sexta-feira, 12 de maio de 2023

Amamentação exclusiva até os seis meses é realidade para menos da metade dos bebês



 Apesar de ser essa a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), menos da metade dos bebês no Brasil é alimentada exclusivamente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa forma de amamentação é uma realidade apenas para 45,8% das crianças brasileiras. Apesar das dificuldades, manter o aleitamento materno é uma prática que traz benefícios tanto para os bebês quanto para as mães.


O pediatra e neonatologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Maiton Fredson, explica que crianças que mamam por mais tempo possuem menos chance de desenvolver obesidade, bem como de sofrer com problemas como diarréias e infecções respiratórias. "O aleitamento materno oferece ao bebê o alimento de melhor qualidade que ele terá em toda a sua vida, sem contaminantes, rico em nutrientes e com a temperatura adequada", enumerou o profissional.

Além do cuidado e carinho já inerentes ao ato de amamentar, as mães também têm a ganhar com a prática, já que os hormônios liberados nesse período ajudam o corpo a passar pelo puerpério, estimulando o útero a voltar ao tamanho normal e fazendo com que o corpo "queime" o ganho extra de peso da gravidez. E ainda, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mães que amamentam por até um ano tem risco 6% menor de desenvolver câncer de mama.

Dificuldades

O processo, porém, nem sempre é fácil e, durante o período de adaptação, as mães podem enfrentar muitas dificuldades.
"Algumas mães podem apresentar dores, fissuras ou ingurgitação mamária. Mas esses fatores são possíveis de contornar, em sua maioria, com o acompanhamento profissional adequado", frisa Maiton Fredson.

O especialista destaca que essa orientação é essencial, sendo capaz de prevenir ou tratar muitas dessas dificuldades comuns no início da amamentação. "É fundamental para que a mãe possa manter o aleitamento da forma mais confortável e pelo maior tempo possível", conclui.

Suzano abre inscrições para o processo seletivo do Programa Formare

 


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Formare em Imperatriz (MA).  Desenvolvido pelo Programa Voluntariar da Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe desde 2005, a iniciativa tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a educação profissional e o mercado de trabalho.

Em Imperatriz, estão disponíveis 20 vagas para o curso gratuito de Operador(a) de Processo de Produção, as inscrições estão abertas até o dia 2 de junho. Interessados e interessadas em participar do processo seletivo precisam atender alguns pré-requisitos, como ter 18 anos ou 19 anos completos até 31 de julho de 2023; ter renda per capita de até um salário-mínimo por pessoa na residência; fazer parte das comunidades do entorno da empresa; não ser filho(a) de colaborador(a) da empresa; ter Ensino Médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública; ter disponibilidade de horário para estudar no período das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira durante o curso e não ter vínculo de aprendiz por mais de um ano.

Dentre os benefícios oferecidos pelo programa, estão a capacitação profissional gratuita com carga horária de 1.200 horas, uniforme, material escolar e seguro de vida, sala de aula em ambiente da empresa e transporte nas regiões onde tem disponibilidade de veículo. As aulas são ministradas por voluntários(as) capacitados(as) pela Fundação Iochpe que compartilham talento e experiência com os(as) jovens. Ao todo, serão 10 meses de curso entre disciplinas práticas e teóricas, proporcionando mais oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para esse público no mercado de trabalho.

Desenvolvido desde 2014 em Imperatriz, o Formare vem atuando na qualificação de jovens para o mercado de trabalho e nos últimos anos, 135 jovens foram capacitados na cidade. “Na Suzano trabalhamos para ser protagonistas na evolução da sociedade, e uma forma de criarmos esse ambiente social mais humano e igualitário é por meio da educação. Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, e com o programa conseguimos fomentar nossos valores e formar jovens para um futuro mais justo e com mais oportunidades para todos e todas”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora do Programa Voluntariar  e Projetos de Formação da Suzano.

Programa Formare no Brasil

Com cinco unidades já implantadas em Suzano (SP), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Três Lagoas (MS) e Aracruz (ES), a companhia está em processo de expansão para uma nova unidade em Belém (PA). Com isso, a Suzano se tornará a empresa com maior número de projetos Formare do País.

O Programa Formare atua nessas regiões desde 2005 e já formou 42 turmas pelo Brasil e mais cinco em formação, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 880 jovens desde o início do projeto. Ao todo, 68% dos(as) formados(as) pelo País foram inseridos(as) no mercado de trabalho.  


Inscrição:

Para participar do processo seletivo, candidatos e candidatas devem conferir os requisitos e se inscrever até o dia 2 de junho de 2023, acessando o link: https://bit.ly/FormareSuzano 


Importante:

O(a) candidato(a) deve conferir se a inscrição foi efetuada até o final. As etapas do processo acontecerão on-line via plataforma da Fundação Iochpe e os(as) candidatos(as) receberão as informações do processo seletivo via e-mail cadastrado. O processo seletivo é composto por inscrição, prova, dinâmica de grupo e visita domiciliar.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Seduc visita escolas e Academia Imperatrizense de Letras, em Imperatriz

 


Com objetivo de disponibilizar espaços dignos para educação no município de Imperatriz, na Região Tocantina, o subsecretário da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Anderson Lindoso, juntamente com o secretário ajunto de administração da Educação, Vitor Pflueger, e superintendente de engenharia da Educação, Sandro Reis, visitaram durante esta terça-feira (9), as escolas de Imperatriz e a Academia Imperatrizense de Letras (AIL). 

O subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso, visitou a creche comunitária das Irmãs Canossianas que atende crianças de 3 a 5 anos. O projeto que acolhe 150 crianças em estado de vulnerabilidade, recebe do Governo do Maranhão recursos, por meio de regime de colaboração, iniciada ainda na gestão de Flavio Dino e que está sendo mantida no governo Brandão. 

“A nossa intenção é ampliar o projeto das Irmãs Canossianas para que possamos prestar serviços educacionais de qualidade para além das crianças. Nosso objetivo é que os pais também participem do projeto, então iremos incluir cursos técnicos fixos para capacita-lo, além de alfabetizar tanto crianças quanto jovens e adultos”, afirmou Anderson Lindoso. 

A comitiva da Educação seguiu para que realizar visitas técnicas nas escolas da rede pública estadual de Imperatriz, com intuito de avaliar as estruturas dos ambientes. A visita serviu para que o secretário ajunto de administração da Educação, Vitor Pflueger, e o superintendente de engenharia da Educação, Sandro Reis, fizessem um levantamento e programar o início das reformas e ampliações das unidades educacionais. 

Vale ressaltar que, em Imperatriz, o Governo do Estado e a Seduc em breve irão entregar o Centro de Ensino Mourão Rangel completamente revitalizado para estudantes e toda comunidade escolar. Além de estar realizando planejamento para saber quais próximos passos serão dados.

“A nossa intenção é que o município de Imperatriz e demais regiões tenham suas escolas estaduais 100% reformadas”, disse Anderson Lindoso. Na oportunidade, Lindoso e a equipe da Seduc visitaram à Academia Imperatrizense de Letras (AIL), já que a Seduc em breve será parceira da entidade.

A parceria entre a Seduc e a AIL acontecerá com ações de alfabetização de jovens e adultos, na propagação da cultura de paz nas escolas, fomentando da produção literária, levando cultura e literatura para dentro da sala de aula.

Começam as inscrições para seletivo de professores da Educação do Campo e Quilombola



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abriu nesta última quarta-feira (10), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores e formação de cadastro de reserva, voltado para a Educação do Campo e Quilombola. 

Para concorrer a uma das 398 vagas ofertadas pela Seduc, o candidato deve se inscrever, via internet, no site http://sistemas.educacao.ma.gov.br/seletivodocente , até dia 19 de maio. 

O Processo Seletivo Simplificado constará de avaliação curricular de títulos e experiência profissional docente, realizado em etapa única e não haverá pagamento de taxa de inscrição.

Felicidade corporativa: gestão de bem-estar vira foco de empresas



 Encontrar significado e propósito nas atividades desenvolvidas no dia a dia, em um ambiente saudável e positivo, com satisfação e reconhecimento. A descrição pode parecer um sonho distante, mas é uma forma humanizada de encarar as rotinas muitas vezes estressantes do mundo empresarial. Ao longo dos últimos anos, a chamada felicidade corporativa vem se tornando objetivo de muitas organizações que valorizam a saúde mental de seus colaboradores. 

Na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, há muitos anos as aulas do professor israelense Tal Ben-Shahar se tornaram um fenômeno ao falar sobre um dos conceitos mais simples e, ao mesmo tempo, mais difíceis do mundo: a felicidade. Para o pesquisador, a felicidade é a combinação de bem-estar físico, emocional, intelectual, relacional e espiritual. Ela também é um bem que só pode ser conquistado por meio do exercício da auto responsabilidade, ou seja, cada um é responsável por buscar as condições necessárias para ser mais feliz. No entanto, as organizações podem contribuir com alguns aspectos que influenciam diretamente o bem-estar de seus colaboradores.

De acordo com Gustavo Arns, criador do Congresso Internacional de Felicidade e uma das referências mundiais sobre o assunto, é papel da empresa oferecer um ambiente psicologicamente seguro e condições adequadas de trabalho. “Algumas instituições internacionalmente muito relevantes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) falam sobre felicidade como um bem tangível. Diversos países também têm políticas públicas tratando do tema”, destaca. 

É possível medir a felicidade?

O especialista explica que, embora pareça abstrata, a felicidade pode, sim, ser medida, e que a ONU, por exemplo, faz isso no World Happiness Report. Na edição de 2023, Finlândia, Dinamarca e Islândia aparecem como os países mais felizes do mundo. O Brasil ocupa a 49ª posição. Muitas empresas também realizam essa medição por meio de metodologias distintas. Uma delas é a Felicidade Interna Bruta (FIB), que leva em conta cálculos de bem-estar, governança, meio ambiente, saúde, padrão de vida, vitalidade comunitária, relacionamentos, uso do tempo, educação e cultura.

Mas e a felicidade nas empresas? Segundo a professora da Business School da Universidade Positivo, Fernanda Albanaz, “o conceito de felicidade corporativa também está relacionado à busca do alinhamento do propósito dos colaboradores com os da empresa, promovendo assim um ambiente no qual os colaboradores se sentem satisfeitos, engajados e motivados em suas atividades profissionais”.

Não é à toa que uma das categorias do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC) 2023 foi, justamente, a de “Felicidade Corporativa”. Disputada pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes, empresa de aviação, Tecnobank, especializada em tecnologia para registro de contratos de financiamento de veículos, e Vale, tradicional empresa de mineração, a categoria foi vencida pela Tecnobank. Para a diretora de Gente & Gestão (RH) da empresa, Michaela Vicare, conquistar o troféu, depois de estar lado a lado com duas gigantes de suas áreas de atuação é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido entendendo a importância das pessoas. “Começamos, há muitos anos, a buscar mais que apenas oferecer benefícios e a acompanhar de perto o quanto nossas equipes estavam satisfeitas com o trabalho que desempenhavam. Essa mudança na cultura organizacional permitiu uma melhoria significativa até mesmo no relacionamento entre as equipes”, detalha.

A importância de olhar para o ser humano

Não são poucas as empresas que relatam um aumento na produtividade e na satisfação dos clientes depois de implementar melhorias buscando a felicidade corporativa. No entanto, Arns lembra que esse deve ser um efeito colateral das políticas adotadas, e não o objetivo final. “O foco precisa estar no ser humano, em melhorar as condições de trabalho. Um livro lançado recentemente fala em ‘capital psicológico’ das empresas. É claro que, no longo prazo, isso contribui para o sucesso das organizações, mas o objetivo precisa ser o desenvolvimento de um ambiente capaz de gerar bem-estar e não adoecimento", ressalta.

Michaela conta que, no caso da Tecnobank, o cuidado já está enraizado no cotidiano. “Temos um acompanhamento individualizado feito por profissionais junto a cada membro do time. As pessoas têm autonomia para sugerir mudanças e iniciativas em todas as áreas, inclusive relacionadas à forma como cada uma das funções é desempenhada”, relata. É assim que, há alguns anos, a empresa também está entre os vencedores do Great Place to Work (GPTW), premiação que reconhece os melhores lugares para se trabalhar no país.

Indicadores como a qualidade das interações humanas, a cultura e o clima organizacional também precisam ser levados em conta ao medir a felicidade dentro de uma corporação. “Quando a percepção dos colaboradores em relação à empresa é negativa, consequentemente haverá impacto na felicidade corporativa. Por isso, é importante que a empresa promova uma comunicação aberta e transparente, de modo que os funcionários possam contribuir para a construção de um ambiente positivo e saudável para todos”, finaliza Fernanda Albanaz.


“O clima esquentou”? Saiba como economizar energia em dias mais quentes


 As chuvas ainda caem no Maranhão, mas tem sido perceptível o quanto o clima está mais quente no estado. E o calor faz com que as pessoas utilizem mais os seus aparelhos elétricos e acabem tendo um consumo maior de energia. Por isso, é importante mantermos os cuidados para evitar desperdícios e garantir economia no orçamento.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou, que a bandeira tarifária permanece verde para esse mês de maio. Mas mesmo assim não se pode descuidar e é fundamental adotar hábitos sustentáveis, ficar atento ao uso adequado dos eletrodomésticos, escolher aparelhos eletrônicos mais eficientes e com menor consumo de energia.

Segundo o Analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Luís Emílio Filho, durante estes dias quentes, é comum o uso de aparelhos para climatizar o ambiente. “É importante sempre estar atento aos hábitos dos moradores da casa para que não haja desperdício. Por isso, durante os dias quentes, utilize aparelhos como ar-condicionado com consciência, colocando na temperatura de 23º e programando para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. Opte sempre por ventiladores com selo A procel, que são mais econômicos. E outra dica simples é manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação natural”, destaca.

Confira outras dicas que podem ser muito úteis no dia a dia das famílias:

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Uma dica importante é deixar uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abri-la sempre.
  • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.
  • Tenha cuidado com o uso excessivo de eletrodomésticos, o chuveiro elétrico é um dos principais vilões no consumo de energia. Dê preferência a utilizá-lo no modo verão.
  • Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia.
  • Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.
  • Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.
  • Uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.

Para as famílias de baixa renda, há ainda uma forma pagar mais barato na conta de energia. Para isso, é preciso se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.

Eleição do DCE da UEMASUL marcada pela polêmica

 


As recentes eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foram marcadas por polêmicas, com candidatos desclassificadas e denúncias.

A eleição foi disputada por dois grupos, Chapa 01 (Resistência) e Chapa 02 (Todas as vozes) com ambos os lados apresentando suas respectivas causas ao corpo discente. No entanto, o processo piorou quando a Comissão Eleitoral emitiu duas declarações públicas, uma das quais desclassificou um membro da Chapa 01 por tumultuar o processo.

A segunda denúncia foi ainda mais grave, pois acusou a Chapa 02 de plágio e divulgação de informações falsas. A Comissão Eleitoral alegou que haviam apresentado propostas que não eram suas e forjado dados.

Essas alegações colocaram toda a eleição em desordem. Enquanto a Chapa 01 já enfrentava reveses devido à desclassificação de um de seus integrantes, a Chapa 02 agora enfrenta um escrutínio ainda maior devido às graves denúncias.

A controvérsia chamou a atenção de toda a universidade, com alunos e professores pedindo uma investigação sobre o assunto.

A situação na UEMASUL destaca a importância de garantir que as eleições sejam conduzidas com a máxima integridade e que todas as partes sejam responsabilizadas por suas ações. Como a comunidade universitária continua a lidar com essa questão, fica claro que mais precisa ser feito para promover a transparência e a justiça no processo eleitoral.

O resultando da votação terminou 453 votos para a Chapa 01 e 616 votos para a Chapa 02, porém a Comissão Eleitoral emitiu parecer para uma nova eleição, sem a Chapa 02. 


(Fonte: O Progresso)

Mês das Mães: ação social homenageia mães açailandenses com atendimentos médicos gratuitos


 

Foi realizada em Açailândia, no último final de semana, em homenagem ao Mês das Mães, uma ação social chamada “Voluntariaço”, com o objetivo de oferecer atendimentos e cuidados voltados para a saúde da mulher. A iniciativa partiu de uma parceria entre a ONG Plantão do Bem, o Instituto AVB e a Faculdade de Medicina de Açailândia (Idomed Fameac).

Todos os acadêmicos e profissionais da saúde envolvidos, distribuídos entre clínico geral, médico da família e comunidade, cardiologista, ginecologista e odontologistas, puderam contribuir com os atendimentos médicos, clínicos e especializados, coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas, testagem rápida, doação de remédios e demais iniciativas importantes para a saúde das mulheres.

O presidente da ONG Plantão do Bem, Pedro Leitão, explicou sobre o nascimento da ideia e a satisfação em realizar essa ação. “Nossa ideia partiu da possibilidade de proporcionar mais uma oportunidade aos acadêmicos, criando um cenário de prática real, unindo a teoria adquirida diariamente na faculdade com a prática nas ações. A troca social é fundamental na construção profissional, pois as instituições que apoiam nossa causa sabem que esses eventos formam profissionais mais humanizados. A ação também ajudou bastante as mulheres açailandenses que precisam de atendimento médico especializado”, afirmou.

Os estudantes que participaram da atividade destacaram também a importância para a formação profissional. “O contato próximo com as pessoas ajuda na minha formação. Além disso, pudemos atuar em cima das necessidades e ajudar essa comunidade que precisava de um cuidado clínico especializado e uma atenção maior”, comentou Yasmin Soares Galletti, estudante do 2º período de Medicina no Idomed Fameac.

UFMA regulamenta prestação de serviços especializados por docentes e técnicos, além da tramitação de contratos com instituições públicas e privadas


 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aprovou, por meio da Pró-Reitoria AGEUFMA, uma resolução no Conselho Superior de Administração (CONSAD) para regulamentar as atividades de prestação de serviços e disciplinar a tramitação de processos para celebração de contratos de prestação de serviços entre a UFMA e instituições públicas ou privadas. A medida é compatível com os objetivos da Lei 10.973/2004 e estabelece outras providências.


De acordo com a resolução, a prestação de serviços técnicos especializados na UFMA, denominada PSTE, compreende a execução de atividades por servidores docentes e técnico-administrativos em educação efetivos (nível E) e professores visitantes da Universidade, visando atender às necessidades da comunidade externa representada por pessoas físicas ou jurídicas, entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil.


O Artigo 1º da resolução estabelece a regulamentação dos procedimentos para a concessão de autorização para a prestação de serviços técnicos especializados pela UFMA, com retribuição pecuniária a servidores efetivos, docentes e técnicos(as) administrativos(as) em educação (nível E), com comprovada capacidade técnica, experiência profissional e/ou habilitação para o uso dos equipamentos em atividades de natureza acadêmica, profissional, científica e/ou tecnológica, previstas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de atividades de prestação de serviços devidamente aprovados pelas instâncias competentes da Universidade.


Já o Artigo 2º estabelece os procedimentos para tramitação de processos administrativos que objetivem a celebração de contratos entre a Universidade Federal do Maranhão e instituições públicas ou privadas em atividades voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com a participação de fundação de apoio credenciada e/ou autorizada junto à UFMA.


A resolução tem por objetivo trazer mais transparência e regulamentação às atividades de prestação de serviços técnicos especializados pela UFMA, além de fomentar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. A medida também pode trazer benefícios econômicos para a Universidade e para as instituições parceiras, além de fortalecer a relação entre a academia e o setor produtivo.


Para o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, a aprovação dessa resolução é um passo importante para a UFMA no sentido de regulamentar as atividades de prestação de serviços técnicos especializados e estabelecer procedimentos claros para a celebração de contratos com instituições públicas e privadas. “Com essa medida, esperamos fomentar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, além de trazer benefícios econômicos para a Universidade e para a sociedade em geral.", destacou o Pró-Reitor.


O Diretor de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos da AGEUFMA, Prof. Dr. Danilo Correa, também ressaltou a importância da regulamentação desse tipo de atividade. "A regulamentação da prestação de serviços técnicos especializados e da tramitação de contratos com instituições públicas e privadas é uma medida fundamental para a UFMA fortalecer sua atuação no âmbito da inovação e da pesquisa científica e tecnológica. Com essa resolução, teremos mais transparência e segurança jurídica na celebração de contratos, o que certamente contribuirá para aprimorar a colaboração entre a academia e o setor produtivo.", finalizou o Diretor.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...