quinta-feira, 26 de março de 2020

Suzano mantém foco operacional para garantir oferta de produtos essenciais

Produção visa atender mercados de saúde e higiene e ajudar a combater o coronavírus

Suzano tem adotado um conjunto de medidas para auxiliar no combate à propagação do novo coronavírus. O foco da empresa está em preservar a saúde de seus colaboradores, prestadores de serviços e familiares e garantir a oferta de produtos essenciais para áreas como a saúde e as indústrias de medicamentos e alimentos.
Com fábricas instaladas em sete estados brasileiros, a companhia produz matérias-primas usadas na confecção de papéis sanitários, máscaras, fraldas e embalagens em geral, itens ainda mais indispensáveis nesse momento de isolamento social e de maiores cuidados com a higiene. Por isso, tem adotado um conjunto de medidas operacionais e administrativas para garantir o abastecimento aos diferentes mercados atendidos.
Simultaneamente, a empresa decidiu suspender todas as atividades operacionais não essenciais de colaboradores próprios e terceiros e cancelar viagens, eventos, visitas às unidades e reuniões presenciais. Os colaboradores que não necessitam estar presencialmente nas unidades para a continuidade das operações passaram a trabalhar em formato home office.
Para os colaboradores cuja presença é indispensável nas operações, a companhia adotou como ações prioritárias, por exemplo, a medição de temperatura corporal dos trabalhadores antes do acesso a fábricas ou viveiros; a distribuição de refeições individuais e espaçamento maior entre mesas e cadeiras nos refeitórios; a adoção de maior distanciamento de cadeiras em salas de controle operacionais, com sinalização visual no local; e a adoção de quarentena caso haja identificação de colaborador ou prestador de serviço com risco de contaminação.
A companhia também aumentou a frequência de limpeza e higienização de áreas comuns e determinou que, no caso dos ônibus fretados, a circulação aconteça com menos de 50% da capacidade. Todas essas ações são acompanhadas por um frequente compartilhamento de informações em todos os canais de comunicação da empresa.
“Estamos cientes da importância de manter a operação da Suzano funcionando durante esta crise. Abraçamos nossa responsabilidade em garantir toda a cadeia produtiva de itens críticos para a rede hospitalar, de saúde e alimentícia do país e do mundo”, afirma o diretor executivo de Estratégia, Gente, Comunicação, TI e Digital da Suzano, Christian Orglmeister. “Nunca nossa atividade a plena capacidade foi tão essencial. Por isto, todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e órgãos competentes foram adotadas pela Suzano para garantir a segurança e a integridade dos colaboradores, seus familiares e da população em geral. Outras medidas poderão ser tomadas, caso haja necessidade, porque acreditamos que somente atuando juntos seremos capazes de superar este vírus”, completa o executivo.

Apoio à sociedade

Além de garantir a segurança operacional e dos colaboradores nesse momento tão difícil para o Brasil e para o mundo, a Suzano tem empreendido esforços para ajudar em outras iniciativas essenciais no combate ao COVID-19. Entre elas estão a doação de papéis higiênicos e fraldas para hospitais e unidades de saúde dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará e Amazonas. O papel higiênico e as fraldas são de produção da Suzano, já estão em estoque e começarão a ser doados nesta semana conforme acordado entre empresa e as Secretarias de Saúde locais.
Além disso, a Suzano, por intermédio do comitê interno de crise que está acompanhando a situação do coronavírus, também tem colaborado com empresas, entidades e órgãos públicos para difundir boas práticas em favor da saúde da sociedade. A troca de informações a respeito de ações que podem ser adotadas internamente, com colaboradores e terceiros, e externamente, para o público em geral, está alinhada com um dos Direcionadores de Cultura da Suzano: “Só é bom para nós se for bom para o mundo”.

Sobre a Suzano - A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de Imprensa

PGM solicita ao MPT conversão de verba de multa para compra de respiradores

A medida destina verba para a compra de três ventiladores pulmonares para o tratamento de possíveis pacientes com COVID-19

A Procuradoria Geral do Município de Imperatriz solicitou ao Ministério Público do Trabalho a conversão de multa trabalhista, que antes seria destinada a outros fins, para que fosse realizada a compra de ventiladores pulmonares. A verba originou-se de tratativas da PGM e MPT para que os valores fossem revertidos ao Fundo Municipal de Saúde, garantindo assim que a cidade tenha mais recursos para combater a pandemia do COVID-19, ainda que não hajam casos confirmados em Imperatriz.
A procuradora geral Alessandra Belfort Braga destaca que, "todos nós estamos mobilizados para que a saúde em Imperatriz consiga atender a demanda que por ventura venha ocorrer em razão do novo coronavírus. Claro que esperamos que todos façam sua parte, que todos fiquem em casa e contribuam para que essa pandemia não se instale na nossa cidade. Mas para que isso não ocorra, essas ações preventivas são de fundamental importância, principalmente para garantir que a sociedade esteja assistida se realmente vier a acontecer".
A medida atua no auxílio ao combate do novo coronavírus e acarretou na designação da quantia de R$ 210.000, 00. O valor já foi depositado na conta do município e já iniciaram o processo de aquisição dos novos equipamentos para a rede pública municipal de saúde. A decisão do MPT ressalta que, "conforme amplamente divulgado em todos os meios de comunicação, passamos por uma crise sanitária sem precedentes nas últimas décadas, provocada pela pandemia de Covid-19, e que tem demandado a destinação de esforços físicos e financeiros especiais na intenção de combater os efeitos da pandemia".
No entendimento do MPT, a verba que antes seria destinada para a Polícia Rodoviária Federal, e também para a aquisição pelo Município de um quadriciclo, uma moto aquática e uma carreta para seu transporte, neste momento, se faz mais necessária e prioritária na aquisição imediata de 3 ventiladores pulmonares, conforme solicitado pelo Município, tendo em vista a forma grave do COVID-19 resulta em síndrome respiratória aguda, complicação clínica que demanda a utilização compulsória de ventiladores pulmonares.
Os aparelhos respiratórios irão robustecer as Unidades de Terapia Intensiva da rede pública de saúde municipal, auxiliando o SIS no combate ao novo coronavírus na macrorregião de Imperatriz. A decisão do MPT também destaca que, "eventual valor residual seja utilizado para a aquisição de outro ventilador pulmonar, caso seja suficiente ou de equipamentos de proteção para os agentes públicos que operam a saúde municipal. Estamos nos esforçando para vir mais verbas, para auxiliar neste momento de tanta dificuldade", conclui Alessandra Belfort Braga. (Rafael Pestana-Ascom)

Empresas apostam em serviços de delivery e atendimento online após decreto do Governo sobre o Covid-19

Serviços oferecidos em aplicativos de mensagens, sites e por teleatendimento aumentam durante período de isolamento

Para tentar conter o avanço do novo coronavírus no Maranhão, o governo estadual determinou por meio de decreto que lojas, shoppings, bares, restaurantes, lanchonetes, centros comerciais fechem as portas pelo período de 15 dias.  A paralisação também acontece no serviço público, exceto aos serviços indispensáveis, que não comprometam o bem coletivo. Pensando nisso, muitas empresas estão investindo em serviços de entrega e atendimento online para manter a movimentação e garantir a entrega de diversos serviços para a comunidade.
Dentre os serviços que o consumidor pode fazer online, estão o registro de ocorrência policial, que pode ser feito por meio do site delegaciaonline.ssp.ma.go.br, solicitações de serviços dos cartórios por meio do site www.registrocivil.org.br na qual o consumidor pode emitir segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de cartórios civis de todo o Brasil. O tribunal Regional Eleitoral também fez modificações no atendimento, com atividades suspensas até o dia 31 de março.  Para quem deseja realizar solicitações, podem ser feitas pelo telefone 0800 098 5000 que está funcionando normalmente das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira.
A Equatorial Maranhão, que faz a distribuição de energia do estado, fechou as agências de atendimento, mas tem reforçado aos consumidores que as solicitações de serviços podem ser feitas  pelos canais digitais da empresa, como a assistente virtual Clara, por meio do Whatsapp (98) 2055-0116, aplicativos para smatphones disponíveis no Google Play (Android) e Apple Store (IOS), além do site da companhia www.equatorialenergia.com.br ou pelo call center ligando para o 116.  Todos os canais digitais funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana e são gratuitos.
Delivery em evidência - Com o fechamento do centro comercial de Imperatriz, algumas lojas têm seguido as recomendações estaduais e atuado de maneira a garantir a segurança dos seus clientes, oferecendo o serviço de delivery dos seus produtos, como o Grupo Potiguar, que estará trabalhando com o serviço de entregas para demandas emergenciais, além cumprir todas as exigências sanitárias. O serviço da loja funciona de segunda à sexta, das 8H ‪às 18H; e no sábado das 8H ‪às 14H para entregas em casa; através dos telefones ‪(98) 2108 9999 em São Luís e ‪(99) 3271 7000 em Imperatriz.
“Manteremos fechadas todas as lojas e vamos esperar passar essa pandemia em casa. Mas entendemos que, muitos de nossos produtos são essenciais para garantir saúde e segurança de todos, nesse momento de contingência. Assim, visando obedecer ao Decreto de N. 35.678, estamos dando a nossa contribuição e criando um atendimento exclusivamente para fornecer itens emergenciais, que funcionará somente via delivery”, explicou o Presidente do Grupo Potiguar, Marcelo Brasil.
Ele ainda reforça a importância de evitar comprar itens que não sejam emergenciais. “Pedimos aos clientes nesse momento que não usem o Serviço de Delivery para comprar produtos que podem esperar. Precisamos fazer um esforço para atender apenas produtos básicos para emergências, ou que comprometam a saúde e a segurança; como materiais de limpeza, hidráulicos, itens de obras básicas e materiais para vedação e isolamento visto que estamos em pleno inverno”, explica
Para as empresas que continuam abertas a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz determina que algumas medidas devem ser observadas: a jornada presencial de apenas 50% (08h às 12h), redução do quadro de funcionários em 60%, atender a todas as demandas sanitárias do país, dispensar os funcionários que apresentem sintomas do covid-19, liberar os funcionários dos grupos de risco e realizar atendimento ao público preferencialmente por telefone, e-mail ou aplicativos. 
Continuam abertos: supermercados, farmácias, serviços de abastecimento de água e geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis, serviços funerários, telecomunicações, captação e tratamento de esgoto e lixo, segurança privada e a Imprensa.


Assessoria de Imprensa 

Prefeitura regula funcionamento do comércio para combater o Coronavírus

Deliberação do conselho econômico reúne medidas de decreto estadual e municipal
Prefeitura, representantes de sindicatos e associações reunidos para deliberar o funcionamento do comércio em Imperatriz.
Uma série de medidas, restrições e cuidados estão sendo tomadas para o combate ao Covid – 19. Para reforçar as decisões já publicadas em decreto federal, estadual e municipal, o Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico, Cedei, reuniu Poder Público e representantes da sociedade para reforçar em um documento só, quais são as medidas que se aplicam em Imperatriz.
Os serviços considerados essenciais para a sociedade continuam funcionando, mas com restrições, seguindo as medidas de segurança para evitar contágio do vírus. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, disponibilizou dois números de WhatsApp para prestar esclarecimento para toda população, e ajudar a informar sobre o que pode funcionar ou não”, conta o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Soares.
Vale ressaltar que algumas empresas devem obedecer às seguintes regras: Jornada de trabalho deve ser de 50%, ou seja, das 8h às 12h, e com redução de funcionários em 60%; liberar trabalhador que tenha algum sintoma do Covid – 19; atender o público preferencialmente por telefone, e-mail ou WhatsApp, e liberar demais trabalhadores considerados do grupo de risco.
O que funciona?
– Indústrias
– Empresas de autopeças (lojas de autopeças, oficinas, mecânicas, metalúrgicas, torneadoras e congêneres);
– Escritórios de contabilidade
– Fornecedores de materiais para Construção Civil (incluindo lojas de vendas de EPI)
Outros serviços já haviam sido excluídos do período de isolamento social, ou seja, continuam funcionando e obedecendo as medidas de segurança e saúde. Farmácias, postos de gasolina, supermercados e mercados, padarias, pet shops, hotéis, clínicas médicas e de odontologia, laboratórios de exames clínicos, de imagem e clínica de vacinação, também funcionam, com as devidas restrições e cuidados.
A decisão para esses estabelecimentos foi tomada após reunião Cedei e do Ministério Público, por meio do promotor Sandro Bíscaro. Os números disponibilizados pela Sedec são: (99) 98192-0330 e 98182-7507.
As reuniões para deliberar sobre o comércio da cidade também contam com representantes de todos os setores econômicos, sendo eles: Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Sindicato das Autopeças, Sindicato do Comércio, Sindicato da Indústria e Construção Civil de Imperatriz, Sindicato do Contabilistas, Sindicado da Indústria Moveleira de Imperatriz e Região, Comitê da Cidadania, Secretarias Municipais de Administração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e o Ministério Público Estadual.Fac

Sebrae aposta em ferramentas digitais para orientar empresários sobre como reagir à pandemia

A instituição criou um  site com dicas sobre gestão em tempos de crise, exemplos de sucesso e opções de cursos de capacitação. No Maranhão, também funcionarão salas virtuais de consultoria.
Preocupado com o impacto da crise econômica provocada pelo Coronavírus, especialmente sobre os pequenos negócios, o Sebrae lançou um portal de informações totalmente voltado para orientar os empreendedores e criou salas virtuais de atendimento para prestar consultoria online para as MPEs maranhenses.
As iniciativas são parte das ações que a instituição está tomando para apoiar os donos de micro e pequenos negócios no desenvolvimento de alternativas para fazer frente à crise. Ao entrar na página, o empresário tem acesso livre e gratuito a orientações, exemplos de outros empreendedores que encontraram soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online com conteúdo diverso.
No site, logo na abertura, o usuário tem acesso a todos os canais de contato com o Sebrae para receber orientações diretamente de um consultor da sua área de atuação. Além disso, a página reúne as dúvidas mais frequentes sobre como lidar com a crise, com respostas elaboradas pelos técnicos da própria instituição. O site oferece ainda um conjunto de medidas emergenciais tomadas por algumas empresas que mostraram efeitos positivos durante a crise: atendimento ao cliente via Whatsapp e implementação do serviço de delivery são alguns dos exemplos.
Consultorias online gratuitas
Outra ferramenta lançada pelo Sebrae para orientar os empreendedores no período de crise são as consultorias online, prestadas de forma gratuita e individual. Nas salas online de consultoria, os empreendedores maranhenses tem acesso a consultorias nos temas finanças, marketing e vendas, dúvidas trabalhistas, inovação e escuta diagnóstica – que recebe dúvidas gerais dos empreendedores nesse momento de crise. “Ao todo serão 46 salas virtuais disponíveis simultaneamente, cada uma com um analista do Sebrae onde nossos clientes poderão receber consultorias com duração de meia hora”, explicou a gerente de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Clientes do Sebrae, Hildenê Maia.
Para esta modalidade de atendimento online, os empresários interessados deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por telefone (0800 5700800 ou 98 9991-2335) e agendar o seu horário. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 14h ás 18h.
Educação a Distância gratuita
Confiante no poder da capacitação, o Sebrae disponibilizou na plataforma mais de 500 opções de cursos online gratuitos em diversos setores, para que os empresários desenvolvam novas habilidades durante a gestão da crise. Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, uma das principais qualidades dos pequenos negócios é a capacidade de reagir de forma rápida.
“A marca da micro e pequena empresa é a resiliência. Apesar de todas as crises recentes, os pequenos negócios geraram 12 milhões postos de trabalho nos últimos anos. Não será diferente agora. As pequenas empresas, devidamente apoiadas pelo Sebrae e pelo governo, serão capazes de superar essa nova situação”, destaca.
As ações de enfrentamento aos impactos do Coronavírus realizadas pelo Sebrae incluem outras frentes de trabalho. A instituição tem realizado estudos para mensurar quais serão os setores da economia mais atingidos. Há ainda um grupo de consultores técnicos atuando diretamente, em todos os estados, com os microempresários para oferecer orientações sobre o atual cenário. Além disso, está em curso uma articulação para promover políticas públicas de suporte às pequenas empresas; e todos os casos de implementação de inovação durante a crise estão sendo monitorados, estudados e serão publicados para disseminação do conhecimento.F

quarta-feira, 25 de março de 2020

Petrobras espera que queda de preço da gasolina chegue aos postos

A Petrobras informou que, com uma nova redução de 15% a partir desta quarta-feira (25), o preço médio da gasolina nas refinarias passa a ser R$ 1,14 por litro. Este é o menor preço cobrado pela companhia desde 31 de outubro de 2011.
“A Petrobras espera que este movimento nos preços se reflita, no curto prazo, na redução do preço final cobrado ao consumidor”, diz nota divulgada pela empresa.
No acumulado do ano, a redução do preço da gasolina é de cerca de 40%.
De acordo com pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre os dias 15 e 21 de março, o preço médio ao consumidor no país para a gasolina era de R$ 4,486 por litro.

Repasse ao consumidor

O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.
Postos de combustíveis pelo país já sentem queda importante na demanda, em meio a medidas de isolamento social praticadas por autoridades e sociedade em geral para evitar a proliferação do novo coronavírus.
No caso do preço do diesel, a petroleira não realizou ajuste nesta quarta-feira. Mas o combustível fóssil vendido pela companhia acumula recuo de aproximadamente 30% neste ano até o momento.
*Com informações da Reuters

Aulas online nas faculdades surgem como alternativa nesse cenário de pandemia da Covid-19


Num momento em que evita-se o contato social por conta do possível contágio do novo coronavírus (Covid-19) e diversos setores da sociedade têm atividades suspensas, inclusive na Educação - visto o decreto 35.662, do Governo do Estado que suspende as aulas na rede pública e privada -, as aulas on-line surgem como alternativa das faculdades de Imperatriz para dar sequência ao calendário e manter o ritmo dos estudos dos alunos junto aos professores.
Na última quarta-feira (18), o Ministério da Educação (MEC), através de uma portaria, permitiu o ensino à distância para os cursos presenciais das universidades e institutos federais, além das faculdades privadas, para realizar aulas através da internet para amenizar os desfalques no calendário acadêmico.
Em Imperatriz, as faculdades já estão adotando esse estilo de aulas digitais. Um exemplo é a Facimp Wyden que adotou oficialmente a partir dessa semana, para todos os estudantes dos cursos de graduação presencial, esse modelo de aulas transmitidas interativas ao vivo pelo próprio professor de cada disciplina, acontecendo nos mesmos dias e horários em que eram realizadas as aulas presenciais.
O professor dos cursos de Redes de Computadores e Sistemas de Informação da Facimp Wyden, especialista em assuntos sobre tecnologia, Paulo Henrique, comenta sobre a relevância desses métodos de ensino remotos, que podem complementar a forma tradicional de ensino presencial. “Esse é o momento certo para acostumar professores e estudantes num ambiente de aprendizado mais inovador, interativo e imersivo, pois estamos num mundo conectado e devemos usar a tecnologia e a internet em prol do nosso aprendizado”.
“Em tempos de pandemia do coronavírus, várias áreas profissionais têm tido a necessidade de se reinventar. Logo, a utilização dos recursos digitais disponíveis para a manutenção das atividades acadêmicas é crucial, pois garantem que a rotina mantenha-se o máximo normalizada possível no que tange as instituições de ensino superior”, aponta o Coordenador Geral de Graduação da Facimp Wyden, Marcos Diego, sobre a nova alternativa no ensino superior nesse período de quarentena.
“O caminho mais seguro é não parar de estudar. Estamos dando continuidade no estudos através da tecnologia, mesmo em meio ao caos que estamos vivendo atualmente por conta da covid-19, podendo tirar todas as dúvidas em tempo real”, relata o acadêmico do 8° período de Farmácia, Edmilson Júnior.



terça-feira, 24 de março de 2020

GRUPO POTIGUAR: SERVIÇO DE DELIVERY APENAS PARA DEMANDAS EMERGENCIAIS

Todas as lojas do Grupo Potiguar ficarão fechadas em São Luís e Imperatriz


O Grupo Potiguar informa que está solidário aos esforços coletivos em prol do combate ao Covid-19 e seguindo todas as orientações do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís; para atender às necessidades da comunidade nesse momento de contingência coletiva.

“Manteremos fechadas todas as lojas e vamos esperar passar essa pandemia em casa. Mas entendemos que, muitos de nossos produtos são essenciais para garantir saúde e segurança de todos, nesse momento de contingência. Assim, visando obedecer o Decreto de N. 35.678, estamos dando a nossa contribuição e criando um atendimento exclusivamente para fornecer itens emergenciais, que funcionará somente via Delivery”, explicou o Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil.

Ele faz um apelo aos clientes, para que evitem comprar itens que não sejam emergenciais:

“Pedimos aos clientes nesse momento que não usem o Serviço de Delivery para comprar produtos que podem esperar. Precisamos fazer um esforço para atender apenas produtos básicos para emergências, ou que comprometam a saúde e a segurança; como materiais de limpeza, hidráulicos, itens de obras básicas e materiais para vedação e isolamento visto que estamos em pleno inverno”, explicou o Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil.

O serviço de Delivery Potiguar funciona de segunda à sexta, das 8H às 18H; e no sábado das 8H às 14H para entregas em casa; através dos telefones (98) 2108 9999 em São Luís e (99) 3271 7000 em Imperatriz.

Agilidade para tomar as decisões quando necessárias, resiliência e flexibilidade para fazer as mudanças que forem importantes e responsabilidade para priorizar a saúde e segurança de todos – clientes e colaboradores – são os valores que regem o Grupo Potiguar nesse momento e sempre! E a empresa reforça que, através da imprensa e de seus canais de próprios comunicação, manterá a transparência de seus processos, comunicando todos os passos da empresa a medida que os mesmos forem acontecendo.

“Contamos com a compreensão de todos os maranhenses, e vamos cada um fazer a nossa cota de sacrifícios e superarmos juntos todos os desafios, com calma e responsabilidade; e em plena obediência às determinações dos Governos e Órgãos de Saúde”, conclamou Marcelo Brasil.

Equatorial Maranhão fecha agências de atendimento para evitar disseminação do novo coronavírus

A partir desta segunda-feira (23), todos os pontos de atendimento presencial estarão fechados e os clientes deverão utilizar os canais digitais para solicitar serviços.


Atendendo a uma das principais recomendações do Ministério da Saúde para conter a disseminação do novo coronavírus no Brasil - que é evitar espaços com aglomerações de pessoas, a Equatorial Maranhão decidiu fechar, por tempo indeterminado, todas as agências e postos de atendimento presenciais a partir desta segunda-feira (23/03), até que a situação esteja controlada.

Com essa medida, a Equatorial Maranhão reforça a seus clientes a orientação de solicitarem os serviços e atendimentos emergenciais pelos canais digitais de atendimento. Todos os canais digitais funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana e são gratuitos.

“Estamos focados na prestação de um serviço que é essencial para a população, por isso a nossa dedicação continua na operação do sistema elétrico para assegurar a energia para todos, principalmente hospitais e centros de saúde. E para que tudo corra com sucesso as medidas preventivas como o fechamento das agências são necessárias. A recomendação é utilizar os nossos canais digitais para ter acesso a diversos serviços, sem sair de casa, de maneira ágil e simples”, destaca o Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas.

Relembre os canais digitais da Equatorial Maranhão: 

ASSISTENTE VIRTUAL NO WHATSAPP - CLARA 
A Clara, assistente virtual, realiza serviços dentro do WhatsApp, em qualquer dia, em qualquer horário. Ela funciona com inteligência artificial e basta salvar o número (98) 2055-0116 no celular e chamar por mensagem de texto a Clara pelo WhatsApp.

  • Informa falta de energia
  • Solicitação de religação de energia
  • Consultar débitos
  • 2ª Via de Conta (para o titular)
  • Código de barra para pagamentos

APLICATIVO PARA SMARTPHONES
O aplicativo EQUATORIAL ENERGIA para smartphones pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS).
  • Informar falta de energia
  • Consultar débitos
  • 2ª Via de Conta (Para titulares)
  • Código de barra para pagamentos (para quem não é titular).

O site da Equatorial Maranhão funciona com uma Agência de atendimento online que permite realizar além dos serviços já disponíveis com a Clara e no aplicativo, mais de 20 tipos de serviços e consultas.

  • Solicitação de ligação nova
  • Informar falta de energia
  • Solicitação de religação
  • Troca de titularidade
  • Mudar data de vencimento
  • Solicitar fatura por e-mail


CENTRAL DE ATENDIMENTO (Call Center)
Com ligação gratuita para todo o Estado, a Central atende em qualquer dia e qualquer hora, basta ligar para o número 116.

Para agilizar o atendimento em todos os canais é importante informar o número da conta contrato, CPF ou CNPJ do titular do imóvel, cadastrado na Equatorial Maranhão.

Energia: um serviço essencial
Vale frisar que, nesse momento, todos os esforços da Equatorial Maranhão estão concentrados para manter o sistema elétrico funcionando com qualidade e continuidade, preservando um serviço essencial à população. A empresa tem adotado medidas para proteger tanto os colaboradores quanto os clientes, implantando ações de prevenção ao novo coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde mundial, nacional e local.

Assessoria de Imprensa Equatorial Energia Maranhão

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...