sábado, 20 de maio de 2023

É possível se recolocar no mercado de trabalho após os 40 anos?

 


Historicamente, encontrar emprego depois de uma certa idade era difícil e, muitas vezes, as vagas que estavam disponíveis não faziam jus à experiência e ao currículo dos profissionais. No entanto, esse é um cenário que vem mudando ao longo dos últimos anos. O aumento da expectativa e qualidade de vida e a valorização de uma gestão de pessoas mais humanizada têm sido alguns dos pontos focais dessa transformação.

Para o especialista em carreira e professor do mestrado e doutorado em Administração da Universidade Positivo (UP), Fabio Vizeu, foi-se o tempo em que pessoas com mais de 40 anos eram consideradas velhas demais para o mercado. “A realidade de uma população madura em perfeitas condições de produzir já se estabeleceu há algum tempo no ambiente de trabalho. Até mesmo pessoas com mais de 50 e 60 anos têm espaço nesse novo contexto, devido às condições físicas, como saúde e vitalidade, mas também à necessidade, já que a aposentadoria é cada vez mais postergada no Brasil e no exterior”, analisa. 

Atualização e olho atento ao mercado de trabalho

Mas, embora as mudanças estejam acontecendo, Vizeu explica que ainda existe preconceito em relação a esse público, especialmente em contextos profissionais normalmente dominados por profissionais muito jovens. “É o caso do setor de startups, por exemplo. Entretanto, é importante considerar que esse preconceito com base na idade - que é chamado de ageismo - pode ser endereçado até a pessoas abaixo dos 40 anos”, destaca. E como se vence esse preconceito? Da parte dos profissionais, é preciso atualizar-se constantemente das novas tendências com as quais os mais jovens já estão acostumados. 

É comum que recursos e ferramentas consideradas "coisa de adolescente" pelos mais velhos, como a linguagem de streaming e redes sociais sejam, na verdade, uma tendência da sociedade. Por isso, todo profissional precisa se ajustar à forma como a sociedade se comunica, se diverte e produz valor. “Além disso, há as novas referências que fundamentam os valores sociais. Ambientalismo, respeito à diversidade e combate ao machismo são algumas delas e podem ser um desafio para os profissionais acima de 40, tendo em vista que eles foram criados em um contexto cultural no qual isso tudo não era considerado”, lembra.

Outra necessidade das pessoas acima dos 40 anos é entender que o modelo de trabalho baseado no emprego e nas garantias da CLT tende fortemente a diminuir ou mesmo acabar. “As relações de trabalho agora se baseiam em projetos de curto prazo, sem garantias de continuidade. O vínculo se dá por Pessoa Jurídica ou contratos temporários, e aí está o maior desafio para as pessoas na faixa dos 40, acostumadas a ter estabilidade, 13.º salário e férias remuneradas”, complementa o especialista.

Experiência e diversidade

Do ponto de vista empresarial, há um ganho significativo em manter equipes heterogêneas em termos de gerações. Profissionais de diferentes faixas etárias, quando trabalham juntos, costumam contribuir para o desenvolvimento de projetos e da própria marca, visto que a interação entre eles permite que visões distintas se completem para a solução de problemas. “Os profissionais com mais idade já têm uma certa bagagem no mercado de trabalho e estão calejados das dificuldades, das crises, dos desafios da vida adulta. Enquanto isso, os jovens trazem as possibilidades da experimentação. A troca entre eles é muito saudável para um ambiente corporativo mais produtivo”, afirma Vizeu. 

Cenário do mercado universitário

Com o mercado para pessoas mais velhas aquecido, o setor universitário para essa faixa etária também apresenta dados positivos. Essa participação dobrou nos últimos 20 anos: o Brasil tem, hoje, 1.2 milhão de universitários acima dos 40 anos, o que corresponde a 13,4% do total nas instituições brasileiras de ensino superior; em 2002, essa proporção era de 6,4%. Por outro lado, em 2000, apenas 27,1% da população tinha 40 anos ou mais. Atualmente, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 41,5%. Acredita-se que em 2060, essa participação chegue a 57%.

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Startup brasileira vence prêmio internacional de saúde


 

O projeto sobre as "Avaliações das Linhas de Cuidado da Artrite Reumatóide" da startup brasileira 2iM ganhou o prêmio VBHC (Value Based Health Care Europe), que faz parte da Escola de Negócios de Harvard e tem como objetivo fazer com que o investimento em cuidados de saúde seja convertido em melhoria da qualidade de vida da população. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9), em uma transmissão online direto da Holanda.

A competição foi realizada em quatro fases classificatórias, incluindo levantamento detalhado de informações do projeto, envio de vídeos e a participação do CEO da empresa, o médico César Abicalaffe, de uma banca de discussões com juízes do VBHC. Na última fase, a 2iM concorreu com uma startup do Canadá e acabou sendo premiada.

“Esse prêmio abre portas para recebermos orientação e tutoria do grupo organizador do evento o que possibilitará uma análise crítica do framework da 2iM e, sobretudo, nos coloca numa posição importante no cenário nacional da saúde, visto que fomos os únicos brasileiros selecionados. Além de aumentar nossa credibilidade internacional”, comemora César

Sobre a 2iM

A 2iM iniciou suas operações como uma startup em 2011 a partir de um spin-off de uma grande empresa de saúde e hoje, doze anos depois, é uma scale-up, com presença consolidada no mercado de saúde brasileiro. Atualmente a empresa possui um portfólio completo de soluções para avaliação do corpo clínico, prestadores e de linhas de cuidado que permitem avaliar o valor entregue, implementar novos modelos de remuneração e acordos baseados em valor. A empresa tem projetos aplicados com associações médicas, farmacêuticas, hospitais, operadoras de planos de saúde e SUS. Saiba mais em 2im.com.br

Na Semana Mundial da reciclagem estudantes de Imperatriz doam resíduos sólidos para projeto de reciclagem da Equatorial Maranhão


 

Dia da Reciclagem é comemorado mundialmente no dia 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e visa estimular a conscientização da população sobre a importância de fazer o descarte correto dos resíduos e os benefícios que a reciclagem traz ao meio ambiente. Além de colaborar positivamente com o ecossistema, a reciclagem contribui com a diminuição da poluição do ar, da água e do solo, melhorando a qualidade de vida da população.

Seguindo esse viés, e com o objetivo de difundir a cultura da coleta seletiva e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, a Equatorial Maranhão criou o projeto E+ Reciclagem, que faz parte da plataforma de sustentabilidade da distribuidora, e que desde 2011 vem contribuindo com a reciclagem no Maranhão. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Muitos benefícios de preservação ambiental já foram alcançados por meio do E+ Reciclagem, um exemplo disso foram as doações realizadas recentemente pelos alunos da Escola Frei Paulo de Graymoor em Imperatriz, que na Semana Mundial da Reciclagem, doaram livros desatualizados e papéis da instituição para um dos pontos de arrecadação do E+ Reciclagem da Equatorial da cidade. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o funcionamento do projeto, aprenderam sobre a separação e destinação correta dos materiais e a importância da preservação do meio ambiente para a sociedade.

Consciência Ambiental e Bônus na Fatura de Energia

A entrega dos materiais foi uma ação do projeto de educação ambiental da Escola Frei Paulo de Graymoor, que incentiva seus alunos a buscarem alternativas sustentáveis. O coordenador e responsável pelo projeto no colégio, Jorge Roberto Barbosa pontua o interesse em levar as crianças para conhecer o E+ Reciclagem: “O objetivo é conscientizar nossos alunos sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos na natureza e incentivar a reciclagem por meio da doação de materiais para o programa E+ Reciclagem. Esse é o segundo ano que fazemos esta ação e pretendemos levá-los mais vezes. Em 2022 já levamos materiais. Para nós é muito importante!”, pontua Jorge.

Além de proporcionar o descarte correto dos materiais, o programa ainda possibilita descontos na conta de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável doado. Esse bônus pode ser aplicado na conta de energia do cliente ou pode ser direcionado a uma instituição filantrópica. Na ocasião, 10 alunos participantes da entrega foram contemplados com descontos na fatura de energia elétrica de suas residências.

Para o Analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Luís Emílio Filho, é muito importante ver as escolas conscientizando os estudantes desde cedo sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, contribuindo para um mundo mais sustentável.

“A Equatorial enfatiza a importância do consumo consciente, e seu compromisso com a destinação correta de resíduos. Essa ação reforça a utilização de práticas sustentáveis para a preservação do planeta, que é uma responsabilidade de todos nós. Iniciativas como estas do professor Jorge Roberto Barbosa, aproximando seus alunos do nosso projeto, são fundamentais para sensibilizarmos e conscientizarmos cada vez mais a população”, ressalta.

O Projeto E+ Reciclagem em Números

Desde o seu lançamento no Maranhão, o Projeto E+ Reciclagem já recebeu mais de 40 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha. Esses resíduos sólidos se converteram em descontos na conta de energia de muitas famílias e instituições sem fins lucrativos, somando mais de 2 milhões de reais em descontos em contas de energia.

Mais de 29 mil toneladas de papel foram recicladas, isso equivale a 1.163.737 árvores que deixaram de ser cortadas e proporcionou a economia de 930.989 metros cúbicos de água. E as mais de 7 mil toneladas de plástico recicladas ajudaram a economizar 38.259.870 Megawatt hora de energia elétrica.

Somente em 2023, até o início de abril, mais de 1.300 toneladas de resíduos já foram coletadas, gerando quase R$ 87 mil em descontos na conta de energia. Além disso, desde fevereiro, o E+ Reciclagem passou a receber vidro, totalizando em menos de três meses mais de 6 toneladas de vidro reciclado.

A Equatorial Maranhão, que tem como um de seus valores a Responsabilidade socioambiental, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu o compromisso com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.

Confira os materiais recebidos nos postos de coleta do projeto:

  • Resíduo orgânico: óleo de cozinha;
  • Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc.;
  • Plástico: PET, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc.;
  • Material eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);
  • Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);
  • Embalagens Tetra Pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc.);
  • Vidro: garrafas (cervejas, vinhos, sucos, destilados, etc.); copos e pratos; potes de conserva (palmito, azeitona, geleia, etc.); embalagens de vidro (azeite, mel, vinagre balsâmico, etc.); embalagens de esmalte (sem tampa).

Como participar do E + Reciclagem?

  • Separe os resíduos (limpos e secos);
  • Procure um dos postos de coleta com o número da conta contrato (unidade consumidora) em mãos;
  • Leve os resíduos ao posto de coleta e faça sua troca;
  • O bônus referente ao seu resíduo virá na próxima conta de energia.  Se preferir, você pode escolher uma instituição filantrópica para doar os seus bônus. Desta forma, as instituições somam várias doações e muitas vezes recebem a conta paga (zerada) no final do mês.

Onde levar os materiais recicláveis?

Atualmente, além do Maranhão, o projeto atua em outros estados de concessão da Equatorial Energia: Pará, Piauí, Alagoas, Goiás e Rio Grande do Sul. Aqui no estado, são 12 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Os pontos de coleta de Imperatriz ficam localizados nos seguintes endereços: na sede administrativa da Equatorial Maranhão - BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento; no bairro Bacuri - rua Leôncio Pires Dourado nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar); e no bairro Nova Imperatriz - rua Pernambuco, nº 870 (Igreja Batista - Mangueira).

Consulte todos endereços e horários de funcionamento em www.equatorialenergia.com.br ou direto pelo link https://ma.equatorialenergia.com.br/locais-de-coleta/

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Juíza determina bloqueio de R$ 4 milhões da Prefeitura de Imperatriz




 
A juíza Ana Lucrécia Sodré, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz, determinou o bloqueio de R$ 4.000.00,00 (quatro milhões de reais) da prefeitura de Imperatriz, a título de astreinte, em razão do descumprimento dos itens abaixo relacionados da ordem judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública nº. 0801825-64.2023.8.10.0040.

 

Ítem 1:

1) PROVIDENCIE a prestação adequada, contínua, ininterrupta, eficiente e segura dos serviços de saúde no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), a fim de garantir atendimento contínuo e de qualidade a seus usuários, em especial as obrigações de:

a) MANTER, integral e sem interrupção, os pagamentos dos fornecedores de insumos e prestadores de serviços do hospital, de uma forma geral, elaborando e apresentando um plano de regularização dos pagamentos em atraso.
c) EFETUAR, imediatamente, a reparação/ substituição/ aquisição de novo, em até 05 (cinco) dias, equipamento principal de RADIOGRAFIA/RAIO-X do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

 

Ítem 2:

2) CRIAR e EXECUTAR um PLANO DE CONTINGÊNCIA voltado a garantir a continuidade e qualidade dos serviços de saúde prestados no âmbito do HMI, adotando medidas emergenciais destinadas a restabelecer o seu funcionamento adequado, contínuo e ininterrupto

Ítem 3:

3) ATUALIZAR e PUBLICAR nos meios oficiais de comunicação e juntar no processo, o inventário dos serviços de saúde ofertados no Hospital Municipal de Imperatriz (própria, contratada e conveniada), identificando a quantidade de servidores e profissionais de saúde contratados, de exames, consultas, cirurgias e procedimentos em geral, de leitos de urgência/emergência e leitos hospitalares e equipamentos, existentes em fevereiro de 2023, assim como os serviços que sofreram redução até a data de apresentação do inventário atualizado;
 

Item 5:

5) APRESENTAR PLANO DE AÇÃO PARA A RECOMPOSIÇÃO do Hospital Municipal de Imperatriz, a ser implementado em até 90 (noventa) dias, com o restabelecimento do quantitativo de servidores e profissionais de saúde contratados, equipamentos e serviços ofertados (consultas, exames, cirurgias, procedimentos em geral, leitos de urgência/emergência e leitos hospitalares) que foram reduzidos ou injustificadamente não implantados.
- Dever de publicidade do plano de contingência
- Dever de prestação de contas de todos os valores encaminhados ao HMI (Hospital Municipal de Imperatriz) desde a data em que a decisão foi prolatada (07/02/2023)

 

Decisão da Juíza

Por todo o exposto, DETERMINO o imediato BLOQUEIO, via SISBAJUD, do valor equivalente a R$ 4.000.00,00 (quatro milhões de reais), a título de astreinte, pelo descumprimento dos comandos assinalados no título executivo judicial, diretamente das contas bancárias vinculadas ao Tesouro municipal do ente público executado (CNPJ no. 06.158.455/0001-16).

Além disso, MAJORO a multa diária já arbitrada pelo juízo para R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), a ser igualmente contabilizada considerando cada item inadimplido da decisão de urgência, limitando a sua incidência a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) e, DETERMINO o envio de cópia dos autos à autoridade policial, para fins de instauração de procedimento investigativo quanto à prática de infração penal, em tese, decorrente do descumprimento de ordem judicial, no que se refere aos responsáveis pelo cumprimento das determinações irrogadas liminarmente nos autos do processo no. 0801825-64.2023.8.10.0040, em especial o Secretário Municipal de Saúde. Assinalo, ainda, novo prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento de todos os comandos da decisão executada, após o que, findado, ensejará nova análise de persistência da situação de mora obrigacional noticiada, com a aplicação da multa majorada aqui estabelecida e sem prejuízo da imposição de outras sanções e adoção de providências diversas direcionadas a garantir a efetivação da tutela específica ou a obtenção de resultado prático equivalente.


Ante aos fortes indícios de malversação de verbas públicas, de natureza federal e estadual, que podem ser depreendidos dos fatos cotejados na presente ação, remetam-se cópia s dos autos ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), ao Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ao Procurador-Chefe do Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão (MPC/MA) e do Ministério Público Federal (MPF), bem como ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão (MP/MA), a fim de que tomem ciência da situação posta e, após juízo de conveniência e oportunidade, adotem providências que reputarem adequadas no âmbito da atribuição institucional do órgão que representam.

Intimem-se os exequentes, via Sistema. Considerando a urgência do caso, nos termos do art. 5o, primeira parte do §5o, da Lei no. 11.419/2006, intime-se o executado via malote digital/e-mail/aplicativo de mensagens, procedendo-se a Secretaria Judicial à aferição manual da fluência do prazo assinalado, desconsiderando-se o prazo automático de 10 dias do Sistema Pje, com posterior certificação do seu decurso nos autos.

Considerando, ainda, o teor da Súmula no. 410 do STJ, determino que a intimação pessoal do executado, na pessoa de seu Procurador ou do Prefeito, ocorra igualmente via expedição de mandado.

Determino, por fim, que este pronunciamento seja encaminhado à imprensa para ampla publicidade, tendo em vista o interesse social envolvido.

Cumpra-se com urgência.

Imperatriz/MA, datado e assinado eletronicamente.

Castração animal: um ato de empatia à saúde coletiva e individual dos pets e humanos



 Mesmo em 2023, com muitos especialistas fazendo campanhas e mostrando a importância da castração, no que diz respeito à saúde coletiva e individual, no comportamento e controle populacional desses animais, muitos ainda recriminam o ato e vão na contramão dos benefícios possibilitados por meio do procedimento.

Na via das recomendações, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), por exemplo, reconhece a castração como uma das principais medidas para evitar a superpopulação dos pets e atua diretamente na prevenção do abandono dos bichinhos. Além disso, o órgão destaca que o procedimento contribui de forma efetiva para o bem-estar desses animais, reduzindo inclusive, os riscos de transmissão de doenças.

A docente do curso de Medicina Veterinária da Facimp Wyden, Fernanda Karollyne, explica mais sobre os benefícios indispensáveis proporcionados pela castração. “A conhecida frase clichê, que diz ‘castrar é um ato de amor’ é super válida. É importante informar que esse ato ajuda em muito na saúde do seu pet, bem como na responsabilidade social e afetiva com seus animais”.

A especialista explica que a castração dos cães e gatos também ajuda na prevenção de doenças. “Doenças muito comuns em cães e gatos, como câncer de mama e do colo do útero, cistos ovarianos, piometra e hérnia perineal, entre outras, são prevenidas através da castração”, explica. 

Procedimento

A cirurgia para a castração do pet é simples e pode ser feita a partir dos 6 meses, tanto para machos quanto para fêmeas. A recuperação geralmente é rápida, quando bem feita e por profissionais qualificados.

Além dos benefícios coletivos, o bem-estar individual também é garantido. “Os animais ficam mais dóceis e mais caseiros e, assim, com maior expectativa de vida; menores são os riscos de contrair doenças, resultando em menos gastos com tratamentos diretos à saúde dos pets”, finaliza.


Equatorial Maranhão inaugura eletroposto gratuito para recarga de carros elétricos em Imperatriz


 

A Equatorial Maranhão, por meio do Projeto E+ Mobilidade Elétrica inaugurou nessa terça-feira (16), o primeiro posto gratuito para recarga de carros elétricos da região sul e o segundo do Maranhão. O primeiro posto da distribuidora, foi inaugurado em 2021, no Parque do Rangedor, em São Luís. O evento contou com a presença do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, de autoridades do município, além da equipe de inovação da Distribuidora. O ponto para recarga foi instalado na Sede Administrativa da Equatorial Maranhão de Imperatriz e poderá ser utilizado gratuitamente pela comunidade. 

A implantação do eletroposto faz parte do projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial, através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que atua fortemente no eixo de Inovação e Sustentabilidade da Distribuidora.

Os carros elétricos são um meio de transporte limpo e sustentável e a Equatorial Maranhão incentiva essa prática que contribui diretamente na redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, o Eletroposto constitui-se como um avanço na tecnologia no Maranhão não somente em questões que envolvem políticas públicas, mas em consciência ambiental e social.  O uso de carros convencionais contribui para o aquecimento global devido aos gases que são liberados, já os veículos elétricos não emitem gases de efeito estufa, seu ciclo de vida terá menos emissões de gases poluentes do que um carro alimentado por gasolina, ou qualquer outro combustível. 

Pensando em todo o potencial que o investimento tem, a Equatorial Maranhão, por meio da área de Digital e Inovação, vem investindo cada vez mais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o fomento de frotas elétricas nos estados em que atuam, além do entendimento em modelos de novos negócios voltado para mobilidade elétrica. O Superintendente da Regional Sul, Adailson Andrade destaca a relevância do projeto para a cidade de Imperatriz.

"Acreditamos que esse é mais um importante passo para o desenvolvimento da mobilidade elétrica na cidade de Imperatriz, considerada a segunda capital do Maranhão. Agora, além de outros projetos da Equatorial que abordam a Eficiência Energética, temos um ponto de recarga de carros elétricos, que com certeza vai alavancar o desenvolvimento econômico e tecnológico de Imperatriz. É uma forma muito importante que a Equatorial utiliza para contribuir com o meio ambiente. A Distribuidora conduz projetos sociais muito importantes, além de ações sustentáveis que visam a melhoria da qualidade dos serviços que prestamos à população. Para nós, poder contribuir com essa iniciativa é apostar em um futuro mais sustentável e funcional, que visa beneficiar a sociedade e o ambiente em que estamos inseridos", ressalta. 

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a ação proposta pelo Grupo Equatorial está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, dos quais a empresa é signatária, e tem como principais metas promover a Educação de Qualidade, Energia acessível e limpa e Ação Global contra a mudança global do clima. "Dentro da estratégia da Distribuidora, a inovação e a sustentabilidade são abordagens cada vez mais presentes em suas iniciativas, e a mobilidade elétrica é um exemplo disso. Assim como o Grupo Equatorial Energia, a Equatorial Maranhão visa fomentar essa tecnologia, colaborando para a redução das emissões de poluentes na atmosfera, já que veículos elétricos são considerados opções de transporte limpo", comenta sérvio.

O Promotor da 3ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão, Jadilson Cirqueira, participou da solenidade de inauguração e pontuou a relevância do eletroposto para a região sul e para o Estado. “Não poderia deixar de participar de um evento tão importante como esse. É o segundo eletroposto do estado do Maranhão. São apenas dois, mas é uma iniciativa que representa muito para a cidade de Imperatriz, para o Estado e para o Brasil, pois é uma forma de estarmos preservando o meio ambiente, impedindo a poluição atmosférica e os gases com efeito estufa. É uma novidade que traz sustentabilidade ambiental’’, disse o promotor.

Além do estacionamento para recargas, a Equatorial Maranhão doou um carro elétrico à frota de Imperatriz para a utilização na prestação do serviço e exposição educativa nas escolas e eventos. O Analista de Projetos P&D, Orlando Santos explica o funcionamento e as características do veículo. “O carro elétrico utiliza 45 kWh para uma carga completa, sendo a bateria e o carregador classificados como semi-rápido, demora entre duas ou três horas para fazer o carregamento completo, fornecendo uma autonomia que pode chegar até 410 km. Esse é um projeto que tem a marca da Equatorial, novamente pregamos a bandeira do ESG, temos várias iniciativas dentro do Projeto de Desenvolvimento relacionado à mobilidade elétrica”, enfatiza. 

Projeto E+ Mobilidade Elétrica

O Projeto E+ Mobilidade Elétrica faz parte da Plataforma E+ do Grupo Equatorial Energia, que inclui projetos de sustentabilidade voltados para as pessoas e para o meio ambiente. Seu objetivo é fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos nos estados onde a Equatorial atua, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo da população com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros. O eletroposto tem como objetivo contribuir com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável e eficiente da energia elétrica, a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel).

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 

Acadêmicas de Ciências Biológicas da UEMASUL produzem microscópio alternativo

 



A visualização das células e o estudo da citologia são fundamentais para o avanço da ciência biológica. Nesse contexto, um grupo de acadêmicas do curso de Ciências Biológicas do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na Unidade Avançada de Itinga do Maranhão, desenvolveu um microscópio alternativo inovador.


O projeto tem como objetivo principal aprimorar a metodologia do ensino da microbiologia em escolas do ensino médio da região, por meio da utilização de materiais de baixo custo e é orientado pela professora Sheila Elke Araújo Nunes. A professora conta que trabalhou a disciplina de Biologia celular na turma e percebeu o interesse e as dificuldades de compreensão do assunto.

 “Eles relataram a dificuldade de conhecer esse mundo microscópico pois não tiveram essa experiência ainda na época do ensino médio. Ao retornar para Imperatriz, estava aberto o edital para Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), daí veio a ideia de construir um projeto que pudesse ser submetido ao edital e trouxesse como objetivo a contribuição na melhora das condições do ensino da biologia celular em escolas. Fomos contemplados com uma bolsa Fapema/UEMASUL e também contamos com duas voluntárias”, relata.

O microscópio alternativo representa uma solução criativa e acessível para a falta de equipamentos adequados em escolas. Com base em conhecimentos adquiridos durante a disciplina e orientação, as estudantes reproduziram um dispositivo utilizando apenas uma lanterna, e uma base feita de MDF e vidro, que com a ajuda de qualquer celular com câmera é capaz de ampliar a visão dos estudantes e aprofundar seu entendimento sobre o mundo microscópico.

A acadêmica Juliana Silva, bolsista do projeto, fala sobre a importância em levar a solução de problemas para sua cidade. “Nosso objetivo é mostrar uma nova maneira do aluno visualizar esse ambiente laboratorial, levando em consideração o contexto em que ele está inserido. Essa é uma cidade do interior, então utilizamos materiais que são de fácil acesso na nossa cidade, como MDF, acrílico, lentes de DVD… e assim visualizamos as células como células da mucosa bucal e da epiderme da cebola”, explica.

A importância da iniciativa vai além do aprendizado das próprias acadêmicas. O objetivo é proporcionar aos estudantes do ensino médio a oportunidade de explorar a biologia celular de forma mais prática e interativa. Essa abordagem alternativa tem o potencial de despertar o interesse dos jovens pela ciência, além de contribuir para uma compreensão mais profunda dos processos biológicos.

Além de utilizar materiais de baixo custo, o microscópio alternativo também é facilmente replicável, o que permite que mais escolas tenham acesso a essa tecnologia educacional e evidencia a importância da criatividade e do pensamento inovador no campo da educação. Por meio de projetos como esse é possível superar limitações financeiras e promover um ensino de qualidade, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar e compreender o fascinante mundo das células e da citologia.

Desburocratização e modernidade: UFMA publica nova resolução de progressão e promoção docente

  


Na manhã de terça-feira, 16, uma comissão de docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou reunião de apresentação da nova Resolução de progressão e promoção docente que altera a Resolução Consad número 204/2017.

 

Os ajustes tiveram como motivação principal, por parte da Comissão, tornar mais célere o processo, no sentido de desburocratizar o sistema e facilitar o envio da documentação necessária para que o corpo docente da UFMA possa solicitar sua progressão e promoção.

 

A nova resolução, que foi construída e pensada ao longo de 15 meses, desburocratiza o sistema incorporando a tecnologia tornando mais ágil a tramitação e julgamento dos processos. Além disso, respeitando a legislação e o caráter plural da Universidade e atividades nela desenvolvidas, a resolução torna-se mais equilibrada, corrigindo distorções e lacunas existentes na resolução anterior nº 204/2017.

 

No ato da assinatura da nova resolução reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, enfatizou o cuidado em tornar o processo mais facilitado para os professores da Universidade, afinal, progredir na carreira é um direito da classe docente.

 

“Nós tivemos um investimento robusto no sistema de TI para que isso se tornasse realidade. A questão da progressão funcional que é um direito do trabalhador do magistério e nós tínhamos reclamações frequentes quanto à burocracia do sistema para que nós pudéssemos implantar um sistema eletrônico moderno e atual que pudesse gerar os processos e tramitar tudo eletronicamente, nós precisamos ajustar a nossa resolução de forma pontual para atender não só a legislação vigente, mas para a melhoria e reconhecimento das atividades dos nossos conselhos em especial aqueles docentes que estão desenvolvendo todas as atividades acadêmicas” declarou.

 

O pró-reitor de Ensino, professor Romildo Sampaio, que realizou a apresentação das mudanças da nova resolução, falou sobre os impactos das melhorias e modernização do sistema. “As mudanças não serão apenas para uma determinada classe, mas a classe de futuros titulares e será realizado de maneira séria, respeitando as características do nosso corpo docente.

 

Automação e modernização do sistema

 

O Superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Maia, explicou de que forma a nova resolução altera de forma prática a questão da progressão e promoção docente no sistema. Ele informou ainda que, em breve, serão disponibilizados vídeos com tutoriais para que os docentes possam utilizar as novas ferramentas de envio da documentação necessária por meio do endereço sigaa.ufma.br:

 

“A automatização do sistema veio após um trabalho primoroso da comissão de progressão docente que fez todo o mapeamento do processo. Todos os pontos onde havia gargalos, onde não gerava celeridade, foi feito um processo enxuto, de forma ágil e só então foi automatizado por meio do sistema. Nós temos todo o sistema pronto para ser homologado entre 10 e 15 dias e estará disponível para comunidade Universitária desde a notificação do docente com prazo de sua progressão no seu tempo hábil até a inserção do seu relatório individual do trabalho docente e a automatização dos processos com toda a sua produção acadêmica via CNPQ”, concluiu.

 

Comissão

 

A Comissão para avaliação e mudanças da resolução foi instituída pela Portaria GR 90/2022 – 15/02/22 e tem os seguintes componentes:

 

• Aline Alvares Melo

 

• Ana Emília Figueiredo de Oliveira

 

• Anilton Bezerra Maia

 

• Francisco Gilvan Lima Moreira

 

• Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles

 

• Libânio Carvalho Vieira

 

• Marcos Lauander

 

• Marília Cristina Valente Viana (Presidente)

 

• Marize Barros Rocha Aranha

 

• Romildo Martins Sampaio

 

• Suelen Cipriano Milhomem Dantas

 

A presidente da Comissão, professora Marília Cristina Valente Viana, agradeceu o empenho da Universidade em tornar realidade os ajustes da nova resolução: “Para um modelo mais adequado a nossa realidade, trazer um sistema inteligente que foi desenvolvido parceria STI-UFMA, para nós, é uma grande conquista. Entendemos, sim, que vai melhorar o fluxo dos processos de progressão e promoção trazendo racionalização de tempo, além de otimizar e lembrar ao docente a obrigatoriedade de estar atualizando seu lattes para que isso venha ser incorporado ao sistema em tempo hábil. É uma conquista”, frisou.

 

Outras melhorias

 

Em detalhes, os docentes encontrarão, por meio da nova resolução, as seguintes melhorias:

 

Processo gerado, tramitado e julgado eletronicamente;

Diminuição na duração e no número de etapas que o processo de progressão ou promoção é obrigado a percorrer (A, B, C e D de 8 para 4 etapas; E de 9 para 7 etapas);

Solicitação pode ser feita em até 60 dias antes de completar interstício (efeitos financeiros e temporais mantidos);

Promoção à classe E – Titular, passou a atender estritamente a legislação (Art. 14 – Lei 12.772/2012, Lei 12.863/2013 e Art. 5º, da Portaria MEC 982/2013): a-) Possuir título de Doutor; b-) Ser aprovado em processo de avaliação de desempenho e c-) Lograr aprovação em memorial ou defesa de tese acadêmica inédita;

Importação automática da produção C/T/A/C do Lattes e das atividades desenvolvidas na UFMA (aulas, orientações, participações);

Possibilidade do docente alimentar eletronicamente sua produção externa ao longo do interstício;

Prever a ampliação do prazo do interstício nos casos de licença, afastamento, falta ou cessão do docente;

Escolha automática da CAD para julgamento do processo de acordo com área, classe e nível do docente solicitante;

Docentes com dedicação integral de 40 h à gestão, poderão solicitar a exclusão de pontuação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo mantidas as demais pontuações mínimas;

Trabalho das CADs e CPPDs se tornará mais fácil (processo eletrônico, padronizado e com pontuações calculadas automaticamente);

Pontuação dos membros das CADs e CPPDs baseada no desempenho (cumprimento de prazos);

Aumento no número de membros das CADs (3+1 para 5+3);

Sistema inteligente evitando sobrecarregar determinadas CADs;

Ampliação das pontuações dedicadas ao eixo da Extensão no Anexo I;

Criação de um Eixo de Empreendedorismo no Anexo I;

Inserção de 14 novos itens para pontuação nos eixos de Ensino, Orientação, Produção, Extensão, Gestão e Empreendedorismo, do Anexo I.

Saiba mais:

 

Progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. A carreira de Magistério Superior é constituída pelos cargos de nível superior, de provimento efetivo, de Professor do Magistério Superior. A carreira de Magistério Superior está estruturada em classes e níveis.

 

§ 1º As classes são:

 

I - Classe A, com as denominações de:

 

a) Professor Adjunto A, se portador do título de Doutor;

 

b) Professor Assistente A, se portador do título de Mestre; e

 

c) Professor Auxiliar, se graduado ou portador do título de Especialista.

 

I - Classe B, com a denominação de Professor Assistente;

 

II - Classe C, com a denominação de Professor Adjunto;

 

III - Classe D, com a denominação de Professor Associado; e

 

IV - Classe E, com a denominação de Professor Titular.

 

Os níveis são:

 

I - 1 a 2 na Classe A;

 

II - 1 a 2 na Classe B;

 

III - 1 a 4 na Classe C;

 

IV - 1 a 4 na Classe D; e

 

V - Único na Classe E.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...