sexta-feira, 14 de julho de 2023

Livro que conta a história da TV UFMA será lançado hoje, 14



Diário de bordo: nas ondas da TV UFMA – memória de implantação e dos anos iniciais de funcionamento da primeira TV universitária do Maranhão é o título do livro escrito pelos professores Silvano Alves Bezerra da Silva e Natalino Salgado Filho, editado pela EDUFMA, que narra em detalhes como se deu o trabalho de criação e de consolidação da emissora pública do Bacanga.


Nas 358 páginas desta primorosa edição, os autores expõem, um a um, os principais passos dados pela gestão do reitor Natalino Salgado Filho, entre 2008 e 2015, para tocar o ousado e complexo projeto da emissora de TV de porte médio da instituição federal, instalada no Campus Dom José Delgado. Logo no início da administração do médico nefrologista à frente dos destinos da UFMA, o professor Silvano Alves Bezerra da Silva, do Departamento de Comunicação, foi incorporado à equipe administrativa, em janeiro de 2008, com a função de coordenar diretamente as ações de implantação da emissora em sinal digital. Posteriormente, ele ocupou o posto de primeiro diretor da TV UFMA.

 

Levantamentos e avaliações detidas sobre as TVs universitárias brasileiras, sobre a complexa malha de equipamentos necessária a uma emissora, sobre o papel estratégico de uma TV no corpo das políticas da instituição federal de ensino, entre outros igualmente relevantes, foram necessários para amparar as decisões referentes ao tipo de TV que a UFMA ergueu em seu principal campus. A partir daí, a administração da IFES decidiu que a TV UFMA seria uma emissora de porte médio, como pouquíssimas no cenário das TVs universitárias brasileiras e das TVs locais, e com uma boa estrutura para abrigar os seus setores-chave e para a produção de programação televisiva. O projeto, também, incorporou uma outra medida substancial: projetou-se uma emissora de TV que seria a cabeça de rede de TVs da UFMA, e a primeira delas prevista na cidade de Imperatriz.

 

Foram necessários 7 anos e 8 meses de trabalho contínuo, em diferentes frentes, para que a TV entrasse em operação, em 5 de agosto de 2015, até a conclusão desse ciclo de implantação com a inauguração, ocorrida na noite festiva de 7 de outubro daquele ano. A partir dali a UFMA ingressou em outro patamar de comunicação rápida com a coletividade maranhense, ao levar a imagem e a voz de seus muitos pesquisadores e especialistas para além dos muros da instituição acadêmica, com a ambição de colaborar para a melhoria do patamar informativo da audiência.

 

Os autores salientam que as excelentes instalações da emissora do Bacanga foram projetadas para atender às necessidades de uma TV-escola, cuja função é, então, a de favorecer a formação de estudantes universitários na seara da comunicação pública, e em condições de abrigar cerca de 60 estagiários, de 30 a 40 técnicos, em diversas funções, além de mais 8 ou 10 professores.

 

Com a implantação de sua TV digital, a agremiação acadêmica se incluiu, com sua moderna estrutura física e de equipamentos, no restrito grupo de IFES que possuem emissoras universitárias que operam em sistema de multiplataforma (sinal aberto de TV, sinal a cabo e via rede), para levar aos lares maranhenses programação educativa de muito boa qualidade. Essas e outras passagens relevantes da história da primeira TV universitária do Maranhão são agora reveladas através das páginas desta narrativa memorialística contada a quatro mãos pelos principais executores deste ousado projeto de emissora pública.

 

A principal qualidade desta obra é que ela é uma história contada do lado de dentro da instituição universitária, pelos responsáveis diretos pelas políticas desenvolvidas para o êxito da emissora, através de um relato circunstanciado, bem documentado e esclarecedor.

 

O livro Diário de bordo: nas ondas da TV UFMA é um documento da maior relevância quer para a história dos veículos de comunicação massiva no Maranhão, quer para a história da Universidade Federal do Maranhão.

 

LANÇAMENTO

Dia: 14/07

Horário: 18h

Local: Palácio Cristo-Rei - Praça Goncalves Dias

 

Fazendinha Kids: espaço que aproxima as crianças do universo agropecuário é destaque na Expoimp 2023

 


A Fazendinha Kids chega à sua segunda edição este ano. E para 2023, o espaço foi todo ampliado e reformado para receber as crianças no parque com mais conforto e muito mais atividades voltadas para o público infantil da feira. Com uma programação variada, a abertura aconteceu no primeiro domingo da feira (09), e durante os nove dias de evento, os pequenos são acolhidos por uma equipe de pessoas capacitadas para acompanhar a diversão deles no local.

Com exposições de animais de pequeno porte e apresentação de personagens infantis caracterizados, a Fazendinha Kids estimula o contato e o cuidado das crianças com os animais, em uma pequena amostra do campo dentro do Parque de Exposições. A iniciativa gera muito aprendizado, uma vez que estimula o interesse infantil pelo universo agropecuário por meio de uma linguagem lúdica e acessível.

A auxiliar administrativa, Verônica Santos, mãe da pequena Maria Júlia, de 2 anos, conta como foi a experiência de levar a sua filha na Fazendinha. ‘’Eu gostei muito do local, a Maju se divertiu bastante com as crianças que estavam no espaço. Gostei da ornamentação, achei bem criativo, dos lanchinhos, gostei de tudo. Foi uma experiência excelente’’, ressalta.

O espaço é dividido em 7 setores, com o objetivo de proporcionar uma experiência inclusiva com muito conforto e animação para as crianças. O setor 1 é o da Comunicação, com exposição de patrocinadores e apoiadores, informes e a programação diária do local. O setor 2 intitulado Espaço Cão conta com a presença de cães diversos que estarão em exposição para recepcionar as crianças assim que entrarem na Fazendinha. Neste setor, os pequenos visitantes vivenciam na prática processos da rotina no campo, além de terem à sua disposição uma vendinha com produtos rurais, como trajes, acessórios e lembrancinhas.

Nos setores 3 e 4 as crianças contam com uma área arborizada e agradável, para atividades em grupo, palestras educativas e dinâmicas, e diversos brinquedos produzidos em madeira para garantir a diversão e socialização no local.

Já o setor 5 possui uma praça de alimentação e espaço para piquenique, com um cardápio saudável e produtos fornecidos por fazendas parceiras. Os setores 6 e 7 contam com animais de pequeno e grande porte e o Espaço raiz destinado à socialização entre as crianças por meio de brincadeiras antigas e originais do campo.

Toda a estrutura visa atrair e envolver as novas gerações na maior festa agropecuária da região, mostrando o valor que o agro tem no cotidiano e na comunidade.

SERVIÇO:

Fazendinha Kids
Horários: 08:00 às 11:00, 14:00 às 22:00.

A entrada para a fazendinha não possui taxa extra. Para conferir o espaço, basta ter comprado o ingresso para o dia do evento. Até as 16h da tarde, a entrada para o Parque de Exposições é liberada, exceto na quinta-feira (13) que o acesso é livre até 12:00.

Sobre a EXPOIMP - Em sua 53ª edição, a Expoimp é a maior feira agropecuária da região e este ano acontece de 08 a 16 de Julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A programação conta com cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Em 2023, a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Júpiter Internet, Fribal, Coca Cola, Matsuda, Porto do Itaqui e Grupo Mateus, e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo.

Governo entrega hoje Parque Ambiental em Açailândia



 Açailândia - A população de Açailândia receberá nesta sexta-feira (14), do Governo do Estado, um Parque Ambiental com uma área total de aproximadamente 177 mil metros quadrados que irão proporcionar mais lazer, diversão e a prática de atividade física. Este é o primeiro parque entregue pela gestão do governador Carlos Brandão.

Construído pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) na região sul da cidade, o parque possui 22.460 m² de área construída para administração e lazer e esportes. Quase 90% de toda área do parque conserva a biodiversidade e vegetação nativa do local.

Na obra, foram executados serviços de terraplanagem e pavimentação; acessibilidade; instalações elétricas; subestação aérea; instalações hidrossanitárias; pinturas e acabamentos. O parque possui pista de cooper; quadra poliesportiva; playground; prédio administrativo; quadra de areia; duas guaritas de entrada; paisagismo; estacionamento; bancos e mesas; academia ao ar livre; sete quiosques, entre outros serviços, com investimentos de aproximadamente R$ 17.378.108, 69.

O parque de Açailândia vai integrar a rede parques ambientais do Governo do Estado. Ao todo, doze parques estão sob a gestão do Governo, sendo cinco na capital (Rangedor, Itapiracó, Lagoa da Jansen), Vila Palmeira e João Paulo II; e sete localizados nos municípios de Barreirinhas, Pedreiras, Morros, Anapurus, Bacabal, Caxias e Codó. Em Açailândia será o 13º parque a ser entregue à população.

Serviços e cidadania-  A programação desta sexta-feira vai contar com diversos serviços para a população como: consultas médicas, exames laboratoriais, vacinas, testes rápidos, emissão de documentos, serviços de bem-estar, planetário, diversões para as crianças, atrações culturais, entre outros. Serviços que vão ser disponibilizados das 8h da manhã até as 17h. 

53º Expoimp - Abertura do Rodeio encanta público na arena do Parque de Exposições em Imperatriz



 Aconteceu na noite dessa quarta-feira (12), na Arena de Rodeios do Parque de Exposições Lourenço Vieira, a tradicional abertura do rodeio na 53ª Exposição Agropecuária de Imperatriz. O rodeio, marca registrada da Expoimp é uma das atrações mais esperadas pelo público. Promovido pela Cia de Rodeio Italo Todde, a abertura contou com o tradicional show pirotécnico e com a presença do locutor Marco Brasil, nome conhecido e admirado no universo dos rodeios no país. Com 24 anos de carreira e uma história consagrada no cenário nacional, o locutor se apresentou ao público na arena de rodeios.

A abertura do rodeio contou com a participação de competidores dos estados do Pará, Goiás, São Paulo e Maranhão. Este ano o evento conta com mais de 15 mil reais em premiação para os vencedores. O rodeio continua sua programação até o próximo sábado (15), com o resultado do campeão.

No início do espetáculo, os competidores e diretoria do Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), se reuniram na arena para receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do rodeio, que emocionou o público presente nas arquibancadas do evento.

O Presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Afonso Danda agradeceu a equipe organizadora do evento. “Queria agradecer a companhia Italo Todde, uma equipe de profissionais dedicados que fazem acontecer todos os anos nosso rodeio. O rodeio é cultura, é esporte e ficamos felizes em promovê-lo em mais uma edição da Expoimp”, comentou.



O locutor Marcos Brasil comentou sobre sua participação no rodeio e ressaltou a importância de competições em feiras agropecuárias. “Muitos negócios acontecem em uma feira agropecuária, são muitos negócios. O rodeio é a parte da emoção e o povo merece, então poder trazer uma mensagem de esperança no coração dessas pessoas é muito gratificante, principalmente nesse estado onde a agricultura e a pecuária crescem a cada dia”, pontuou.

Competição – No rodeio os competidores precisavam se manter equilibrados no touro no mínimo 8 segundos para acumular pontos, durante os quatro dias de provas a soma destes números levam os melhores para a final, que acontece neste sábado (15). Durante cada exibição dos peões são dadas notas pelos juízes, que julgam o desempenho do touro e o estilo do cowboy.

Equatorial Maranhão abre vagas para segunda turma da Escola de Eletricistas em Imperatriz



 Nesta quarta-feira (12), iniciam-se as inscrições gratuitas da segunda turma do programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial, em Imperatriz. O curso oferece formação completa para a profissão de eletricista, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental. Possui duração de 3 meses e meio e conta com ajuda de custo e mensalidades completamente custeadas pela Equatorial.  

Serão ofertadas 25 vagas para Imperatriz e as inscrições gratuitas começam nesta quarta-feira (12), se estendem até o dia 17 de julho (segunda-feira) e podem ser realizadas por meio do site do SENAI: https://encr.pw/MN1TC. A Equatorial Maranhão reforça que as inscrições poderão ser encerradas antes da data prevista, pois obedece o limite de 200 candidatos, por isso é importante ficar atento aos prazos e regulamento.

O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, para aqueles que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital, será realizada no dia 20/07/2023. As aulas do curso profissionalizante terão início na data provável do dia 25/08/2023. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos, possuir diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B.

Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. Além de expandir a oferta de uma nova turma para Imperatriz, a Escola de Eletricistas contará com a execução de aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas para o curso profissionalizante.

Em 2022 foram concluídas duas turmas em São Luís, que formaram 47 novos eletricistas e 50% deles conseguiram emprego logo após a conclusão do curso. Este ano o projeto já está com duas turmas em andamento, sendo uma em São Luís e outra em Imperatriz, totalizando 4 turmas a serem concluídas em 2023.

Aula inaugural da Primeira Turma de Imperatriz acontece nesta segunda-feira (17)

Além disso, a distribuidora convida a população para participar da aula inaugural da primeira turma da Escola de Eletricistas 2023 de Imperatriz, que acontecerá na próxima segunda-feira (17), a partir das 9h, no auditório da Sede da Equatorial Maranhão, em Imperatriz. O evento contará com a participação do Presidente da distribuidora, Sérvio Túlio, e demais representantes do Grupo Equatorial.

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Picada de inseto? Incômodo parece pequeno, mas pode se agravar se não for tratado corretamente



 Você já ouviu falar em estrófulo? Essa palavra estranha é o nome científico daquele inchaço, vermelhidão e a vontade quase irresistível de coçar quando somos picados por algum inseto. Nos casos mais banais, alguns cuidados simples podem até resolver. Mas há situações, especialmente se a pessoa é alérgica à picada, em que a situação se torna preocupante e pode exigir mais atenção.

O professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac) e médico pós-graduado em dermatologia, Cláudio Cardoso, explica que o estrófulo é causado por uma toxina que está presente na saliva do inseto. “Após a picada, o organismo tem contato com essa toxina e tenta combatê-la, produzindo uma substância chamada histamina”, detalha. 

A partir daí, ocorrem as reações que já conhecemos: vermelhidão (também chamada de eritema), um pequeno edema ou inchaço, aumento da temperatura no local e o prurido, mais popularmente conhecido como coceira. “Mesmo sentindo a vontade de coçar, é importante segurar esse ímpeto, pois esse contato brusco só tende a piorar o quadro”, orienta o profissional. 

Tratamento

O especialista indica a lavagem imediata do local afetado pela picada, com água e sabão neutro para eliminar as substâncias que o inseto deixou na pele. Além disso, para diminuir a resposta inflamatória, podem ser aplicados gelo ou pomadas.

Se essas primeiras medidas preventivas citadas pelo professor não surtirem efeito e o quadro clínico persistir por mais tempo ou se agravar, manifestando por exemplo, sintomas de infecção por bactéria, a pessoa deve procurar imediatamente ajuda médica.


53ª Expoimp: Coquetel de Lançamento marca abertura da maior feira agropecuária da região


 

O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) abriu oficialmente a 53ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) em uma solenidade especial neste domingo (9). A feira, que este ano traz o tema “Trabalho e Paixão pelo Agro”, começou no sábado (8) com a tradicional cavalgada, marcando o início de um dos maiores eventos do agronegócio do Maranhão.

Na noite de domingo (9), a solenidade oficial ocorreu no auditório principal, localizado no Parque de Exposições Lourenço Vieira, onde sócios, diretoria, expositores, patrocinadores, poder público, imprensa e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a programação dos próximos dias de feira, que encerra no dia 16 de julho. A cerimônia contou ainda com homenagens e entregas de placas às instituições e personas que se destacam no setor produtivo da região.

O presidente do Sindicato, Afonso Danda, declarou aberta a solenidade destacando o incentivo dos apoiadores, expositores, parceiros e todo o público do evento que sempre acreditaram no potencial da feira. “Nestes últimos anos, vivi momentos marcantes e desafiadores, mas é importante lembrar que esta foi uma jornada coletiva e ao longo deste percurso, estiveram ao meu lado, grandes parceiros. Foi um tempo de grandes conexões e realizações, e é com imensa satisfação que olho para trás e reflito sobre tudo o que conquistamos juntos. Essa festa não é só do agro, mas de toda a população!”, celebrou.

Representando o governo do Maranhão, o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul)- Vagtonio Brandão, reafirmou o apoio do poder público e pontuou a importância da Expoimp para todo o estado. “É com muita alegria que mais uma vez o governo do estado participa e apoia este evento que é orgulho para estado. A feira movimenta a economia de Imperatriz e região, gerando empregos diretos e indiretos. O governo reconhece a força desse evento e por isso parabeniza o presidente Afonso Danda e toda a diretoria do Sinrural”, destacou.

Fazendinha Kids - A programação do segundo dia de Expoimp contou ainda com a abertura oficial da Fazendinha Kids, que este ano teve seu espaço ampliado e reformado, visando receber as crianças no parque em um local pensado para o público infantil. O espaço foi dividido em 7 setores, onde os pequenos podem ter contato com animais de fazenda, como cabras, ovelhas, coelhos e galinhas, além de aprender sobre a vida no campo por meio de atividades educativas e recreativas. O espaço conta com playgrounds temáticos e os pequenos tem a oportunidade de desfrutar de outras atrações divertidas voltadas para eles.

Empresas e geração de negócios – Nesta edição, mas de 400 empresas participam do evento apresentando ao público soluções tecnológicas e sustentáveis, insumos, equipamentos e implementos agrícolas de última geração, sistemas de gestão e monitoramento, drones aplicados à agricultura, entre outros avanços que promovem a eficiência e a produtividade no campo. Em 2022 a feira movimentou mais de 2 bilhões de reais, a expectativa é que esse número seja superado este ano.

Sobre a EXPOIMP – Em sua 53ª edição, a Expoimp é a maior feira agropecuária da região e este ano acontece de 08 a 16 de julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A programação conta com cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Em 2023, a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Júpiter Internet, Fribal, Coca Cola, Matsuda, Porto do Itaqui e Grupo Mateus, e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo.


Mundial de atletismo paralímpico: promessa cumprida e Brasil termina 1° dia com três medalhas em Paris




O Brasil conquistou três pódios neste domingo, 9, primeiro dia do Mundial de atletismo paralímpico, que acontece em Paris, na França, até 17 de julho. A delegação brasileira conquistou uma prata, com Lorena Spoladore no salto em distância da classe T11 (para cegos), e um bronze com Vinicius Quintino na petra (T72) e outro com Wallace dos Santos no arremesso de peso F55 (para cadeirantes).

O Brasil é representado por 54 atletas de 19 Estados e 11 atletas-guia na competição. O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro após os Jogos de Tóquio 2020 e é realizada no Estádio Charlety, que tem capacidade para 20 mil pessoas e é sede do clube de futebol Paris FC, da segunda divisão francesa.

O Brasil terminou o primeiro dia de competição na décima colocação do quadro geral de medalhas. A Tunísia, com dois ouros e uma prata, lidera, seguida pela Colômbia e Uzbequistão, com um ouro, duas pratas e um bronze cada.

A última medalha brasileira do dia foi com o carioca Wallace dos Santos no arremesso de peso da classe F55. O campeão paralímpico da prova atingiu a marca de 11,87m no seu último arremesso e conquistou o bronze. A vitória foi do búlgaro Ruzhdi Ruzhdi, que arremessou o peso em 12,68m, e a prata ficou com o polonês Lech Stoltman, com 12,27m.

"A prova foi boa. Demorei um pouco para me encaixar e sentir confortável na cadeira. Com isso, o último arremesso acabou sendo o melhor. Sair com uma medalha no meu primeiro Mundial é muito gratificante. Vou comemorar esse bronze como se fosse um ouro. Agora é continuar forte nos treinos para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro", afirmou Wallace.

Já o paulista Vinicius Quintino, o atleta mais novo da delegação brasileira, com 16 anos, subiu ao pódio logo em sua estreia em Mundiais ao completar a prova dos 100m pela classe T72 (que competem na petra) na terceira colocação. A petra é uma prova na qual os atletas correm com os seus próprios pés apoiando-se em uma espécie de triciclo sem pedais.

Vinicius Quintino fez 17s60 e superou em dois centésimos o quarto colocado Deividas Podobajevas, da Lituânia. O vencedor da prova foi o britânico Gavin Drysdale, com 16s66. A prata ficou com o também britânico Rafi Solaiman, com 16s78.

"Estou muito feliz com essa medalha. A prova foi muito disputada e acho que, por ser o meu primeiro Mundial, foi muito bom. Pretendo melhorar  ainda mais para o próximo Mundial, em Kobe 2024", afirmou o atleta que tem paralisia cerebral em decorrência de uma anoxia durante o parto.

Mais cedo, pela manhã, a saltadora paranense Lorena Spoladore conquistou a primeira medalha para o Brasil no Mundial ao saltar 4,91m pela classe T11 (com deficiência visual) e ficar com a segunda posição na prova. A disputa foi vencida pela uzbeque Asila Mirzayorova, que atingiu a marca de 5,13m. Outra brasileira na prova, a sul-matogrossense Silvânia Costa terminou a sua participação na quinta colocação, com 4,59m.

Ainda neste domingo, outros brasileiros conseguiram avançar às finais em suas respectivas provas. O paulista Christian Gabriel, com a marca de 11s53, e o fluminense Ricardo Mendonça, com 11s25, cravando o novo recorde da competição, classificaram-se nos 100m T37 (paralisados cerebrais). A final acontece nesta segunda-feira, 10, a partir das 13h50 (de Brasília).

A maranhense Rayane Soares, nos 100m T13 (com deficiência visual), fez 12s74 e também assegurou seu lugar na decisão da prova, nesta segunda-feira, às 14h25 (de Brasília).

Já a potiguar Thalita Simplício e a paraense Jhulia Karol, nos 400m T11 (cegas), completaram a prova com os tempos bem próximos (1min00s26 e 1min00s20, respectivamente).

"Essa prova é a minha favorita. Mas a estreia nessa competição era mais para quebrar o gelo. Eu me senti bem e usamos mais a estratégia para avançar de fase. Vamos ajustar o erros e agora pensar prova a prova", analisou Thalita, que ao lado de Jhulia, estarão nas semifinais, a partir das 16h02 (de Brasília) desta segunda-feira, 10.

Ainda estiveram em ação neste domingo o fluminense Emanoel Victor de Oliveira, que ficou em oitavo lugar, com 13,45m, no arremesso de peso F37 (paralisados cerebrais), e o carioca João Victor, que terminou na décima posição, com 12,55m, na mesma disputa.

A amapaense Wanna Brito, no lançamento de club F32, terminou sua participação na quinta colocação, com 23,65m.


Suzano participa da 53ª Expoimp destacando a inovação e sustentabilidade no setor Agropecuário

 


A Suzano marca presença na 53ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz, realizada pelo Sinrural, entre os dias 8 e 16 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A empresa é patrocinadora da feira e levará ao evento palestras com temáticas voltadas à sustentabilidade e inovação dentro do campo. A companhia, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), irão apresentar palestras de profissionais e especialistas para tirar dúvidas e esclarecer alguns mitos sobre esse tema para o público do evento. A rede tem como objetivo fortalecer a adoção de práticas sustentáveis no campo, por meio da disseminação de informações e do apoio técnico aos produtores rurais interessados.

As palestras acontecem no dia 12 de julho, com a primeira marcada para às 16h, no auditório principal, com o tema “Oportunidades futuras no mercado de crédito de carbono”. Será ministrada por Renato Rodrigues – Regrow. A palestra irá abordar as oportunidades futuras nesse mercado, considerando que há uma crescente conscientização sobre a importância da redução das emissões de carbono para a sociedade e a necessidade de combater as mudanças climáticas.

Alinhada ao mesmo assunto, às 17h, será a palestra “Integração Pecuária-Floresta: alternativa de diversificação de renda para o produtor”, apresentada por Maurel Behling - Embrapa Agrossilvipastoril, que traz o modelo de ILPF, uma estratégia de negócio de manejo sustentável que combina atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área, de forma integrada e sinérgica. Por meio da integração pecuária-floresta, a Suzano busca implementar essa abordagem em sua base florestal e parcerias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário na região.

Essa abordagem visa maximizar os benefícios econômicos, sociais e ambientais, promovendo a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais. O mesmo modelo, além de aumentar a produtividade das propriedades rurais e o aproveitamento da floresta, promove a redução das emissões de gases do efeito estufa e consequentemente gera uma economia de baixo carbono ou mesmo carbono zero.

 “A Suzano acredita na busca da sustentabilidade por meio da inovação, por isso, participa ativamente de fóruns, grupos de discussões e debates sobre o assunto. Trazer para dentro da Expoimp essas discussões, colaborar com organizações e intuições que estimulem a busca por soluções sustentáveis, gerando e compartilhando valor com a sociedade, faz parte do nosso DNA.  Nós somos uma empresa de base florestal e acreditamos que é possível alinhar produção, rentabilidade, inovação e sustentabilidade em nossas operações.”, destaca Arthur Cagnani – Gerente Executivo de Operações Florestais da Suzano no Maranhão.

Este ano, além das palestras e do estande institucional da empresa, o público visitante e expositor terá a oportunidade de conhecer e comprar os produtos dos projetos sociais desenvolvidos pela empresa na região. Com mais de 10 anos de atuação no estado, as iniciativas socioambientais da companhia já beneficiaram mais de 130 mil famílias (MA, PA e TO), gerando renda, fomento à educação, valorização cultural e preservação ambiental.


Sobre a Suzano

Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de 'Renovar a vida a partir da árvore'. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br 


Crescimento na UFMA: cursos da instituição atingem nota 5 e 4 na avaliação do MEC

 


Em um cenário de constante evolução, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vem alcançando resultados expressivos que reafirmam o seu compromisso em busca da excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, sendo hoje uma referência na educação superior. Prova disso são os números obtidos na última avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que conferiu conceito máximo em cinco cursos de graduação ofertados pela instituição.

 

Foram agraciados com a nota 5 os cursos de Licenciatura em Ciências Humanas Sociologia (LCH) – Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia (LCN) – Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia (LCN) – Centro de Ciências de Codó (CCCo), Química Industrial e Rádio e TV – Câmpus São Luís.

 

Além desses, diversos outros cursos da Universidade subiram de conceito em relação à última avaliação realizada pelo Inep. Ao todo, 11 cursos da UFMA receberam notas melhores comparadas à última avaliação, o que revela um cenário promissor e de constante melhoria das atividades desenvolvidas.

Entre os 14 cursos avaliados pelo MEC, todos obtiveram conceito 4 ou 5, que são os maiores índices conferidos pelo Inep, o que coloca a instituição em uma posição de destaque.


Para o Pró-reitor de ensino da UFMA, professor Romildo Sampaio, observa-se um progresso em todo o ambiente acadêmico da instituição. “Sem dúvidas, nós temos experimentado um avanço, estamos passando por um momento muito intenso de avaliações. Até agora, dos cursos avaliados, nós recebemos cinco notas com conceito máximo e nove com conceito quatro. É o nível máximo de excelência. Todos os catorze cursos com conceitos numa faixa de excelência entre 4 e 5. Não só indica uma melhoria em relação aos conceitos anteriores, como também mostra uma evolução na qualidade da oferta desses cursos da instituição como um todo”, expressa.

 

Cursos conceito 5 na avaliação do MEC

 

Dos cursos já avaliados, nove estão nos câmpus do continente. Desses nove, três garantiram nota 5.

·         Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia (LCH) – Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm)

·         Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia (LCN) – Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm)

·         Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia (LCN) – Centro de Ciências de Codó (CCCo)

·         Química Industrial – Campus São Luís

·         Rádio e TV – Campus São Luís

 

A coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia do Centro de Ciências de Codó (CCCo), Camila Campelo de Sousa, expressa a satisfação do corpo acadêmico e técnico-administrativo do curso em ter alcançado a nota máxima na avaliação.

“Nosso curso encontra-se com um projeto pedagógico reformulado, o qual está em consonância com as resoluções vigentes e com a curricularização da extensão. O corpo docente do curso é formado por doze professores efetivos e um professor substituto, professores esses que atuam, além da docência, coordenando projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e que possuem uma boa produtividade acadêmico-científica. Além disso, temos utilizado a estrutura disponível para o desenvolvimento das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como temos realizado parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de algumas de nossas atividades”, ressalta.

 

 

Cursos conceito 4 na avaliação do MEC

 

Dos nove cursos que tiveram conceito 4 na avaliação do MEC, cinco são do continente e três da capital:

·         Linguagens e Código - Música - Centro de Ciências de São Bernardo

·         Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia (LCH) – Centro de Ciências de São Bernardo

·         Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia (LCN) – Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi)

·         Licenciatura em Física – Centro de Ciências de Bacabal (CCBa)

·         Licenciatura em Ciências Humanas – Geografia (LCH) – Centro de Ciências de Grajaú (CCG)

·         Pedagogia – Centro de Ciências de Codó (CCCo)

·         Física – Bacharelado – Campus São Luís

·         Ciências Imobiliárias – Campus São Luís

·          Letras-Francês – Campus São Luís

 

 A professora e coodenadora do curso de Ciências Imobiliárias do Câmpus São Luís, Karla dos Anjos, o avanço da nota simboliza o empenho do corpo acadêmico. “O processo de avaliação foi muito satisfatório para o curso. Preparamo-nos para a etapa de avaliação com a curricularização da extensão e acredito que foi um dos pontos principais nesse processo todo. A própria comissão elogiou o nosso projeto pedagógico do curso, identificou que estamos cumprindo disciplinas como relações étnico-raciais e cultura afro-brasileiras e indígenas, além de disciplinas de libras, educação ambiental e relações humanas. Ainda temos alguns pontos para melhorar, mas estamos buscando alternativas para buscarmos uma nota 5 na próxima avaliação”, pontua.

 

De acordo com o pró-reitor Romildo Sampaio, as notas alcançadas refletem o trabalho conjunto de todos. “A avaliação exigiu da instituição, de toda a equipe da Proen e da equipe dos cursos que estavam à frente uma grande dedicação. Contamos com o apoio fundamental da gestão superior em seus diferentes níveis, para que pudéssemos montar uma força tarefa e dar conta dessas avaliações. E, para nossa satisfação, as nossas notas estão muito superiores em relação à avaliação passada. Não é surpresa, porque sempre buscamos ter uma instituição de qualidade”, salienta o pró-reitor.

 

Avaliação do MEC – A avaliação faz parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no país, que visa garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

 

A comissão do MEC analisa a organização didático-pedagógica, avaliando pontos cruciais para o desenvolvimento do curso. Os tópicos de avaliação envolveram instalações físicas, estrutura curricular, capacitação, titulação e experiência do corpo docente, regime de trabalho, infraestrutura da escola, principalmente laboratórios didáticos, biblioteca, gabinetes da coordenação e dos professores, além de observar o corpo discente e técnico-administrativo.

 

A avaliação ocorre de forma virtual, desde a pandemia da covid-19, e é realizada por dois avaliadores externos à instituição, designados pelo Inep-MEC.  Ao longo de três dias, os avaliadores entrevistam atores institucionais da gestão, coordenação, docentes e discentes, além disso, analisaram documentos e infraestrutura geral de cada curso. Ao todo, foram designadas 18 comissões de avaliação.

 

O pró-reitor de ensino, professor Romildo Sampaio, finaliza reconhecendo os esforços de todos em garantir uma Universidade de qualidade. “Para a instituição, é muito importante alcançar essas notas, porque não só ela cumpre com louvor as normativas externas, principalmente as condições que o MEC estabelece para o pleno funcionamento, como também dá um sinal muito claro pra sociedade de que a UFMA não só está aumentando em números, como também está ofertando cursos de qualidade superior” conclui. 

 

Alerta: Famílias de baixa renda correm o risco de perder descontos na conta de energia


 

No Maranhão, atualmente existem 1.094.466 famílias beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar a até 65% na conta de energia.

Dados do Maranhão

O número de famílias recebendo o benefício é variável, pois a cada mês algumas delas perdem o benefício ou por não se enquadrarem mais na renda necessária ou por falta de atualização cadastral. E este é o alerta da Equatorial Maranhão para os maranhenses.

Atualmente 53.392 famílias podem perder o benefício a qualquer momento por falta de atualização do NIS – Número da Identificação Social. E mais de 78 mil estão com inconsistência cadastral junto ao cadÚnico e estão sendo convocadas pelo Governo Federal a procurar o CRAS mais próximo para se regularizar, sob pena de perder o benefício até outubro deste ano.

Confira o ranking dos 10 municípios maranhenses com maior quantidade de famílias sujeitas a perder o benefício a qualquer momento:

Fique atento aos Selos informativos na conta de energia - Embora a situação do cadastro do cliente venha sinalizada na própria conta de energia, por meio de selos informativos, muitos clientes ainda perdem o benefício por falta de atualização cadastral, como destaca a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares. “Nós implementamos três selos indicativos nas contas de energia das famílias que recebem o benefício da TSEE. O selo ‘Cliente cadastrado na Tarifa Social’ identifica que o cliente já está cadastrado, com NIS válido e recebendo o desconto mensal. Já o selo ‘Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município’ identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício, sendo necessário regularização junto ao CRAS. E o terceiro selo, ‘Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Os clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro”, pontuou.

Francila acrescenta ainda que “as famílias estão recebendo uma mensagem na fatura de energia sinalizando a data limite essa atualização. Nossos leituristas também estão orientando os clientes pessoalmente quando há alguém na residência”, comenta.

Conheça os selos que constam nas faturas da Equatorial Maranhão

Dados sobre famílias aptas a receber o benefício - Além disso, existem muitas famílias que podem receber o benefício, mas ainda não se cadastraram e estão perdendo a oportunidade de pagar uma conta mais barata. Apesar de ser um dos estados brasileiros com maior número de inscritos no programa, ainda existem 598.761 famílias maranhenses que podem receber os descontos. Por isso, a Equatorial segue realizando a busca ativa em parceria com a SEDES e a FAMEM e realizando diversas ações de atualização cadastral.

Por isso, estar atento à sua situação cadastral em relação ao benefício é fundamental para as famílias de baixa renda usufruírem do desconto, verificando sempre os avisos que constam na conta de energia. Também é importante realizar atualização dos dados a cada 2 anos junto ao CRAS mais próximo de casa, levando CPF ou RG; NIS ou BPC atualizados e válidos, e a conta contrato que receberá o desconto.

Além disso, para saber se o NIS está ativo, é possível ligar para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003. E para realizar o cadastro junto a Equatorial Maranhão, basta que este cliente entre em contato por meio do WhatsApp (98) 2055-0116, falar com a assistente virtual, Clara, na opção Tarifa Social Baixa Renda. Quem preferir pode também acessar o site www.equatorialenergia.com.br ou ir até um ponto de atendimento presencial (agência ou credenciado).


Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...