quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Sindicato Rural divulga data da Expoimp 2023

 


O Sindicado Rural de Imperatriz, divulgou, essa semana, que a Expoimp de 2023 já tem data marcada. Quem aguarda ansiosamente o evento, já pode anotar na agenda: a feira deve acontecer de 9 a 16 de julho.

Essa será a 53ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz. A Expoimp é um dos maiores eventos do agronegócio do estado e conta com o apoio da  Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão.

A Exposição Agropecuária de Imperatriz tem por objetivo fortalecer o agronegócio, além de ser referência como um dos maiores eventos agropecuários do norte e nordeste e é a maior exposição desse ramo do sul do Maranhão.

A edição de 2022 reuniu cerca de 300 mil pessoas entre os dias 2 e 10 de julho, o que contribui para a movimentação da  economia na região. Além disso, a feira contribuiu para a geração de renda, com 400 empregos antes e durante a feira.


Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Grupo Equatorial lança campanha para apresentar iniciativas sustentáveis nos negócios

 


Nos últimos anos, o Grupo Equatorial, primeira empresa multi-utilities do Brasil, aperfeiçoou a sua forma de gestão considerando os aspectos ESG em suas práticas. Atualmente, integrante de um segmento com o mais elevado padrão de governança, ampliou sua atuação social e ambiental em diversos territórios por meio dos programas socioambientais da Plataforma E+. Esse compromisso se fortaleceu quando, em 2021, aderiu ao Pacto Global da ONU. Como signatário, priorizou três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 7 (Energia Lima e Acessível) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). Agora, o grupo dá mais um importante passo na sua estratégia de sustentabilidade lançando a primeira campanha com foco em ESG, baseada no conceito “O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje”. 

  

A campanha busca comunicar e reiterar os compromissos em ESG no Grupo Equatorial, fortalecendo o seu papel social em contribuir com um futuro mais sustentável. O público poderá acompanhar a campanha na TV, rádio, plataformas digitais e outras mídias, nos seis estados de atuação da Equatorial: MA, PA, PI, AL, RS e AP. O grupo também lançou um site totalmente voltado para o projeto de ESG, que detalha ações e diretrizes de sua política e atuação. Acessando www.pelofuturotododia.com.br é possível conhecer os projetos e práticas que contribuem com uma agenda global de desenvolvimento sustentável.  

  

Queremos criar uma relação de geração de valor com a sociedade. Apostamos na inovação para trazer soluções que gerem impacto ambiental e social positivo. Temos vários exemplos que demonstram isso, como o E+ Mobilidade Elétrica, lançado no Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas e que tem proporcionado o acesso a uma tecnologia que utiliza energia limpa e renovável e desperta na população a necessidade de repensarmos a redução de impactos provenientes do uso de combustíveis fósseis”, declara Augusto Miranda, CEO do Grupo Equatorial.  

  

Para que pudesse externalizar suas iniciativas o Grupo Equatorial produziu um grande movimento de transformação interna. O primeiro passo foi revisitar sua estratégia e políticas de sustentabilidade, lançou o seu primeiro Censo da Diversidade - vetor estratégico para garantir um ambiente de trabalho que valoriza e respeita as diferenças. Vale destacar também a divulgação de resultados do seu Inventário de Emissões – escopo 1 e 2. Para acompanhamento de suas iniciativas mantém um Comitê Executivo em ESG a nível de Diretoria e Presidência, além do Comitê - de Assessoramento - de Pessoas, Governança e Sustentabilidade, composto por conselheiros independentes. 

  

No avanço de sua atuação em outros setores com o impacto positivo na sociedade, concluiu a venda da participação na Gera Maranhão, usina termelétrica a óleo combustível, no final de 2021. E ampliou sua atuação no setor elétrico brasileiro com a abertura de uma nova avenida de crescimento através da geração de energia renovável, com a aquisição da Echoenergia. Reforçando o seu olhar no processo de descarbonização de suas operações.  

  

No campo social, a campanha de ESG destaca os programas de eficiência energética do Grupo Equatorial, que nos últimos cinco anos tiveram investimento de aproximadamente R$ 391 milhões e garantiu, através do E+ Geladeira Nova, por exemplo, que milhares de famílias baixa-renda tivessem acesso a refrigeradores novos e mais econômicos, retirando dos lares e direcionando ao destino correto, os aparelhos ineficientes. Cultura e esporte também estão presentes na atuação social da Equatorial, somando cerca de R$ 150 milhões no mesmo período. A campanha lançada nesta quarta-feira também dá publicidade às práticas de governança do grupo, apresentando sua nova política de diversidade e inclusão. 

  

Conheça o filme e as peças pelas redes sociais da Equatorial: Instagram: @equatorial.ma | Facebook: Equatorial Maranhão | Youtube: Equatorial Maranhão | Twitter: Equatorial_ma.

Escola Municipal Morada do Sol comemora o Dia da Consciência Negra com Projeto Coletivo Naturalmente Cacheado



Momento com palestra, apresentações culturais por meio de recitação de rap, desfiles com diferentes modelos de penteados com cabelos cacheados, fizeram parte da programação realizada na sexta-feira (18) pela a Escola Municipal Morada do Sol, da Secretaria de Educação (Semed), ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.   

Mais de 300 alunos do Ensino Fundamental participaram de palestra com o tema sobre empoderamento, africanidade, cidadania, plano de vida, construção identitária, diversidade e autoestima da identidade negra. O evento buscou valorizar o movimento negro do Brasil, e a luta ao preconceito de raça e cor, além, de mostrar os resultados do Projeto Coletivo Naturalmente Cacheado, com a exposição dos diferentes penteados, das alunas e alunos negros. 

O estudante Vitor Gabriel Barreto do 6 ano ao recitar um rap sobre a diversidade de cor e raça no Brasil, ressalta o que representa o momento realizado. “ É uma homenagem de valorização aos negros do nosso Brasil, devido as consequências negativas histórica que essa população vivenciou.  E a nossa cultura é miscigenada, de característica afro-brasileira e africana, com sua diversidade de cores e raças”. 

A gestora Kecia Moura conta que a escolha de trabalhar o tema, dos cabelos cacheados, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, veio da realidade identitária da escola. “Aplicamos uma pesquisa com os alunos sobre a dificuldade ou não de assumir a identidade física capilar, então, identificamos que temos um quantitativo grande de alunos e alunas negras que sentem dificuldades de assumir algumas vezes, os traços capilares. Assim, decidimos fazer esse momento de expor os diferentes modelos de penteados para os cabelos cacheados”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira elogiou a iniciativa da escola, e pontuou a representatividade de realizar ações de valorização das pessoas negras. ” Uma oportunidade de refletir sobre as lutas, direitos e conquistas dos povos negros. E a escola tem essa função de discutir os valores ético e social da sociedade, principalmente, combatendo preconceito e desigualdade”.

Potiguar dá dicas para preparar o lar de forma festiva e alegre com temática natalina


 

Reza a tradição cristã que Novembro é o mês dos preparativos para celebrar em dezembro o Natal, evento universal que marca o nascimento de Jesus. E é nessa época do ano que as famílias costumam preparar a casa com decoração temática, visando já deixar o clima natalino tomar conta de todos, como que antecipando o sentimento de fraternidade e celebrações. E a primeira providência é colocar uma bela guirlanda na porta de entrada e montar a árvore de Natal, símbolos que marcam essa tradição de “entrar no clima” do advento. 

Na loja Potiguar de Imperatriz, no bairro do Coco Grande, o que não faltam são belas opções de decoração, para deixar a imaginação fluir para entrar no clima natalino com criatividade e o melhor, muita economia. 

São vários os modelos de árvores de Natal e adornos como bolas, laços, bengalas e bonecos de Papai Noel em miniatura que podem render belos e diferentes modelos de árvores natalinas. Quem já tem a árvore, pode investir apenas nos enfeites para ficaram diferentes dos anos anteriores. Há também novidades como adornos para terraços e jardins, portas e janelas, itens para mesa posta temática, além de bonecos do Papai Noel para decorar janelas, portas e muros. 

Para quem quiser decorar o lar ou a empresa com calma, e já deixar tudo pronto para curtir essa época especial do ano, a dica é apostar na aquisição de itens que podem complementar o estilo do ambiente “sem brigar”, seguindo a mesma linha de ambientação já dominante. Em outras palavras, se o ambiente é mais sofisticado, vale usar e abusar dos tons prateados ou dourados nos itens natalinos. Se o local segue uma linha mais despojada e clean, a dica é apostar numa decoração mais neutra, em tons pastéis, em uma só cor como verde ou vermelho, ou ainda em tons amadeirados. Para os sofás, vale usar capas de almofadas em tons de vermelho ou dourado para dar um ar especial e festivo. 

Já para lares com crianças, quanto mais natalino e colorido o ambiente, melhor. Vale usar bonecos ao invés de bolas na árvore, colocar itens de mesa como bolas de neve musicais entre outras opções que a Potiguar oferece. Não há limites para soltar a imaginação e deixar a casa alegre e pronta para amplificar, o quanto antes, as boas energias que o Natal emana. E quem quiser ajuda na hora de escolher os itens, pode contar com a consultoria gratuita dos arquitetos da Potiguar sempre disponíveis em todas as lojas do Grupo. 

Mulheres representam Imperatriz durante o 3º congresso “Liberdade para empreender” em São Paulo




Durante esta terça-feira (22), mulheres de todo o país estiveram reunidas em São Paulo durante o 3º Congresso Liberdade para Empreender – protagonismo feminino nos negócios.

A cidade de Imperatriz esteve participando, representada, por Fransoisa Ferreira, diretora do Conselho Estadual do Maranhão e presidente do Conselho da Mulher Empresária de Imperatriz, Alcidia Ponte, diretoria do Conselho Estadual e de Imperatriz, integrantes da Associação Comercial e do Conselho de Mulheres Empresárias, e empresárias de vários segmentos.

Marcia Nadler presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária do Maranhão CEM-MA, reforçou a importância de participar do evento, que representa um momento importante para a força do empreendedorismo feminino no Maranhão. “O evento reúne informações importantes que vão desde o crédito com bancos parceiros, novos programas para mulheres oferecidos pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da cultura e o networking com mulheres de todo o Brasil”, completou.

Kátia Rocha, especialista em encantamento de clientes, comentou sobre a participação das mulheres imperatrizenses, bem como as instituições presentes, que reforçam ainda mais o papel da mulher no mercado, e no desenvolvimento de políticas para que o empreendedorismo cresça na cidade.

"Esse mercado é tão grande que hoje as mulheres são as maiores responsáveis por gerar empregos no Brasil. Os painéis de conversa reforçam através de histórias de mulheres incríveis e dados estatísticos a mudança que nós provocamos nesse mundo dos negócios. Estamos protagonizamos o futuro que queremos construir”, disse Kátia.

O evento

Com presença confirmada de diversas personalidades e lideranças femininas que se destacam no mundo dos negócios, o Liberdade para Empreender trouxe painéis com convidados especiais que vão estimular a discussão e o compartilhamento de temas relacionados ao empreendedorismo feminino, gestão e governança nas empresas modernas.

16ª Semana Maranhense de Dança (SMD): Programação está repleta de espetáculos e oficinas



 A Semana Maranhense de Dança (SMD) traz uma série de oficinas que contemplam as diversas linguagens da dança, com o objetivo de aprimorar a formação de dançarinos profissionais e aprendizes, contribuindo para o fortalecimento dos fazeres artísticos e da cadeia produtiva da cultura maranhense. O evento conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura e Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.  

 

A analista de Comunicação da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, destaca a importância de valorizar a dança em um evento como esse no Estado. “Para nós da Equatorial Maranhão é muito importante incentivar e patrocinar a Semana de Dança para enriquecer cada vez mais a cultura do nosso Estado. O evento é um momento para destacar e valorizar os participantes que se dedicam no mundo da dança. Além de proporcionar esse momento de visibilidade, o evento também leva o acesso para que as pessoas possam acompanhar os espetáculos e fomentar as companhias locais.  Trazer o acesso à arte e cultura para toda a comunidade é um grande compromisso da Equatorial”, enfatizou Jeane.  

 

A SMD, que acontece no Teatro Arthur Azevedo e em espaços públicos, conta com mostras competitivas e coreográficas, oficinas, residências, entre outras atividades que ajudem no desenvolvimento profissional e artístico dos participantes. O evento busca viabilizar o acesso à comunidade, oferecendo ingressos 100% gratuitos para a totalidade da programação, além de também incentivar o intercâmbio entre artistas maranhenses e de outros estados, por meio da residência artística. 

 

A 16ª edição traz para o centro da cena as discussões que formam o conceito cultural, os "outros brasis" que saltam em nossa contemporaneidade, nos quais o Maranhão está inserido, e que vão de encontro às ideias e conceitos hegemônicos presentes em nossa sociedade. O tema ‘Brasilidades Maranhenses’ foi escolhido para abrilhantar esta Semana, propiciando um espaço onde pretende-se ressaltar as intersecções presentes nas nossas brincadeiras, folguedos e danças populares com as discussões e práticas das danças, bem como de suas pluralidades de movimentos na contemporaneidade. 

 

Toda a programação do evento é gratuita e para assistir aos espetáculos, o público poderá fazer a retirada dos ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo duas horas antes do início das apresentações. A Semana Maranhense de Dança seguirá com atividades durante toda a semana até o dia 30 de novembro. Para conferir a programação completa acesse o perfil do Instagram do evento @smd16_2022.  

 

Sobre a Semana Maranhense de Dança 

  

 A “Semana Maranhense de Dança” surgiu em 2005 como parte da programação de reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril. A SMD faz parte do calendário oficial de atividades culturais do nosso estado, mobilizando centenas de artistas, companhias, escolas e a comunidade, difundindo a produção cultural local, através das práticas artísticas por meio da dança em suas mais diferentes modalidades, singularidades e subjetividades.  

  O evento compõe as políticas de incentivo aos segmentos artísticos com prioridade para a cultura popular e os movimentos sociais, assim como às artes cênicas, propiciando a criação, a produção, a circulação, a fruição, o intercâmbio, a formação e a difusão do teatro, do circo e da dança maranhense, com especial incentivo à participação de grupos em festivais regionais, nacionais e internacionais. 

Policlínica do Servidor Estadual promove palestra sobre conscientização ao câncer de próstata em Imperatriz


 

A Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz promoveu nessa segunda-feira (21), a palestra “Consciência e prevenção para uma vida inteira”, que faz parte das ações da campanha Novembro Azul, e tem como objetivo a conscientização sobre o câncer de próstata. A palestra foi realizada no Auditório da Uemasul por volta das 14h, e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Região Tocantina (SEERT). 

 

Ministrada pela professora Rayssa Castro Bueno, a palestra deu detalhes sobre as medidas preventivas do câncer de próstata, sintomas e sinais sobre a doença, mostrando para o público masculino a importância da educação e conscientização. 

 

“Chegamos no Novembro Azul e existe essa necessidade de estarmos levando, especialmente para a população masculina, orientações sobre a prevenção e cuidado em relação ao câncer de próstata e sobre saúde de maneira geral. Abordamos sobre o tratamento dessa doença, pois no Maranhão, infelizmente, possui altíssimos índices. Foi um momento muito proveitoso, tivemos bastante participação das pessoas presentes, acredito que conseguimos levar o recado de que a prevenção é o melhor caminho”, contou a palestrante. 

 

Estiveram presentes na ação, Plínio Tuzzolo, Diretor Geral da Policlínica do Servidor de Imperatriz com gestão HSLZ, a Coordenadora Administrativa, Thalyta Fernandes e o Secretário de Estado, Paulo Sérgio Macedo. Durante o evento, o público também pode participar de um dia de massagem com profissionais de fisioterapia e massoterapia do grupo FISIOEDA. 

  

Policlínica do Servidor de Imperatriz 

 

A Policlínica do Servidor de Imperatriz foi inaugurada pelo Governo do Estado / SEGEP, com gestão do Grupo Mercúrio / HSE – HSLZ, e segue funcionando, ajudando a descentralizar o atendimento de consultas e exames, evitando o deslocamento até São Luís dos servidores beneficiados pelo FUNBEN. 

  

A nova e moderna unidade funciona no terceiro andar do Imperatriz Medical Center, na Avenida Bernardo Sayão, no bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, além de análises clinicas realizadas pelo Laboratório Lacmar, que conta com um dos mais modernos parques tecnológicos do país. E também, consultas em diversas especialidades. 

Escolas particulares têm autonomia para decidir sobre horários de funcionamento em dias de jogos, afirma Sinepe/MA


 

As escolas particulares do Maranhão têm autonomia para decidir sobre os horários de aulas e expediente de profissionais durante os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar, que iniciou neste final de semana. De acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinepe/MA), o posicionamento visa respeitar os diferentes horários de funcionamento das unidades escolares e os acordos já firmados entre estas e os seus funcionários.

“Algumas escolas têm aulas pela manhã, outras à tarde e outras nos dois turnos. Sendo assim, cabe aos estabelecimentos organizar o horário de acordo com a sua demanda”, explica o presidente do Sinepe/MA, Paulino Pereira.

O presidente reforçou, porém, a importância da comunicação adequada entre a escola e as famílias, de modo que todos estejam adequadamente orientados sobre o horário de aulas. “Cada escola tem a sua situação, portanto devem tomar o seu posicionamento e comunicar adequadamente às famílias dos estudantes”, orienta.

Jogos

Nesta primeira fase do torneio, estão previstos jogos da Seleção Brasileira em três dias diferentes – todos em dias úteis. A estreia do Brasil na Copa é nesta quinta-feira (24), às 16h; o jogo seguinte é no dia 28, segunda-feira, às 13h; a terceira partida dessa fase, por fim, será no dia 02 de dezembro (sexta-feira), às 16h.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...