sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Diretoria do Fórum de Imperatriz determina que unidades evitem atendimento presencial


A juíza Ana Beatriz Jorge, diretora do Fórum de Imperatriz, assinou a Portaria 3256/2020, na qual determina que todas as unidades judiciais da Comarca realizem, prioritariamente, os atendimentos por via remota (e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio tecnológico). Dessa forma, deverão evitar ao máximo os atendimentos presenciais, sendo esses realizados apenas quando houver esgotado todas as possibilidades remotas. O período de abrangência da Portaria é de 31/08 à 14/09/2020, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.

O documento versa que os setores administrativos deverão manter, no máximo dois (02) servidores em seus respectivos setores. As demais unidades judiciais deverão cumprir as escalas estabelecidas pelos juízes titulares das mesmas, observando o número mínimo de servidores por unidade. A Portaria leva em consideração, dentre outros motivos, a declaração pública de pandemia em relação ao novo Coronavírus (Covid-19), pela Organização Mundial de Saúde-OMS, de 11 de março de 2020.

Cita, ainda, a Resolução nº 322 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece no âmbito do Poder Judiciário, medidas para retomada dos serviços presenciais, observadas as ações necessárias para prevenção de contágio pelo novo Coronavírus - Covid-19, e dá outras providências. "Há de se considerar a natureza essencial da atividade jurisdicional e a necessidade de se assegurar condições mínimas para sua continuidade, compatibilizando-a com a preservação da saúde de magistrados, servidores, estagiários, colaboradores, agentes públicos, advogados e usuários em geral", diz a Portaria.

O artigo 2º do documento enfatiza que a Chefe da Central de Mandados deverá elaborar uma escala de horário para uso dos equipamentos do setor pelos oficiais de justiça, a fim de evitar aglomeração na sala. "No caso em que o servidor tenha testado positivo para Covid-19 ou que esteja com sintomas compatíveis com a doença, os magistrados da Comarca de Imperatriz poderão consultar as orientações constantes no documento elaborado pela junta médica do Tribunal em 16 de julho de 2020, disponível no site, para melhor decidir sobre o atendimento em sua unidade", observa outro artigo.

PREOCUPAÇÃO COM O PÚBLICO

Estarão suspensas, temporariamente, a visitação pública e o atendimento presencial do público externo, que será prestado por meio eletrônico ou telefônico. A Portaria observa que as unidades que realizam audiências de forma presencial deverão tomar todas as cautelas para que não haja aglomeração no átrio do Fórum, nem nos ambientes internos.

"O atendimento aos advogados será prestado exclusivamente por agendamento através dos contatos já disponibilizados em lista elaborada pela Administração do Fórum (...) Será disponibilizada novamente na porta do Fórum, no site do Tribunal e encaminhada a Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria, Ministério Público, Delegacia Regional e unidades prisionais, uma lista com os números dos contatos de todas as unidades da comarca", finaliza a Portaria.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Gabinete de Gestão Integrada avança na elaboração do Plano Municipal de Segurança

O Gabinete de Gestão Integrada apresentou os dados de criminalidade de Araguaína, coletados pela Comunitas e ASTT, por meio dos registros de ocorrências da Polícia Militar, que deverão servir de base para o planejamento das ações de combate integrado à violência na cidade e a criação, pela primeira vez, do Plano Municipal de Segurança Pública. Entre os dados coletados estão o número de roubos de veículos e o índice de violência contra a mulher que registrou 45 casos na cidade só no mês de julho e é um dos principais focos de combate.

"Este estudo é de extrema importância para traçar uma estratégia efetiva no combate à violência e além dos dados da Polícia Militar, outros levantamentos dos setores de inteligência da segurança pública também estão sendo incluídos neste processo, para que as ações sejam realmente efetivas", explicou o consultor Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura, parceiro do Município na elaboração do Plano de Segurança, por meio da Comunitas.

Esta já é a terceira reunião do  Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Araguaína e foi realizada de forma remota, contando com representantes das secretarias municipais, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Defesa Civil, polícias Federal, Rodoviária, Civil, Ambiental e Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal do Tocantins (UFT), consultores técnicos da Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunitas, Procon e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

Levantamento da violência

De acordo com o levantamento, foram registrados 258 roubos de veículos em Araguaína entre os meses de janeiro e julho deste ano, sendo a maior parte, 240, de roubos a motocicletas. Entre os bairros com a maior concentração de crimes deste tipo estão o centro da cidade, com 19 casos, seguido do Bairro São João, com 18 e Araguaína Sul com 10 roubos de veículos.

Apesar do combate direto à criminalidade ser executado pelas forças policiais, o presidente da Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, Fábio Astolfi, explica que o município tem investido em algumas ações que também colaboram com a redução da criminalidade e facilitam o trabalho da polícia.

"Entre as ações estão o asfaltamento de diversos bairros de Araguaína, o que colabora na execução do patrulhamento da Polícia Militar; a implantação de iluminação com lâmpadas de LED e a construção de vários parques e praças que dão ao jovem opções de lazer e esporte que podem reduzir de forma indireta os índices de criminalidade e a implantação da Guarda Municipal", destacou o presidente da ASTT.

Gestão integrada

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) foi criado por meio do Decreto nº 204 publicado no Diário Oficial no início do mês de março e tem como objetivo, promover atividades conjuntas de políticas e estratégias inovadoras para diminuição da criminalidade.

Ao todo, nove secretarias e autarquias municipais e 11 órgãos e instituições com atuação no Município fazem parte do GGI-M que se reúne mensalmente para avaliar os indicadores criminais e deliberar ações integradas de combate à violência.

O GGI também está mapeando dados de tentativa de homicídio, roubo de pedestre, ameaças, lesão corporal, violência contra mulher, criança e adolescente e posse e tráfico de drogas. O cruzamento destes dados servirá para a criação das manchas de calor da criminalidade para aumentar a eficiência da assistência social e da atividade policial.

Ruas no Parque Alvorada II mudarão de sentindo

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes - SETRAN, a rua Principal e a Antiga Principal, no Bairro Parque Alvorada II, mudarão de sentindo a partir da segunda quinzena de setembro.

Segundo estudos no local, rua passará de sentido duplo para único. O engenheiro de trânsito, Tuytuyguassu Rayol, explica que a previsão para início das modificações é de 15 dias.

“A medida será tomada para melhorar o fluxo, diminuindo as chances de ocorrer acidentes. A proposta também se insere nas mudanças realizadas para a melhoria das condições do tráfego naquela área”, afirma Tuytuyguassu Rayol.

Vale destacar que a equipe da Setran, bem como os órgãos responsáveis, estarão de prontidão para orientação e esclarecimento a motoristas e pedestres sobre as alterações no bairro.

Lazer mais seguro e divertido na Potiguar

O feriado prolongado vem chegando e nada melhor que aproveitar as praias, rios e piscinas com conforto e segurança. Na loja Potiguar Imperatriz há muitas opções em itens para lazer e praia, camping e piqueniques. Produtos como cadeiras de praia e guarda- sol, coolers e caixas térmicas, macarrão para flutuação, boias em vários formatos e tamanhos, protetor solar; utensílios para churrascos e churrasqueiras portáteis; grill para carnes e caixas de som portáteis; entre muitos outros produtos e ótimos preços. 

Mas vale lembrar que no feriado nacional de 7 de setembro (Dia da Independência) a loja Potiguar Imperatriz estará fechada, então antecipe suas compras e garanta itens essenciais para o seu lazer em família ou com amigos.

Feira Cidadã ocorre de forma fixa no bairro Bacuri e Santa Inês


Prefeitura de Imperatriz confirma a realização da Feira Cidadã de forma permanente no pátio da igreja católica Santa Inês, e no Bacuri, na Praça da Bíblia. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, a proposta é descentralizar os serviços, levando-os aos bairros distantes do Centro, além de gerar emprego e renda para população.

Desde a implementação da primeira feira realizada no começo de agosto no bairro Bacuri, a proposta deu certo e agora vai continuar, também, de forma fixa, no Santa Inês, toda sexta-feira, e na Praça da Bíblia, às quartas-feiras. Os feirantes recebem toda a estrutura das barracas montadas, iluminação e até entretenimento com atrações culturais locais, organizadas pela Prefeitura, para venderem seus produtos com mais comodidade.

Há diversas opções de compras para os consumidores. Entre frutas, verduras, comidas ou roupas, e com preços em conta, a Feira Cidadã contribui para que vendedores locais tenham complemento na renda. Outro fator positivo é o horário da feira, realizada à noite, das 18h às 22h, o que possibilita que mais pessoas tenham oportunidade de fazer compras num horário alternativo.

SEDEC ITINERANTE

Unidade móvel adquirida pela Prefeitura de Imperatriz vai levar serviços públicos para os bairros da cidade, também está presente na Feira Cidadã. Parte do projeto Sedec Itinerante, a van atende pessoas que estão na informalidade, e também são consideradas microempreendedores, além de ofertar serviços do Sine Municipal.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

“Pensar numa outra forma de convívio social é urgência na nossa geração”, afirma presidente da AJD em palestra



Foi realizada, no dia 31/08, por meio do curso de Direito da Facimp, uma palestra remota para acadêmicos e profissionais da área, sobre os “Direitos Humanos do Trabalho”, com a doutora em Direito do Trabalho pela USP/SP, Valdete Souto Severo, que também é presidente da Associação dos Juízes para a Democracia (AJD), para refletir e discutir a temática com os acadêmicos da região. A palestra foi idealizada e coordenada pelo coordenador do curso de Direito da Facimp, Eduardo Hoff.

O bate-papo traçou uma linha histórica do país para mostrar os motivos que explicam o atual formato de trabalho no país, com raízes no trabalho escravo, e hoje encontra-se em panorama de as pessoas trabalharem para sobreviver e adquirirem bens, além de tratar da jornada diária de trabalho nesse século, conquistada através de motivações, em grande parte, impulsionadas pela revolta dos trabalhadores.

Na metade da palestra foi abordado que o Direito do Trabalho surge diante de uma revolta da classe trabalhadora pela situação de miséria e exploração que se alastrava, e para garantir o direito das pessoas que não podem trocar sua força de trabalho por remuneração.

A dra. Valdete Severo continuou a palestra fazendo reflexões junto aos presentes sobre todos os detalhes que são um marco histórico no Brasil e permitiram mudanças nos direitos dos trabalhadores, nas últimas décadas, no país, como por exemplo na Constituição, nas políticas, na recente reforma trabalhista e, mais na atualidade, diante de uma pandemia, que alterou vários detalhes nas questões de trabalho nos últimos meses.

“O Direito do Trabalho efetivo pode fazer uma sociedade começar a pensar numa outra forma de convívio social, e pensar sobre uma outra forma de convívio social é uma urgência na nossa geração”, apontou a dra. Valdete Severo, na reta final de sua palestra sobre uma perspectiva de uma sociedade que conviva melhor com direitos trabalhistas mais eficazes.

Ela também comentou sobre a satisfação de participar desse encontro com acadêmicos de Direito da região. "Estou muito feliz em poder participar de um debate sobre questões que são relevantes para os estudantes de direito, não apenas na condição de estudantes, mas de cidadãs e cidadãos. A magistratura tem uma função dentro da ordem democrática e discuti-la passa, inclusive, por compreender de que democracia estamos falando. Os Direitos Humanos também têm uma função essencial”.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Projeto Busca Ativa Escolar apresentar resultado positivo em Senador Lá Rocque

Embora, o acesso à educação seja um direito constitucional, crianças e adolescentes abandonam os estudos, ou as vezes nem mesmo chegam ser matriculados em escolas. 

No Maranhão, o Governo do Estado, em parceria com os munícipios, desenvolve o projeto Fundo das Ações Unidas para a Infância (Unicef), 

O objetivo do programa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, através de políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

O foco do programa é combater evasão escolar as crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos. Em Senador Lá Rocque, o programa que é colocado em prática por meio das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, apresentou bom resultados. 

O município foi reconhecido pelo esforço nesta estratégia recebendo, inclusive um certificado, pois alcançou com êxito a meta de rematrícula na implementação da estratégia Busca Ativa Escolar. 

Iniciada pavimentação asfáltica da Rua da Paz no Jardim Oriental

 


A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, iniciou sábado, 29 de agosto, a pavimentação asfáltica da Rua da Paz, no Jardim Oriental. Via recebeu drenagem profunda para escoamento de águas pluviais, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos moradores e a mobilidade urbana.

Obra é resultado da Parceria Público Privado (PPP) celebrada com o Grupo Mateus para construção da rede de drenagem profunda. Prefeitura executa frente de terraplanagem, pavimentação, meios-fios, sarjetas e sinalização viária.

“Vamos concluir a drenagem com a construção das bocas de lobo e finalizar a pavimentação asfáltica em todo trecho que recebeu a galeria profunda”, garantiu o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, que sábado vistoriou o início da imprimação e asfaltamento da Rua da Paz, no Jardim Oriental.

Segundo ele, a via será um importante interligação e acesso à Avenida Babaçulândia, contribuindo para desafogar o trânsito, e resolvendo mais um ponto de alagamento no bairro, fato que dificultava o acesso de veículos dos serviços essenciais de segurança pública, saúde, iluminação e limpeza urbana.

Zigomar Filho ressaltou que na manhã desta segunda-feira, 31 de agosto, a Sinfra reiniciaram os trabalhos de pavimentação asfáltica do primeiro trecho da Rua da Paz, na confluência com a Avenida Babaçulândia, divisa com o bairro Vila Lobão.

Beneficiários nascidos em agosto podem sacar auxílio hoje


Cerca de 4 milhões de beneficiários do auxílio emergencial nascidos em agosto poderão sacar o dinheiro hoje (1º). Também estão liberadas as transferências dos recursos para outras contas.

Os beneficiários com direito a saque e transferência hoje receberam o crédito na poupança social da Caixa no dia 14 de agosto.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo programa é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos.

O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Abrigos para idosos recebem doações de hortaliças

Muitas pessoas passaram a cultivar suas próprias hortaliças no quintal de casa e com algumas empresas não foi diferente. A Equatorial Maranhão, por exemplo, passou a cultivar e produzir chás que são consumidos durante o dia pelos colaboradores. A iniciativa partiu dos próprios colaboradores que observaram um espaço que podia ser utilizado para esta finalidade. A ideia deu tão certo que nos últimos meses foram plantados também sementes de coentro e cebolinha (100% orgânicos), posteriormente destinadas para doações em abrigos de idosos de Imperatriz. 

 

Um dos lares ajudados foi o São Francisco de Assis, que recebeu metade das hortaliças colhidas na empresa. Um dos coordenadores da casa, Fausto de Carvalho, relatou o quanto o apoio da Equatorial Maranhão vem fazendo a diferença ao longo dos anos. “A gente vive de doação e essa parceria com a Equatorial e com outras empresas faz com que a casa consiga funcionar”. O Lar do Idoso Renascer recebeu a outra metade das doações que chegaram na hora certa, segunda a Irmã Rosinalda, responsável pelo preparo da alimentação dos idosos da casa. "Eu estava economizando o pouquinho de coentro que ainda tinha para fazer o almoço e vocês foram mandados por Deus para nos ajudar. Eu cozinho como se fosse para mim e se eu gosto de comida gostosa, eu me esforço para fazer o melhor para eles", diz com um largo sorriso no rosto. 

 

O líder de Serviços Facilites e Folhas da Equatorial Maranhão, Orfileno Júnior, que estimulou o plantio na empresa destacou que ações com estas trazem um sentimento de bem-estar para toda a equipe. “A adoção de novos hábitos e rotinas trouxe grandes modificações, físicas, psicológicas e sociais e nos permitiu, além de dar continuidade aos trabalhos na horta, ter a oportunidade de ser solidário, auxiliando a comunidade nesse momento tão delicado para toda a população”, concluiu. 

Centro de Atendimento Covid-19 é implantado no bairro Vila Nova


Com objetivo de descentralizar os atendimentos para pacientes com suspeitas e casos leves de Covid-19, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) implantou mais um Ambulatório de Covid-19, com acesso exclusivo, pela Avenida São Sebastião, Vila Nova.  Medida visa descentralizar e ampliar atendimentos devido ao aquecimento da procura da população com sintomas gripal, nesse período do ano.

A secretaria de saúde, Mariana Jales, destaca que “os atendimentos iniciais para pacientes de casos leves de Covid-19 favorecem a população, para que não venham a precisar de leitos de enfermaria ou UTI. É importante que todos continuem adotando medidas de segurança como o isolamento social, a higienização correta das mãos com álcool em gel ou sabão e o suo de máscaras”.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, “a abertura do novo ambulatório para Covid-19 prima pela política da Atenção Básica, onde o foco é a prevenção. Enquanto não houver a vacina para o novo coronavírus é importante que a Prefeitura continue adotando medidas preventivas para o não agravamento da doença”.

Os atendimentos serão realizados mediante a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, documento de identidade com foto e comprovante de residência. A unidade está aberta para a população de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Caso necessário, o usuário terá acesso ao protocolo de medicamento e de acordo com a janela imunológica do paciente será realizado testes rápidos. É importante ressaltar que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova continua com fluxo normal de atendimento, com acesso pela Rua Dom Marcelino. 

Prefeitura adota medidas restritivas para funcionamento de estabelecimentos

 


De acordo com o decreto municipal nº 94/2020, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais de entretenimento devem funcionar com 50% da capacidade máxima de ocupação. Conforme está previsto no Alvará de proteção e prevenção contra incêndio ou documento similar do local. O estabelecimento deve respeitar a distância mínima de 2 metros entre as mesas, que devem disponibilizar o máximo de quatro assentos em cada uma.

A ocupação desses estabelecimentos será medida por quantidade de pessoas, tendo como parâmetro a ocupação de assentos totais do estabelecimento. Os proprietários devem disponibilizar em local visível para fiscalização as informações sobre a ocupação total do estabelecimento, medida em assentos, diariamente. Continua proibida a realização de eventos em pistas de dança e boates.


Nas atividades de vaquejada, com a participação de competidores, organizadores, jurados e trabalhadores dos eventos, está proibida a entrada do público em geral. No local, devem estar disponíveis banners e panfletos educativos dos órgãos sanitários para fácil visualização, com informações gerais sobre os sintomas da doença, distanciamento social, medidas de higienização, descarte correto de instrumentos de proteção, higienização de banheiros e locais comuns.


A fiscalização tem atuado de maneira intensa por Imperatriz, para verificar o cumprimento das regras do distanciamento social, como distância entre as mesas, a lotação ultrapassando o permitido e outras regras sanitárias. A Prefeitura criou o comitê de fiscalização municipal, composto pelas secretarias de Governo, Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Fazenda e Gestão Orçamentária, Trânsito e Transportes, Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal.


Para o secretário de governo, Eduardo Soares, a  prevenção é o único instrumento contra a disseminação do coronavírus. "Nosso maior inimigo hoje é a falta de prevenção. Todos cuidados preventivos devem continuar, se a população colaborar, os casos vão continuar diminuindo", completa. (Ariel Rocha-Ascom)

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...