sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Parceria entre curso de medicina e Unidades Básicas de Saúde aproxima acadêmicos da comunidade

Com a proposta de trabalhar diretamente com a população, inserindo os alunos na comunidade, o Curso de Medicina do Ceuma Imperatriz tem reforçado a parceria com as Unidades Básicas de Saúde do município, trabalhando de forma integrada para que haja a inserção dos acadêmicos no Sistema Único de Saúde (SUS), além de levar ações de educação e prevenção em saúde.
Segundo a Dr Silvia Oliveira da coordenação do curso de medicina, desde o primeiro período os alunos são inseridos nas atividades com as UBS’s como parte da matriz curricular do curso. “Dentre as atividades, eles fazem visitas com os agentes comunitários, palestras educativas para a comunidade desde o 1ª período. Os alunos mapeiam as áreas que o postinho faz parte, cadastro das famílias, além do papel de cada profissional do posto de saúde”, explica.
Durante esta semana, os acadêmicos realizaram visitas domiciliar aos pacientes hipertensos e diabéticos e atendimento de antropometria, educação em saúde na escola sobre prevenção de câncer de mama e collo uterino, como também visita a casa do idoso com orientações sobre prevenção de quedas e avaliação dos idosos. Os acadêmicos ainda realizaram diversas atividades de orientação e prevenção.
A parceria entre o curso e o município tem levado alunos para as UBS’S dos Bairros Vila Lobão, Santa Rita, Boca da Mata, Airton Senna, Nova Imperatriz, Bom Sucesso, Conjunto Vitória, São José, Santa Inês, Santa Rita.
Vestibular – Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina UNICEUMA - campus Imperatriz 2020. As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico: https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/vestibular/inscricao/2020/2/curso, o prazo segue até 11 de novembro. Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para o ingresso no primeiro semestre de 2020. As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, e o resultado dos candidatos aprovados será divulgado no dia 04 de dezembro no site www.ceuma.br, às 20h.

Assessoria de Imprensa

1ª audiência pública para discutir o Zoneamento Ecológico e Econômico no Maranhão ocorre em Imperatriz

Pesquisadores, autoridades e representantes comunitários estiveram presentes para discutir as propostas do relatório
Ocorreu nessa quarta-feira (16), no Auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, a 1ª Audiência Pública para discutir as propostas do Relatório de Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA). O relatório desenvolvido por uma parceria Governo do Estado, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem por objetivo discutir e promover o fortalecimento da produção agropecuária, aliada à preservação ambiental no Maranhão.
Durante a audiência, autoridades e especialistas apresentaram os resultados da primeira etapa do relatório que corresponde ao Bioma Amazônico para que a população tome conhecimento e ajude na elaboração do ZEE – MA, como explica o pesquisador sênior do ZEE – MA, Luís Jorge Dias. “Há três meses foi apresentado durante a Expoimp o diagnostico de todos os temas integrados do bioma amazônico maranhense, que envolve 108 municípios e 110 quilômetros quadrados dentro do território estadual, e hoje foi iniciada a etapa com as audiências publicas. Vamos apresentar um conjunto de estudos para toda a população e ouvir de todos que estão aqui representados, para que juntos possamos amadurecer as ideias de políticas públicas integradas para a próxima década”.
O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Armelindo Ferrari, esteve presente e destacou a importância do ZEE para o desenvolvimento do setor rural do estado. “O ZEE é para a cadeia produtiva de modo geral do Maranhão. Nós temos o privilégio de estar falando de um novo código florestal e do novo ZEE para o estado e isso é muito importante para o desenvolvimento de todo o estado. Sentimos que estamos no caminho certo, porque o Maranhão é um estado agrícola e pecuarista e, é para isso que estamos trabalhando”, ressalta Ferrari.
Diversos representantes comunitários estiveram presentes para questionar e opinar sobre a metodologia e resultados apresentados durante a audiência. Além de Imperatriz, as cidades de Santa Inês, Grajaú, Pinheiro e Governador Nunes Freire também promoveram, ainda nessa semana, audiências públicas para discutir o ZEE – MA.
Mais sobre o ZEE – Para saber mais informações sobre o ZEE – MA, basta acessa o site oficial do programa: http://www.zee.ma.gov.br

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...