sábado, 18 de junho de 2022

Equatorial Maranhão, DPE e Senai certificam duas turmas de projeto de artesanato para mulheres em situação de vulnerabilidade em São Luís




Na última segunda-feira (06), 37 mulheres de São Luís deram um importante passo para uma nova vida. Residentes da Área Itaqui-Bacanga e da Zona Rural de São Luís, elas receberam os certificados do curso “Ecomoda”, que compõe o projeto “Costurando Sonhos”. Idealizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), a iniciativa conta com a parceria do Programa E+ Profissional, da Equatorial Maranhão, que traz ações voltadas para a Responsabilidade Social com a execução de cursos profissionalizantes gratuitos que tem como público-alvo os clientes de baixa renda. Nesta parceria a empresa contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.  

 

A formatura, realizada na sede da DPE, marcou o encerramento das atividades das duas primeiras turmas do curso. As mulheres aprenderam práticas de costura visando a confecção de sacolas ecológicas (ecobags), nécessaires e aventais com resíduos de banners e tecidos para posterior comercialização e geração de renda. 


As participantes são mulheres acompanhadas pela Defensoria Pública, em sua maioria, mães solo, solicitantes de pensão alimentícia, chefes de família desempregadas ou que já foram vítimas de violência doméstica. Foram 40 horas de curso na sede da União de Famílias Moradoras da Vila Esperança e na sede da ACIB (Associação Comunitária do Itaqui Bacanga), onde elas aprenderam a costurar peças diversificadas reaproveitando fardamentos e banners. 


Durante a formatura, as participantes desfilaram as peças confeccionadas por elas durante o curso. Eliara Rejanne Matos Ferreira foi uma das formadas e já saiu do evento idealizando uma nova profissão. “Agora eu tenho mais uma atividade, além de trabalhar na confeitaria, agora vou poder pegar numa máquina e fazer uma bainha. Vou mandar ajeitar minhas máquinas que tenho em casa para confeccionar minhas bolsinhas”, disse. 


Empoderamento – De acordo com o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, a expectativa é que as participantes do curso possam escrever novos rumos para suas vidas. “Nós entendemos que uma das melhores formas de quebrar o ciclo de violência ou da falta de cidadania é por meio do empoderamento das mulheres, através do empreendedorismo e geração de renda. Por isso, tão importante quanto ingressar na Justiça com uma ação numa situação emergencial, é caminharmos lado a lado para que cada uma dessas mulheres possa florescer todo seu potencial”, afirmou. 


Para o Gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, as parcerias firmadas como nesta iniciativa são de grande importância para a promoção da inclusão e do alcance social. “Dentro da matriz socioambiental e responsabilidade social, firmamos importantes parcerias e promovemos ações como esta porque é como sempre dizemos: a Equatorial não é somente fios e postes. A Equatorial também promove o desenvolvimento econômico e contribui para o bem-estar da população”, pontuou. 


Também presente na formatura, o gerente do Senai Monte Castelo, Marcos Coutinho, destacou que as participantes do curso possuem mais chance de ingressar no mercado de trabalho ou de até mesmo abrir seu próprio negócio. “O curso de Ecomoda é um trabalho muito importante porque tudo isso implicará em geração de renda e qualidade de vida para essas alunas”, declarou. 


Costurando Sonhos - Além da capacitação, a proposta do projeto é que, após a certificação das turmas, sejam formadas cooperativas. Para isso, as alunas receberão o acompanhamento técnico da Defensoria estadual, ao longo de um ano, para buscar articulações com instituições parceiras e, assim, viabilizar a aquisição do maquinário necessário e o escoamento da produção. 


Além desse acompanhamento, a Defensoria também promoverá mensalmente capacitações de educação em direitos. Nesses encontros, serão realizadas oficinas temáticas sobre autoestima, relações interpessoais, autonomia financeira, empreendedorismo social e empoderamento feminino. 


A formatura foi prestigiada ainda pela diretora da Escola Superior da DPE, Elainne Barros, a ouvidora-geral da DPE, Fabíola Diniz, o defensor público Alex Pacheco Magalhães e a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, a assistente social Rosicléia Costa. 

Escolas de Imperatriz irão competir em Arraiá da Educação



Para celebrar o São João, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará nos dias 23 e 24 de junho o Arraiá da Educação.

Essa é mais uma novidade no calendário letivo de 2022 da rede municipal de ensino. Durante esses dois dias, onze escolas apresentam espetáculos em formato de competição.

De acordo com o prefeito Assis Ramos, esta é uma forma de retomar as tradições. “É a valorização da cultura local, festejada pelos estudantes da rede municipal e toda a comunidade escolar. O evento ocorrerá no Centro Esportivo Benedita, no bairro São José, ao lado da Escola Darcy Ribeiro, a partir das 19h.

Imperatriz recebe neste sábado (18) a 1ª Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+


 Para dar visibilidade à representatividade no setor empresarial, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e instituições parceiras realizarão a 1ª Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+ de Imperatriz, neste sábado (18), na Concha Acústica da Av. Beira Rio.

A feira reunirá dezenas de empreendedores LGBTs que poderão expor e comercializar seus produtos, tendo fortalecida a sua autonomia financeira e econômica. Além disso, o evento também tem como objetivo possibilitar a esse público momentos de interação e trocas de experiências.

Artesanato, alimentação, arquitetura, itens de moda, acessórios e produtos para pet são alguns dos produtos e serviços que estarão em exposição. Além disso, a feira contará ainda com uma programação cultural com músicas, danças e pocket show.

A realização do evento conta com a parceria do Sebrae/MA, da Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Governo de Imperatriz, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Imperatriz.

A feira acontece no Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Pride Month, escolhido em celebração à Revolta de Stonewall, de 28 de junho de 1969, episódio ocorrido no Bar Stonewall Inn, em Nova York, onde um grupo de frequentadores decidiu se rebelar contra a repressão policial. A situação deu origem a outras revoltas e manifestações, levando à organização de um movimento social e político da comunidade contra a LGBTQIAfobia.

Para a defensora pública Caroline Dias, a feira contribui para a visibilidade da população LGBTQIA+. “Esse evento representa, principalmente, a conquista coletiva de um espaço que sempre foi negado para essa enorme parcela da população, que é constantemente colocada nesse lugar da marginalidade, fora dos espaços públicos, do mercado de trabalho e, também, das iniciativas de empreendedorismo. Esse é um grande passo para que eles tomem esses espaços, não somente em Imperatriz, mas para toda região e, quem sabe, para todo Maranhão”, disse.

IDOMED lança edital para bolsas em Medicina


 

Instituições de ensino que integram o Instituto de Educação Médica (IDOMED) estão com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas integrais para os cursos de Medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos. Ao todo são 19 vagas distribuídas em diferentes regiões. Interessados podem se inscrever pelo site  https://econ.rio.br/bolsistas22-2 e realizar a inscrição até o dia 07 de julho. A seleção é destinada para ingresso no segundo semestre de 2022.  

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, entre 2017 e 2021, e atender às condições estabelecidas no edital de cada unidade, como: não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de até 3 salários-mínimos por pessoa e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Também é necessário enviar a documentação que comprova a participação no ENEM e ser residente e natural da região onde está estabelecida a escola médica.  

“Com o edital para a seleção de bolsistas residentes das regiões que possuem unidades do IDOMED, pessoas da própria cidade recebem a oportunidade de cursarem medicina em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico. Ao término do curso, os bolsistas poderão atuar no próprio município, gerando um impacto positivo para o sistema de saúde local e ofertando uma melhor qualidade de vida aos moradores da região”, destaca o diretor executivo nacional do IDOMED, dr. Silvio Pessanha Neto.  

Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo em realidade virtual. As escolas de medicina do IDOMED disponibilizam também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas.  

Além da infraestrutura e tecnologia, as escolas médicas do IDOMED oferecem um curso de Medicina com elevado nível de qualidade à população local e de seu entorno. Dessa forma, os candidatos que sonham em seguir essa carreira terão a oportunidade de ingressar no curso sem sair de sua terra natal, fomentando e aprimorando também a rede de saúde regional.   

O edital prevê duas para Iguatú (CE); cinco para Angra dos Reis (RJ); três para Quixadá (CE); duas para Açailândia (MA); quatro para Castanhal (PA); duas para Jaraguá do Sul (SC) e uma para Juazeiro (BA).  

O resultado será divulgado no dia 19 de julho após 18h no site do IDOMED e a matrícula deverá ser efetuada no dia 20 de julho, presencialmente, nas secretarias dos campi.  

Sobre o IDOMED  

O IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de  25 anos de experiência nesse segmento. Está presente em todas as regiões do país, com aproximadamente 7,5 mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, desenvolvimento docente e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.

Grupo Potiguar patrocina São João no Arraiá da Mira em Imperatriz



 As festas juninas já começaram na cidade de Imperatriz com o tradicional Arraiá da Mira, um dos maiores festivais de quadrilhas juninas do Maranhão, e sem dúvidas a festividade de São João mais aguardada de Imperatriz.  O evento aconteceu entre os dias 08 e 13 de junho, no estacionamento do Imperial Shopping e contou com o patrocínio do Grupo Potiguar. 

  

Além de ser marcado pelas riquezas culturais e gastronômicas da região, o evento ofereceu também diversas opções de entretenimento para a comunidade, e uma delas foi a participação do Grupo Potiguar, que esteve presente com vários brinquedos que garantiram a diversão do público, com uma barraca diversificada que incluía jogos como: Tomba-Lata, Paredão de Prêmios e Cola no Cano. Por meios dessas ações, o público em geral pode concorrer a prêmios e brindes, entre eles estavam o boneco Potiboy, mascote da Potiguar, bonés e balões personalizados.  

 

Para o Diretor Comercial da Potiguar, Adriano Pestana, o evento possui uma magnitude gigantesca, que envolve tanto o contexto histórico como o cultural. “Faltam palavras para expressar esse momento, toda vez que participo fico emocionado. No arraiá conhecemos um pouco mais da cultura, que mostra a história e a dança da nossa região. Abrimos a loja em Imperatriz no ano de 2018, então antes mesmo da inauguração já estávamos participando. Conhecemos a nossa primeira base de clientes aqui, é uma relação espetacular”, afirma. 

 

O Coordenador de Marketing da Potiguar, Anderson Penha, ressaltou a importância do incentivo da empresa na cultura maranhense e o valor do Arraiá da Mira para a comunidade Imperatrizense. “É uma forma da empresa evidenciar a cultura do nosso Estado. Estamos completando quatro anos aqui na cidade de Imperatriz e poder apoiar esse evento é motivo de orgulho para nós. Estar presente aqui representa muito, porque além de contribuirmos com essa grande iniciativa, fortalecendo nosso compromisso com a regionalidade do Maranhão, sabemos também que o Arraiá da Mira movimenta a economia e ajuda as pessoas que vivem da nossa cultura”, destacou. 

 

 O Arraiá da Mira reuniu as melhores quadrilhas do Estado do Maranhão, para uma competição de cinco noites de apresentações. A quadrilha vencedora representará o Estado no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste.  

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Passaportes para a 52° EXPOIMP já estão disponíveis para venda


 

Após dois anos da última edição da 52° Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), e a menos de um mês para seu grande retorno, as vendas de ingressos e passaportes para os shows do evento, que será realizado entre 02 a 10 de julho, começaram a ser vendidos.  

Os passaportes garantem a entrada paras os shows de Tierry (dia 03/07), Xand Avião (dia 07/07) e Eduardo Costa (dia 09/07), uma boa opção para quem deseja curtir as noites de apresentações desses três grandes nomes da música brasileira e aproveitar para adquirir um único ingresso. Os tickets estão disponíveis no valor de 140 reais (inteira) e 70 reais (meia), podendo ser adquirido na bilheteria online, por meio do site: https://www.bilheteriadigital.com/expoimpe nos pontos de vendas credenciados, assim como os ingressos individuais. O pagamento dos passaportes pode ser feito até 3x sem juros, em todos os cartões.  

Pontos de vendas: 

Lojas Tok Bolsas: Localizada na Rua Coriolano Milhomem; 

Phone.Com: Imperial Shopping; 

Drogaria Farma Popular: Rua Duque de Caxias, Vila Lobão;  

Bilheteria online: https://www.bilheteriadigital.com/expoimp. 

52ª Expoimp  


52° Expoimp, é um evento promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), sendo um dos maiores eventos agropecuários do estado e de grande importância para o aquecimento da economia local. Em sua última edição, mais de 150 mil pessoas prestigiaram a feira no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde é realizada. A programação desse ano, que inclui shows, palestras, leilões, rodeio e cavalgada, acontece do dia 02 ao dia 10 de julho.  

Iniciada campanha de combate às drogas em Imperatriz

 


A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza campanha de combate às drogas para enfrentamento, tratamento e fortalecimento das redes de atendimento às pessoas com dependência química. Atividades iniciaram nesta segunda-feira, 13 de junho, com palestras nas escolas Raimundo Soares (Santa Rita) e Urbano Rocha (Nova Imperatriz).

Ações são promovidas pela Rede Municipal de Saúde Mental, por meio de equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – Girassol. A cidade de Imperatriz é referência no tratamento e combate aos diversos tipos de dependência química.

“Nossa Rede de Saúde Mental é referência em todo o estado. Realizamos atendimentos em crianças, adolescentes, adultos, e temos procurado, a cada dia, fortalecer a nossa rede, consequentemente ofertar um serviço melhor e mais acolhedor para pacientes e familiares. Recentemente a nossa gestão entregou a reforma do CAPS, uma conquista para os profissionais, mas principalmente para população que necessita desse atendimento”, revelou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Alberto Clezio, coordenador da Rede de Saúde Mental, dá detalhes sobre a programação. “Realizaremos ações preventivas visando alcançar jovens e adolescentes, promovendo discussões e momentos reflexivos, fomentando multiplicadores de informações. Além disso, será realizado seminário com a Rede Intersetorial para o fortalecimento das redes de atendimento das pessoas com dependência química, com oferta de material educativo”.

Outras atividades

14 e 15 de junho – palestras nas escolas Nascimento de Moraes (Bacuri) e Vespasiano Ramos (Vila Nova)

20 de junho – palestra na escola Governador Archer (Bacuri)

27 de junho – palestra no Colégio Militar e no Teatro Ferreira Gullar

30 de junho – 8h – Seminário “Dia mundial de combate às drogas: do enfrentamento ao tratamento, fortalecimento das redes de atendimento às pessoas com dependência química no município de Imperatriz (MA)” – na Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Atendimento

Se você observa que o consumo do álcool está afetando seu cotidiano, relacionamentos ou trabalho, vida acadêmica e afins, ou observa essas interferências em algum familiar ou amigo, procure ou indique o tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Girassol, que funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Unidade funciona 24h e atende todas as faixas etárias, em casos como transtornos causados pelo uso de álcool e outras drogas. O atendimento ambulatorial acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

SESI realiza Colônia de Férias com tema "Circo nas Férias", em Imperatriz


De 06 a 08 de julho, o espaço da escola SESI Imperatriz se transforma num lugar de diversão, arte e muitas brincadeiras com a Colônia de Férias, que neste ano traz como tema Circo nas Férias e durante os três dias promete animar o período das férias escolares. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 01 de julho no setor de Promoção da Saúde, no 3º andar do prédio do SESI localizado na rua Monte Castelo, s/nº- Mercadinho. 

A programação acontece das 7h30 às 11h30 com gincana, pinturas, cinema, dança, atividades na piscina, produção de brinquedos, lanche saudável, entre outras atividades. Podem participar crianças dos 4 a 12 anos. Para indústria o valor do investimento é de R$ 75,00 e R$ 90,00 para comunidade. A novidade deste ano, é a oficina de smile, brincadeira favorita da criançada atualmente, que literalmente, colocam a mão na massa para produzir a própria massa de modelar com cores e texturas diferentes. A brincadeira estimula a imaginação e habilidade sensorial das crianças por meio do reconhecimento de diferentes texturas, tamanhos e cores. 

Além disso, os pequenos ainda poderão levar seu smile de recordação. Os interessados nesta oficina devem pagar uma taxa de R$ 20,00 para custeio do material. As atividades serão realizadas no espaço da própria escola, ginásio, estacionamento, piscina e pátio, com uma variedade de circuitos para o divertimento das crianças. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (99) 99134-0195 ou (99) 99100-7660. “A nossa programação é voltada para além do entretenimento, uma vez que buscamos aliar diversão e aprendizado com o desenvolvimento das habilidades artísticas, imaginação, criatividade, entre outros”, declara a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.

Loja Potiguar Imperatriz fechada no Feriado de Corpus Christi (16/06)

 


A loja Potiguar Imperatriz, localizada no bairro Coco Grande estará fechada nessa quinta-feira (16), em virtude do feriado do Dia de Corpus Christi.


Mas volta a funcionar normalmente na sexta-feira (17), repleta de promoções da campanha Festival da Reforma e Construção.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...