quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Consultas anuais e exames preventivos para manter a saúde em alta

 


Os médicos são unânimes em afirmar que as pessoas precisam investir em cuidados como bons hábitos alimentares, prática de exercícios físicos regulares e controle de taxas, observadas em consultas preventivas com médicos que poderão orientar como manter uma alta imunidade. 

  

É que cada vez mais novas doenças estão surgindo, outras antigas reaparecendo e portanto, nunca foi tão importante o controle preventivo para se ter uma vida longeva e saudável. Entre as patologias silenciosas que mais causam problemas e que podem até levar a morte estão questões como pressão alta e diabetes; mas que podem ser detectadas em exames regulares; mesmo em quadros assintomáticos. E o quanto antes se descobre uma doença e se trata a mesma, melhores os resultados. A dica é portanto, fazer no mínimo uma consulta anual ao clínico geral, mesmo estando sem sintomas; e à partir de uma análise geral, saber o que precisa ser melhorado ou tratado. 

  

Em Imperatriz, os servidores estaduais contribuintes do FUNBEN nem precisam sair da cidade para ter acesso a uma assistência de qualidade. Eles contam com a moderna estrutura da Policlínica do Servidor Estadual, que funciona de segunda à sexta, das 7h às 17H no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, N. 3650. 

  

Com gestão do HSLZ (Grupo Mercúrio) a Policlínica do Servidor ajuda a descentralizar o atendimento de consultas e exames, sem ser necessário se deslocar até São Luís; seguindo uma diretriz da SEGEP e do Governo do Estado. 

  

Vale lembrar que a moderna unidade funciona no terceiro andar do Imperatriz Medical Center, no bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, além de análises clinicas realizadas pelo Laboratório Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos do país. E mais, consultas médicas disponíveis em diversas especialidades. 

Programa Voluntariar da Suzano conta com a participação de voluntários para protagonizar uma mudança positiva na sociedade



 Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado surge como uma importante data de reflexão sobre a importância da prática voluntária na construção de comunidades mais solidárias e colaborativas. A Suzano, por meio do programa Voluntariar, atua há mais de 20 anos, guiada por seus direcionadores de cultura, promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão. 

Só no primeiro semestre de 2022, o programa já mobilizou mais de 2.800 pessoas somando mais de 7.000 horas voluntárias dedicadas em 44 unidades da empresa, contemplando escritórios administrativos, centros de distribuição, unidades florestais, operacionais e logística. Foram desenvolvidas várias iniciativas impactando 31 regiões em que a Suzano tem operação. Na Unidade Imperatriz, nos três últimos anos o programa contou com a participação de mais de 800 voluntários(as) que juntos e juntas reforçam o protagonismo social e promovem uma mudança positiva na sociedade. 

Entre as ações estão: o Formare, Contribuindo para o Futuro, Aprender Pra Quê?, Mostre Seu Amor pelo Amor Pelo Rio Tocantins, Voluntariar em Ação e Ações Sociais como Fundo Juntos Somos Mais e doação de sangue na campanha Amigos da Vida.  

Na unidade de Imperatriz, um dos impactados pelas iniciativas voluntárias da companhia é Wilson Bruno de Sousa Nascimento. Ele é um dos 118 jovens formados pelo Formare em Imperatriz - a iniciativa, em parceria com a Fundação Iochpe, tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Por meio dela, Wilson adquiriu conhecimento e hoje atua como Mecânico de Manutenção na unidade da companhia na cidade. “A minha participação no Programa Formare foi muito marcante, desde o processo seletivo até o dia da formatura. Eu pude adquirir novos conhecimentos e também desenvolver os que já possuía. Tenho orgulho de ter sido um jovem aprendiz, pois é justamente por conta desse período de grande aprendizado, que hoje eu sou um profissional na área da manutenção. Sou imensamente grato a todos os voluntários e voluntárias que contribuíram com toda essa construção, que na verdade, é um sonho realizado”, destaca Wilson. 

Para a Coordenadora do Programa Voluntariar e Projeto de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, a companhia atua como impulsionadora na transformação de um mundo melhor. “Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o Voluntariar é formado por pessoas engajadas em diversas áreas e iniciativas voluntárias, que transformam a vida de muitas pessoas nas regiões onde a empresa atua. Isso reforça o nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore plantando um futuro e contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez melhor para todos e todas”, finaliza. 

A Suzano acredita que o trabalho voluntário é uma das formas de construir um futuro melhor, por isso ainda em 2021 foi uma das empresas apoiadoras da terceira edição da "Pesquisa Voluntariado no Brasil” que traz os resultados de voluntariado de 2021, ano marcado pela pandemia da Covid-19 e pelo fortalecimento da cultura de doação. A pesquisa foi realizada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Datafolha, com apoio da Suzano e outras empresas, confira a pesquisa na integra acessando - https://pesquisavoluntariado.org.br/  

Sobre a Suzano 

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br  

Trombectomia: nova tecnologia para tratamento de AVC deve chegar ao SUS

 


A cada hora, 11 pessoas morrem por acidentes vasculares cerebrais (AVCs) no Brasil. Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, somente nos seis primeiros meses de 2022 foram registradas mais de 56,3 mil mortes pela doença. O derrame cerebral é também responsável pela maior incidência de danos neurológicos e incapacidade no mundo, com uma taxa de 70% de pessoas que carregam algum prejuízo funcional e 30% que apresentam dificuldades de locomoção. Dados como esses mostram a necessidade de procedimentos cada vez mais especializados e impulsionam para que o SUS tenha uma nova tecnologia disponível: a trombectomia.

"É um procedimento endovascular, ou seja, uma cirurgia realizada por cateterismo, sem grandes cortes, em que o objetivo é realizar a retirada do trombo ou coágulo que está causando o entupimento de um vaso sanguíneo cerebral", explica a neurocirurgiã do Hospital Universitário Cajuru, Luana Gatto. De acordo com a médica, a alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral pode ser isquêmica, quando há o bloqueio de uma artéria, ou hemorrágica, quando um vaso sanguíneo é rompido. No caso de um derrame cerebral isquêmico, que corresponde a 85% dos casos, a inserção de um cateter no vaso sanguíneo do paciente, para remover o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo, pode salvar muitas vidas. 

O procedimento faz parte do serviço de hemodinâmica: uma estrutura fundamental nesse processo de tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas. Uma das causas mais comuns de mortes no país, as doenças cardíacas podem ser ainda mais suscetíveis em idosos, já que a cada duas pessoas com mais de 80 anos, ao menos uma é hipertensa - de acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. "Com o avanço da tecnologia e de novas técnicas de tratamento é possível realizar intervenções minimamente invasivas em doenças que antes eram tratadas apenas com cirurgias abertas de grande porte", explica o cardiologista Rômulo Francisco de Almeida Torres, do Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR).

"A agilidade do procedimento e da recuperação impacta diretamente no melhor resultado para a saúde do paciente", afirma o médico. Dedicados em diagnosticar e tratar doenças de forma certeira, os profissionais da saúde que trabalham na hemodinâmica do hospital paranaense com atendimento 100% SUS reconhecem que o setor é importante, principalmente para o tratamento de pessoas com a idade mais avançada. "Quanto mais idosa a população, mais patologias associadas ao envelhecimento são observadas", analisa Rômulo.

Investimento em tecnologia

Para oferecer mais segurança aos pacientes idosos com doenças cardíacas, neurológicas e vasculares, um projeto do Hospital Universitário Cajuru deve promover justamente a modernização do setor de hemodinâmica. Com a aquisição de novos equipamentos, a intenção é que 1,2 mil idosos passem a ser beneficiados a cada ano – mas o volume de atendimentos será ainda maior considerando as demais faixas etárias. Para o investimento se tornar realidade, a instituição lança mão de campanhas para captação de R$ 8,7 milhões, a partir do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. ”A destinação de valores via percentual de Imposto de Renda devido, seja de pessoa física ou jurídica, é fundamental para darmos sequência ao nosso atendimento humanizado e de qualidade. Dessa forma, o contribuinte consegue escolher em que seu dinheiro será aplicado e ter a certeza de que foi em um projeto que realmente beneficia a população", afirma o diretor-geral do hospital, Juliano Gasparetto.

Além de uma significativa melhoria na assistência, Juliano Gasparetto explica que o novo equipamento e as novas instalações da hemodinâmica irão gerar oportunidades de aprendizado para residentes, estudantes e, também, profissionais que atuam no setor. “Somos uma instituição filantrópica e 100% SUS, atuando com um déficit de cerca de R$ 1,5 milhão ao mês. Por isso, a contribuição da população e de empresas é fundamental para que nosso hospital-escola continue a salvar vidas", complementa.

Para mais informações sobre como ajudar o Hospital Universitário Cajuru, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 99685-9405 ou pelo e-mail mobilizacao.recursos@hospitalcajuru.com.br.

Eleições 2022: dicas para não cair nos golpes das fake news

 


Um levantamento do TSE mostrou que 45% dos candidatos possuem perfis em plataformas de mídias sociais. Nas eleições de 2020, por exemplo, apenas 25% dos candidatos tinham contas nas redes sociais, quase a metade em comparação com o atual ano eleitoral. Nas últimas eleições, as plataformas digitais tiveram um impacto considerável nas divulgações eleitorais.

Hoje, qualquer informação falsa, popularmente conhecida como fake news, em poucos cliques pode gerar um grande impacto na interpretação popular. Segundo uma pesquisa do Datafolha deste ano, 60% das pessoas entrevistadas afirmaram que esse tipo de circulação falsa pode influenciar negativamente nos resultados.

A coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio São Luís, Lila Antoniere, explica que um jornalismo sério, por si só, combate a desinformação, exercendo sua função social e ética da profissão. “A desinformação é algo que o jornalismo sério sempre combateu, atualmente ganhou mais força, principalmente, com o surgimento das redes sociais. Toda a informação que passa pelas mãos de um jornalista é checada e apurada para que chegue ao público um conteúdo de qualidade e com verdade”, completa.

A especialista ainda aponta a necessidade de verificar a origem do link. Como estamos falando de informação, para ser verdadeiro, precisa vir fontes seguras. “Qualquer conteúdo que chegue ao público fora desse contexto pode ser fake ou até mesmo um golpe. Portanto, a checagem é sempre importante”, finaliza a coordenadora.

Dicas de checagem e prevenção

O professor do Núcleo de Tecnologia da Facimp Wyden, Paulo Henrique, expõe alguns pontos de atenção para os quais todos devem estar atentos ao lerem algum conteúdo.

Endereço falso e checagem da fonte: É necessário analisar se o endereço da web está correto, comparando-o com a página inicial da organização de notícias. Se você encontrou algumas inconsistências, pode ter descoberto informações falsas.

Verifique também se o texto é escrito por uma fonte confiável. Caso queira investigar a fundo, acesse a página/aba do site ‘sobre’ ou ‘saiba mais’ para verificar mais informações do autor.

Autor anônimo: Na maioria das vezes, os artigos falsos são publicados por alguém que não se identifica. Quando não ocorre isso, quem publica o conteúdo pode usar um nome de autor genérico ou remover completamente a assinatura. Portanto, suspeite”, completa Paulo Henrique.

Erros na ortografia: As notícias falsas têm como principal objetivo gerar confusão. Por deixar a qualidade e veracidade do conteúdo em segundo plano, pode conter vários erros ortográficos e gramaticais.

Manchetes: Manchetes apelativas são utilizadas para gerar emoções e curiosidade. Se você encontrou manchetes exageradas e suspeitas, é provável que acompanhe diversas informações falsas.

O professor da Facimp Wyden ainda dá uma dica final importante para prevenir que essas informações continuem se multiplicando. “Existem também vários sites de verificação de fatos que você pode visitar, além de algumas maneiras e etapas pelas quais são encaminhadas as denúncias. A maioria das plataformas de mídia social já contam com diferentes opções que possibilitam isso, como o Facebook, Twitter e Instagram”.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Campanha alerta para riscos do cigarro eletrônico



No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje (29), a Fundação do Câncer e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) lançaram a campanha Cigarro eletrônico: parece inofensivo, mas não é, destinada a toda a população, mas com foco especial nos jovens.

O cirurgião oncológico e diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, disse que o cigarro eletrônico foi escolhido para tema da campanha deste ano porque embora sua comercialização e propaganda estejam proibidas no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009, sabe-se que o produto “está difundido no meio dos jovens e é uma porta de entrada importante para o vício do tabaco”.

Segundo Maltoni, os cigarros eletrônicos vêm disfarçados em uma série de formatos, aromas e sabores, quando às vezes carregam até concentrações de nicotina muito maiores do que o cigarro convencional. Por norma, o cigarro convencional pode ter até um grama de nicotina, que é a substância que vicia, enquanto os cigarros eletrônicos chegam a ter até 7 gramas por unidade, disse o médico.

De acordo com pesquisa recente do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), realizada pela Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), um em cada cinco jovens no Brasil, na faixa de 18 a 24 anos de idade, usa o cigarro eletrônico.

Trata-se de um dispositivo que está proibido no país, ressalta o médico. E, por isso, disse que o foco da campanha é trabalhar com os jovens para sensibilizá-los que, de fato, o cigarro eletrônico é uma enganação. “Ele não é inócuo, mas produz uma série de doenças e agravos”, alerta.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que mais de 2 milhões de pessoas já usaram os chamados dispositivos eletrônicos (DEFs) para fumar, sendo a maior prevalência entre jovens na faixa etária de 18 e 24 anos. Além de chamar a atenção para o perigo dos cigarros eletrônicos, a ação objetiva destacar que a venda desses produtos é ilegal e estimular os cidadãos a denunciarem os pontos de venda desses dispositivos, não só de venda física, como bancas de jornais e tabacarias, como até pela internet.

Como mudar o visual dos ambientes sem gastar muito com a pintura

 


Cor é vida! Uma simples pintura em uma parede, já é suficiente para dar uma repaginada em um ambiente residencial ou corporativo, deixando-o mais aconchegante e moderno, e o melhor, sem gastar muito. 

E como o período chuvoso no Maranhão chegou ao fim, eis que este é o melhor momento para fazer aquela pintura que pode mudar o ambiente, proporcionando uma sensação de mais aconchego e conforto, elevando a produtividade ou aumentando o relaxamento, dependendo dos tons adotados e de cada proposta. 

  

Para quem quer adotar novas cores em sua casa ou trabalho, os consultores do Grupo Potiguar estão à disposição para ajudar, inclusive com arquitetos à disposição dos clientes nas lojas, para dicas ou consultas gratuitas. 

  

Entre as recomendações básicas, destacam-se as seguintes dicas: 1Pense na sua cor favorita: Sua casa deve refletir sua personalidade. Pense nas cores que você gosta e que te deixam confortável, afinal, esta cor te fará companhia por um longo período2Decida qual sensação você quer passar no ambiente escolhido, pois a cor será fundamental. As cores podem influenciar nas percepções e emoções. Por exemplo, cores frias costumam refletir a sensação de paz e tranquilidade, enquanto cores quentes são capazes de estimular as emoções, aumentar a produtividade e elevar o ânimo. E mais, 3) Busque opiniões técnicas antes de comprar. Nas lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz há uma variedade de marcas e coresalém de uma equipe preparada para informar as especificidades de cada tipo tinta e para quais ambientes as mesmas são indicadas. 

  

 

Com programação de 60 dias recheada de festas e prêmios, Grupo Mateus comemora 36 anos



Uma data sempre muito aguardada por ser bastante festejada e com ofertas ao consumidor, o aniversário do Grupo Mateus chega com muita expectativa nesta quarta-feira (31). O Grupo Mateus comemora 36 anos de história e expansão pelo Brasil , figurando hoje como uma das maiores redes varejistas do país. A festa já vem sendo realizada há algum tempo, com uma programação distribuída por 60 dias, desde 1º de agosto, seguindo até o dia 29 de setembro.

O gerente de marketing do Grupo Mateus, Hudton Bandeira, explica que a expectativa é das melhores, principalmente no tão aguardado dia do aniversário. 

“A programação foi montada pensando sempre nos clientes. Durante todos esses dias, eles terão a oportunidade de economizar com as ofertas imbatíveis e também concorrer a vários prêmios. Lembramos que quarta-feira, 31 de agosto, será o grande dia, com os menores preços e ofertas imperdíveis de todo esse período”.

Hudton convida os clientes do Grupo Mateus para comemorarem juntos essa data tão especial. “Durante os 60 dias de festividades, estão sendo sorteados mais de R$ 1 milhão em vales-compra, um caminhão de prêmios toda semana, além de um smartphone todos os dias. Vale a pena garantir a participação!”, finaliza.

Alguns momentos ganharam destaque na programação. Um deles foi o “Show de Economia”, realizado pelo Grupo Mateus em parceria com a marca “Tio Jorge”, que trouxeram Israel e Rodolffo para os consumidores que compareceram ao Mix Mateus Vinhais. Os presentes festejaram juntos essa dupla que está sempre no topo das paradas musicais brasileiras.

E para fechar as comemorações, no dia 29 de setembro, em forma de premiação, 10 pessoas serão sorteadas pelo Grupo Mateus para ganhar 10 anos de compras grátis. Para concorrer, o cliente precisa realizar compras a partir de R$ 100 na loja física ou no aplicativo Mateus Mais. Também é preciso cadastrar o seu número da sorte no site www.aniversariomateus.com.br para participar e acompanhar os sorteios.

20ª Fecoimp traz novo espaço que tem como tema a Cultura Geek


 

Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz- Fecoimp contará pela primeira vez com um espaço destinado a temática geek. O espaço é uma parceira da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) junto a Ifageek, uma empresa de São Luís especializada em produzir eventos nesse ramo. O espaço é uma iniciativa da associação que pretende investir mais nesse setor que apresenta dados positivos no mercado. 

 
O geek pode ser entendido como um entusiasta ou especialista em tecnologia, computador, jogos de videogame, gadgets, histórias em quadrinhos, cinema e outras vertentes da cultura pop. Mas do que apenas uma subcultura, o público geek tem chamado a atenção das empresas pelo seu potencial de consumo. Segundo um estudo da Rakuteng Digital Commerce, o público geek gasta 40% mais do que a média nacional. 
 
Para João Lira, Presidente da ACII, o espaço é uma inovação e a expectativa é de que seja um sucesso. “De acordo, com o resultado dessa estrutura que vai ser montada, em novembro essa empresa em parceria com a Associação Comercial estará fazendo um evento exclusivo para esse público”, ressalta. 
 
A proposta do espaço é criar um ambiente de interação entre o público jovem através de competições, jogos eletrônicos, jogos de tabuleiros e palestras sobre o mundo geek, com a expectativa de tornar o espaço um grande evento. 
 
O Ifageek vem para para abraçar esse estilo de vida, tornando o ser geek algo ainda mais positivo e ajudando aos indivíduos a se identificarem mais a esse estilo de vida. O Ifageek contará com um espaço contendo 09 estandes incluindo empresas de Imperatriz que oferecem serviços e produtos relacionados ao mundo geek. Além de uma exposição de uma coleção de bonecos, que visa atrair o público amante de colecionáveis.
 
 A 20ª edição da Fecoimp é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e seus conselhos Conjove (Conselho de Jovens Empresários) e CME (Conselho da Mulher Empresária). O evento acontece entre os dias 21 a 24 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz, localizado na Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 32, Centro. Este ano a feira conta com o patrocínio da Secretaria do Turismo (Setur), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Banco Bradesco, Credishop-Imperatriz, Equatorial Maranhão, Ilumisol, e Prefeitura Municipal de Imperatriz. Tem, ainda, o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). 

ANEEL anuncia bandeira verde nas tarifas de energia para setembro


 

Neste mês de setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a bandeira tarifária continuará sendo verde para todos consumidores. Apesar disso, é importante manter os cuidados para não desperdiçar energia elétrica e, consequentemente, economizar no orçamento. É ideal adotar a prática de hábitos sustentáveis, ficar atento para o modo de uso dos eletrodomésticos e quando possível buscar aparelhos eletrônicos mais eficientes e com menor desperdício.  

  

No entanto, mesmo com a bandeira verde em vigor, a Equatorial Maranhão chama atenção para o consumo consciente, principalmente nos períodos mais quentes do ano. Essa época pode gerar um aumento significativo no gasto de energia, o que causa consequências negativas tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor. Com os graves problemas ambientais existentes, a conscientização é a melhor opção para a preservação do meio ambiente e para a economia de energia.  

  

O uso de alguns eletrodomésticos podem ser grandes vilões. Além da utilização de forma incorreta, existem aparelhos que normalmente consomem mais, como a geladeira que permanece sempre ligada, ou o chuveiro elétrico. Com a temperatura elevada, é comum que sejam utilizados mais aparelhos para aliviar o calor, como o ventilador e ar-condicionado. Entretanto, algumas atitudes como manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação e a luz natural, são práticas simples, mas que podem fazer diferença na conta de luz. Desse modo, a Equatorial recomenda que os consumidores evitem desperdícios de energia elétrica em casa e orienta como utilizá-la da melhor forma. 

  

Confira as dicas para usar a energia sem desperdício: 

 

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Uma dica importante é deixar uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abri-la sempre; 
  • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. 
  • Tenha cuidado com o uso excessivo de eletrodomésticos, o chuveiro elétrico é um dos principais vilões no consumo de energia. Dê preferência a utilizá-lo no modo verão. 
  • Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia. 
  • Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. 
  • Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima. 
  • Uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia. 

     
     
 Segundo a Gerente de Relacionamento com Clientes, Francila Soares, uma conta mais barata também é possível para as famílias que são inscritas no CadÚnico do governo federal. “As famílias de baixa renda podem receber um desconto de até 65% em suas contas. Para isso precisam estar com o cadastro atualizado, e precisam atender os critérios que é ter uma renda de até meio salário mínimo por integrante da família e assim poder desfrutar de uma conta mais barata”, destacou Francila. 

A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.  

Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos natur

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...