segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Participação de pais na vida escolar melhora desempenho dos filhos

Dados são da plataforma educacional Mapa da Aprendizagem

De segunda a sexta, a dentista Laudicéia Magalhães, acompanha a filha, Clarice, 16 anos, até a escola. São oito minutos do local onde moram até a Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio Parente Muniz, em Salgueiro (PE). “Eu não abro mão de acordar mais cedo, mesmo quando durmo tarde, para deixar ela na escola. No caminho, conversamos, pergunto como estão as coisas, desejo boa prova, se ela for fazer algum exame”. 
Gestos como este podem ajudar as crianças e adolescentes a terem um melhor desempenho escolar, de acordo com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), exame internacional que avalia estudantes de 15 anos de cerca de 70 países, disponíveis na plataforma de dados educacionais Mapa da Aprendizagem.
A plataforma reúne os dados coletados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Pisa 2015, que é a última edição com os resultados disponíveis. Nesse ano, o enfoque foi em ciências
Entre os estudantes que disseram que os pais se interessam muito pela vida escolar, a média de desempenho em ciências foi 414,08 pontos. Já entre aqueles cujos pais não mostram interesse na escola, a média foi 357,19. A diferença equivale a quase dois anos de estudos entre os dois grupos.
Clarice, que está no 2º ano do ensino médio, é a caçula de três filhos. Além de levá-la para a escola, as duas sempre almoçam juntas. Em casa, cada um dos filhos têm uma prateleira para os livros e materiais didáticos e tem um espaço para estudar. “Mostro para eles que realizar o que eles sonham só depende deles, não depende nem de mim, nem do pai. Se querem ter um carro bom, que estudem, que um dia terão. Se querem uma casa boa, estudem, que vão conseguir. O caminho é esse”, diz Laudicéia. 

Participação dos pais 

No Brasil, 50,2% dos estudantes dizem que os pais têm interesse pelas atividades escolares. A porcentagem coloca o país na 24ª posição em um ranking de 49 países com o dado disponível. A média dos países da OCDE é 48,07%. Os dados brasileiros apontam que há diferença entre aqueles com maior nível socioeconômico, grupo no qual 63,2% dos estudantes relatam a participação dos pais, e aqueles com menor nível socioeconômico, com 46%.
“Pais que participam geram um ambiente de valorização da educação que é super necessário para o jovem se engajar”, diz o diretor executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Martins Faria.
Faria explica que participar da vida escolar é acompanhar a frequência escolar dos filhos, ou seja, saber se estão ou não indo para a escola, participar de reuniões e conversar com os próprios filhos. Não significa necessariamente corrigir os deveres de casa, isso poderá ficar a cargo da escola, mas ter uma clareza do que a instituição de ensino espera do estudante e se ele está engajado nos estudos. É importante, segundo o pesquisador, que pais e escolas ajam em conjunto.
“Os pais têm necessidades diferentes e disponibilidade de tempo diferentes. A escola pode fazer um diálogo, estabelecendo um combinado com os pais”, diz Faria, que acrescenta: “O mais importante é que os combinados sejam claros para que não haja uma relação conflituosa das escola criticando pais por não participarem e dos pais criticando as escolas por conta de expectativas de aprendizagem que não acontecem”.
Diferença de aprendizagem
O engajamento dos pais foi um dos diferenciais que colocou a escola de Clarice entre as instituições de ensino que atendem a estudantes de baixo nível socioeconômico com os melhores desempenhos na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o estudo “Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas”. 
“Essa parceria dos pais e professores é muito importante, sobretudo na adolescência”, diz a professora de biologia da escola, Uanne Freire Bezerra. A professora conta que uma vez a cada dois meses os pais são convidados à escola para receber o boletim dos filhos. “A gente faz um dia de plantão. Sabemos que tem pais que trabalham e, por isso, ficamos o dia todo disponíveis para eles. Eles escolhem o horário. Recebem o boletim e têm uma conversa individual com cada professor”, diz. Além disso, a equipe faz atendimentos para tratar de questões do dia a dia ao longo de todo o ano letivo.
Segundo Uanne, faz parte do calendário escolar de toda a rede estadual, também uma vez a cada dois meses, um evento recreativo com pais, estudantes e professores. “Isso para os pais não irem à escola só quando tem problema com os alunos. Fazemos dinâmica, café da manhã, almoço com música ao vivo. É um momento de descontração, em que eles têm a oportunidade de ver o resultado do trabalho dos filhos”. 
Mapa da Aprendizagem
Mapa de Aprendizagem foi desenvolvido pelo Iede, Fundação Lemann e Itaú BBA e disponibilizado, em primeira mão, para a Agência Brasil. O objetivo da plataforma é facilitar o acesso aos dados do Pisa. É possível consultar os dados dos países participantes da avaliação e de cada um dos estados brasileiros. Além de consultas, é possível fazer comparações personalizadas. 
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil 

Assis anuncia que vai romper contrato com a Caema

O prefeito destacou que a Caema “é falida e irrecuperável”.
Em entrevista ao Bom dia Maranhão da TV Mirante, na manhã desta sexta-feira,27, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, reafirmou a disposição do município em encerrar o contrato com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Caema, e privatizar os serviços de abastecimento d’água e saneamento básico que vem sendo oferecidos pela empresa de maneira precária e deficiente.
Segundo o prefeito, além da Caema não atender a contento o abastecimento d’água potável, ainda despeja esgoto in-natura nos riachos que consequentemente desaguam no Rio Tocantins. “Além dessa questão da distribuição da água, tem um problema muito mais grave que é a questão do esgotamento sanitário. A Caema não realiza o serviço como deveria fazer, causando um prejuízo grande para a nossa saúde e o meio ambiente, o que torna uma situação insustentável que exige de nossa parte uma tomada de posição”, denuncia.
Assis disse que já esteve algumas vezes em reunião com representantes da Caema, mas não conseguiu uma garantia de que a empresa venha a resolver pelo menos em médio prazo essa situação. “Eles apontam investimentos, mas não há transparência, a gente não sabe quanto foi arrecadado, nem quanto foi ou será investido, então para nós a saída é privatizar, claro, garantindo que esse serviço não fique mais caro para a população e que nossos problemas de abastecimento e saneamento sejam finalmente resolvidos”, assegurou.
O prefeito destacou que a Caema “é falida e irrecuperável”, se constitui em fator de grave ameaça porque faz dos riachos, que cortam Imperatriz, meios de proliferação de hanseníase e verminoses, e que apenas 50% da população recebem, “sem regularidade”, água encanada. “A Prefeitura perfurou e mantém 28 poços, tocados por 56 servidores específicos que nos custam mais de R$ 1,2 milhão de reais por ano, desfalcando outras demandas, e ainda assim muita gente não tem água potável” – disse Assis Ramos.

Programa de Estágio da Suzano, com inscrições abertas até 6 de outubro, já tem mais de 7.500 candidatos

Vagas abertas estão distribuídas entre os estados de SP, BA, MA, ES e MS
Mais de 7.500 pessoas já se candidatam às vagas do Programa de Estágio da Suzano, considerada uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil segundo o ranking Great Place to Work. A uma semana do fim do prazo para as inscrições (6 de outubro), o número de candidatos já supera a marca do ano passado para a mesma etapa do processo, com um salto de 124% no total de inscritos que se enquadram no perfil esperado para as vagas. Este é o segundo ciclo do Programa de Estágio da Suzano desde a fusão entre Suzano Papel e Celulose e Fibria, operação que deu origem em janeiro de 2019 a uma das maiores empresas do País.
O processo seletivo para início do programa em 2020 receberá candidatos sem distinção de universidades e priorizará a profundidade dos interessados e conhecimento sobre conteúdos reais relacionados ao cotidiano da empresa.
As vagas são para unidades da Suzano instaladas nas cidades de Aracruz (ES), Imperatriz e São Luis (MA), Mucuri e Nova Viçosa (BA), Três Lagoas (MS) e Itapetininga, Jacareí, Limeira, Suzano e Grande São Paulo (SP). Para se inscrever, o candidato pode estar matriculado em qualquer curso superior e ter previsão de formatura entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021.
Durante o programa, os estagiários contarão com um plano de aprendizagem que estimula o protagonismo e o perfil inovador através de mentoria, job rotation - em que poderão explorar diversas áreas da empresa - e projeto final autoral e desafiador a ser apresentado à diretoria da companhia, entre outros diferenciais. Os benefícios oferecidos são: bolsa-auxílio, plano de desenvolvimento diferenciado, carga horária flexível, assistência médica, seguro de vida, vale-refeição ou refeitório nas unidades industriais, vale-transporte ou ônibus fretado.
O processo de seleção será feito em parceria com a Cia. de Talentos e a previsão de início das atividades é janeiro de 2020. Para mais informações e inscrições, acesse o site: https://www.atsglobe.com/hotsite/estagiosuzano2020.
Sobre a Suzano          
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Assessoria de imprensa

Curso gratuito de reciclagem profissional qualifica pintores em Imperatriz



Oportunidade foi oferecida pela loja Potiguar em parceria com a Coral

Pensando em promover a formação continuada dos profissionais de pintura de Imperatriz, a loja Potiguar em parceria com a Coral realizou nesta quinta-feira (26) um curso de reciclagem profissional para pintores profissionais da região tocantina.
O curso aconteceu na sede da loja Potiguar no bairro do Côco Grande e teve como tema central as novas técnicas de pintura com decoração em efeitos de Mármore e Cimento Queimado. Ambos estão sendo bastante utilizados em projetos de áreas como terraços, halls de entrada, lojas e ambientes corporativos.
Para o gerente geral da Potiguar, Reginaldo Gonçalves, a iniciativa é uma forma de levar mais qualidade para o consumidor com a reciclagem dos profissionais. ”A empresa tem como objetivo qualificar os pintores da região, porque o ramo da pintura tem se modificado e exigido profissionais mais qualificados, e com esses cursos para os profissionais quem sai ganhando são nossos consumidores finais, que além de utilizarem produtos mais modernos vão contar com profissionais mais qualificados”, disse.
Diversos pintores profissionais da região participaram do curso e elogiaram a iniciativa da Potiguar e da Coral em promover a formação continuada dos profissionais da cidade. Ingrid Mendes, única mulher da turma, que já atua há mais de 6 anos como pintora, ressalta a importância de um curso para área.
”Um curso na área te qualifica, oferece mais segurança para realizar o trabalho e consequentemente também dar mais credibilidade para a função que estamos realizando e assim todas as partes ficam satisfeitas com o serviço executado”. finalizou.  
A loja Potiguar tem oferecido diversos treinamentos para os profissionais da região tocantina, com o objetivo de qualificar a mão de obra da região. Para saber mais sobre as oportunidades oferecidas, consulte o Instagram da rede @potiguarhomecenter.
Assessoria de Imprensa

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...