quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Prefeitura de Imperatriz inicia Campanha Outubro Rosa com blitz no Centro


A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), iniciou as ações da Campanha Outubro Rosa na cidade, com uma blitz no Centro, na manhã desta segunda-feira (03). Com o tema “Um mês para lembrar, um ano para cuidar”, a campanha objetiva alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres, segundo o Instituto  Nacional de Câncer (INCA). Dados do instituto mostram, também, que em 2022 são 66.280 casos novos estimados da doença. A estatística aponta ainda que o câncer de mama causou, infelizmente, 17.825 mortes no ano de 2022.

“Embora a doença atinja mais as mulheres, é importante destacar que homens podem ter câncer de mama, representam apenas 1% dos casos, mas não é motivo para se descuidar. Então, mulheres e homens, façam seus exames preventivos, cuidem da sua saúde”, ponderou o secretário Alcemir Costa.  

Durante todo o mês, equipes do Município irão realizar diversas atividades em regiões da cidade para promover conscientização sobre o câncer de mama, um dos que matam mulheres no país, segundo o INCA.  

“A Prefeitura de Imperatriz intensifica as ações este mês, descentralizando os serviços, indo mais perto das comunidades, para permitir que um número maior de pessoas tenha acesso ao atendimento. Entretanto, cabe ressaltar que esse trabalho preventivo é feito durante todo o ano, a exemplo da Unidade Móvel Oncológica que percorre os bairros da cidade”, explicou Alcemir.

“O Ônibus Rosa vai estar em praças, unidades básicas de saúde, lares de convivência social, igreja e outros espaços ofertando exames à população. O nosso cronograma pode ser consultado nas redes oficiais da Prefeitura”, ressalta Viviane Batista, coordenadora do Setor de Oncologia do Município.

Edição especial de revestimentos exclusivos do Grupo Potiguar celebra ícone da cultura maranhense

 O Grupo Potiguar acaba de lançar a coleção “Azulejos”; revestimentos cerâmicos fabricados sob demanda pelo Grupo Potiguar, em edição limitada, para celebrar um dos maiores ícones da nossa maranhensidade: Os azulejos coloniais. 

Trata-se de uma edição limitada de quatro azulejos com inspiração colonial, com nomes de cidades portuguesas. Essa coleção foi desenvolvida pela fábrica Pierini sob encomenda para o Grupo Potiguar. E já está à venda em todas as lojas do Grupo, em São Luís, Imperatriz e Bacabal. É uma oportunidade para os maranhenses usarem algo tão bonito e ao mesmo tempo tão histórico, nos mais diversos ambientes. 

  

“Essa ação é mais uma declaração de amor a nossa maranhensidade, e como temos orgulho em ser uma empresa genuinamente maranhense, criamos essa coleção que tem agradado em cheio aos clientes. Temos muito orgulho das belezas locais e da nossa cultura, e nesse ano em que São Luís completa 25 anos do título de Patrimônio Mundial, criamos essa coleção para que todos que quiserem, possam levar a beleza colonial para suas casas” declarou o Presidente do Grupo, Marcelo Júlio Vieira Brasil. 




  

Marcelo Brasil agradeceu a parceria da Quadrante Designer na concepção do projeto. A coleção de revestimentos temáticos é composta por quatro modelos de azulejos no tamanho de 15 cm x 15 cm, com nomes alusivos às cidades portuguesas: Loures; Cairas, Sines e Lagos. E são ideais para uso em piscinas, lareiras, fachadas, churrasqueiras, cozinhas, banheiros, áreas externas e internas. 

  

Segundo historiadores, os azulejos coloniais portugueses além de lindos, serviam para minimizar a sensação térmica, reduzindo o calor nos imóveis. Os portugueses radicados no Maranhão resolveram revestir as fachadas com azulejos, pois esse era o material que mais atenderia às condições climáticas da região. Ou seja, resistente ao verão muito forte e às fortes chuvas do verão, funcionando como um isolante térmico. Eis agora, quatro belas opções de azulejos para quem quiser deixar um ambiente mais moderno e mais agradável, com melhor sensação térmica, além de muita durabilidade.   

A dupla de arquitetos Marcos Morais e Marina Bogéa já aplicou o modelo Loures para criar um charmoso lavabo. A arquiteta Mylena Rabelo projetou uma moderna sala de estar usando o modelo Sines. Raquel Pflueger aplicou o modelo Cairas em uma parede no Jardim. Já a dupla Natália Brasil e Júnior Aires (Aires Brasil Arquitetura) escolheu o modelo Lagos para a Cozinha Potiguar, espaço que fica na Potiguar do Cohafuma em São Luís. 


“Gostaríamos de agradecer a Potiguar pela oportunidade de mostrar o nosso trabalho e também parabenizar pela iniciativa em valorizar a nossa arquitetura ludovicense. Agora podemos ter a chance de utilizar esses lindos azulejos dentro de nossas residências, garantindo mais cor e personalidade aos ambientes, e também como uma forma de trazer um pouco da nossa cidade para dentro de casa” declarou a arquiteta Marina Bogéa (Escritório Por Metro Quadrado). 

  

Marina assinou o projeto do lavabo, em parceria com seu sócio Marcos Nunes. Ele explica a proposto do ambiente, valorizado pelo azulejo Loures: “Apesar de ser um ambiente pequeno, o lavabo tem grande valor, é o cartão de visita da casa. Da mesma forma que é um espaço para atender funcionalmente o dia a dia dos moradores, também é um local para surpreender as visitas. Por conta disso, o nomeamos de “pequeno relicário”, devido a importância que é dada para esse pequeno espaço” explica o arquiteto Marcos Nunes. 

  

“Quando pensamos em azulejo, lembramos logo da nossa querida cidade São Luís. Lembramos do nosso centro histórico, dos casarões e também dos elementos utilizados. E alguns desses elementos trouxemos ao projeto, como o desenho dos arcos no espelho, a madeira na bancada e piso e a pedra na cuba.  Partindo de um conceito mais rústico e do design biofilico, também trouxemos a palha, granilite, vegetação e peças artesanais ao espaço. Esses elementos juntos, ao se conectarem, permitem a maior conexão com a natureza. E a ideia de trazer a natureza para dentro de casa produz melhor bem-estar no dia a dia. E o revestimento Loures trouxe toda a singularidade que queríamos para o lavabo” completou Marina Bogéa. 

Governo do Maranhão investe no turismo com novos voos, obras e qualificação profissional


 

Os diversos aportes em mobilidade, infraestrutura, redução de imposto e capacitação profissional feitos pelo Governo do Maranhão para fomentar o trade turístico acenderam o holofote nacional para o nosso estado.

A chegada de novos voos, a diminuição do ICMS do querosene de aviação (QAV), o aeroporto de Barreirinhas, a construção de estradas, praças e balneários e, ainda, a qualificação no atendimento ao turista foram as principais ações desenvolvidas para fortalecer o setor e aquecer a economia.

A grande novidade no roteiro turístico nacional, tendo o Maranhão como melhor destino, é que na primeira semana de setembro foram inaugurados novos voos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras em Barreirinhas e em Imperatriz, e outros serão anunciados em breve.

A Rota das Emoções ganhou voo panorâmico que sai de Aracati, no Ceará, com destino à Fortaleza. Da capital cearense, decola para Jericoacoara, com parada em Parnaíba, no Piauí e, de lá, o voo segue para Barreirinhas e São Luís. No sentido contrário, o voo de volta sai da capital maranhense e cumpre o mesmo trajeto diariamente.

Já a cidade de Imperatriz voltou a receber voos da Azul. Os voos com destino a Belém (PA) são realizados por uma aeronave com capacidade para 70 passageiros e com frequência: às segundas, quartas, sextas e domingos.

Quando o assunto é relacionado ao imposto de aviação, o governo reduziu o ICMS do querosene de aviação (QAV) em 2020, de 27% para 7%, incentivando o aumento da malha área para o Maranhão.

E as negociações estão avançadas para a captação de novos voos nacionais e internacionais, incluindo os voos charters no destino São Luís-Lisboa, em parceria com as concessionárias dos aeroportos maranhenses.

O secretário de Turismo, Paulo Matos, afirmou que o Maranhão está em plena ampliação da malha aérea devido aos investimentos do governo em diversas vertentes. “As tratativas para a realização de novos voos, redução do QAV, a novidade de voo Barreirinhas-Imperatriz e também a Rota das Emoções despertam o interesse do turista em conhecer o estado, sem falar das gravações de novelas que estão a todo vapor, mostrando para todo o Brasil as nossas belezas”.

Aeroporto de Barreirinhas

Nos últimos meses, o aeródromo de Barreirinhas foi transformado em aeroporto municipal. Incialmente por meio do avião Cessna Grand Caravan 208 e com o trajeto que percorre Ceará, Piauí e Maranhão (Fortaleza - Aracati - Jericoacoara - Parnaíba - Barreirinhas - São Luís), são realizados voos diários, com movimentação de 5 mil pessoas mensais.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Júnior, secretário da pasta envolvida no processo de mudança de aeródromo para aeroporto, afirma que novos municípios poderão ser beneficiados com os investimentos feitos em aeródromos do interior.

"Viabilizamos a vinda do avião Cessna Grand Caravan 208 e, por meio dela, conseguimos transformar o aeródromo em aeroporto. Assim, com os voos comerciais, temos aquecido a economia local; gerando emprego, renda e desenvolvimento. Nesse mesmo processo, estamos trabalhando com o aeródromo de Balsas, levando a Azul Conecta para avaliar as pistas e analisar a viabilidade de um avião similar para a região da Chapada das Mesas", contextualizou o secretário.

“É uma conquista histórica para Barreirinhas, tanto o aeroporto como os voos comerciais que começaram a chegar. Eles vão incrementar o turismo, com foco nos Lençóis, Delta e na Rota das Emoções. Esse destino turístico, que é um dos mais importantes do Brasil, com certeza vai expandir os investimentos no entorno e facilitar o deslocamento para o nosso paraíso”, comemorou o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha.

Investimentos em infraestrutura

Para tornar real toda esta empreitada, foi criado o programa Destino Lençóis e Delta, construída a entrada de Barreirinhas, a serpente na Litorânea, a Beira-Rio de Caxias, o mirante em Aldeias Altas, o balneário em São João do Sóter e diversas praças pelo estado, proporcionando lazer ao maranhense e visitantes.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, afirmou que os investimentos no turismo protagonizaram a retomada da ocupação na rede hoteleira e a realização de ações importantes, como novas obras e voos.

"O que fez a diferença na retomada do turismo foram os investimentos das entidades, principalmente do governo do Estado, que garantiu as ações que já vinham desde o governo Flávio Dino. Hoje, o turismo está aquecido, as cidades maranhenses estão na moda", afirmou o presidente.

A carioca Gleidys Cantini, ao visitar o Centro Histórico, se encantou pelo artesanato e pela culinária. “Faltava vir ao Maranhão para comprovar a beleza única da natureza e toda a história que aqui habita. Me apaixonei pela comida, em especial o arroz de cuxá e, também, pela arte trançada nas roupas e acessórios”.

Qualificação profissional

Mais de 15 mil pessoas qualificadas, com o registro de avanço de 5 para 16 Centros de Atendimento ao Turista. Antes, eram apenas 40 artesãos cadastrados; atualmente, já existem 3 mil cadastros.

O artista plástico Airton Marinho possui um ateliê de xilogravura na Praia Grande há mais de 20 anos e faz parte dos profissionais cadastrados na Secretaria de Turismo. Para ele, as vendas nunca foram tão aquecidas como este ano.

“Não existiu mês ruim em 2022. Todo dia faço muitas vendas dos meus quadros e peças de xilogravura. No São João, fiquei surpreso com a movimentação na Praia Grande. Em todos esses anos, nessa região, não tinha visto nada igual. Trabalhei muito para não deixar faltar produto, pois todo dia eu vendia todo o meu estoque”.

Mudança no perfil do consumidor motiva empresas a buscarem estratégias para encantar o cliente

 O marketing faz parte da rotina da maioria das empresas em todo o país e é uma ferramenta imprescindível para atrair o público alvo que tenha o perfil do seu negócio, fazendo parte da rotina da maioria das empresas e profissionais em todo o país. Atrair o cliente, gerar desejo, aumentar a busca por um produto ou serviço faz parte de umas das ações do marketing focado no consumidor. Mas para além de fazer uma técnica de estratégia de venda, é necessário ir além: encantar o cliente.

“Posicionar sua marca, seu serviço ou produto para gerar desejo e ser lembrado como a melhor opção pelo consumidor, mesmo quando estes não as estão consumindo, é um dos maiores desafios atualmente. Por isso, a relação com o cliente é tão  importante” explica Kátia Rocha, design de interiores e especialista em encantamento de clientes e negócios. Segundo ela, estudar essa área é trabalhar desde o espaço físico até um plano de ação para treinamentos e serviços de melhorias com a equipe.

“Criei um método e tenho aplicado nas empresas em diversos segmentos em mais de 20 estados do Brasil. É fascinante como a aplicação de cada fase de maneira correta, traz resultados significativas para as empresas. As quatro etapas do projeto passam pela coleta de dados, diagnóstico e planejamento, implementação e acompanhamento. É completamente possível ao final de uma análise como essa, a empresa de ter um caminho e uma direção correta para oferecer o seu serviço para o cliente de uma maneira que atrai e fideliza o seu público”, reforça Kátia Rocha.


A arquiteta Kátia Rocha


Eder Campos, diretor de clientes, em um dos seus artigos, “Quais elementos básicos para uma cultura que quer encantar clientes?” reforça que encantar é processo. “Confiança é essencial. Erros irão acontecer e feedback com reforço ao guia norteador será parte de coerência, mas sem deixar faltar autonomia. Afinal o relacionamento com o cliente é diário, em cada contato, e é impossível querer ter tudo mapeado. Entender encantamento como processo é confiar nas pessoas,” destacou.

Em Imperatriz, Kátia Rocha aplica a técnica em alguns empreendimentos como clínicas e consultórios. Em São Paulo, a profissional também atua com outros segmentos, como a área da beleza. “Percebi quando os clientes me contratavam para fazer o projeto de interiores que somente a mudança no seu espaço físico, sem o alinhamento dos demais pilares, não trariam os resultados que eles almejavam. E assim nasceu o Criando Magia para ajudar profissionais e empresas a usar essa maravilhosa ciência do encantamento para florescerem seus negócios”, conta.

Ela explica ainda que os desafios de gerir uma empresa são sempre os mesmos, independente da fase em que o empreendedor se encontra. Entretanto, Kátia revela um fator importante para ajudar no processo.

“O que muda é nossa maturidade para lidar com os desafios e a complexidade destes, que evoluem a medida que crescemos. Daí a necessidade de procurar inovar, de entender de verdade as necessidades e o comportamento de consumo do nosso público alvo para oferecer produtos e serviços que resolvam sua vida e melhorem o mundo. As pessoas podem não lembrar o que você fez ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir”, explica.

Ela reforça que dar atenção aos detalhes pode ser decisivo para quem quer criar laços de encantamento com o cliente. “Não é algo que a maioria faz, porque dá trabalho e requer dedicação e empenho, mas para aqueles que se dispuserem a incluir no seu modelo de negócios magia e encantamento, o resultado será exponencialmente maior do que o esforço e o empenho empregado”, finaliza.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Prorrogada inscrição do edital de premiação cultural Edelvira Marques em Imperatriz

 


Nesta segunda-feira (03), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural do município (FCI), prorrogou o prazo de inscrição do edital de N° 002/2022– FCI/FMC/ITZ, do Prêmio Edelvira Marques de Literatura. Agora, com a nova data, os proponentes têm até o dia 15 de outubro para se inscreverem.

Visando selecionar até 10 propostas que contemplem publicação de livro inédito, nessa edição de 2023, o edital torna possível a participação de livros de gênero científico-acadêmico, cujo foco seja no resgate da memória da história da cidade de Imperatriz. Serão selecionados 07 propostas de gênero literário universal e 03 de gênero científico-acadêmico.

“Com a inclusão do gênero científico-acadêmico, além de resgatarmos e preservarmos a história e a memória de Imperatriz, por meio da escrita fundamentada em pesquisa prática, acreditamos que todo esse material publicado será fonte referencial para futuros trabalhos acadêmicos ou escolares, estimulando, assim, o apego por nossa memória, tradições e conquistas. Nosso edital também prestigia escritores que dedicam seu talento e exercício às letras nos mais diversos gêneros literários, cujos conteúdos revelam a beleza da arte escrita através da poesia, do conto, da crônica, do romance etc”, comenta Paulinho Lobão, presidente da Fundação.

Podem encaminhar proposta de publicação para este edital, escritores com trabalhos inéditos que não tenham vínculo institucional com essa Fundação Cultural de Imperatriz, Fundo Municipal de Incentivo À Cultura e com o Conselho Municipal de Cultura. Também é necessário que sejam residentes comprovadamente de Imperatriz, atestando que o proponente tenha residência fixa há pelo menos 03 anos no município. Cada escritor pode submeter apenas uma proposta, e estar obrigatoriamente cadastrado no MAPEAMENTO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ disponível em https://cultura.prefeituradeimperatriz.com/cadastro-cultural.

Com recursos próprios, oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC), através da Lei Ordinária n° 1.541/2014, regulamentado pelo Decreto Municipal n° 019/2014, o Prêmio Edelvira Marques de Literatura tem valor global de R$ 70.000,00 (setenta mil reais), onde cada uma das obras literárias premiadas receberá o valor bruto de R$ 7.000,00 (Sete mil reais). Como contrapartida, os contemplados pelo prêmio, devem se comprometer a ministrar de duas a quatro palestras em projetos de cunho sociocultural promovido ou indicados pela Fundação, assim como deve doar 50 livros, que também serão destinados à Fundação Cultural para distribuição gratuita em ações culturais, bibliotecas, escolas públicas, etc.

O edital completo, com as demais informações, pode ser conferido em https://imperatriz.ma.gov.br/pmi/comunicados/fci/edital-n-0022022-fcifmcitz-premio-edelvira-marques-de-literatura/

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Escola Dom Bosco realiza 30ª edição da Mostra Regional de Ciências e Engenharia (MOSTRARCE)

 


Empenhados em incentivar a pesquisa científica ainda no ambiente escolar, o Complexo Educacional Dom Bosco, estará realizando nos dias 29 e 30 de setembro a 30ª edição da Mostra Regional de Ciências e Engenharia (MOSTRARCE). A programação é aberta pra toda a comunidade imperatrizense e acontecerá na quadra Poliesportiva Dom Boscão, localizado na rua Maranhão n436, a partir das 8h30.

Depois de dois anos parados, devido a pandemia da COVID-19, o evento realizado desde 1990, este ano, tem como o tema "MOSTRARCE - Um mundo de ideias científicas ", e visa apresentar para a cidade de Imperatriz projetos científicos de diversas áreas do conhecimento, como as ciências humanas, ciências exatas e linguagens.

A mostra científica conta com projetos de alunos do 6° ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio, que desde o início do período letivo iniciaram suas pesquisas por meio de aplicação de questionários, pesquisas sobre robótica e questões sociais, com o objetivo final de obter dados e bases científicas para os artigos. As pesquisas tem como objetivo principal trazer soluções para problemas sociais em Imperatriz e/ou apresentar novas tecnologias para a sociedade.

A professora e coordenadora da MOSTRARCE, Ada Waléria, comenta sobre a importância de incentivar a iniciação cientifica ainda na escola. “Ao implantar a disciplina de Iniciação Científica no currículo escolar do aluno, a Escola Dom Bosco, promove o desenvolvimento das múltiplas inteligências por meio da instigação intelectual, estimula no estudante a cultura investigativa, de inovação e criatividade levando-o a uma rica vivência interdisciplinar, com um conhecimento científico, voltados para solucionar problemas com relevância social.”, afirma. 

Devido a pandemia, para muitos alunos esse é o primeiro contato com a iniciação científica. É o caso da estudante de 12 anos de idade, Anna Jullia Cassimiro. “Por ser a primeira vez que participo de uma feira científica, eu confesso que estou muito nervosa, mas acredito que vai ser muito bonita as apresentações. Eu e meu grupo estamos super preparados para os dois dias.”, comenta, Anna Jullia.

Os projetos científicos dos alunos da escola serão avaliados durante o evento por profissionais da área, alunos do curso superior e alunos da 3ª série do ensino médio do Complexo Educacional Dom Bosco.

A programação contará também stands de diversas instituições de ensino superior, como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade do Sul do Maranhão (UNISULMA), Faculdade de Imperatriz (FACIMP WYDEN), Universidade Estadual do Maranhão do Sul (UEMASUL) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estão confirmadas também escolas Skill, Kumon e Super Cérebro.


Carlos Brandão, do PSB, é reeleito governador do Maranhão

 


Carlos Brandão, do PSB, de 64 anos, foi reeleito governador do Maranhão neste domingo (2), no primeiro turno, para um mandato de quatro anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 98,51% das urnas apuradas, às 23h43.

O governador do Maranhão foi reeleito com 51,14%, totalizando 1.737.968 votos válidos. O vice-governador eleito na chapa é Felipe Camarão (PT), de 40 anos. Esta é a primeira vez que o petista é eleito para um cargo público no executivo.

Em segundo lugar, ficou o candidato Lahesio Bonfim (PSC) com 25%, que obteve 849.462 votos.

Após a vitória, o governador reeleito agradeceu, em entrevista à TV Mirante, a confiança do eleitorado maranhense e disse que deverá cumprir todos os compromissos que foram assumidos durante a campanha.

Brandão também afirmou que, começará a partir de segunda-feira (4), a campanha no Maranhão a favor do ex-presidente Lula, que vai disputar o 2º turno das eleições com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Em primeiro lugar, eu quero agradecer ao povo do Maranhão, por ter confiado nas nossas propostas e votado na gente, em Felipe Camarão, em Flávio Dino, para que a gente pudesse dar continuidade nesse trabalho que começou em 2015. Tivemos muitos avanços na saúde, na educação, na infraestrutura, no social e na segurança alimentar, mas ainda precisa ser feito muito. E é para isso que quero ser governador e fui reeleito. Quero agradecer a confiança de todos os maranhenses e não tenham dúvidas que eu vou honrar cada um dos votos que nos foi dado. E honrar todos os compromissos que nós assumimos durante a nossa campanha, nos nossos programas eleitorais, durante as palestras e nossos comícios. A gente tem uma história bonita, uma história limpa, uma história que mudou a vida de muitos maranhenses e esse é o propósito, continuar mudando a vida dos maranhenses. E por fim, dizer que amanhã, vamos começar a campanha do presidente Lula aqui no Maranhão, para a gente ganhar aqui no Maranhão, com uma grande votação", disse.

Eleição de Sonia Guajajara é histórica para os povos indígenas


 

Sonia Guajajara agora é deputada federal e esse momento é histórico para os povos indígenas e para as mulheres indígenas.

São Paulo elegeu, neste domingo (2), a primeira deputada federal indígena. Sonia foi eleita pelo PSOL com 156.695 votos, junto a outros 69 novos parlamentares que irão representar o estado paulista na Câmara dos Deputados. 

No Congresso, Guajajara somara ao coro de parlamentares da esquerda em defesa do meio ambiente e de comunidades indígenas.

As mulheres indígenas sempre foram silenciadas e subestimadas. Desde a invasão as primeiras violências foram direcionadas para as mulheres. Hoje estamos vencendo os bandeirantes que nunca morreram.

Sonia Guajarara fará toda a diferença no Congresso pois no rosto dela está retratada a mãe desse solo. Sua voz é o canto de outras mulheres indígenas, mas também da grande mãe terra.

Sonia ganhou, mas não ocupará o cargo sozinha. Tudo será feito de modo coletivo, pois povos originários são coletivos. Temos no sangue o verdadeiro significado de comunidade.

No Brasil existem mais de 305 etnias, 305 povos, mas para mim somos uma única nação, aquela que ainda lembra de respeitar a mãe terra, a que nunca desistiu de lutar. 

Nossa luta continua, mas agora temos uma guerreira das nossas para fiscalizar o inimigo e isso tornará nossa missão ainda mais certeira.

Dizem que a Sonia é pequenina, mas esqueceram que as sementes também são.

Maranhão elege Flávio Dino (PSB) para o Senado Federal



 Os eleitores do Maranhão elegeram, neste domingo (2), Flávio Dino, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), para o Senado. O ex-governador do Maranhão, que deixou o cargo para concorrer a uma vaga no Congresso Nacional, recebeu 62,38% dos votos e está eleito.

Por meio das redes sociais, Flávio Dino agradeceu aos eleitores que votaram nele. "Quero agradecer tudo o que vocês fizeram, cada um de vocês é dono dessa vitória. Quem nos levou a essa grande vitória foi o povo simples e humilde do Maranhão, que foram atendidos pelas políticas sociais e de direitos humanos. As bases que construímos são sólidas e sou muito grato", declarou o senador eleito.

Flávio Dino teve a candidatura confirmada durante a convenção realizada pelo PSB, no dia 30 de julho, em São Luís. Esta foi a primeira vez que o ex-governador do Maranhão concorreu a uma vaga para o Senado Federal.

Durante entrevista ao JMTV 1ª edição, no último dia 27 de setembro, Dino prometeu que, se eleito, pretendia cumprir três objetivos que considera importantes. Uma das metas é apresentar um projeto de Lei que põe fim ao chamado 'Orçamento Secreto', além de ajudar o governo do Estado e garantir o emprego de verbas públicas.

"Eu desejo chegar ao Senado para cumprir três objetivos principais: o primeiro é garantir que o nosso país tenha boas leis, o primeiro projeto que vou apresentar no primeiro dia é aquele que põe fim ao 'Orçamento Secreto', porque tem servido de caminho para a corrupção e má aplicação do dinheiro federal de todo o Brasil, infelizmente dinheiro federal se perdendo no Maranhão. Em segundo lugar, cumprir o objetivo de ajudar o governo do Estado, nós estamos apoiando a candidatura do Brandão e vamos lutar para isso e fazer com que, no Senado, haja essa sintonia importante para o nosso estado. E em terceiro lugar ajudar que projetos, programas, obras cheguem em todos os municípios, todas as regiões, como nós fazemos no governo do Estado, em várias áreas", afirmou durante a entrevista.

Veja a lista de Deputados estaduais eleitos no MA



 Os eleitores maranhenses elegeram, nesse domingo (2), os 42 deputados estaduais que vão representá-los na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Iracema Vale (PSB) foi a candidata mais votada, com 104.729 votos. Em segundo lugar, Othelino Neto (PCdoB), com 84.815 votos. O candidato eleito com o menor número de votos foi Wellington do Curso (PSC), com 24.800 votos.

Confira abaixo a lista completa

  1. Iracema Vale (PSB): 104.729 votos
  2. Othelino Neto (PCdoB): 84.815 votos
  3. Carlos Lula (PSB): 80.828 votos
  4. Davi Brandão (PSB): 67.392 votos
  5. Florêncio Neto (PSB): 56.100 votos
  6. Fabiana Vilar (PL): 55.314 votos
  7. Solange Almeida (PL): 55.193 votos
  8. Francisco Nagib (PSB): 53.125 votos
  9. Mical Damasceno (PSD): 52.123 votos
  10. Neto Evangelista (União Brasil): 50.923 votos
  11. Aluizio Santos (PL): 50.770 votos
  12. Osmar Filho (PDT): 50.117 votos
  13. Rafael Leitoa (PSB): 49.798 votos
  14. Dra Vivianne (PDT): 49.202 votos
  15. Andreia Martins Rezende (PSB): 48.186 votos
  16. Rildo Amaral (PP): 48.090 votos
  17. Abigail (PL): 48.025 votos
  18. Daniella (PSB): 47.277 votos
  19. Edna Silva (Patriota): 46.248 votos
  20. Glalbert Cutrim (PDT): 45.134 votos
  21. Guilherme Paz (Patriota): 44.844 votos
  22. Rodrigo Lago (PCdoB): 43.292 votos
  23. Fernando Braide (PSC): 42.506 votos
  24. Ricardo Arruda (MDB): 42.056 votos
  25. Dr. Yglésio (PSB): 42.009 votos
  26. Eric Costa (PSD): 40.629 votos
  27. Ariston Gonçalo (PSB): 40.236 votos
  28. Arnaldo Melo (PP): 39.546 votos
  29. Claudio Cunha (PL): 39.104 votos
  30. Janaina Ramos (Republicanos): 38.927 votos
  31. Antônio Pereira (PSB): 38.329 votos
  32. Hemeterio Weba (PP): 37.709 votos
  33. Claudia Coutinho (PDT): 37.435 votos
  34. Junior França (PP): 35.820 votos
  35. Juscelino Marreca (Patriota): 35.567 votos
  36. Roberto Costa (MDB): 34.156 votos
  37. Ricardo Rios (PCdoB): 29.304 votos
  38. Júlio Mendonça (PCdoB): 29.028 votos
  39. Ana do Gás (PCdoB): 27.425 votos
  40. Leandro Bello (Podemos): 25.064 votos
  41. Júnior Cascaria (Podemos): 24.910 votos
  42. Wellington do Curso (PSC): 24.800 votos

Grupo Potiguar comemora bons resultados na Fecoimp 2022

 


Estreitar o relacionamento com a comunidade e consolidar uma marca que busca estar presente nos principais momentos da cidade de Imperatriz: esses foram os objetivos plenamente alcançados pelo Grupo Potiguar que esteve presente na 20ª edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), evento multisetorial de negócios que acontece tradicionalmente na cidade reunindo expositores de diversas áreas.  

Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a feira aconteceu entre os dias 21 e 24 de setembro no Centro de Convenções com o tema “Histórias que inspiram o futuro”, marcando a retomada após dois por conta da pandemia da covid-19. 

Durante os quatro dias de feira o Grupo Potiguar apresentou um dos estandes que reforçava o pertencimento da empresa em Imperatriz, trazendo imagens de pontos turísticos que representavam a cidade, reforçando seu comprometimento com seus clientes e com a comunidade. Os visitantes encontravam um espaço totalmente personalizado para fazer fotos e uma câmera com formato 360º, proporcionando uma experiência inovadora. 

O Diretor Comercial do Grupo Potiguar Adriano Pestana elogiou a organização do evento sob o comando da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. ”A ACII está de parabéns, na pessoa do Pres. João Lira e toda a sua equipe. A Feira é uma grande oportunidade de network e relacionamento e a Potiguar não poderia ficar de fora desse que é um evento dos mais importantes para os setores podutivos do Maranhão” declarou Adriano Pestana. 

 

A Potiguar já participou da edição de 2018 da Fecoimp e de outros eventos da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. Em 2019, o grupo esteve presente na campanha “Amor em Dobro”, que objetivava a movimentação do comércio local através de promoções e sorteios. 

Atualmente o Grupo Potiguar conta com uma loja em Imperatriz, cinco em São Luís, uma em Bacabal e dois CD´s (Centros de Distribuição). Em Imperatriz a loja fica localizada na Rodovia BR-010, Km 252, Bairro Coco Grande.  


Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...