quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Primeiro probiótico para intolerantes a lactose é desenvolvido por maranhenses

 Uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Ceará resultou na criação de um néctar de frutas probiótico que serve como alternativa, a bebidas lácteas para pessoas com intolerância a lactose ou veganas. O novo invento traz inúmeros benefícios à saúde e acaba de garantir para a UFC a sua 13ª carta patente.

Os probióticos são bactérias benéficas à saúde humana. Os alimentos que trazem esses microrganismos promovem bem-estar e saúde, em virtude dos nutrientes ofertados e da redução do risco de doenças. Os probióticos estão associados ao controle dos níveis de colesterol, à estimulação do sistema imune, ao alívio da constipação e ao aumento da absorção de minerais, sem contar que ainda apresentam efeitos anticarcinogênicos e anti-hipertensivos.

A criação tem potencial para ser usado pela indústria de alimentos no ramo de bebidas – e o seu processo de produção. O néctar pode ser obtido de frutas como cupuaçu, açaí, cacau, ciriguela, caju, goiaba, acerola, manga, murici, abacaxi, uva, tangerina, maracujá, cajá e carambola.

Os estudos foram feitos inicialmente com cupuaçu, escolhido por ser uma fruta de alto valor nutricional. “Além disso, essa fruta apresenta excelentes características sensoriais, sendo bastante apreciada por seu sabor e aroma. Adicionalmente, essa fruta é produzida na região no Nordeste e bastante consumida, mas não é matéria-prima convencional para a produção de sucos e néctares de frutas comerciais”, explica a Profª Ana Lúcia Fernandes Pereira, uma das autoras do invento.

A motivação para a pesquisa que culminou no invento foi a busca de uma solução probiótica para pessoas com restrição ao leite na dieta. Isso porque esses alimentos tradicionalmente têm sido adicionados a produtos de base láctea, como leites, iogurtes, requeijão, queijos e sorvetes, pelo fato de tais itens contribuírem para a sobrevivência dos microrganismos probióticos ao suco gástrico, que é altamente ácido.

“Após a finalização do doutorado, já como docente da Universidade Federal do Maranhão, surgiu a oportunidade de desenvolvimento dessas bebidas a partir de frutas regionais e de uso não convencional na produção de sucos e néctares de frutas comerciais”, afirma a professora Ana Lúcia Fernandes.

Associação dos Funcionários da Justiça do Estado do Maranhão (ASFUJEMA) promove ciclo de palestras sobre drogas

 


A Associação dos Funcionários da Justiça do Estado do Maranhão (ASFUJEMA) realiza no dia 16 de agosto, uma programação de ciclo de palestras sobre drogas lícitas e ilícitas. A iniciativa faz parte do projeto “Semeando Vidas: da infância para a vida toda, porque droga mata!” e acontece na cidade de Imperatriz, no Palácio do Comércio. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é considerada uma doença. O uso indevido de cigarro, álcool, cocaína e outras substâncias atingem não somente a saúde, mas também os âmbitos culturais, sociais, econômicos e políticos. O relatório Mundial sobre Drogas 2021 constatou que a pandemia do Covid-19 potencializou os riscos de dependência, cerca de 275 milhões de pessoas usaram algum tipo de droga no mundo no último ano e mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso excessivo. 

Pensando nisso, o projeto visa a realização de palestras em todo o Maranhão, ministradas em caráter de colaboração voluntária, por autoridades públicas, instituições e profissionais, a fim de conscientizar, principalmente o público mais jovem, alertando-os sobre os danos causados pelo uso dessas substâncias.   

O Gestor de Relações Institucionais da ASFUJEMA, Sandro Barbosa, fala da importância do ciclo de palestras e de como o projeto pode trazer um bem coletivo para a sociedade, tanto nas áreas da segurança, saúde, educação, assistência social quanto no convívio social da comunidade como um todo. “A ideia é proporcionar aos jovens a possibilidade de ter decisões assertivas e esclarecidas sobre as drogas. Realizando a conscientização, revelando os danos causados pelo uso de drogas e influenciar de forma positiva o não uso dessas substâncias, promovendo a integração de todos os segmentos para a valorização do ser humano e a promoção da saúde”.  

O projeto conta com o apoio do Sistema Judiciário (TJMA, MPMA, DPEMA, SSPMA, Policia Militar, Civil, Federal, Rodoviária e Federal, das entidades classistas (ADEPOL, AMPEM, AMMA, FAMEM, REMADD), e da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII. 

As palestras terão a participação dos idealizadores, das autoridades locais, empresários e estudantes. Para participar basta estar presente no Palácio do Comércio, Rua Bom Futuro – Centro - Imperatriz – MA, no dia 16 de agosto, das 08h às 18h. 


Tóquio 2020: jogos olímpicos mais tecnológicos da história são alvos de ciberataques

 


Junto com o melhor da excelência esportiva, os Jogos Olímpicos de Tóquio proporcionam uma ampla vitrine de inovação e novas tecnologias. Essa é a olimpíada mais tecnológica da história, com novidades para todos os usos como, por exemplo: pistola de largada eletrônica, câmera que grava até 10 mil imagens por segundo, natação com indicação por luzes, treinamento com realidade virtual para as equipes que atuam nos jogos e rastreamento de atletas em 3D. Portanto, uma coisa é certa, essa olimpíada e a paralimpíada já entraram para a história.

O adiamento dos jogos para este ano certamente deu ao Japão uma vantagem. Com mais tempo para atualizar sua infraestrutura digital, conseguiu, principalmente, aumentar a confiança na segurança cibernética dos jogos, segundo a diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank, Adriana Saluceste. "Mas, como acontece com qualquer evento global, Tóquio 2020 oferece aos ciberataques um alvo e um público. De riscos cibernéticos, como ransomware, a questões de segurança física, fornecedores e participantes devem estar cientes das potenciais ameaças", adverte. Para monitorá-las, 8 mil câmeras de segurança e 2,5 mil sensores foram instalados dentro e nos arredores dos locais de competição.

Por ser um acontecimento que alcança o mundo todo, há muitas preocupações com ataques cibernéticos. "Embora Tóquio 2020 enfrente desafios únicos, e a criatividade e resiliência de seus organizadores estejam sendo colocadas à prova devido à pandemia, uma ameaça relacionada à segurança cibernética, associada aos eventos olímpicos, é um grande risco e não pode ser descartado", reforça a especialista. 

Segundo ela, o status de olimpíada mais tecnológica da história carrega consigo ainda mais responsabilidade. "Com a dependência excessiva do Japão da infraestrutura digital durante as competições, há riscos de que tais sistemas sejam infiltrados. Além disso, à medida que a ameaça de ataques cibernéticos ou ransomware entre nações se aproxima de Tóquio em 2020, o reforço na segurança cibernética se tornou uma obrigação para os organizadores olímpicos", ressalta.

De acordo com o jornal Japan Times, a proteção das instalações, dos atletas e dos espectadores do evento está em desenvolvimento há vários anos. O comitê organizador da Olimpíada de Tóquio estabeleceu uma sede de segurança em cada um dos 48 locais determinados, incluindo a Vila Olímpica. "Como a ameaça e a difusão dos atores de ransomware aumentaram drasticamente no último ano, um ataque desse tipo em Tóquio, via Comitê Olímpico Internacional (COI) ou algum provedor estratégico, é um perigo iminente. Os cibercriminosos podem ver os fornecedores relacionados aos jogos olímpicos como alvos de extorsão", analisa Adriana.

Em abril de 2021, o Comitê Olímpico do país revelou que foi atingido por um ataque de ransomware como parte de uma violação em que hackers invadiram a ferramenta de compartilhamento de dados criada pela empresa de tecnologia Fujitsu. "Os fornecedores olímpicos terão pouca tolerância com o tempo de inatividade durante o evento, o que os torna alvos principais para ataques de agentes de ransomware em busca de um dia de pagamento de forma rápida", destaca a especialista.

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia para negócios, que desenvolve soluções agregadas que geram segurança e agilidade aos processos eletrônicos dos segmentos bancário, financeiro e de veículos. Homologada pelos órgãos executivos de trânsito, a empresa fundada em 2007 tem sede em São Paulo (SP), mas atua em 12 estados brasileiros, com mais de 1.700 clientes ativos. A companhia possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu três prêmios de melhor empresa para trabalhar, em 2020, e o segundo selo consecutivo, em 2021, do Great Place to Work (GPTW).

Dia dos pais com presentes para todos os estilos

 


No próximo dia 08, será comemorado o Dia dos Pais, data que merece comemorações especiais em torno daquele que é o grande herói dos filhos e o primeiro e maior amigo da família. 

  

Para agradar no presente do papai a dica é surpreendê-lo com algo que combine com sua personalidade e que será útil para as atividades que ele pratica. Melhor ainda se for um presente que pai e filhos possam desfrutar em conjunto, criando memórias felizes e inesquecíveis. Em épocas de pandemia, os filhos que ainda podem contar com a presença física de seus pais, devem aproveitar a celebração para fazer um programa diferente em família, comemorando a saúde e a vida do papai. 

  

Nas lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz, há muitas opções pra o presente do Dia dos Pais, e o melhor, com preços que cabem folgadamente no bolso dos filhos. 

  

Para os pais gourmets ou churrasqueiros, itens como panelas especiais em cerâmica, churrasqueiras de todos os tamanhos, tábuas, espetos e facas ou kits para churrasco são ótimas opções. Já para aqueles que curtem um bom vinho há mini adegas; abridor e outros acessórios. Para os papais fitness e que levam comida para o trabalho, nada melhor que a marmita elétrica, que esquenta os alimentos sem usar água, apenas ligando na tomada. Para aqueles que gostam de alimentos mais saudáveis, a fritadeira elétrica Air Fryer Silver Agratto é tudo de bom.  Outra dica que agrada sempre são as pipoqueiras elétricas.   

  

Para os aventureiros, há mochilas, lanternas e outros itens para acampar e fazer trilhas com segurança. Já os adeptos das bikes, nada como se proteger com capacetes especiais ou manter a hidratação com as mochilas – cantis. Para os que são habilidosos e resolvem tudo em casa, nada como as furadeiras e ferramentas multiuso. 

  

Para os pais executivos, uma cadeira ergonômica para trabalhar em home office ou no escritório é um presente que vai garantir mais saúde e qualidade de vida. Outra boa dica é o ring light portátil, para iluminar melhor as videoconferências. Ou ainda um fone de ouvido, acessório essencial para quem usa muito o computador seja para jogar ou trabalhar. 

  

E para tomar aquela cervejinha gelada ou levar água e suco para a malhação, nada como os copos e garrafas térmicas em inox da marca Stanley. E outra opção que vale para todos os gostos de papais que curtem relaxar: cadeiras espreguiçadeiras em alumínio para a praia ou jardim; ou as famosas cadeiras do papai em couro, com grande nível de inclinação e ideal para ler, ver TV ou curtir um bom filme.   

  

Seja qual for o estilo do papai, além do presente, que tal preparar um café da manhã, um almoço com mesa posta caprichada ou mesmo fazer um piquenique em família em um parque da cidade? Para todas essas opções, há itens na Potiguar que podem fazer a sua surpresa ainda mais bela. Passar um tempo de lazer saudável em família é o maior e melhor presente que os pais esperam dos filhos, então fica a dica para celebrar essa data em grande estilo. 

Hospital Infantil fecha primeiro semestre com quase 15 mil atendimentos


 O Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (HMII) é referência em toda a região tocantina no atendimento de crianças. No primeiro semestre de 2021, de janeiro a julho, foram realizados 14.926 atendimentos na unidade de saúde. Para se ter uma dimensão do grande fluxo de pacientes, passam pelo local uma média de 80 a 100 crianças por dia. Só em julho, foram 2.197 atendimentos no setor da pediatria no HMII, de acordo com o sistema do boletim diário do município.

Números desses primeiros seis meses do ano são superiores ao número totalizado ao final do ano passado. Em 2020, o sistema registrou 12.459 atendimentos no hospital. De acordo com diretor da unidade, Alberto Clésio, o local se destaca pelas especialidades médicas ofertadas às crianças e os serviços diferenciados feitos no atendimento. “Temos pronto-socorro funcionando 24h, além de serviços clínicos, exames complexos de imagem e também laboratoriais, assim como suporte psicossocial”, diz.

Além de pacientes de Imperatriz, o Hospital Infantil recebe crianças de diversos municípios maranhenses próximos e também de outros estados vizinhos. Os médicos são das especialidades de neurologista, gástrico e cardiologista, também cirurgião geral, cirurgião pediatra, cirurgião plástico, hematologista, infectologista, alergista, e otorrinolaringologia.

A secretária municipal da saúde, Mariana Jales, ressalta a importância do Hospital Infantil no atendimento especializado de crianças não apenas do município, mas de toda a região. “Assim como o hospital adulto, nosso HMII recebe pacientes das mais diversas cidades. Na região, nossa casa de saúde voltada ao atendimento infantil se destaca por oferecer serviços médicos e estrutura necessária para tratamento eficaz de enfermidades”, explica.

As lições de Tokyo 2021: do esporte para o mundo corporativo

 A cada edição dos Jogos Olímpicos são revelados ao mundo uma nova elite de atletas de alta performance e recordistas mundiais em diversas modalidades. Mas quem vê um atleta no pódio exibindo a sonhada medalha olímpica muitas vezes não conhece a trajetória de sacrifícios que antecede essa vitória. São histórias pessoais de garra, superação, foco e muita disciplina além de uma preparação que começou muitos anos antes. 

  

Do esporte para o mundo corporativo, podemos aprender lições importantes e inspiradoras; e ter exemplos concretos de quais habilidades desenvolver e quais valores priorizar para alcançar o sucesso e a excelência. 

  

Nesses Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, que acabou acontecendo somente agora em julho de 2021 devido à pandemia global, a primeira grande lição é a resiliência. Todos os atletas que agora estão no Japão passaram por momentos de dúvidas e incertezas com o adiamento do evento. E vivenciaram também grandes desafios para manter suas respectivas rotinas de treinamento em dia, driblando períodos de lockdowns e se adaptando a novos protocolos sanitários. 

  

Do Maranhão temos vários atletas que estão em Tokyo nessa Olimpíada, e todos eles são exemplos de força e superação. 

  

As gêmeas Thalia e Thalita Costa estão na seleção de rubgy feminino. As irmãs maranhenses que jogam no time Delta Rugbi no Piauí precisaram vencer vários obstáculos como lesões e incertezas na convocação até chegarem a Tokyo juntas. Uma dupla vitória para Thalia que atua como hooker e Thalita que joga na posição de ponta. 

  

Ana Paula Rodrigues, atleta de handebol tem 33 anos e é veterana, disputando sua quarta olimpíada. Ela acumula títulos como o Mundial de Handebol de 2013 além de três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Isso tudo é resultado de muita disciplina, técnica e trabalho em equipe. Mesmo na pandemia ela se manteve focada e adaptou sua forma de treinar, adaptando a sala e o terraço de casa quando não podia ir até uma academia. Eis outra lição importante para o mundo corporativo: Tão importante quanto alcançar um grande resultado, é trabalhar com disciplina para manter o sucesso ou ir além. 

  

Para o Gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão Ytaquirate Soeiro é fundamental ter resiliência, muita disciplina e foco entre outras habilidades e competências comportamentais e emocionais, conhecidas também como soft skills, para alcançar o sucesso no mercado de trabalho, assim como no esporte. Um relatório técnico da consultoria internacional Deloitte já prevê que um terço das empresas vão priorizar as soft skills até 2030 nas suas contratações. 

  

“Quando se mantém a disciplina, é possível aprender a driblar eventuais situações inesperadas e obstáculos que surgirem até chegar à meta desejada. Nesse mundo cada vez mais complexo e mutante, os líderes precisam se preparar para surpresas indesejadas e mudanças repentinas. Ter resiliência, pensamento crítico e muita criatividade para achar saídas alternativas é fundamental, além de habilidades de comunicação, empatia e negociação”, diz Ytaquirate. 

  

Equilíbrio emocional é outra habilidade fundamental a ser desenvolvida. Exemplo disso é o cavaleiro, natural de Imperatriz e radicado há anos na Bélgica Marlon Zanotelli, que é forte candidato à medalha em Tokyo com seu conjunto formado com o cavalo campeão VDL Edgar. A dupla está no Top 10 do ranking mundial de hipismo, na modalidade de salto FEI Longines e disputa pela primeira vez uma olimpíada. Mas o que muitos desconhecem é a árdua rotina de preparação que tanto o cavaleiro, quanto o animal seguem todos os dias e que incluem cuidados com exercícios físicos, nutrição e também sessões com coaches para Zanotelli manter as emoções equilibradas e aumentar o estado de presença também conhecido como mindfulness. Um cavaleiro precisa estar perfeitamente presente e harmonizado ao animal na hora de um salto, passando segurança e equilíbrio.       

  

Essa Olimpíada de Tokyo 2021 traz cinco novas modalidades, entre as quais o skate, que chega com representante maranhense como forte candidata ao ouro, com apenas 13 anos. Rayssa Leal, que é de Imperatriz e também conhecida como a Fadinha do Skate, já bate um recorde antes mesmo das provas: É a mais nova brasileira a competir em uma olimpíada. Ela foi medalha de prata no Mundial de 2019 e de bronze no Mundial de 2021, e compete na modalidade street feminino. Mesmo tão nova, a maranhense é exemplo de excelência, executando manobras radicais que são de altíssimo nível técnico. Essa é outra lição para o mercado de trabalho – excelência é a chave para o sucesso e vale muito em ambientes que se baseiam na meritocracia. 

  

 “Manter um trabalho de excelência como rotina deve ser a meta de todo atleta ou profissional que busca o sucesso. A excelência precisa ser trabalhada como um hábito, pois assim o sucesso será uma consequência. É importante nessa jornada não se frustrar com erros ou dificuldades que com certeza existirão, mas manter-se auto-motivado até atingir o objetivo desejado”, destaca Ytaquirate.  

  

Um exemplo de motivação e persistência é João Henrique Falcão, que integra a equipe brasileira de atletismo, e vai disputar a prova de 4x400 misto; modalidade de revezamento inédita nos Jogos Olímpicos. Natural do Piauí, ele treina na equipe do CT Maranhão. E só foi convocado de última hora, após a desistência de outro atleta nessa prova. 

  

Seja para torcer pelos atletas maranhenses e brasileiros, seja para aprender com todos eles, vale ficar de olho nas Olimpíadas de Tokyo que prometem grandes emoções e preciosas lições de superação. 

Parceria entre Suzano e Ascamari gera renda a partir da reciclagem de resíduos em Imperatriz


 

Comprometida com o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem apoiado a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari) realizando a doação mensal de resíduos recicláveis, gerados nas operações florestais e industriais de sua fábrica em Imperatriz/MA. 


A Associação, fundada em 2010, realiza o serviço de coleta e destinação de recicláveis da cidade junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), contribuindo assim, com a preservação do meio ambiente. Hoje a Ascamari é composta por 56 sócios distribuídos em pontos da cidade e na sua sede. 


O presidente da Ascamari, José Ferreira Lima, (Seu Zezinho), acrescenta que parcerias com as empresas e poder público são importantes para ampliar a coleta seletiva na cidade. “É muito importante darmos esse respaldo ambiental ao nosso planeta. Promover a educação ambiental é sempre muito útil! Ela é contínua e precisa se transformar em cultura, e quando assim transformada, começa a levar as pessoas a compreenderem a importância de preservar o meio ambiente”, pontua. 

E é por meio do projeto Reaproveitaê, que os catadores, com o apoio de outras empresas da cidade e da Suzano, têm fomentado a educação ambiental, realizando diversas ações como oficinas de marcenaria, trabalho socioambiental com as crianças, conscientização em saúde, segurança e meio ambiente. Em 2021,  a empresa aderiu à iniciativa da Ascamari e desde então tem doado mensalmente para a associação, cerca de 800 kg de recicláveis.  


Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da companhia, é o consumo responsável que tem como indicadores, a gestão dos resíduos sólidos em suas operações industriais, que possuem planos de gerenciamento de resíduos e procedimentos operacionais específicos, adotando o conceito dos 4 R’s (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Dessa forma, a gestão desses resíduos tem como foco a redução da geração na fonte e o aumento da reciclagem, além da sua reutilização interna. 


Assim, tornar a redução de resíduos uma prioridade oferece novas oportunidades para o crescimento sustentável das comunidades onde a Suzano atua. Ana Paula Pulito, Coordenadora de Meio Ambiente Florestal, reforça que iniciativas como essa conseguem abranger aspectos sociais que, alinhados às metas da companhia, também geram desenvolvimento e oportunidades. “Construímos metas robustas para a diminuição dos resíduos em nossas operações e a reciclagem é uma cadeia extremamente relevante para o nosso negócio. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda é possível contribuir positivamente com a renda das famílias que trabalham com a destinação e reaproveitamento desses materiais”, finaliza. 


Sobre a Suzano  

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

domingo, 1 de agosto de 2021

Férias e pandemia: atenção com as visitas a recém-nascidos


 

Apesar de, felizmente, não haver aumento no número dos casos e da taxa de mortalidade relacionada à COVID-19 em crianças, os recém-nascidos são um grupo vulnerável a inúmeras infecções. Por isso, em época de pandemia, é necessário que o cuidado seja redobrado com o bebê que acabou de nascer. A ginecologista, obstetra e docente do IDOMED Juliana Barros do Valle diz que o essencial é a compreensão de toda a família para a excepcionalidade do momento.

Segundo Juliana, é fundamental todos lembrarem que a chegada de um recém-nascido é caracterizada pela construção de relações desse novo membro e a própria família – os pais e os irmãos, principalmente. "Isso fica mais fácil se o ambiente estiver livre de preocupações - além daquelas que naturalmente estão previstas para esta fase. O temor do contágio representado por uma visita certamente pode gerar ansiedade e preocupações extras em todos", explica a ginecologista. 

A pediatra Angelica Nau, docente do IDOMED, reforça que os parentes não estão impedidos de comemorar e demonstrar a alegria pela chegada do bebê. Embora a rede de apoio seja essencial à família da criança, é importante que os familiares e amigos entendam que ela tem um sistema imunológico muito imaturo – e não é capaz de lidar com infecções que, para os adultos, podem nem sequer causar sintomas. Este é um dos maiores perigos: muitas vezes, os adultos ou outras crianças estão contaminados por alguma bactéria ou vírus (seja ele coronavírus ou não), mas não apresentam nenhum sintoma, e acabam transmitindo ao recém-nascido, que pode adoecer gravemente, demandando internação.

“Além da pandemia pelo novo coronavírus, estamos entrando também na época de circulação de vários outros vírus que causam infecção respiratória, como o Vírus Sincicial Respiratório, responsável pela Bronquiolite Viral Aguda. Esta doença pode acometer de forma grave o pulmão dos recém-nascidos, levando-os até mesmo à necessidade de intubação e internação em UTI”, diz Angelica.

A ginecologista e obstetra Juliana Barros do Valle pontua que é possível aos pais encontrar uma forma de agradecer o carinho dos amigos e familiares e expor a preocupação com a doença – evitando mal entendidos. "Nas redes sociais, por exemplo, é válido 'aproveitar a deixa' da notícia do nascimento e agradecer a compreensão de todos para o fato de que não estamos em uma fase oportuna para visitas", destaca.

Juliana ainda lembra que em situações normais os bebês já exigem um cuidado especial nos dois primeiros meses de vida. Antes mesmo da pandemia, nessa fase de maturação do sistema imunológico, os contatos deviam ser restritos aos familiares próximos. A chegada da COVID-19 intensificou essa preocupação e exige compreensão e disposição para experimentar novas formas de aproveitar o momento, utilizando ferramentas como os contatos por redes sociais e vídeo chamadas. Se a família considerar que há necessidade de um encontro, os cuidados devem ser redobrados, com máscara, álcool em gel e distanciamento social. "Infelizmente, o momento exige que os avós e tios e outros parentes se contentem em ver os bebês a certa distância e deixem o colo para quando for mais seguro", recomenda a ginecologista.

VLI e Bamin firmam contrato para novo fluxo destinado à exportação

 A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, e a Bamin, assinaram um contrato para garantir o fluxo de minério de ferro da Mina de Caetité, no interior do estado da Bahia, até o Porto TUP Enseada do Paraguaçu, litoral baiano, por onde o insumo será exportado. A operação teve início em julho. A movimentação estimada é de 490 mil toneladas ao longo de 2021.

“Este é um passo importante para viabilizar muitos projetos minerais existentes na Bahia, estado que já é um dos maiores produtores minerais do país em valores totais. Tenho convicção de que esta parceria contribuirá para o crescimento do setor mineral baiano e o avanço do transporte ferroviário da VLI no estado por meio da Ferrovia Centro-Atlântica”, afirma Asley Ribeiro, gerente-geral comercial de Siderurgia, Construção e Industrializados da VLI.

Para viabilizar esta primeira operação estão sendo investidos R$ 35,8 milhões. Entre as destinações dos recursos, estão o investimento em material rodante, a reativação do terminal ferroviário em Licínio de Almeida e a construção de um terminal de transbordo ferroviário/rodoviário em Castro Alves, onde será realizada a descarga do minério de ferro dos vagões e o carregamento dos caminhões que seguirão até o porto.

Desde agosto de 2020, já vem sendo realizada a operação de escoamento de minério de ferro a partir do terminal da Bamin, em Licínio de Almeida, na Bahia, com os vagões seguindo até Minas Gerais pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Neste caso, com o insumo destinado ao consumo pelo mercado interno. “Este novo fluxo a ser movimentado no estado da Bahia reforça a relevância da VLI no segmento da mineração e a importância da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para a região”, reforça o executivo da VLI.

Bamin

Com o início das operações de comércio exterior, a Bamin passa a ser um player global na produção e comercialização de minério de ferro. O produto que está sendo exportado é classificado como DSO 65, que o qualifica na categoria premium, com baixo índice de contaminantes.

Até o final de 2021 estão previstos pelo menos 11 carregamentos para o mercado consumidor da Europa e da Ásia. Há um novo embarque previsto para agosto. A exportação de julho será para a Alemanha e tem como destino o porto de Rotterdam, na Holanda.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Cresce o número de ocorrências relacionadas a queimadas próximas à rede elétrica no Maranhão




O clima da região Nordeste é bem diversificado, contudo, a maioria dos estados são caracterizados por temperaturas elevadas e clima seco durante quase todo o ano. No Maranhão, o segundo semestre é marcado pela estiagem, devido ao fim do período chuvoso. É nessa época que as queimadas se tornam práticas comuns, principalmente em áreas da zona rural, para fins de utilização na agricultura e na pecuária.   

  

No entanto, essa atividade pode oferecer diversos malefícios, tanto para a natureza quanto para a saúde da população. Além de ocasionar incêndios florestais, poluição do ar, e aquecimento global, elas podem também interromper o fornecimento de energia elétrica, trazendo diversos transtornos para os cidadãos. Por isso, a Equatorial Maranhão faz um alerta para os riscos de queimadas próximas da rede de energia elétrica.  

 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro a junho deste ano, foram registrados quase 2 mil focos de incêndios no Maranhão, o que representa um aumento de 53,68% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente no mês de junho, foram registrados 976 focos de queimadas espalhadas pelo estado. O boletim de monitoramento de queimadas realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), identificou que, dos dias 16 a 30 de junho de 2021, 92,3% dessas ocorrências se deram somente na região do Cerrado, área que possui uma grande quantidade de vegetação.  

 

Um levantamento da Equatorial Maranhão indicou que, no primeiro semestre de 2021 foram registradas 370 ocorrências relacionadas a incêndios e queimadas próximas à rede elétrica no estado. Essas ocorrências prejudicaram o fornecimento de energia de vários clientes. No total, de janeiro a junho de 2021, 74.561 clientes tiveram sua energia interrompida, um aumento de 87,5% em relação ao mesmo período de 2020, ano em que foram identificadas 39.759 ocorrências de falta de energia no semestre, com a mesma causa. Apenas no mês de maio, 26.814 clientes foram afetados.  

   

Em 2021, as cidades com maior ocorrência de queimadas próximo à rede elétrica foram: São Luís (103 ocorrências), Feira Nova do Maranhão (38 ocorrências) e São José de Ribamar (23 ocorrências). Imperatriz e Caxias se encontram no ranking dos 10 municípios com maior quantidade de acidentes envolvendo queimadas, ocupando a 7ª e 10ª posição respectivamente.  


   

Ranking dos 10 municípios com maiores índices de acidentes envolvendo fogo em 2021  

   

Quantidade de Ocorrências  

SÃO LUÍS  

103  

FEIRA NOVA DO MARANHÃO  

28  

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR  

23  

SANTO AMARO DO MARANHÃO  

17  

PAÇO DO LUMIAR  

16  

PRIMEIRA CRUZ  

13  

IMPERATRIZ  

12  

SÃO PEDRO DOS CRENTES  

10  

CAROLINA  

 

CAXIAS  

 



O executivo de obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Danilo Arrais, explica que as queimadas causam inúmeros transtornos. “As queimadas próximas às redes de distribuição, causam grandes transtornos à população, podendo ocorrer problemas no fornecimento de energia elétrica, em circuitos urbanos e rurais. Afim de mitigarmos os problemas causados pelas queimadas, a Equatorial executa sistematicamente a limpeza das faixas de servidão e podas das vegetações”.  

  

Diante disso, a Equatorial Maranhão elenca algumas orientações importantes de como evitar queimadas, e garantir a segurança de todos durante esse período: 

  

  • Não faça queimadas próximo da rede elétrica;  
  • Tenha atenção ao descartar fósforos e cigarros acesos às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação, pois uma pequena faísca pode provocar um grande incêndio;  
  • Não acenda velas nem fogueiras próximos à vegetação mais seca;  
  • Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;  
  • Procure fazer “aceiros” no terreno, eles ajudam a controlar o fogo em caso de acidentes.  

  

Outras orientações: Ao presenciar riscos de incêndios próximos da rede elétrica, a Equatorial Maranhão deve ser acionada imediatamente pela central 116. Além disso, quando o fogo estiver atingido uma rede elétrica energizada, as pessoas não devem se aproximar e o Corpo de Bombeiros deve ser chamado urgentemente.  

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...