quinta-feira, 30 de julho de 2020

Calor e eletricidade: O que fazer para economizar energia

Diante da atual crise mundial causada pela COVID-19 a rotina do comércio, indústria e escolas foi alterada. Devido à quarentena estabelecida para evitar o contágio pelo novo coronavírus, as pessoas estão ficando mais tempo dentro de casa, prolongando o uso de iluminação, eletrônicos e eletrodomésticos, o que resulta no aumento do consumo de energia elétrica. Mas não para por aí, além do isolamento domiciliar, o calor também pode ser grande vilão quando o assunto é a conta de energia.
Nessa época de inverno, algumas regiões do país podem apresentar altas temperaturas. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), espera-se que nas próximas semanas Imperatriz registre máximas de até 37° C. O desconforto causado por essas ondas de calor intensifica o uso de equipamentos refrigeradores e pode resultar em um significativo aumento da conta de energia.
Água com gelo
O Executivo de Segurança e Meio Ambiente da Equatorial Maranhão, Francisco Ferreira, orienta que para evitar surpresas ao fim do mês o consumidor pode começar atentando para o selo de avaliação do PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). “É importante utilizar equipamentos mais eficientes, de preferência com o selo A de consumo, e pelo menor tempo possível, evitando desperdícios”, destaca Francisco.
Através do selo é possível saber mais sobre a classe de consumo e a eficiência energética dos equipamentos. “Para exemplificar, se você tem um equipamento de classe A que consome 20 kWh, usado 8 horas por dia durante 30 dias, seu consumo mensal será 4.800 kWh. Para a mesma situação de consumo com um aparelho de classe C que consome 40 kWh, usado as mesmas 8 horas durante os mesmos 30 dias, seu consumo mensal será 9.600 kWh”, explica o executivo.
Além disso, estar atento ao uso dos equipamentos eletrodomésticos pode fazer uma grande diferença no custo final da conta de energia. O Executivo Francisco Ferreira separou algumas dicas sobre os principais aparelhos utilizados no dia-a-dia. Confira!

Geladeiras e Freezer

  • Verifique se a borracha de vedação está em boas condições;
  • Evite abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes durante o dia;
  • Não utilize as serpentinas (grades) que se encontram na parte de trás do aparelho para secar roupas, sapatos ou toalhas;
  • Mas o calor pede uma água bem gelada, não é mesmo? É só reservar uma garrafa com gelo do lado de fora da geladeira!

Ar-condicionado

  • Mantenha portas e janelas fechadas durante o uso do ar-condicionado;
  • Configure o aparelho de acordo com o tamanho do ambiente a ser refrigerado;
  • Desligue o equipamento ao deixar o ambiente;
  • Programe o ar-condicionado para desligar durante a madrugada;
  • Mantenha os filtros do aparelho sempre limpos.
Observe a potência do seu eletrodoméstico

Dicas Gerais

  • Mantenha os cômodos vazios com as luzes apagadas;
  • Aproveite a luz natural, abrindo cortinas e janelas;
  • Substitua as antigas lâmpadas incandescentes palas tipo LED;
  • Evite o Stand-by: retire da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados;
  • Acumule roupas sujas para utilizar a máquina de lavar. Esta dica também serve para o uso do ferro elétrico, separe a maior quantidade de roupas para passar de uma vez.
É importante lembrar que a mudança de hábito é o principal fator para a redução do consumo, faça uso consciente e responsável de energia elétrica. Preserve a sua saúde e de seus familiares, fique em casa!
Fonte: Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Maranhão terá maior investimento em educação nos próximos anos

Durante a inauguração virtual da reforma do IEMA em São Luís, nesta quinta-feira (30), o governador Flávio Dino anunciou vitória judicial que garante à educação maranhense o maior investimento de sua história nos próximos anos. O Supremo Tribunal Federal reconheceu que o Governo Federal deve ao Maranhão R$ 4 bilhões de reais que serão pagos, por ordem judicial, nos próximos anos.
“Isso significa que o processo que abrimos garante recursos para os próximos anos. Isso me enche de alegria, porque os temores de que esse processo será interrompido estão afastados. A garantia com a ampliação do Fundeb, o horizonte de ampliação dos recursos até 2026 e o pagamento dessa ação judicial asseguram que o Governo do Maranhão possa continuar nos próximos anos dando prosseguimento ao cumprimento das metas do plano educacional”, pontuou o governador. 
Nos últimos anos, o Maranhão investiu e ampliou um conjunto de obras educacionais que vão desde a infraestrutura das escolas até a valorização dos professores e inclusão de programas educacionais voltados para os estudantes. 
A inauguração virtual da reforma da Unidade Plena do IEMA – Centro de São Luís é mais uma ação do amplo conjunto de investimentos educacionais do Maranhão. “Estamos construindo juntos a maior escola pública do estado do Maranhão, tanto em termos estruturais como em termos de novas oportunidades aos estudantes. Esse é um processo que passa pela esfera do coração, do sentimento, para que possamos levar esse processo adiante permanentemente.  Estamos abrindo avenida de oportunidades aos estudantes nas áreas do conhecimento, da cultura, do esporte, lazer e da tecnologia, que são dimensões necessárias na formação de cidadãos e cidadãs aptos a contribuir com uma sociedade mais justa”, disse o governador. 
A reforma do IEMA do Centro de São Luís conta com complexo esportivo revitalizado, piscina, salão de jogos, vestiários, sala de artes marciais e danças, auditório, cantina e área de vivência. Foram investidos mais de R$ 4 milhões pelo Governo do Estado na reforma e ampliação do espaço físico voltado para a prática de esportes e bem-estar dos estudantes. 
O IEMA – Centro oferece Ensino Médio e Ensino Técnico em tempo integral para mais de 500 estudantes matriculados na rede pública estadual.

Competições esportivas estão liberadas em Imperatriz

Competições esportivas estão liberadas em Imperatriz

Quadras estão liberadas para eventos esportivos a partir do dia 02 de agosto, de acordo com portaria expedida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel. Documento regulamenta torneios, campeonatos, competições esportivas nos estabelecimentos que ofertam esses serviços ao ar livre.

Capacidade de cada local não pode exceder 60% do total, além de observar todas as medidas de segurança e higienização contra a Covid – 19. Organizadores das competições ficam encarregados da divulgação, aplicação e controle das normas contidas na portaria municipal.

As tradicionais peladas já haviam sido liberadas em decretos anteriores da Prefeitura de Imperatriz. Agora, com a volta das competições esportivas, “os praticantes dessas atividades ao ar livre que foram liberadas, devem cumprir todas as normas de segurança como foi determinado pelo decreto da Prefeitura e pela portaria da Sedel”, afirma o secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira.

Ainda, os praticantes devem realizar higienização das mãos antes de entrar nos espaços. Cada pessoa deve levar seu recipiente com água e não compartilhar utensílios. Já quem possui sintomas gripais ou é do grupo de risco, não pode frequentar estes locais.
Acompanhantes do evento são obrigados a usar máscaras, salvo exceção para quem está praticando o esporte.

Para acessar o link com a portaria completa, clique aqui.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Loja Potiguar aberta normalmente nesta terça-feira (28)



A loja Potiguar de Imperatriz irá funcionar normalmente nessa terça – feira (28.07), feriado em alusão a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Para quem estiver interessado, a loja deve funcionar das 08H às 18h, na BR 010, KM 252, na entrada da Vila Cafeteira, bairro Côco Grande.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...