sábado, 3 de junho de 2023

UFMA outorgará, nessa quarta-feira, Honraria Mérito Cultural à cantora Alcione pelos 50 anos de carreira artística

 


O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Natalino Salgado Filho, presidirá a cerimônia de outorga da Dignidade Universitária Mérito Cultural pelos 50 anos de carreira da cantora Alcione nessa quarta-feira, 7, a partir das 16h, no Teatro da Cidade (Rua do Egito, Centro). A artista maranhense receberá a homenagem pelos relevantes trabalhos prestados no desenvolvimento da cultura em nível nacional e por sua consagrada trajetória na história da música popular brasileira. O evento é restrito a convidados.

Neste ano, Alcione foi a grande homenageada do "Prêmio da Música Brasileira", a maior premiação da canção nacional. Fãs e admiradores também comemoraram o anúncio da Estação Primeira de Mangueira de que a Marrom será o Enredo Oficial da Escola para o Carnaval de 2024! A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais. Moradores de Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e da antiga União Soviética já tiveram o privilégio de se emocionarem em grandes shows da cantora.

 

Discografia de sucesso: Alcione gravou compactos — o primeiro, em 1972 —, LPs, DVDs e 42 Álbuns, que lhe concederam 26 Discos de Ouro, sete de Platina, sendo dois deles de Platina Duplo, três DVDs de Ouro e um de Platina. Sua galeria particular de troféus conta com mais de 350 peças (prêmios e honrarias que vão desde os títulos de Cidadã Benemérita até as mais altas comendas do país, como a “Ordem do Rio Branco”, e a do “Mérito Timbiras”, concedida pelo Estado do Maranhão, e medalhas relevantes como a “Tiradentes” e “Pedro Ernesto”, concedidas pela ALERJ).

 

Entre as premiações relativas à MPB, estão os 21 troféus arrebatados nas 29 edições do “Prêmio da Música Brasileira”. Outros títulos edificantes foram os de “Madrinha do Corpo de Bombeiros do RJ” e de “Melhor Cantora Popular", concedido pela Academia Brasileira de Letras. A Marrom também é detentora de diversas premiações internacionais, como o “Grammy Latino” na categoria “Melhor álbum de samba”, “O Pensador de Marfim” (concedido pelo Governo de Angola).

 

E ainda: “Diplome de Médaille D´or” (da Societé Acadêmique de Arts, Sciences et Lettres de Paris), “Extraordinary Contribuition to Brazilian Culture and Positive Image” (concedida no 9º Annual Brazilian International Press Award, na Flórida), “Personalidade Negra das Artes” (Conselho Internacional de Mulheres) e “A Voz da América” (ONU). Segundo a cantora, “as homenagens são flores em vida, jamais imaginei receber tamanho carinho... E vindo de tantas instituições, pessoas tão diferentes e por todos os cantos do planeta", afirmou Alcione.

 

Redes sociais - Conectada com a atualidade, como não poderia deixar de ser, a artista angariou milhares de seguidores em suas redes: 1.400.000 no Instagram, 869.000 no Facebook e 197.500 no Twitter. Criada ouvindo os grandes cantores da época, nacionais e internacionais, sempre transitou entre os variados gêneros e estilos musicais: samba, jazz, bolero, reggae e canções românticas.

 

E, apesar de ser tratada como sambista, adora gravar e interpretar o que lhe convém e emociona. E a galeria de hits é imensurável: “Não Deixe o Samba Morrer” (uma espécie de hino para os sambistas), “Sufoco”, “Você Me Vira a Cabeça”, “A Loba”, “Meu Ébano”, “Mulher Ideal”, “Garoto Maroto”, “Estranha Loucura”, “Nem Morta”, “Além da Cama”, “Faz Uma Loucura Por Mim”, “Gostoso Veneno”, entre dezenas de outros sucessos.

 

 

Comunicado a respeito do funcionamento da Policlinica do Servidor Estadual de Imperatriz


 

A Diretoria da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz, que presta serviço exclusivo aos servidores estaduais associados ao FUNBEN, esclarece que está funcionando normalmente, sem filas; e que sua sede é localizada no terceiro andar do Ed. Medical Center Imperatriz na Av. Bernardo Sayão, N. 3650.

Esse esclarecimento se faz necessário pois há uma notícia circulando com dados e reclamações de outra unidade com nome parecido, mas que em nada tem a ver com a Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz.

Essa unidade, que tem gestão do do HSLZ / Grupo Mercúrio. foi erroneamente confundida com outra Policlínica existente na cidade, a qual estaria com filas e outras questões apontadas na matéria. Mas diferente da primeira, a Policlínica reclamada não presta serviços ao Governo, sendo ligada ao SUS e ao município.

Assim, todos os servidores estaduais conveniados ao FUNBEN podem ficar tranquilos para fazerem uso normal dos serviços de consultas e exames médicos que são realizados na Policlínica localizada no Medical Center Imperatriz.

TJMA dá início à retomada de obras do Fórum de Imperatriz


 

O Poder Judiciário do Maranhão deu início à retomada das obras para construção do Fórum de Imperatriz, nesta sexta-feira (2/6). O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, foi ao segundo maior município maranhense, com população estimada de 260 mil pessoas (2021/IBGE), a 626 km de São Luís, inspecionar o recomeço do trabalho, no Parque Santa Lúcia, que contribui para a geração de emprego e renda na região e é considerado de relevância para a população.

A retomada ocorre menos de um mês depois que representantes do Tribunal e da empresa vencedora da licitação, Porto Bello, formalizaram o contrato da obra, no dia 5 de maio passado. O custo inicial foi estimado em R$ 104 milhões, e a empresa vencedora da licitação apresentou um custo de R$ 98 milhões, o menor preço, com capacidade técnica de serviços atestada pelos engenheiros do TJMA.

“Efetivamente, agora não é mais uma promessa”, atestou o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ao destacar que a empresa responsável pela obra tem um grande portfólio de construção de obras desse tipo.

"A nossa esperança é que a gente possa agora, com a contratação dessa empresa, ver, de fato, o nosso Fórum efetivamente construído e entregue à sociedade. Essa é uma obra que passou muito tempo paralisada, cerca de sete anos, e o Tribunal, portanto, tinha o dever de retomar esta construção para que a gente possa entregá-la na forma da prestação de serviços”, avaliou Paulo Velten.

Primeiro semestre

O desembargador lembrou que as instalações atuais do Fórum de Imperatriz são acanhadas, os juízes e juízas não têm gabinetes e atendem as partes e os advogados em salas de audiência, sem conforto necessário para o público do Judiciário: o jurisdicionado. 

“Então, nós estamos fazendo isso, começando essa obra e começando com vontade, com determinação e disposição de entregá-la ainda no primeiro semestre do próximo ano”, anunciou o presidente. 

As duas torres vão abrigar 20 unidades do Poder Judiciário, ainda com espaço para mais quatro unidades, que já foram criadas por lei e ainda não instaladas, e dois salões do júri. 

O presidente ressalta que o orçamento para a obra está assegurado e provisionado, para que não haja interrupção.

“E aqui eu quero aproveitar e conclamar toda a sociedade de Imperatriz para que ela seja também a fiscal dessa obra. É muito importante que se saiba que a gente está determinado em fazer uma obra correta, com todos os padrões de legalidade, de integridade, com transparência e prestação de contas para que a sociedade saiba que os recursos públicos estão sendo utilizados de forma adequada, criando a infraestrutura necessária para que, sobre ela, a gente possa colocar nossa superestrutura de serviços e entregar aquilo que a sociedade espera de nós”, concluiu.

O diretor da Porto Bello, Guilhermino Moraes, disse que a obra tem prazo de contrato de 15 meses, mas que a empresa vai concentrar todos os esforços para atender o edital da maneira contratada, com cerca de 150 a 200 funcionários. A expectativa é que possa ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024, como manifestou desejo o presidente do TJMA. O diretor falou que a obra sofreu com chuva e corrosão durante o tempo em que ficou paralisada. 

“Para início dos trabalhos, a primeira etapa seria dessa estrutura, que está exposta, para depois a gente pensar na parte de acabamento”, explicou Guilhermino Moraes. 

Acordo 

A retomada da obra resultou de um acordo intermediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um núcleo de mediação do Conselho, que teve a participação não só do TJMA e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

Participaram do ato de retomada das obras o juiz auxiliar da Presidência do TJMA Nilo Ribeiro, juízes e juízas da Comarca de Imperatriz, dentre eles(as) o diretor do Fórum, Delvan Tavares, e o diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo.

Bem e depressa

O processo para retomada das obras foi uma das prioridades estabelecidas pelo desembargador Paulo Velten ao assumir a Presidência do TJMA, que tem como um dos lemas da sua gestão o entendimento de que o Judiciário deve agir “bem e depressa” em todas as demandas de interesse público.

O Tribunal tornou pública a licitação no dia 1º de abril deste ano, por meio da Coordenadoria de Licitações e Contratos, na modalidade “Concorrência”, forma “Eletrônica”, com critério de julgamento “menor preço global, sob o regime de execução indireta de empreitada por preço global”, conduzida pela Comissão de Contratação Especial e auxiliada pela equipe de apoio especialmente designada pelo Ato da Presidência-GP nº 7, de 3 de fevereiro de 2023, que instituiu a Comissão.

O TJMA foi um dos primeiros órgãos do Judiciário – o primeiro estadual – a utilizar a concorrência eletrônica. Com essa modalidade, puderam participar empresas de todo o país, aumentando a participação dos interessados, a competitividade, e, consequentemente, proporcionando a redução do valor.

A despesa para execução do objeto da licitação tem respaldo financeiro em recursos já arrecadados pelo Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ) e apurados no Balanço Patrimonial de 2022 e será custeada com recursos orçamentários provenientes da abertura de crédito suplementar, nos termos do art. 43 da Lei nº4.320/64.







Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...