sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Prorrogado prazo para atualização de cadastro de alunos da rede municipal

 


O prazo para a atualização do cadastro de alunos, da Rede Municipal de Ensino, foi prorrogado até o dia 16 de dezembro.

 A exigência para o CPF continua indispensável para a atualização, caso o aluno ainda não possua o documento, deve solicitar a criação no VIVA/Procon.

Numa parceria com a Receita Federal e Defensoria Pública, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação (Semed) realiza até sexta-feira (09), o Mutirão de emissão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), para os estudantes da rede municipal de ensino. O cadastro pode ser feito na Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Praça União.

5ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas acontece em Imperatriz



  

Nos dias 08, 09 e 10 de dezembro acontece, em Imperatriz, a 5ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas. Promovida pelo Instituto Legal de Cultura, o evento conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado. A abertura oficial será realizada nesta quinta-feira (08), na Quadra Poliesportiva do Complexo Educacional Dom Bosco, e contará com o time de atletas do Centro de Assistência Profissionalizante do Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (Cenapa).   

  

A Copa Interestadual de Basquete em Cadeiras de Rodas tem como objetivo contribuir com o caráter socioeducativo da pessoa com deficiência, oferecendo oportunidade de acessibilidade, saúde e qualidade de vida, resgatando a autoestima através de atividades esportivas e culturais. Equatorial Maranhão acredita no esporte enquanto instrumento de renovação social e incentiva projetos ligados à educação, esporte, cultura, através do patrocínio e apoio de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do Maranhão.  

  

A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, destaca a importância da distribuidora em contribuir com o fortalecimento do paradesporto no Maranhão e na formação de atletas em Imperatriz. “A Lei de Incentivo ao Esporte nos permite contribuir diretamente na vida desses atletas. Já investimos mais de 50 milhões na área e isso é importante porque garante inclusão social e incentiva o esporte na cidade. Ainda mais quando se fala em basquetebol para cadeirantes, uma atividade fundamental que estimula a autonomia, a coordenação motora e melhora a qualidade de vida desses atletas”, destaca.  

  

A treinadora da equipe do Cenapa, Valéria Andrade, comenta sobre o apoio da Equatorial Maranhão e das expectativas do time para mais um campeonato. “Os preparativos estão a todo vapor, o time vem de uma competição forte que é o brasileiro e deu continuidade nos treinos. As expectativas são as melhores, estamos bem confiantes, sabemos do potencial de cada atleta, agora é colocar em quadra aquilo que foi passado nos treinos. Para nós, o apoio da Equatorial Maranhão é de suma importância, porque através deste apoio o paradesporto vem crescendo no nosso estado. Estamos sendo contemplados com materiais e um campeonato de primeira qualidade”, ressalta.   

  

5° Copa Interestadual de Basquete em Cadeiras de Rodas começa nesta quinta-feira (08), com abertura oficial às 18h. Ao todo, participam quatro equipes. O Time do Cenapa estreia contra o Ananindeua, do Estado do Pará.  

Potiguar participa da campanha "Encanto de Natal" em Imperatriz

 O comércio de modo geral está otimista com o Natal desse ano e espera um aumento de vendas em produtos e serviços, visando recuperar os prejuízos dos dois últimos anos, que tiveram as vendas prejudicadas em especial por conta dos efeitos da pandemia. 

  



Em Imperatriz a ACII - Associação Comercial e Industrial de Imperatriz já lançou a sua campanha e está otimista com a forte adesão dos varejistas, segundo declarou o Presidente João Lira, “As expectativas são as melhores possíveis e separamos prêmios excelentes para os consumidores que fizerem compras nas lojas da campanha” disse ele. 

  

O Grupo Potiguar é uma das empresas que está participando da campanha “Natal Encantado”. Além de grandes descontos, a ação visa estimular as vendas com o sorteio de muitos prêmios valiosos aos consumidores que fizeram compras nesse mês de dezembro. Cada compra de R$ 50,00 vale um cupom para concorrer aos diversos prêmios, com sorteio previsto para janeiro de 2023. 

  

Para o Diretor Comercial do Grupo Potiguar, Adriano Pestana, fazer parte dessa campanha é reiterar o compromisso da Potiguar em ajudar na qualidade de vida da população tocantina: 

  

“Nossa missão não é só vender produtos, mas realizar sonhos. E as pessoas sonham muito em ter a casa reformada ou arrumada para o Natal e virada de ano. E com essa campanha esperamos atingir um número ainda maior de clientes, que podem realizar seus sonhos e ainda ganharem em dobro, economizando e quem sabe, levando um dos prêmios do sorteio também” declarou Adriano Pestana. 

Wellington Tigrão e Sambai animam transmissão do jogo do Brasil nesta sexta-feira (09)


 

Mais um jogo da seleção brasileira será transmitido na Praça da Cultura. O Brasil enfrenta a Croácia pelas quartas de finais, neste sexta-feira (09), e o evento contará com animação de Wellington Tigrão e banda Sambai, após a partida.

A estrutura com som, telão e palco já estará a disposição do público a partir das 11h. Para garantir que os imperatrizenses tenham chance de assistir a partida, a Prefeitura de Imperatriz declarou a sexta-feira como ponto facultivo.

Programa Ciclobom ultrapassa a meta de 1 milhão de copos reciclados


 

BO Packaging Brasil, maior produtora de copos e potes de América Latina, lançou, em 2019, o primeiro programa de logística reversa para copos de papel do Brasil como parte de seus objetivos de sustentabilidade. Chamado Ciclobom, em apenas três anos o programa tem desviado do aterro mais de 1 milhão de copos de papel, e tem se posicionado como uma referência em projetos colaborativos, conseguindo unir os distintos atores da cadeia em prol de dar circularidade aos seus produtos. É assim que a iniciativa tem conseguido congregar os principais produtores de papel, como a Suzano, e as maiores redes de alimentação, como o Burger King, além da Green Mining, pioneira em logística reversa inteligente.   

 

O projeto é realizado com a implantação de coletores, identificados com a marca Ciclobom, em pontos de alto consumo, como cafeterias e restaurantesAssim, os clientes podem descartar os copos de papel após o consumo e fazer parte ativa do ciclo sustentável. Após esse descarte, a Green Mining faz a conexão das lojas com o HUB de concentração por meio da coleta e rastreabilidade do material, que é pesado e registrado em sua plataforma baseada em tecnologia blockchain. Todas as embalagens pós-consumo são encaminhadas para a reciclagem e convertidas em novas matérias-primas. 

 

O diretor da BO Packaging, Felipe Domenech, conta que o programa Ciclobom nasceu com os objetivos de sustentabilidade da companhia. “O Ciclobom é o único programa de reciclagem de copos na América Latina, e temos certeza de que este projeto crescerá cada dia mais. Acreditamos que, com a adesão de grandes players como o Burger King, motivaremos outras grandes empresas que desejam fazer a diferença para o meio ambiente e evoluir as suas marcas para um novo patamar”, destaca. Felipe explica que, atualmente, uma porcentagem muito baixa dos copos de papel são destinados à reciclagem. “Diante disso, convidamos o todos a unir-se nesta inciativa e, assim, diminuir o acúmulo de lixo, conseguindo reciclar e reutilizar os recursos em prol do planeta” reforça Domenech. 

 

De acordo com Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, a logística reversa tem espaço para muitas soluções dentro e fora do país e a expansão desse projeto mostra o quanto a cooperação e a evolução tecnológica são aliadas do meio ambiente. “A tecnologia utilizada para proporcionar eficiência em iniciativas sustentáveis permite que ações concretas e contínuas sejam implantadas e multiplicadas. Estamos fazendo logística reversa de verdade”, afirma o executivo. 

 

Para a Suzanoreferência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, ao fazer parte do programa Ciclobom, a companhia busca contribuir ainda mais para uma cadeia produtiva sustentável e fortalecer suas práticas em prol do meio ambiente. “Como uma empresa que tem sua operação desenvolvida a partir de uma matéria-prima renovável, reciclável e biodegradável, nós temos como premissa estabelecer parcerias que tenham valores semelhantes aos nossos e que nos ajudem a construir um futuro melhor”, diz Fabio Almeida, diretor executivo de Papel e Embalagens da Suzano. 

  

Sobre a BO Packaging 

A BO Packaging é uma multinacional chilena com mais de 20 anos de história. A empresa faz parte do grupo Inversiones BO, um dos maiores grupos econômicos na América Latina, que atua em cinco áreas de negócios: fabricação de embalagens, papel para impressão, cultivo e exportação de frutas, fabricação de vidro para a construção e construção civil. 

A BO Packaging Brasil faz parte da unidade de embalagens e é a maior produtora de copos de papel na América Latina, com fábricas no Chile, Peru e Brasil. Aqui, ela é a fornecedora das principais redes de fast foods e cafeteiras, além de cinemas. Com foco na sustentabilidade, a BO utiliza matéria-prima de fontes renováveis, com o selo de certificação do FSC (Forest Stewardship Council®).  Além disso, toda a energia utilizada na produção dos copos provém de fontes renováveis e todos os resíduos da produção são reciclados. A BO é pioneira no segmento quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. A prova está no descarte de seus produtos, que a levou a implementar o projeto Ciclobom, responsável pela recuperação de 1 milhão de copos em dois anos. Mais informações em: bopackaging.com.br 

  

Sobre a Green Mining 

A Green Mining é uma das startups selecionadas em todo o mundo pela cervejaria Ambev, por meio do programa 100+ Accelerator. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, foi vencedora do ‘Better World Award’, realizado na Bélgica e da competição mundial de Ideias de Negócios Verdes da Climate Ventures. Além de representar o Brasil no programa mundial Climate Launchpad, na Holanda e vencedora da 1ª edição brasileira do evento europeu Greentech Challenge. 

Em 2021, a startup foi premiada no Ranking 100 Open Startups, entrando para o TOP 10 na categoria CleanTechs, e apresentou o projeto de logística reversa inteligente na COP26, a Conferência do Clima da ONU. Desde o início das operações, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 4,6 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de mais de 766 mil quilos de CO. 

 

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

  

Sobre Burger King 

O BURGER KING® é uma das maiores operações de fast food do Brasil, presente em todos os estados do país. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Brasil em 2004, passando a ser operado oficialmente pela máster franqueada Brasil ZAMP em 2011. Com mais de 850 estabelecimentos, entre lojas próprias e franqueadas, a marca foi considerada uma das mais criativas do mundo por três anos consecutivos em Cannes. Para saber mais sobre BURGER KING® no Brasil, acesse www.burgerking.com.br ou acompanhe a marca no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. 

E+ Profissional promove curso de fabricação de panetones e trufas para mulheres em Imperatriz

 


A Equatorial Maranhão, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), de Imperatriz, está promovendo, por meio do projeto E+ Profissional, um curso de fabricação de panetones e trufas destinado às mulheres assistidas pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), da prefeitura do município. Serão oferecidas gratuitamente 15 vagas com certificação ao final do curso. As atividades serão realizadas entre os dias 12 e 16 de Dezembro, das 08h às 12h, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Lúcia.   

  

A ação é uma iniciativa do Centro Cultural Tatajuba, e tem o intuito de proporcionar capacitação e aprendizado que potencialize a geração de renda para mulheres vítimas de violência doméstica e mães solos do PAIF.  

  

A Consultora Organizacional do Projeto E+ Profissional MA, Rosângela Martins, ressalta a importância do curso e como o projeto vem contribuindo com a profissionalização e desenvolvimento socioeducativo da comunidade. “Imperatriz será beneficiada com estas novas empreendedoras, que serão farol da geração de renda dentro do comércio local. As festividades natalinas proporcionam essa liberdade criativa que facilita o empreendedorismo local. A distribuidora tem o compromisso de trabalhar com o desenvolvimento social de seus clientes, e pensando assim, o E+ Profissional, está sendo multiplicador dessas habilidades. Esta turma, patrocinada pela Equatorial Maranhão torna-se parte da história do projeto”, afirma a consultora.  

  

O Projeto E+ Profissional da Equatorial Maranhão é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, e tem como objetivo capacitar e fomentar oportunidades para clientes baixa renda, com qualificação profissional gratuita dentro do estado. Atualmente já formou mais de 650 alunos, com cursos dos mais variados setores, (Gastronômicos, Elétrico, de Gestão, Manutenção e Estética), e já percorreu mais de 20 municípios com mais de 40 cursos realizados.   

  

Copa do Mundo: é verdade que cabecear a bola pode lesionar o cérebro?

 


Em plena Copa do Mundo, alguns protocolos de saúde, realizados pela Federação Internacional de Associações de Futebol (FIFA), chamam a atenção e são novidades nessa edição do mundial. Entre eles, está a substituição extra (sem interferir nas cinco clássicas), caso algum jogador tenha sofrido alguma suspeita de concussão, como aconteceu com o goleiro do Irã, Alireza Beiranvand, depois de uma violenta colisão com o colega de time Seued Hosseini.

Depois dos exames, os médicos concluíram que o goleiro realmente apresentou um quadro de concussão (disfunção temporária no cérebro), que desencadeia sintomas como dor de cabeça, perda de memória, tontura, falta de coordenação e confusão mental, entre outros.

"Se houver sinais ou sintomas de lesão cerebral, ou de lesão por concussão, apesar de não aparentar, o médico deve retirar o jogador do campo para um exame mais detalhado”, diz a recomendação da FIFA para o mundial realizado no Catar. Essa é uma recomendação nova para o futebol clássico, apesar de ser bem comum em esportes com o rúgbi, onde os impactos na cabeça são mais constantes.

LESÕES

O neurocirurgião do Hapvida NotreDame Intermédica, Eustáquio Campos, explica que há dois tipos de lesões cerebrais mais comuns no mundo esportivo. Uma delas é a Encefalopatia Traumática Crônica, comumente chamada de "demência pugilística". Ela se desenvolve a partir da maior frequência e intensidade da exposição aos traumas repetitivos. É o caso, por exemplo, dos cabeceios realizados no futebol. O que a difere da lesão mais conhecida atualmente - a concussão - é que impactos menores, mas repetitivos, podem desencadear a enfermidade.

Por geralmente serem causados pela repetição e com menos intensidade, os sintomas tendem a surgir após longo período de exposição, o que significa que o problema só será identificado no longo prazo. Alguns sintomas da demência pugilística são alterações no humor, como o surgimento de depressão; diferenças comportamentais, como inquietação e gritaria; déficit cognitivo, como perda de memória e disfunção executiva; e anormalidades motoras, como o parkinsonismo.

O outro tipo de lesão, mais conhecida, é a concussão. “É uma condição aguda que tende a ocorrer imediatamente após um traumatismo craniano de grande contato físico na parte da cabeça. Essa situação não é comum em práticas esportivas de menor impacto, como no futebol. Porém, em outras condições em que o impacto é mais significativo, como no futebol americano, essa passa a ser uma alteração relativamente frequente”, explica o neurocirurgião do Hapvida NotreDame Intermédica.

Os sintomas podem incluir dor de cabeça, confusão mental, falta de coordenação, perda de memória, náuseas, vômitos, tonturas, zumbido nos ouvidos, sonolência e fadiga excessiva, que ocorrem de modo precoce e agudo.

O que fazer?

No intuito de tentar minimizar o risco de desenvolvimento da Encefalopatia Traumática Crônica, Eustáquio aponta medidas que podem ser tomadas, como evitar ao máximo exposição aos traumas, manter uma dieta saudável, excluir o consumo de álcool ou fazer uso moderado e não fumar. Essas três últimas condições, inclusive, exercem um papel importante no envelhecimento saudável do cérebro, reduzindo as principais causas de demência.

Já na concussão cerebral, é feito o tratamento de suporte, ou seja, baseado no uso de medicamentos contra os sintomas. “Além disso, mudanças nas atividades de rotina são fundamentais, evitando exposição a novo evento traumático. Não há cura específica nessa condição, contudo, o descanso e a restrição de atividades permitem ao cérebro se "recuperar". Isso significa que é preciso reduzir temporariamente o tempo dedicado aos esportes, jogos de videogame, televisão, socialização, entre outros cuidados”, finaliza o especialista.

Rua Tiradentes mudará de sentido para mão única no Centro


Com objetivo de melhorar a segurança viária e a fluidez de veículos e pedestres, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do setor de engenharia de tráfego, implementa a regulamentação de vagas de estacionamento de motos e vans nas vias que ficam no entorno do Shopping da Cidade, no Centro.

Segundo o engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol, também foram instaladas placas que definem os locais de proibição de estacionamento, placas de Pare e de sentido de circulação da via. “Atualmente, a Rua Tiradentes, de circulação em mão dupla, passará a ser de sentido único no trecho das ruas Bom Futuro e João Lisboa, fundo com o terminal da integração de passageiros e o Shopping da Cidade”, avisa.

Segundo ele, a iniciativa proporcionará uma melhor circulação de carros e motos, evitando sinistros de trânsito, além de melhorar a segurança viária para motoristas e pedestres que circulam pela Rua Tiradentes, no Centro. “Vans de passageiros passarão a circular com embarque e desembarque de passageiros na área que fica no entorno do Shopping da Cidade”, reitera.

A Setran também reforçou a sinalização de vagas especiais destinadas para idosos e deficientes, que deverão ser respeitadas pelos condutores de veículos; locais estão sendo fiscalizados pelas equipes de patrulhamento viário. “Foram sinalizadas, ainda, vagas de estacionamento para mototáxi e táxi rotativo, e exclusivo para motos em geral”, concluiu.


Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...