sexta-feira, 26 de junho de 2020

Governador do Maranhão anuncia foco de medidas para o leste do estado e editará novo decreto para escolas

Flávio Dino, governador do Maranhão — Foto: TV Mirante


Em entrevista coletiva realizada pela internet na manhã desta sexta-feira (26) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), divulgou novas medidas no combate ao novo coronavírus. Dino anunciou foco de ações para o leste maranhense que tem tido um alto crescimento da Covid-19, revelou que publicará um novo decreto para unidades de ensino e disse que terá uma reunião de definição ainda nesta sexta-feira (26) para tratar das liberações de praças de alimentação de shoppings.
Flávio Dino anunciou na coletiva que mudará a estrategia de criação de novos leitos destinando novas unidades para Timon e Caxias, que tem apresentado um grade crescimento de casos. Dino revelou que a UTI aérea do estado passará a se fixar em Timon, com alta possibilidade de transferência de pacientes para São Luís, cidade maranhense com maior número de leitos no Maranhão.
O governador disse ainda que editará nesta sexta-feira (26) um novo decreto para unidades de ensino com mais detalhes sobre os protocolos. As regras pedagógicas terão singularidade de acordo com decisões municipais e no caso da rede privada o protocolo pedagógico ficará a critério de suas diretorias e colegiados.

O governador do Maranhão disse também que terá uma reunião ainda nesta sexta-feira (26) para definir sobre aberturas de praças de alimentações de shoppings. Segundo Flávio Dino uma decisão será tomada ainda nesta tarde.

Acadêmicos da Facimp desenvolvem podcast como recurso de aprendizagem em temas da educação nacional

Marcas, adotem um podcast! – Meio & Mensagem

Nesse período de pandemia, em que o distanciamento social é recomendado pelas autoridades de saúde, as plataformas digitais vêm ganhando força em todas as esferas da sociedade, inclusive na área acadêmica para difundir o conhecimento. Pensando nisso, o curso de Pedagogia da Facimp, através de seus acadêmicos, está desenvolvendo podcasts para debaterem assuntos relacionados à educação de jovens e adultos, abordando temas de forma explicativa e sucinta como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a formação de professores.
Os podcasts foram pensados numa forma de desenvolver os acadêmicos dentro de suas disciplinas no curso de Pedagogia, além de disponibilizarem de forma resumida e informativa os assuntos em pauta dentro da ciência pedagógica.
Assuntos como a formação de professores: crescimento e reconhecimento profissional, a educação de jovens e adultos e o Plano Nacional de Educação, foram pautados como recursos de aprendizagem de temas que tratam do universo da educação brasileira.
“A educação nos últimos meses teve que se reinventar, com a adaptação de alunos e professores a novas formas de aprender e ensinar. As novas plataformas digitais, a meu ver enquanto educadora, se corretamente usadas, são uma excelente ferramenta de estudo e aprendizagem, pois requerem dos alunos, aprender a trabalhar em equipe, estudo e síntese do material, sem perder a lógica do assunto”, comenta a professora do curso de Pedagogia da Facimp, Maria Cláudia, que lidera os alunos nessas atividades através da internet.
Os podcasts estão disponíveis no Spotify/Anchor:
- Formação de Professores – Nathalia Silva.
- Curiosidades do PNE – Maria Silva.
- PNE: Assunto Comentado sobre a Meta 1 – Roberto Oliveira.

- PNE e Educação de Jovens e Adultos: Meta 10 – Iasmyn.

Povos indígenas isolados sofrem com avanço do novo coronavírus no interior do Maranhão

Foto: Reprodução


Povos indígenas que vivem isolados no Maranhão sofrem com o avanço da pandemia do novo coronavírus no interior do Maranhão. Manter o isolamento das tribos tem sido cada vez mais complicado neste momento e cuidar e testar quem precisa é ainda mais difícil.

“A pandemia é um ameaça particularmente grave para os povos indígenas, cuja as terras foram roubadas e que não podem se insolar de forma autossustentável como os guarani kaiowá. É uma grave ameaça também aos povos de recente contato, como os yanomami e os indígenas isolados como os awá no Maranhão, que são os povos mais ameaçados no mundo. Eles são vulneráveis até mesmo a doença comuns. Por isso, a Covid-19 é uma ameaça terrível e pode aniquilar povos inteiros”, disse Priscilla Oliveira, representante da Survival Internacional.

O povo awá não teve registro de casos de Covid-19, segundo sua frente de defesa. Eles adotaram algumas estratégias de isolamento e só tem saído da aldeia apenas para tratamentos de saúde. Só é permitida a entrada de pessoas credenciadas após quarentena de quinze dias.

As aldeias da amazônia maranhense registram os primeiros casos da doença. Segundo Iracadju Ka’apor, liderança indígena, dois casos de novo coronavírus foram confirmados: “Duas mulheres”.

Foram registrados casos do novo coronavírus entre os Cricatis, Caiapós e tem sido mais grave entre os Guajajaras. Na terra indígena Rio Pindaré já foram confirmados 130 casos e três mortes.

Na aldeia Zutiua, terra indígena Arariboia, também na amazônia maranhense, foram confirmados 40 casos. Na terra indígena Geraldina Tuco Preto, índios estão realizando barreiras por contra própria para manter o isolamento.

O Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) encaminhou 300 testes rápidos para aldeias atingidas pela Coviid-19. Diz que tem recebido ajuda do Governo do Estado e de prefeituras, mas afirma que não tem como realizar testes em massa como cobram os povos indígenas.

O Maranhão chegou a 72.021 casos confirmados de novo coronavírus nesta terça-feira (23), como aponta a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio de boletim epidemiológico. Nas últimas 24h, foram registrados 1.332 casos novos. O boletim aponta também que o estado tem 1.797 mortes pela doença e 50.210 curados.

Workshop Potiguar traz dicas de como economizar em obras e reformas


Grupo Potiguar promove nesse sábado (27.06) às 10H evento online e gratuito no Instagram  




Construir ou reformar é o sonho de muitos, e agora em tempos de isolamento social a necessidade de ter uma casa arrumada é sinônimo de mais qualidade de vida e bem estar. Mas muita gente tem verdadeiro medo de iniciar uma obra por razões que vão da falta de conhecimento na escolha dos materiais até o medo de não conseguir arcar com os custos da obra.


Professora. Bianca Teresa, arquiteta que vai ministrar o Workshop Potiguar online “Como Economizar na sua Reforma”.

Para esclarecer essa questão de forma ampla, e ajudar com dicas práticas a quem vai reformar, o  Grupo Potiguar promove nesse sábado (27.06) às 10H o workshop online  “Como Economizar com a sua Reforma”. E quem vai ministrar o curso é a profa. Bianca Tereza, arquiteta de interiores e urbanista, Doutoranda em Arquitetura e uma profissional com muita experiência no tema. Ela vai abordar questões como a importância do planejamento; o papel importante do arquiteto para otimizar os resultados, o cálculo correto dos materiais, cuidados e execução eficiente da obra; etapas da obra até a finalização, limpeza e manutenção. Cada etapa tem seus processos específicos e ela vai abordar tudo isso em detalhes.

Para participar, basta acessar o Stories ao vivo do perfil do instagram: @potiguarhomecenter. O workshop é interessante tanto para quem quer construir ou reformar, quanto para profissionais e estudantes de arquitetura, engenharia e decoração.  

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Colaboradores da Equatorial Maranhão participam de campanha de vacinação


Com rápida disseminação do novo coronavírus no Maranhão, ações e eventos voltados a saúde se tornaram ainda mais necessários. Por isso, visando contribuir com a saúde e a segurança de cada colaborador da empresa, a Equatorial Maranhão lançou a campanha de vacinação contra a influenza H1N1.

Para evitar aglomerações a distribuidora adotou algumas medidas de segurança. Além do uso obrigatório de máscaras e demarcações de 2 metros de distância de uma pessoa pra outra, a empresa organizou a convocação dos colaboradores por ordem alfabética e disponibilizou os horários da manhã e da tarde para o funcionamento das atividades.


Em São Luís, a ação durou uma semana, ocorreu entre os dias 15 e 19. A programação segue por todas as regionais do estado. Em imperatriz a campanha teve início na última terça-feira (23) e vai até o dia 26 (sexta-feira). As atividades acontecerão por meio da unidade móvel do SESI, com o formato Drive Thru para colaboradores que estiverem de moto ou carro, onde receberam a vacina no seu veículo com o motor desligado.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Suzano participa do 7 º Seminário de Automação e Manutenção da ABTCP



Iniciativa visa promover o intercâmbio de informações sobre a automação e manutenção entre empresas do setor florestal

Visualização da imagem

Nos próximos dias 25 e 26 de junho, acontece a 7º edição do Seminário de Automação e Manutenção, evento promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel-ABTCP, com o objetivo de promover discussões técnicas e o intercâmbio de informações sobre a automação e manutenção das empresas fabricantes de papel e celulose. De forma online, a iniciativa é destinada aos profissionais de diversas áreas da indústria.
A Suzano realizará a abertura do evento online e estará presente também nas discussões dos fóruns do seminário, que esse ano traz o tema “Digitalização” para o debate. O Gerente Executivo de Manutenção da empresa, Roni Costa, irá liderar a abertura do seminário esse ano. Ele destaca que a Suzano tem fortalecido a digitalização das unidades Fabris e das áreas corporativas para fortalecer cada vez mais a Cultura Digital, atuando com profissionais qualificados nos processos de toda a cadeia produtiva. “Os departamentos de Automação e o comitê de Indústria 4.0 tem explorado e utilizado ferramentas e sistemas voltados à Digitalização para otimização de consumo, gerenciamento de ativos e melhor governança dos processos”, conta.
Além dele, o evento também contará com a presença do Gerente de Manutenção de EIA - Elétrica, Instrumentação e Automação da Suzano, Leandro Yamamoto. Com a palestra “Desafios com pessoas para a indústria 4.0”, ele irá apresentar resultados de trabalhos realizados na unidade de Imperatriz. “Estamos empenhados em contribuir para que nossa unidade seja a fábrica do futuro e o primeiro passo é buscar a excelência das operações. Atualmente, existe uma equipe operacional de trabalho focado na indústria 4.0, que está desenvolvendo vários projetos, desde a silvicultura à logística na indústria. Tudo isso, com foco na busca de ferramentas de confiabilidade e no gerenciamento de contingências”, explica.
De acordo com o profissional, o intercâmbio de experiências promovido durante as atividades das comissões do seminário e as apresentações de novas tecnologias utilizadas entre os principais fabricantes e fornecedores do setor é fundamental para a captura de conhecimentos e contribuem para um melhor desenvolvimento dos processos de automação e manutenção da Suzano. “Muitas iniciativas que apliquei em Imperatriz são frutos de troca de experiências e de investimentos que fizemos no ano passado. Todos os temas apresentados no seminário fazem conexão com o nosso backlog digital, o diferencial é a forma como realizamos os projetos junto com o retorno do investimento”, finaliza.
 Sobre o evento- O 7º Seminário de Automação e Manutenção é uma iniciativa da ABTCP e tem a finalidade de identificar e discutir os temas relevantes para o desenvolvimento técnico dos profissionais do setor de base florestal e das empresas atuantes neste seguimento para a realização de seus projetos, pesquisas, indicadores setoriais e demandas para a normalização.
Para mais informações e inscrições, acesse: www.abtcp.org.br
Dúvidas: (11) 3874-2727 ou cursos@abtcp.org.br


Mais de 50 mil pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão




Paciente Celma Rodrigues vence coronavírus no Maranhão — Foto: Julyane Galvão
                                                                                                                              Foto: Julyane Galvão
O Maranhão alcançou alcançou a marca de 50.210 pessoas curadas da Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, o estado tem 72.021 casos confirmados da doença e 1.797 óbitos.
Segundo a SES, o estado está com 20.014 pessoas em tratamento. A maioria está em isolamento domiciliar, o que corresponde a 19.002 pessoas. Em hospitais da rede pública e privada estão 1.012 pacientes, sendo que 627 estão em enfermarias e 385 estão em leitos de UTI.

Foram registrados 1.332 casos novos nas últimas 24h no Maranhão. Foram 22 na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 66 em Imperatriz e 1.244 nos outros municípios.


COMO SE PROTEGER
  • Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;
  • Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;
  • Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;
  • Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado



terça-feira, 23 de junho de 2020

Movimento internacional ressalta transparência adotada pela Suzano em relato de tema climático


Empresa tem projeto apresentado como estudo de caso na plataforma do TCFD



A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, é a primeira empresa mundial do setor de papel e celulose a protagonizar a divulgação de um estudo de caso por parte da Taskforce for Climate Related Financial Disclosure (TCFD), a Força-Tarefa Sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima. A exposição comprova a transparência dada pela Suzano a temas relacionados às questões climáticas dentro da Central de Indicadores, uma plataforma interativa onde são apresentados dados quantitativos e qualitativos sobre as operações e os impactos da empresa.
A Força-Tarefa é um movimento internacional composto por 31 membros de diversas organizações, selecionadas pelo Conselho de Estabilidade Financeira (Financial Stability Board – FSB), que atua em favor de divulgações financeiras voluntárias relacionadas ao clima. O FSB, por sua vez, é um órgão internacional que coordena a regulamentação financeira das maiores economias mundiais e faz recomendações sobre o sistema financeiro global, incluindo o desenvolvimento de políticas regulatórias.
Criada em 2015, o TCFD Knowledge Hub, página onde são divulgadas iniciativas relacionadas às recomendações da Força-Tarefa. já expôs 14 estudos de caso, lista composta principalmente por empresas dos setores financeiro e não financeiro. Além de ser a primeira do setor de papel e celulose, a Suzano é também a primeira companhia não financeira da América Latina a ter seu trabalho apresentado no hub.
“Há um movimento crescente de conexão entre questões climáticas e impactos financeiros nas empresas e na economia global, e o compartilhamento de nossas práticas pela mostra que a Suzano está no caminho correto na adoção de melhores práticas para divulgar a interdependência desses temas”, afirma Marcelo Bacci, diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores da Suzano.
A Central de Indicadores foi desenvolvida neste ano e possui uma página específica com informações financeiras relacionadas às mudanças climáticas, em linha com as recomendações de mensuração e transparência de resultados propostas pela TCFD. Constam dados como consumo de água e combustíveis de fontes renováveis e não-renováveis, gestão de resíduos e emissões, entre outros indicadores.
A plataforma será atualizada com dados anuais e permitirá aos públicos com os quais a Suzano possui relacionamento analisar dados históricos da companhia. O objetivo é proporcionar a todos um acesso a informações relevantes de forma consistente, transparente e clara.
Para conhecer a página da Central de Indicadores com esses e outros dados, acesse http://centraldeindicadores.suzano.com.br/tcfd/. O hub com os estudos de caso apresentados pela TCFD pode ser acessado no link https://www.tcfdhub.org/case-study/.



Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...