sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Programa da Suzano estimula voluntariado e protagonismo social, beneficiando 1.454 pessoas no Maranhão

Voluntariar promoveu ações educativas, ambientais e sociais, com envolvimento de 649 colaboradores neste ano   

A Suzano promove há mais de uma década o Programa Voluntariar, que vem inspirando colaboradores e familiares a se engajarem em ações de voluntariado e assumirem o protagonismo social. No Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a empresa celebra os bons resultados conquistados nas cidades onde atua. Na região de Imperatriz (MA), 1.454 pessoas foram beneficiadas neste ano em uma série ações, que contaram com a participação de 649 colaboradores voluntários.

“O voluntariado reforça nossos direcionadores de cultura, estimulando nossos colaboradores ao exercício da cidadania e transformação social para construção de um mundo melhor. Incentivamos colaboradores, prestadores de serviço e familiares a compartilharem seu tempo e talento, sendo gente que inspira e transforma de forma positiva na sociedade.  Essa troca de experiências é rica para todos e transforma também o clima organizacional, com o desenvolvimento de competências e habilidades de relacionamento, comunicação e planejamento, que se juntam ao empreendedorismo, liderança e visão global”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Um dos principais pilares do programa é a educação, em projetos como o Formare Aprendiz, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, que está em formação de sua 5ª turma em Imperatriz. Até o momento, o projeto já capacitou cerca de 78 jovens em situação de vulnerabilidade social no curso de Operador de Processo de Produção. Entre eles, 66% estão inseridos no mercado de trabalho, sendo 42 jovens na própria Suzano.

Wilson Bruno de Souza Nascimento faz parte desse grupo de jovens. Hoje com 22 anos, o estagiário da área de Manutenção de Confiabilidade na Unidade de Imperatriz fez parte da 4ª turma do Formare, em 2018. “Participar do Projeto Formare foi algo marcante na minha vida, pois dentre todos os  aprendizados que eu adquiri profissionalmente e que foram muito relevantes, eu destaco em especial a preocupação do Programa em formar pessoas não apenas para o trabalho, mas também seres humanos melhores, bem resolvidos, resilientes e compromissados com a construção de um futuro melhor.”, destacou.

O jovem, que está no 4° módulo do curso Técnico em Eletromecânica, conta que os conhecimentos adquiridos o ajudaram a conseguir a vaga de estágio na Unidade Imperatriz. “A minha vida mudou completamente, hoje carrego importantes ensinamentos trazidos de lá, e para aqueles que hoje participam do Projeto o que eu tenho a dizer é que vocês absorvam ao máximo e se dediquem completamente, sendo assim no final a colheita será de bons frutos.”.


Voluntariar

O Voluntariar é um programa que estimula e reconhece a prática de voluntariado em todas unidades da empresa. Até o momento, foram 7.869 pessoas beneficiadas por uma das mais de 20 iniciativas desenvolvidas da Suzano. São 2.225 colaboradores e familiares engajados e doando parte do seu tempo e conhecimento para melhorar a qualidade de vida da comunidade que os cercam.

Neste ano, o Voluntariar ampliou seu escopo com o Voluntariar em Ação, movimento colaborativo e solidário que conta com uma plataforma em que interessados no voluntariado podem se inscrever. Os colaboradores montam equipes e partem para a construção de um plano de ação com base nos direcionadores de cultura da Suzano. No final, entregam um relatório mostrando como cada equipe ajudou a transformar a sociedade.


Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de imprensa

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Ações de manutenção preventiva na rede elétrica são intensificadas no MA

Podas de árvores e lavagem de rede são algumas das ações realizadas

As ações de manutenção preventiva na rede de distribuição de energia elétrica são realizadas durante todo o ano, com o intuito de manter o bom desempenho do sistema elétrico. Nos últimos meses, a Equatorial Maranhão vem intensificando ainda mais estas ações, com o intuito de minimizar os impactos ocasionados no início do período chuvoso, e com isso aumentar a confiabilidade da rede elétrica.

Dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição e da salinidade; substituição de isoladores, implantação de espaçadores nos cabos da rede e podas de galhos de árvores.
Inspeções Técnicas - De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 6.137 inspeções técnicas nas subestações do Maranhão, linhas de transmissão e alimentadores do sistema de distribuição.  Estas inspeções nortearam as equipes de manutenção para que aproximadamente 25 mil serviços fossem realizados no sistema elétrico, além da troca preventiva de 272 transformadores para eliminar riscos de interrupção de energia.

Grande parte desses serviços são realizados com equipes de Linha Viva, que trabalham com as redes elétricas energizadas. Isso permite que as intervenções sejam realizadas sem que o fornecimento da energia elétrica seja desligado, o que contribui para que 99,8% do tempo os mais de 2,5 milhões de clientes tenham energia elétrica em seus imóveis.

Subestação Móvel: foram realizadas 34 manutenções complexas, com o uso de subestação móvel, em diversas cidades do Estado. Isso permite a realização de serviços mais pesados de manutenção em equipamentos de alta tensão, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia para a cidade.

Limpeza de Faixa e Poda de Árvores: as equipes realizaram também a limpeza de faixa (vegetação sob a rede elétrica) de mais de 23 km² de extensão em diversas redes e linhas de transmissão, além da poda de galhos de árvores em zonas rurais e urbanas, que somou 13.608 pontos podados, evitando que a vegetação toque na rede elétrica e ocasione interrupções de energia.

Lavagem de Rede: mais de 160 km de rede foram lavados para a retirada de salitre e demais sujeiras que acumulam na rede elétrica. Em média anualmente são lavadas 15 mil estruturas entre isoladores, chaves fusíveis e transformadores. Além da região metropolitana de São Luís, cidades como Barreirinhas, Tutóia e Humberto de Campos, que têm alto índice de salinidade, recebem esta ação de manutenção.
A Companhia realizou também a automatização de 351 equipamentos, que promove o monitoramento e agilidade na recuperação do sistema elétrico, caso haja alguma falha ou interrupção.
O investimento foi de mais de 15 milhões de reais só este ano, para as ações de manutenções preventivas e melhorias do sistema elétrico em todo o Maranhão. Para o Diretor de Operações Técnicas e Comerciais, Sérgio Mello, essas ações são muito importantes para a Companhia e para os clientes e alerta para a chegada do período chuvoso. “Estas ações fazem parte do calendário e da rotina da Companhia. Sempre trabalhamos com a manutenção preventiva para minimizarmos os transtornos que podem ocorrer na rede elétrica, principalmente com a chegada do período chuvoso”, alerta Sérgio Mello.
Assessoria de Imprensa Equatorial Energia

Mostra “Matriz Brasileira” realiza sua 2ª edição nesta sexta-feira

Com curadoria de Renato Imbroisi, evento no Complexo Aché Cultural
apresentará trabalhos de comunidades tradicionais apoiadas pela Suzano

A 2ª edição da mostra “Matriz Brasileira”, que leva para São Paulo produtos artesanais desenvolvidos por comunidades regionais de diferentes estados do Brasil, acontece nesta sexta-feira, 6 de dezembro, no Complexo Aché Cultural, em São Paulo. Aberta ao público, o evento ocorre das 11h às 20h. O desenvolvimento dos produtos tem a direção artística do designer Renato Imbroisi, que trabalha em parceria com a Suzano na promoção da cultura local em regiões onde a empresa possui operações.
O público que visitar o local poderá conhecer e adquirir bolsas, sacolas, toalhas de mesa, cangas, cadernos e itens de decoração desenvolvidos pelos programas Artesanato Indígena Ofayé, de Brasilândia (MS); Espírito das Águas, de Aracruz (ES); e Mãos que valem, de Jacareí e Jambeiro (SP). O Programa de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani, de Aracruz (ES), apresentará, além de acessórios pessoais e de decoração, produtos extraídos do projeto de meliponicultura: mel, pólen e cera. As Quebradeiras de coco babaçu, de Imperatriz (MA), mostrarão ao público o resultado do Extrativismo Sustentável transformado em sabonetes artesanais. Já o Projeto Cerâmica São Roque, de Cunha (SP), irá expor saleiros, vasos, esculturas, além de outras peças decorativas.“O desenvolvimento desses produtos visa respeitar e valorizar a cultura local, estimular o espírito criativo dos artesãos regionais e contribuir para a geração de renda dessas comunidades”, afirma Imbroisi, curador da exposição.
Entre os dias 7 e 22 de dezembro, os produtos desenvolvidos nos seis projetos apoiados pela Suzano serão oferecidos ao público na loja IT, instalada dentro do Instituto Tomie Ohtake. A renda obtida com a venda dos produtos será revertida para as comunidades envolvidas nos projetos.
O público que comparecer ao local no dia 6 de dezembro poderá acompanhar, além da exposição dos produtos, o lançamento do livro “Costuras e Histórias do Vale do Paraíba”, que traz um retrato do artesanato autoral do Vale da Paraíba (SP), e a exibição de vídeos sobre os projetos regionais.
“Essa é uma oportunidade para o público de São Paulo conhecer a riqueza cultural dessas regiões e, ao mesmo tempo, estimular a economia criativa, solidária e sustentável realizada por essas comunidades. São projetos que têm o objetivo de tornar o trabalho dos artesãos sustentável e símbolo da preservação de suas culturas”, afirma Fausto Camargo, Gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.

Serviço
Exposição Matriz Brasileira
Local: Complexo Aché Cultural – Loja IT
Rua Coropés, 88 - Pinheiros – São Paulo
Dia 6 de dezembro
Das 11h às 20h
Entrada franca

Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de imprensa

Oficina gratuita ensina como montar mesas especiais para o fim de ano

Evento foi ministrado pela especialista em mesa posta Viviane Moreira
 O fim de ano é uma época de festividades, marcadas por famílias reunidas ao redor de mesas. Pensando nisso, a loja Potiguar de Imperatriz, promoveu neste último sábado (30), uma oficina gratuita sobre mesa posta. O evento aconteceu sob comando da especialista do grupo Meseiras do Brasil, Viviane Moreira, e ofereceu diversas dicas para a montagem de mesas fim de ano e usando itens que já se tem em casa.
A profissional ressaltou que essa é uma oportunidade de desmistificar o conceito de mesa posta. “Muitas pessoas ainda acham que mesa posta é coisa de rico. Mas qualquer um, independente da classe social, pode fazer uma mesa posta, até mesmo com aquilo que já tem em casa”, explica a especialista.
Ela ainda esclarece que o curso ajuda a entender como combinar cores e acessórios para montar uma mesa harmônica. “Hoje, demonstramos o que é realmente a mesa posta e como ela consiste. Em relação à organização dos itens que vão à mesa, da composição de cores, não colocar objetos para mesa não ficar muito cheia e a escolha dos arranjos”, disse.
Durante o curso, Viviane Moreira esclareceu as dúvidas do público e demonstrou como montar a mesa para diversas ocasiões para de fim de ano, desde confraternizações mais informais como churrascos e reuniões durante o dia, quanto para jantares especiais.
Mesa posta para Natal – No próximo sábado (07), Viviane Moreira irá ministrar mais uma oficina na loja Potiguar de Imperatriz. A oficina irá ocorre a partir da 15h e dará dicas de como montar a mesa para as comemorações de natal.
Oficinas gratuitas – Os workshops, oficinas e minicursos gratuitos “Faça Você Mesmo” já fazem parte do calendário da loja Potiguar em Imperatriz. Sucesso de público, os eventos acontecem sempre na loja, localizada na entrada da Vila Cafeteira no bairro Côco Grande. Para saber mais sobre as próximas oficinas, basta acompanhar o Instagram oficial da loja, @potiguarhomecenter.
Assessoria de Imprensa Potiguar

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...