segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Prefeitura entrega reforma do CAPS III nesta quarta-feira, 30


 

A Prefeitura de Imperatriz entrega a reforma do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS III, nesta quarta-feira, 30 de setembro. A obra é parte da reforma do Complexo de Saúde, do bairro Parque Anhanguera. Ação também faz parte do encerramento da campanha Setembro Amarelo, voltada para prevenção do suicídio e valorização da vida. 

De responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a restauração engloba instalação do setor elétrico, hidráulica e sanitária, assim como o revestimento cerâmico nas paredes, tanto dos corredores como das enfermarias. A reforma que iniciou em fevereiro deste ano e vai ser entregue agora em setembro, contempla um período de mais de oito anos sem nenhuma intervenção no local.

De acordo com a coordenadora da Rede de Saúde Mental do município, Kátia Carvalho, as melhorias vieram em uma boa hora, principalmente pelo significado do mês de setembro para a luta contra o suicídio e demais questões que envolvem a saúde mental. O CAPS III, por exemplo, funciona 24h por dia, e atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

A obra de todo o Complexo de Saúde conta com recursos do Tesouro Municipal, e é orçada em mais de um milhão de reais.  

VLI promove ações educativas na Semana Nacional do Trânsito no Maranhão

Lembrada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito (SNT) é um período dedicado à conscientização da população sobre riscos e cuidados relacionados ao tema. Com este intuito, a VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins e pela operação do Terminal Portuário São Luís, realizou, entre os dias 22 e 24, uma série de ações educativas nos municípios de Imperatriz, Porto Franco e Estreito, localizados na região sul do estado.

As atividades, promovidas pela VLI de forma presencial e on-line, tiveram um objetivo comum: sensibilizar a sociedade sobre o cenário brasileiro e estimular a participação responsável de condutores, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres nas estruturas viárias do Maranhão. Uma delas foi realizada terça-feira (22), no bairro Vila Davi II, localizado às margens da BR-010, onde foram apresentados à comunidade informações indispensáveis sobre segurança ferroviária.

Na quarta-feira (23), ações foram desenvolvidas nos municípios de Porto Franco e Estreito, onde foram realizadas abordagens a caminhoneiros nas áreas de Passagem em Nível (PN) – local em que a ferrovia se encontra com a rodovia –, com orientações sobre a importância de manter a atenção para as placas de sinalização, a tradicional Cruz de Santo André, reconhecida por conter o termo “Pare, Olhe, Escute”.

Ontem (24), à convite do Sest/Senat de Imperatriz, a VLI participou de uma live onde o tema foi debatido com os internautas. A transmissão aconteceu no perfil da instituição no Instagram (@sestsenatimperatrizma), com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, que norteia a SNT deste ano.

Na ocasião, o analista de Segurança Operacional da companhia, Adão Carmo, participou da conversa e falou sobre Segurança Ferroviária. “A conscientização da sociedade precisa ser constante e estimulada por todos. Como o próprio tema da campanha deste ano destaca, é necessário perceber o risco para proteger a vida, isso exige atenção, cuidado e informação para que condutores de veículos, passageiros e pedestres saibam como devem agir no trânsito”, pontuou Carmo.

Dicas da VLI para agir com segurança ao interagir com a linha ferroviária:

  • Motoristas, ciclistas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelas passagens em nível (PN), ou seja, cruzamentos sinalizados;
  • Antes de atravessar a ferrovia, pare, olhe e escute;
  • Não estacione sobre os trilhos ou perto da linha férrea;
  • Não suba nos vagões ou locomotivas e não passe por baixo dos vagões. O trem pode movimentar a qualquer momento;
  • Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver aproximando, aguarde a sua vez;
  • Atenção! Bicicleta também é veículo e o desrespeito à sinalização pode gerar multa e outras penalidades, além de expor o ciclista ao risco de acidentes;
  • Fotografar em ferrovia mais que a multa pode custar a sua vida. Não se arrisque!

Segurança e eletricidade: Tudo que você precisa saber para evitar possíveis acidentes em casa


Segurança e eletricidade: Tudo que você precisa saber para evitar possíveis acidentes em casa

 

 

Simples ações em casa podem evitar acidentes envolvendo eletricidade. Nos casos de incidentes com energia elétrica um dos principais fatores de risco é a falta de atenção, por isso, a Equatorial Maranhão elencou algumas dicas básicas para que você possa tomar os devidos cuidados e garantir a segurança de toda a família.

 

·        Água e energia elétrica não combinam: Por ser um condutor de eletricidade, a água pode potencializar uma descarga elétrica, tornando o choque mais perigoso. Por isso, evite tocar em plugues ou tomadas com mãos e/ou pés molhados. Além disso, certifique-se que o ambiente esteja completamente seco e utilize um calçado com solado de borracha sempre que for manusear qualquer eletrodoméstico.

 

·        Troca de lâmpadas: Tome cuidado para que no momento da troca não haja contato com a parte metálica, pois há risco de choque elétrico. Sempre desligue o disjuntor antes de realizar qualquer tipo de manutenção elétrica, inclusive a troca de lâmpadas.

 

·        Fique atento às instalações elétricas da casa: Os cuidados com a fiação são indispensáveis, pois além de poder gerar um desperdício de energia por conta do superaquecimento dos fios, uma má instalação também pode provocar um curto circuito. Lembre-se: As instalações elétricas devem ser revisadas por um profissional qualificado, no máximo a cada 5 anos.

 

·        O uso de “T” ou benjamins podem trazer muitos riscos: Nunca conecte vários aparelhos em uma mesma tomada. O uso de benjamins pode sobrecarregar a rede elétrica e provocar curtos circuitos. Se faltam tomadas para seus equipamentos elétricos significa que a instalação não está adequada para a situação de carga que está ocorrendo.

 

·        Protetores de tomadas: Para evitar possíveis acidentes com crianças em casa o mais indicado é colocar protetores de tomadas.

 

·       Não utilize o celular enquanto estiver carregando: Isso é perigoso devido ao risco de choque enquanto o aparelho está conectado à tomada. Não utilize carregadores que não sejam os originais dos aparelhos a serem carregados e nem carregadores que apresentem problemas ou falhas.

 

·       Tenha cuidado com instalações de antenas: Para instalar a antena de forma segura é necessário que o profissional tome a distância mínima de até 3 metros da fiação elétrica. Além disso, evite realizar o serviço em dias chuvosos ou com muita ventania. Observe o ângulo de queda da antena caso ocorra algum problema, desta forma evitará acidentes.

 

·       Vai construir ou reformar? Para evitar acidentes certifique-se que a obra está distante o suficiente da fiação elétrica. Ao fazer reparos nas instalações de sua casa, desligue os disjuntores ou a chave geral. Nunca manuseie objetos metálicos próximos à rede elétrica, lembre-se de manter uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica e obedeça ao código de postura de seu município.

 

A prevenção sempre será a melhor alternativa para evitar acidentes com energia elétrica, por isso, fique alerta aos mais simples cuidados em casa, eles podem salvar vidas e garantir uma maior segurança para você e seus familiares.

 

Outras orientações: Se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

 

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...