sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Com proposta de ajudar necessitados, Campanha da Fraternidade é lançada em Imperatriz

Com objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se compadecer e ajudar as pessoas necessitadas e da crença de que a morte é vencida pela própria vida, foi lançada oficialmente nessa quarta-feira de cinzas (26), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2020.  
O tema da CF deste ano é "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema bíblico extraído de Lucas 10, 33-34: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" sendo que na Diocese de Imperatriz a abertura oficial será dia 1º de março, com Santas Missas em todas as paróquias. 
Durante a solenidade de lançamento, na manhã de ontem, no salão paroquial de Santa Cruz, no bairro Vila Lobão, o assessor geral da CF para a diocese, padre António Jose Sousa Carvalho disse que este ano o tema propõe uma reflexão desafiadora para os cristãos católicos. 
"Como Igreja de Imperatriz e como Igreja do Brasil estamos lançando a Campanha da Fraternidade que este ano vamos meditar sobre o bom Samaritano e um pouco sobre a vida de Irmã Dulce, seus atos e ações, uma vez que através de seus atos ela foi uma boa samaritana", disse o sacerdote. 
Durante os 40 dias da quaresma, que oficialmente inicia-se na quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica vai trabalhar o tema da campanha com grupos, movimentos e pastorais com ações como novenas, seminários e ações práticas. Dentre as ações práticas está prevista a participação da diocese numa audiência pública nas Câmaras de Vereadores de Imperatriz e Senador La Rocque.   
Outra novidade da campanha será a inclusão do tema durante a Semana Santa, nas Via Sacras. 
Padre Antonio José ressaltou que a campanha segue uma orientação do Papa Francisco que propõe aos católicos meditar, cada vez mais, sobre a experiência do acolhimento do próximo, o que ele chama de "Pastoral a acolhida verdadeira, que é do próprio Jesus Cristo e faz que com todas as ações de Jesus sejam efetivamente entre nós". 
O padre Eliézer Cézar de Paula, Vigário Geral da Catedral de Nossa Senhora de Fátima, ressaltou que a CF propõe anualmente aos fies católicos um gesto concreto a luz do tempo litúrgico da quaresma com objetivo de buscar políticas voltadas para a área social. 
"A Igreja entende que não pode existir uma fé dissociada do compromisso social, não posso viver uma fé teórica se essa fé não me leva a defesa da vida, a promoção da dignidade da pessoa humana e promoção da paz. Isso são compromissos sociais da igreja e é muito importante a participação dos féis nessa dinâmica da Campanha da Fraternidade", avaliou o padre Eliézer. Várias conquistas sociais, segundo ele, são frutos de ações como a CF como políticas de defesa de criança e adolescente e de idosos que tiveram o incentivo e profetismo da Igreja.
 
Abertura da CF 
Como na Campanha da Fraternidade do ano passado, a abertura deste ano será no dia 1º de março nas paróquias das microrregiões diocesanas, uma estratégia para abranger maior quantidade de fieis. 
Na região central de Imperatriz existem três microrregiões que são Leste, Norte e Centro.  Na catedral de Fátima, a celebração de abertura será às 19h de domingo (1º) pelo bispo, Dom Vilson Basso. (João Rodrigues)

Projetos apoiados pela Suzano beneficiaram mais de 10 mil pessoas em 2019

Por meio de projetos voltados à geração de renda, fomento à educação, valorização cultural e preservação ambiental, a Suzano direciona esforços para contribuir no crescimento sustentável das comunidades onde está presente. Em 2019, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.
Segundo Ana Pulito, Coordenadora Socioambiental da Suzano, o relacionamento com a comunidade permite a compreensão dos atributos, particularidades e as necessidades da região, o que dá origem à projetos consistentes e estruturantes. “Mantemos um diálogo aberto e constante com as partes envolvidas, sempre baseado na transparência. É esse processo de entender suas percepções e expectativas que nos indica por onde devemos ir. O nosso objetivo é desenvolver um trabalho relevante na esfera social e ambiental da comunidade”, reforça.
Conheça os principais projetos apoiados pela Suzano, que impactam positivamente a vida de centenas de pessoas.
Programa de Desenvolvimento Rural Territorial – Iniciativa que capacita agricultores e estimula o uso de tecnologias de cultivo de baixo custo e menor impacto ambiental, com base no conceito de agroecologia. O programa está presente em 11 comunidades, beneficiando mais de 400 famílias. Além Maranhão, em 2019, a iniciativa foi ampliada para os estados do Pará e Tocantins.
Projeto Extrativismo Sustentável – Beneficia mais de 200 famílias nas comunidades Olho D’Água, Coquelândia, São Félix, Petrolina, RESEX Ciriaco e KM 1700. Atua com foco no apoio e fortalecimento dos extrativistas de produtos florestais não madeireiros e resgate de práticas tradicionais, motivando a gestão, produção e comercialização de produtos diversos advindos principalmente do coco babaçu e açaí. Em 2019, iniciamos o Projeto Pindowa no qual foram promovidas mais de 1.000 horas em oficinas com o intuito de capacitar o grupo em artesanato. Como resultado, foram produzidos sabonetes artesanais, cestos de palha de babaçu, bolsas e outros itens com palha de buriti, flores com tecido em tingimento vegetal, entre outros expostos na 2° Mostra Matriz Brasileira, em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake.
Colmeias – Presente nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, a iniciativa tem como foco principal o fortalecimento da apicultura e o crescimento da cadeia apícula. Com ótima aceitação, beneficia atualmente 66 famílias de três comunidades diferentes.
Programa de Educação – Em 2019, foi implantado em Imperatriz a Parceria pela Valorização da Educação. A iniciativa tem como objetivocontribuir positivamente na aprendizagem de jovens e crianças da região, atuando como um apoio à gestão educacional, por meio de qualificação prática, e incentivo à mobilização social. A frente de mobilização busca maior participação da comunidade nas decisões e ações que têm impacto na aprendizagem dos alunos da rede de ensino municipal. Em 2019, o programa alcançou a marca de mais de 9 mil pessoas beneficiadas diretamente ou indiretamente. Desses 9 mil, mais de 900 pessoas foram envolvidas nas ações de mobilização social.
Educação Ambiental – Através de aulas e ações de sensibilização, implantamos o Escola de Heróis em oito escolas de oito municípios dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins em 2019. O ciclo de aprendizagem tem duração de três meses e aborda em seis módulos de aprendizagem diversos assuntos relacionados à preservação e melhoria do meio ambiente, da qualidade de vida, além de outros valores ligados à cultura e sustentabilidade. Foram 608 alunos envolvidos diretamente apenas em 2019.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Assessoria de Imprensa Suzano

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...