sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Estudante imperatrizense é campeã maranhense da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), realizada pela ANEEL



   

A estudante do 9° ano do ensino fundamental do Colégio COMPLEXO EDUCACIONAL DOM BOSCO de Imperatriz, Isadora Santos, recebeu o primeiro lugar do estado do Maranhão da 2° Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), um projeto organizado pelas concessionárias de energia, através do Programa de Eficiência Energética – PEE, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A premiação ocorreu na tarde dessa segunda-feira (19) e como prêmio a primeira colocada recebeu, além de uma medalha na categoria ouro, um notebook doado pela Equatorial Maranhão.    

   

A competição distribuiu 22 mil medalhas para estudantes de 8º e 9º ano de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país. Os medalhistas também receberam menções honrosas por suas conquistas e os que estiveram entre as melhores colocações concorreram ainda a 166 notebooks e 34 bolsas de estudos para cursos livres de R$ 3 mil.   

  

No estado do Maranhão, a Equatorial foi parceira durante todo o processo de olimpíada. O estado teve 7094 inscritos na competição e 813 medalhas conquistadas, sendo 294 de bronze, 250 de prata e 269 de ouro. Isadora Santos foi a primeira colocada em todo o Maranhão e esteve em Brasília para receber o reconhecimento. A estudante expressa a alegria em poder ter garantido esse espaço no pódio. “Participar dessa olimpíada foi uma experiência muito boa. Fiquei muito feliz de ter ficado em primeiro lugar, pois essa olimpíada abrange uma área que eu gosto muito e mesmo assim eu nem imaginava que iria ficar em primeiro lugar do Maranhão, foi realmente incrível” declara.   

    

No cenário municipal, os estudantes Ábillly Eduarda, Ana Luísa Marques e Kaleu Rego, também do Colégio Dom Bosco Imperatriz, garantiram medalhas de ouro e prata.  

    

Para a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial MaranhãoMirelly Carvalho, apoiar esses tipos de projeto reflete um dos principais compromissos da Equatorial no âmbito social - incentivar o acesso à educação, bem como estimular a responsabilidade socioambiental no estado para um futuro mais sustentável.   

   

“A energia elétrica é um bem que está no lar de todos os nossos consumidores e tendo como ponto de partida a questão de como utilizar esse bem de forma racional, vem essa parceria da ANEEL junto à Equatorial através da Olimpíada de Eficiência Energética, pois por meio disso a gente consegue levar para as escolas o interesse desses alunos em buscar projetos como também o conhecimento e a metodologia para que se possa utilizar a energia elétrica de forma racional. É importante ressaltar, ainda, que como reconhecimento, fizemos a premiação de um notebook para a Isadora, que ganhou o primeiro lugar de destaque no Maranhão, bem como reconhecimento em Brasília frente a esse trabalho da ANEEL e empenho que a estudante teve em relação à prova concorrendo com inúmeros alunos do estado e do Brasil” ressalta Mirelly.     

   

A iniciativa está alinhada com as ações da Equatorial Maranhão ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade, até 2030.   

   

Sobre a ONEE   

   

A Olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realização das concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal, com objetivo de levar informações sobre o uso consciente da energia elétrica, por meio de desafios e provas.    

   

Os competidores da ONEE 2022 participaram de um curso composto por três módulos, que contemplaram assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. A propagação do consumo consciente de energia elétrica também contou com uma série de conteúdos publicados nas redes sociais e no canal da olimpíada no Youtube, além da realização de lives com especialistas no tema e Blitz da Eficiência Energética, que consistiram em aulas e atividades presenciais preparadas em parceria com as distribuidoras de cada local.   

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Última semana para participar da campanha “Encanto de Natal” da ACII


 

IMPERATRIZ - Esta é a última semana para os consumidores de Imperatriz participarem da campanha Encanto de Natal, idealizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. Os consumidores que realizarem suas compras até 09 de janeiro nas lojas credenciadas poderão ainda concorrer a um caminhão de prêmios, 1 Moto BIZ 110 0Km e muito mais.

A campanha foi lançada no mês de novembro com o objetivo de aumentar as vendas neste período de fim de ano, mas permanece até essa primeira semana de janeiro. A ação da ACII vem para continuar incentivando o movimento do comércio local e ajudar os empresários a iniciar um novo ano com a economia aquecida.

A campanha é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), com o apoio do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e do Conselho da Mulher Empresária (CME). Acontece com o patrocínio do Feirão dos Móveis; Potiguar; Timbira Shopping; Armazém Paraíba; Unipeças, e conta com o apoio Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Imperatriz.

Presença da mulher no mercado de trabalho é debatida em evento do IFMA

 


Um dos compromissos da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – é incentivar a ampliação da presença e o desenvolvimento da carreira de mulheres na companhia, seja em postos de comando ou em áreas operacionais, ambientes tradicionalmente masculinizados.  O tema foi abordado em uma mesa redonda na Semana de Engenharia IFMA, em Imperatriz, que contou com uma representante da companhia para debater o assunto. Na ocasião, foram debatidos, entre outros aspectos do mercado de trabalho, os desafios de atuar em áreas comumente ocupada por homens.

De acordo com a supervisora de Serviços Integrados ao Negócio Centro Norte (SIN CN), a engenheira Thaís Barros, que representou a empresa na mesa redonda, é muito importante trabalhar em um local que incentiva a presença feminina com programas de inclusão e discussão sobre o tema. “Essa postura tem trazido mais mulheres para se sentirem à vontade e serem quem são dentro da empresa”, afirma Thais.

Thais, no entanto, reconhece que há desafios a serem vencidos. “Acredito que o principal desafio é o alto nível de cobrança interna e externa. É comum nos sentirmos impostoras e é desafiador superar as inseguranças”, descreve. No âmbito externo, a supervisora afirma que o nível de exigência em relação às mulheres ainda é grande, sendo necessário que as profissionais adotem uma postura resiliente e de muita inteligência emocional.

Essa foi a segunda Semana de Engenharia IFMA, em Imperatriz, e teve como objetivo proporcionar troca de experiência entre alunos e profissionais e estreitar relação entre empresa, universidade e mercado de trabalho. 

Diversidade e equidade

A promoção da diversidade e da inclusão integra a cultura da VLI desde o início das atividades da companhia, em 2010, mas passou por um processo natural de amadurecimento dentro da companhia, que atua em um setor classicamente masculinizado.  A VLI trabalha com consistência e intencionalidade neste tema, que compõe a sua agenda ESG e o compromisso público assumido em 2020.

Hoje, 32% das pessoas que formam o banco de talentos da VLI são mulheres. Dentre as práticas e políticas de recrutamento e seleção hoje tem, nas fases finais, ao menos uma candidata mulher. A companhia também abriu um banco de currículos exclusivo para mulheres, além de vagas exclusivas para o sexo feminino. Ou seja, há intencionalidade no recrutamento e divulgação exclusiva para contratação de mulheres.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por dois anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Informações para imprensa:

WComunicação – Assessoria e Consultoria

“Teremos um ministério da paz e da justiça”, diz Flávio Dino


 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (02/01), durante a cerimônia de transmissão do cargo, que seu ministério será de pacificação nacional. “Teremos um ministério da paz e da justiça. Mas uma paz com conteúdo e prioridades, que são vitais”.

Dino reforçou a independência e a harmonia entre os poderes. “É fundamental que cada um possa exercer sua competência com autoridade e legitimidade. Não temer o pensamento diferente, que são necessários e imprescindíveis para o engrandecimento da sociedade”, afirma o ministro.

O ministro fez menção a três eixos de atuação do Ministério da Justiça: combate à desigualdade, proteção da Constituição e defesa da democracia. Há uma busca por um ministério para aqueles que lutam por uma justiça antirracista, contra o feminicídio, pela proteção da comunidade LGBTQIA+, dos que são contra toda forma de preconceito e de violência.

“Nós, servidores e servidoras públicas temos lado. Servimos aos 215 milhões de brasileiros, mas, prioritariamente àqueles que precisam da mão amiga do serviço público do Estado para fazer com que os direitos consagrados na constituição tenham vida em seus lares e locais de trabalho”, pontua.

Quanto à proteção à Constituição, o novo titular da Justiça garante a realização de uma gestão que priorize e respeite a independência das instituições do sistema de justiça, mas, que também possa conferir a harmonia e o diálogo entre os poderes, sinalizando uma mudança de rumo em relação à gestão anterior.

Já em relação à defesa da democracia, o ministro destaca a necessidade de ponderação e firmeza, na defesa da lei, onde cada um possa responder de acordo com suas ações ou omissões. “A democracia não tem apenas o direito, ela tem o dever de se defender daqueles que querem destruí-la”.

Outros tópicos essenciais também foram levantados como prioridades e desafios pelo atual ministro, que garantiu total atenção ao controle responsável de armas, combate aos crimes ambientais, atuar pelos direitos digitais e combate aos crimes cibernéticos, e também pelos direitos dos consumidores e combate ao superendividamento, entre outros.

Segundo ele, “erra menos quem ouve mais”. Na oportunidade o ministro convidou todas as entidades, os cidadãos, as empresas para contribuírem e somarem esforços para a gestão. “Não existe segurança pública com cidadania e compatível aos direitos humanos sem a participação das polícias e agentes públicos de um modo geral. Queremos que todos e todas considerem esse ministério como seu, no cumprimento do dever nacional, nos ditames da lei e da disciplina”.

Currículo de Flávio Dino

Natural de São Luís, MA, Flávio Dino, de 58 anos, é advogado e professor de direito. Foi juiz de 1994 a 2006 – ano em que disputou vaga na Câmara dos Deputados.  De 2007 a 2010, atuou como deputado federal do Maranhão. Em 2011, assumiu o cargo de presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).  Deixou o comando da Embratur em 2014 para concorrer ao governo do Maranhão. Venceu no 1º turno com 63,52% dos votos. Em 2018, foi reeleito no 1º turno com 59,29% dos votos.  O governo de Flávio Dino ficou marcado pela gestão da pandemia de covid-19. O Maranhão registrou o menor número de mortes por milhão. No atual pleito foi eleito a Senador por seu Estado.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...