sábado, 26 de fevereiro de 2022

Confira o horário do comércio de Imperatriz durante o feriado de Carnaval

 


O comércio de Imperatriz pode permanecer aberto até às 18h neste sábado (26 de carnaval, um acréscimo de 4 ao horário que geralmente se encerra às 14h. No entanto, as lojas fecham na segunda-(28) e na terça-feira (01), e só tornam a abrir ao meio dia quarta-feira (02) de cinzas.

No período de carnaval, as lojas fecharão as suas portas no sábado que antecede o carnaval (26), e reabrirão na Quarta-Feira de Cinzas (02) após o meio dia, considerando que na segunda-feira (28) é comemorado o DIA DO COMERCIÁRIO conforme previsto na CCT 2021/2022", informou o Sindicato do Comércio Varejista do Maranhão do Sul (SINDICOM).

Os shoppings da cidade, no entanto, devem funcionar em horário especial, com abertura da Praça de Alimentação, cinemas e parques. Diferente das repartições e órgãos públicos, que também fecharão suas portas e só devem reabrir ao meio dia da quarta-feira de cinzas.

Blitz educativa orienta motoristas sobre perigos de álcool e direção no carnaval


 

Com objetivo de alertar condutores de veículos, independente de não ter o carnaval neste ano devido a pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) realizou nesta semana ação educativa com abordagens para orientação da segurança no trânsito durante o período de feriado carnavalesco em Imperatriz.

A blitz educativa, desenvolvida na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente à loja Economia, no Centro, contou com a parceria dos agentes de trânsito e de servidores do Detran-MA, circunscrição regional de Imperatriz.

“É preciso que, embora não tenhamos a festa carnavalesca, o motorista precisa ficar atento e praticar a direção defensiva, evitando o uso de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas que podem alterar as percepções e comportamentos dos condutores, aumentando os riscos, agressividade e tornando a direção veicular insegura”, alerta a coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda.

Ela aconselha que o motorista dirija com responsabilidade evitando também o uso do aparelho celular, principalmente o aplicativo de mensagens quando estiver na direção do veículo. A desatenção no trânsito pode ocasionar sinistro com proporções de leve a grave.

O secretário de Trânsito Leandro Braga destacou que durante o período carnavalesco equipes de patrulhamento viário estão realizando rondas pelas vias dos bairros de Imperatriz. Também estará em funcionamento o Disque-Trânsito (99) 99198-6082 e o Grupamento Técnico de Trânsito (GTT) para atendimento de sinistros viários.

“O intuito é reduzir os acidentes de trânsito neste período, orientando motoristas para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas aliado à condução de veículos”, concluiu o secretário Leandro Braga.

Loja Potiguar fechada no feriado de Carnaval


 

As lojas do Grupo Potiguar estarão fechadas na segunda e terça – feira de carnaval (28.02 e 01.03) em São Luís e Imperatriz, assim como o Centro de Distribuição (CD). E voltará a funcionar na quarta – feira de cinzas (02.03) a partir das 13h. 

Quem quiser aproveitar as diversas ofertas e o amplo mix de produtos para construção, decoração e utensílios para o lar em geral, pode fazer suas compras essa semana normalmente, até o domingo (27.02). 

E quem quiser aproveitar o feriado para curtir um bom lazer na praia, piscina, fazendo churrascos, acampando ou viajando, deve conferir os diversos produtos voltados para o lazer das lojas Potiguar.Com destaque para caixas e copos térmicos, cadeiras, boias e raquetes de frescobol, entre outros. 

Zona Azul comunica sobre funcionamento neste feriado de carnaval

 


O Sistema de Estacionamento Rotativo, Zona Azul, irá funcionar sábado em caráter especial, até 18 horas. Nos dias 27 (Domingo), 28 (Segunda-feira) e 01 de março (Terça-feira) a Zona Azul não estará funcionando devido ao feriado de carnaval, conforme autorização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte - SETRAN e da Prefeitura de Imperatriz, seguindo de acordo com o setor do comércio.  As atividades voltarão a funcionar normalmente na quarta-feira (02), a partir de meio dia.  

A Zona Azul busca sempre trazer novas funcionalidades, o sistema, desde que foi implantado, além de proporcionar um local seguro tem garantido a rotatividade e uma melhor organização no trânsito. Hoje o sistema conta com 3200 vagas disponíveis e mais de 80 pontos de vendas de tíquetes para efetuar o pagamento. 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Prefeitura alerta sobre importância do combate ao mosquito Aedes aegypti

 


As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão em campo, mas é preciso a colaboração dos munícipes, atentos e vigilantes, para acabar com os focos do mosquito. (Foto: Assessoria)

Nesse período chuvoso, em que aumentam os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta sobre a importância do combate a focos do vetor.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica que “combater o Aedes aegypti, é reduzir a incidência das enfermidades que ele causa. Com as nossas ações preventivas, de casa em casa, nos logradouros públicos, evitaremos surtos e epidemias das doenças causadas pelo vetor, além do grande impacto em saúde pública. As nossas equipes estão em campo, mas contamos com a colaboração dos nossos munícipes, atentos e vigilantes, para acabarmos com os focos do mosquito”, concluiu.

Medidas simples como limpar ou preencher pratos e vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos, tampar caixas d’água e manter garrafas de boca para baixo estão dentre as principais recomendações do Ministério da Saúde.

O coordenador do Controle de Vetores, da Divisão de Vigilância em Saúde, Allan Dantas Melo, informa que os dados epidemiológicos entre os anos de 2020 e 2021 apontam uma redução. “Nos casos de dengue tivemos uma redução de 58%, sendo 36 casos no ano de 2020 e15 casos em 2021.De chikungunya a diminuição foi de 70%,sendo 10 em 2020 e 03 casos em 2021. Com relação ao zikavírus, tivemos apenas um caso notificado em 2021, que foi posteriormente descartado”.

Ele fala ainda sobre a proliferação de focos do mosquito. “No período chuvoso há propensão de aumento na população do Aedes aegypti devido, principalmente, à ampliação do número de reservatórios onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos. É de fundamental importância que as pessoas redobrem os cuidados”.

Agricultura familiar ganha força e movimenta mais de R$3 milhões na região por meio de iniciativa da Suzano


 

Seguindo com o compromisso de fortalecer as atividades agrícolas e impulsionar o desenvolvimento das comunidades rurais da região, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, celebra os bons resultados do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins em 2021.  A inciativa conta com acompanhamento técnico para as associações e pequenos produtores rurais, buscando a autonomia das famílias a partir da renda gerada pelos produtos da agricultura familiar. 

A companhia desenvolveu ao longo de todo o ano de 2021, atividades que buscaram aperfeiçoar o trabalho no campo, oferecendo assistência técnica necessária para capacitar agricultores, com foco na produção e comercialização, incentivando assim, a geração de trabalho e renda em 25 comunidades nos três estados de atuação da companhia (MA, PA e TO). Durante esse período, foram realizadas manutenções e ampliações de hortas e viveiros comunitários, manutenção e expansão de quintais produtivos, implantação de sistemas agroflorestais, entre outras atividades que tiveram como objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva local. 

 

O excelente trabalho realizado pelas comunidades atendidas pelo PDRT se reflete nos números expressivos que a inciativa trouxe no último ano: o programa gerou mais de R$3 milhões em renda direta para os participantes somente em 2021, configurando um aumento expressivo em comparação a 2020. Esses resultados contribuem para transformar a vida de 1.973 pessoas que hoje são beneficiadas diretamente pelas ações do programa. 

 

PDRT na pandemia - A atuação do PDRT também teve um papel fundamental para as comunidades durante a pandemia da Covid-19. Diante de um cenário repleto de incertezas, foi por meio de ações do programa que diversos produtores rurais puderam continuar gerando renda e oferecendo qualidade de vida às suas famílias. A iniciativa “A feira vai até você”, que surgiu em 2020, com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia, viabilizou as vendas de cestas agroecológicas por delivery em Imperatriz (MA) e região também em 2021, sendo um ponto importante no sustento das famílias rurais. 

 

Todo o trabalho e resultados colhidos pelo programa no último ano é fruto de atividades baseadas no associativismo e nos três eixos adotados pela companhia em seus programas: a gestão, a produção e a comercialização. A expectativa, de acordo com André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, é que o PDRT, assim como outros programas sociais da companhia, continue trabalhando para proporcionar ainda mais qualidade de vida às pessoas beneficiadas. “Nós trabalhamos arduamente em 2021 para melhorar a vida dessas pessoas e é gratificante para a Suzano poder ver a transformação acontecer dentro dessas comunidades. Com diálogo transparente e trabalho colaborativo, nosso foco continuará sendo esse em 2022: potencializar as atividades da região de forma a alcançar cada vez mais resultados, ampliando as perspectivas e que promovam o fortalecimento e desenvolvimento a essas famílias e do território com um todo” finaliza. 

 

Sobre a Suzano  

 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhões de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br


Promoção cores da sorte vai dar um carro 0km

 


O Grupo Potiguar promove mais uma campanha, dessa vez em parceria com a marca de tintas Coral, e vai sortear um veículo Kwid 0 Km no próximo mês de maio. Eis a oportunidade para colocar mais cor em ambientes da casa ou trabalho e ainda concorrer a um grande prêmio. 

A promoção “Cores da Sorte” já está ativa, com urnas já instaladas em todas as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz. Quanto mais compras, mais chances de ganhar. Podem participar clientes residentes no Maranhão, Pará e Tocantins maiores de 18 anos e com CPF ativo. Empregados e fornecedores das empresas promotoras da campanha não podem participar. 

Para concorrer ao Kwid basta comprar os produtos listados das marcas Coral, Hammerite, Sparlack e Alabastine. A cada R$ 250,00 em compras o cliente ganha um cupom, que deve ser preenchido com seus dados e a resposta à pergunta: “Qual a tinta que pode dar um Kwid 0 Km?”. 

Valem também as compras feitas pelos canais digitais da Potiguar, mas nesses casos, é preciso ir até uma loja física da Potiguar para fazer o cadastro e a retirada do cupom, mediante apresentação da nota fiscal da compra e um documento com foto.   

O sorteio será feito no dia 08 de maio, às 11h na loja Potiguar da Cohama e será aberto ao público. 

Imperatriz registra óbito de criança em decorrência da covid-19

 


Em Imperatriz, a morte de um bebê de 11 meses, em decorrência de complicações da covid-19, acende alerta para importância da vacinação infantil. O boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (23), pela Prefeitura, aponta óbito de uma criança do sexo masculino sem comorbidades.

Com pouco mais de um mês do início da aplicação de doses pediátricas, menos da metade do público-alvo se vacinou. Isso corresponde a aplicação de 4.602 doses do imunizante. Embora todo empenho da Secretaria de Saúde em ampliar os números de imunizados, a vacinação pouco tem avançado no Município.

"Nós temos uma população de mais de 30 mil crianças de 5 a 11 anos em Imperatriz, e mesmo com todos os nossos esforços de incentivo, estrutura disponibilizada, conscientização, UBS em diversos bairros, algumas com horário estendido,  Dia D, não conseguimos ter uma boa cobertura vacinal", pontua o secretário de Saúde,  Alcemir Costa.

O óbito da criança registrado neste mês de fevereiro é um indicador de que, mesmo em proporções menores, as crianças podem ter agravamento de saúde em decorrência da covid-19. "Além disso, elas também são veículos de transmissão do vírus para outras pessoas consideradas de risco", é o que explica a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

A coordenadora lembra ainda que para ser autorizada a vacinação de crianças foram realizados vários estudos e análises técnicas rigorosas no Brasil. A vacinação infantil foi iniciada anteriormente em outros países do mundo, como nos Estados Unidos, sendo considerada ferramenta fundamental no controle da pandemia.

"Em relação aos eventos adversos pós vacinação, têm se mostrado raros e menos frequentes que as complicações e óbitos provocados pela covid-19. Ou seja, mais benefícios para a população em geral", pontua Sormanne Branco.

Pontos de atendimentos

As Unidades Básicas de Saúde disponibilizadas para vacinação infantil são as dos seguintes bairros:

  • Beira-rio 
  • Parque do Buriti
  • Planalto
  • Bom Sucesso
  • Vila fiquene
  • Centro Novo - manhã
  • Coquelândia - manhã
  • Camaçari - (segunda à sexta-feira, das 18h às 20h e sábado das 8h às 11h)

Lembrando que durante o Carnaval as UBS's não funcionarão. O atendimento volta normalmente na quinta-feira (03)

Fuga de corrente elétrica nas instalações residenciais: Equatorial Maranhão alerta sobre os cuidados necessários para evitar desperdícios e manter sua segurança

 


Você já ouviu falar em fuga de corrente elétrica? As fugas caracterizam-se por problemas no isolamento das fiações e conexões da residência e de aparelhos elétricos, semelhantes a vazamentos, que oferecem risco de choque aos moradores, além de fazer com que seu consumo fique alto e no fim do mês pague caro por uma energia que foi desperdiçada. Geralmente as principais causas de fuga elétrica estão associadas aos isolamentos incorretos dos circuitos, instalações deterioradas, gambiarras, fios desencapados, ressecados e emendados de maneira inadequada, dimensionamento inapropriado da instalação, isolamento desgastado pelo tempo ou ainda eletrodomésticos em mau estado. 

De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Jeová Palheta, tais problemas são responsáveis por uma série de danos à vida e ao bolso. “Fugas de energia podem ocasionar curtos-circuitos capazes de comprometer toda a rede elétrica e danificar aparelhos eletrônicos, aumentando assim os riscos de choques elétricos leves ou graves, perigos de incêndios, explosões e consequentemente queimaduras e outros prejuízos à saúde. Além disso, é bem comum o aumento do consumo, tornando mais cara a conta de luz. Um imóvel com instalação elétrica de 220 volts e com uma fuga mínima de corrente durante 24h por dia, por exemplo, pode corresponder a um aparelho elétrico ligado sem que haja consumo, gerando desperdícios e aumento na conta em até 50%”, explica Jeová.  

Saiba como identificar 

Para detectar fuga de corrente nas instalações elétricas, um teste inicial pode ser feito de maneira simples. O primeiro passo é desligar todos os aparelhos eletroeletrônicos da tomada e apagar todas as luzes da residência. Depois verifique o comportamento do medidor: 

• Medidor Analógico: espere 10 minutos e verifique se o disco continua girando, caso sim, existe uma fuga de energia.  

• Medidor Digital: verifique se a luz vermelha acima da palavra “ligado” continua acessa ou piscando no display e se o último número subiu, caso sim, é sinal de fuga de energia.  

  

Outros indicadores podem ser percebidos em paredes que esquentam próximo dos interruptores e tomadas ou aquelas que costumam dar choque quando tocadas, ao notar faíscas na fiação, ruídos ao acender as luzes, instalações elétricas antigas e eletrodomésticos em mau estado. 

 

 Contrate profissionais capacitados 

  

Por isso, é importante manter-se atento aos sinais de fugas elétricas e contratar profissionais capacitados para repará-las. De acordo com a Resolução Normativa da Agência Nacional Energia Elétrica (ANEEL) nº 414/2010, a responsabilidade da distribuidora de operar e manter o sistema elétrico vai até o encontro com a rede residencial ou comercial do cliente, ou seja, até o medidor de energia. Já, do medidor para dentro da casa, o próprio consumidor é responsável pela estrutura de energia elétrica. Desta forma, a detecção desse problema é de inteira responsabilidade do cliente, já que ocorre nas instalações internas da residência. 

Em caso de possível fuga de corrente elétrica, é necessário contratar um eletricista habilitado para fazer os reparos na instalação com urgência.  “A orientação é que esses procedimentos de manutenção e manuseio elétrico sejam realizados exclusivamente por técnicos capacitados, pois eles podem identificar as causas exatas do problema e resolvê-los evitando riscos à vida dos demais moradores, além de reduzir prejuízos aos equipamentos e à instalação elétrica”, enfatizou Jeová.  

Confira outras orientações que podem prevenir fuga de corrente elétrica, auxiliando a diminuir riscos de acidentes e o valor da conta: 

  • Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas, redimensioná-las e/ou renová-las sempre que preciso, revisando-as a cada 5 anos; 
  • Instalar sistema de aterramento, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e os dispositivos DRs (Diferencial Residual), equipamentos que garantem a segurança em relação à eletricidade e previnem acidentes;  
  • Quando possível, substituir as tomadas fora do padrão (2 pinos) por tomadas do novo padrão (3 pinos); 
  • Evitar excesso de equipamentos conectados na mesma tomada ou circuito, e o uso permanente de benjamins, extensões e Ts, preferindo a instalação de novas tomadas; 
  • Evitar o uso de aparelhos eletrodomésticos em mau estado; 
  • Comprar cabos elétricos com requisitos exigidos pela legislação do INMETRO, ou seja, cabos certificados e compatíveis com a quantidade e a potência identificada no levantamento de carga; 
  • Não utilizar emendas inadequadas nas instalações elétricas da casa; 
  • Sempre trocar as lâmpadas fluorescentes queimadas, pois mesmo não funcionando, podem gerar desperdícios.  

Um dos principais valores da Equatorial Maranhão é prezar pela segurança de todos os clientes. Por isso, lembre-se que manutenções elétricas em casa, até as pequenas, nunca devem ser feitas sem orientação, equipamentos de segurança e capacitação de um eletricista profissional. Mesmo que o sistema esteja desligado, mexer com eletricidade sem os devidos cuidados pode causar graves acidentes. Assim, mantenha-se alerta aos sinais de fuga de energia e previna-se de maiores danos.  

Imperatriz terá esquema especial de vacinação contra Covid-19 durante Carnaval

 



A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus) realizará um esquema especial de vacinação contra a Covid-19, do dia 28 a 2 de março, por conta do Carnaval. A festa de rua foi cancelada, mas a gestão municipal manteve o ponto facultativo.

Medida suspende o expediente na administração direta e fundacional. Entretanto, a vacinação contra a Covid-19 estará disponível durante os dias carnavalescos em postos específicos da cidade.

“Resolvemos manter algumas Unidades abertas mesmo no Carnaval, para que os nossos munícipes se vacinem, completem seu esquema vacinal durante esses dias. Ficarão abertas unidades tanto para o público infantil, quanto adulto. Não temos medido esforço para avançarmos na imunização em nossa cidade, e esta é mais uma ação nesse sentido”, explica o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Na segunda (28) e terça-feira (1), a vacinação ocorrerá das 8h às 14h, para crianças de 5 a 11 anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Beira Rio, localizada na rua Dom Pedro I, 26, entre as ruas Getúlio Vargas e Luís Domingues. 

Já para os adolescentes e adultos (maiores de 12 anos), as UBS's disponíveis são do bairro Cafeteira, Parque Alvorada (Maria Aragão), Grande Bacuri (Milton Lopes) e Vila Lobão.

Quarta-feira de Cinzas (2), a vacinação estará disponível no mesmo esquema a partir das 14h até às 17h, na UBS exclusiva para vacinação de crianças, e de 14h às 20h, nas UBS's Cafeteira, Maria Aragão (Parque Alvorada), Milton Lopes (Bacuri) e Vila Lobão.

As crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), carteirinha de vacinação e comprovante de endereço.

Em crianças com 5 anos ou imunossuprimidas segue sendo aplicada exclusivamente a Pfizer pediátrica. Os imunossuprimidos devem apresentar documentação médica que comprove a condição.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...