aparelhos para climatizar o ambiente se torna mais constante nos meses mais quentes, então é necessário estar atento aos hábitos para que não haja desperdício de energia. Utilize aparelhos como o ar-condicionado com consciência, colocando na temperatura de 23º e programando para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. Algumas atitudes como manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação ou optar por ventiladores com selo A procel são práticas simples que podem fazer diferença na conta de luz, destaca a gerente.

Confira dicas para usar a energia sem desperdício: 

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Deixe uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abri-la sempre;

  • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar; 

  • Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;

  • Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes;

  • Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;

  • Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.

Para as famílias de baixa renda, há ainda uma forma de pagar mais barato na conta de energia. Para isso, é preciso se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.

Fecoimp 2023: Espaço Plenitude traz temática sobre Empreender na Saúde



 A Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), a maior feira multissetorial do Maranhão, será realizada de 20 a 23 de setembro no Centro de Convenções de Imperatriz, trazendo o melhor em inovação e em todos os setores da economia. Com objetivo de dar continuidade ao sucesso do Espaço Plenitude, e reforçar o foco na área da saúde, o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial Industrial e Serviços de Imperatriz traz para a 21ª Fecoimp o tema “Empreendedorismo na Saúde” para o espaço. O Espaço Plenitude será composto por 18 estandes da área de saúde dentro da Fecoimp.

Para a Dra. Diana Leitão, que é Especialista em Harmonização Orofacial, participar do espaço Plenitude é muito importante para dar mais visibilidade ao negócio dela. “Achamos muito importante ter essa visibilidade porque conseguimos devolver para o nosso participante a autoestima e a confiança, por isso temos que ter essa visibilidade na feira”, afirma. 

Objetivos do Espaço Plenitude – A temática deste ano vem para reafirmar que a Fecoimp também é um espaço que inclui os profissionais da área da saúde nos setores da economia. O objetivo é trazê-los para perto, mostrando que ainda tem oportunidades pouco exploradas na área dos negócios e que podem ser fomentados por meio da inovação e estímulo à educação empreendedora desses profissionais.

Saiba as novidades do seu segmento: O Espaço Plenitude dentro da Fecoimp é o melhor lugar para você conhecer as novidades do seu segmento através das empresas expositoras. Para a edição 2023, ainda há alguns últimos estandes à disposição no espaço para quem pretende participar com seu negócio.. A oportunidade de fechar negócios é muito grande dentro da feira, são várias empresas expositoras com oportunidades de negócio no seu segmento. Na última edição foram mais de R$ 60 milhões de negócios prospectados durante os quatro dias de exposição.

Visibilidade e Reconhecimento: Alcance visibilidade e reconhecimento da sua marca! Atualmente a ACII conta com mais de 700 Associados, entre eles os 26 representantes de Sindicatos Empresariais Patronais. Todos eles compõem a Associação Comercial Industrial e Serviços de Imperatriz com o único objetivo de fortalecer a classe econômica da cidade de Imperatriz e você pode fechar negócio com essas empresas expositoras na Fecoimp 2023. 

A 21° Feira de Indústria e Comércio de Imperatriz (Fecoimp) será realizada entre os dias 20 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz, e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Maranhão Terra de Encantos, Suzano, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Equatorial Maranhão, Banco do Nordeste, Bradesco, Banco da Amazônia, Credishop, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), Valor Logística Integrada (VLI). O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Prefeitura Municipal de Imperatriz e Banco do Brasil.

Assessoria de Comunicação da Associação Comercial Industrial e Serviços de Imperatriz

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...