sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Em alusão ao mês da Consciência Negra, acadêmicos realizam Júri Simulado do caso “Os Cinco do Central Park”


Para gerar reflexões em referência ao mês da consciência negra, o curso de Direito da faculdade Facimp Wyden realizou na última terça-feira (26), no Plenário Leo Franklin da Câmara Municipal de Imperatriz, um Júri Simulado que uniu seus acadêmicos e também alunos do terceiro ano da rede pública, do Centro de Ensino Graça Aranha, para simularem o julgamento do polêmico caso “Os Cinco do Central Park”, um caso criminal que condenou injustamente cinco adolescentes negros por estupro no Central Park em New York, nos Estados Unidos, em 1989.
Iniciando as atividades, o caso foi apresentado a todos os presentes no Plenário e se encaminhou durante a tarde com a acusação e a defesa, simulando o julgamento do caso real, e, no final do Júri, foi feita uma atividade dinâmica sorteando sete estudantes do CE Graça Aranha entre todos os que assistiram a ação para comporem o conselho de sentença e decidirem o caso.
O Júri Simulado foi idealizado pelo curso de Direito da Facimp Wyden, através da professora Dinalva Maria Feitosa, junto ao coordenador do curso, Eduardo Hoff, que relataram a importância de atividades desse tipo para os acadêmicos terem uma experiência prática do que vão encarar na vida profissional.
O coordenador do curso, Eduardo Hoff, ainda acrescentou a motivação na escolha da temática do Júri Simulado, que retratou o caso de condenação de adolescentes negros nos EUA. “Essa temática foi levada em consideração, pensando no mês da consciência negra, justamente para gerar uma série de reflexões e conscientizar o público sobre o preconceito e racismo existente na sociedade”.
O caso “Cinco do Central Park”
No caso conhecido como "Os Cinco do Central Park", um grupo de adolescentes, quatro negros e um hispânico entre 14 e 16 anos, foram acusados injustamente de estuprar e deixar quase morta uma jovem que corria no Central Park de New York. O caso dominou as manchetes dos jornais há 30 anos, expondo a discriminação racial na região.
Eles foram absolvidos em 2002, depois que um estuprador em série confessou o crime. Posteriormente foi feito um acordo de indenização após um longo processo legal, com a Prefeitura de New York em 2014.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Agricultores de Buritirana recebem palestra sobre Energia Rural

Na manhã da última quarta-feira (27) a Equatorial Maranhão em parceria com o SEBRAE e a Secretaria de Agricultura de Buritirana promoveram um encontro com a cadeia produtiva do leite da região para receber a palestra Energia Rural, realizada na Câmara de Vereadores do município.

Na ocasião foi abordado sobre o benefício de irrigação onde os clientes tem a oportunidade de receber descontos em suas faturas de energia. Também foi falado sobre segurança com energia elétrica, economia e solucionadas muitas dúvidas dos pecuaristas presentes.

Para Ana Fontes, consultora de grandes clientes da Equatorial Maranhão, o encontro foi fundamental para o fortalecimento do relacionamento com os produtores rurais, “parcerias como estas beneficiam bastante a população local que aproveita esses momentos para tirarem dúvidas, receberem consultoria e absorverem muitas informações que são úteis no cotidiano desses agricultores, ressalta.

Quem esteve presente no evento pode perceber a proximidade da Equatorial Maranhão com seus clientes nesse novo momento, como ressalta a pecuarista Jaqueline Amancio. “Como grande entusiasta de mudanças positivas, acho que esse é o momento de olhar para o futuro e aproveitar oportunidades de fazer melhor a cada dia. Não tenho dúvidas que a Equatorial será uma grande parceira no desenvolvimento do agronegócio em Buritirana e região”.

Além do tema Energia Rural, foi apresentado ao público a novidade do ano, a atendente virtual Clara, que atende às solicitações de falta de energia, religação, segunda via de faturas e consulta de débitos. Outro tema abordado foi o Programa Tarifa Social de Energia que, inclusive já tem data marcada para o mutirão de cadastros na cidade, dia 17 deste mês.
Equatorial Maranhão, mais energia para um novo momento.
Assessoria de Imprensa

Curso gratuito ensina como montar mesa posta especial para o fim de ano

Evento terá dicas para decorar mesas com a expert Viviane Moreira, na Loja Potiguar

Em mais uma edição da série de minicursos gratuitos que o Grupo Potiguar promove em sua loja, no próximo sábado (30.11) acontece às 15h o curso “Faça Você Mesmo: Mesa Posta de Fim de Ano”, com muitas dicas e ideias de decoração com a expert Viviane Moreira, do grupo Meseiras do Brasil (@meseirasdobrasil).
Com a chegada do Natal e do Ano Novo, todos querem decorar a casa de forma especial para receber parentes e amigos para as celebrações. E as mesas, locais onde as famílias repartem as refeições, é portanto um ponto de destaque e que merece toda a atenção.
Vale ressaltar que, foi-se o tempo em que mesa festiva para o Natal era sinônimo de decoração em itens vermelho, verde e dourado. Hoje pode tudo e usa-se de tudo um pouco. A imaginação é o limite, e o bom gosto é um exercício que pode e deve ser praticado, como vai mostrar a renomada meseira Viviane Moreira. Ela que ministra cursos de decoração de mesas para diversos temas e eventos, garante que suas dicas são bem fáceis de assimilar.   
Para muitos, aprender a decorar mesas pode ser um hobby que vai agradar a família e amigos, uma vez que a ambientação de uma mesa valoriza qualquer refeição, por mais simples que seja. E é sempre um momento de comunhão, de união das pessoas que merece ser valorizado com um décor diferente e criativo. Mas, para muita gente, o que começou como um hobby, acabou virando uma atividade informal e bastante lucrativa. É grande a demanda pelo serviço de decorações especiais de mesa para aniversários, casamentos, chás e eventos corporativos.
E quem quiser aproveitar para, além de aprender a montar suas próprias mesas festivas, também renovar as peças para ambientar o lar, deve conferir as mais de 300 mega ofertas da promoção anual Black Week Potiguar, que acontece somente até o dia 01.12. A loja Potiguar, localizada na entrada da Vila Cafeteira no bairro Côco Grande, tem muitas opções para decoração, além do amplo mix de produtos para o lar e materiais de construção. Vale conferir.  
 Assessoria de Imprensa Grupo Potiguar

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Prefeitura inicia montagem da decoração natalina

Prédio da Prefeitura de Imperatriz recebe decoração especial de natal, vários outros pontos da cidade também estão sendo contemplados.
A ornamentação natalina começou a instalada no perímetro urbano da BR-010 (JK ao Conjunto Vitória); Praça da Cultura; prédio da Prefeitura; hospital Socorrinho; e igreja de Santa Cruz, Vila Lobão. Objetivo é proporcionar um natal inesquecível com vários pontos iluminado, reforçando o espírito natalino, a paz e a fraternidade entre todos os cidadãos de Imperatriz.
Trabalho de montagem das mangueiras luminosas de LED, árvores e enfeites são realizados pelos técnicos da Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra.
O prefeito Assis Ramos destacou que, a exemplo do ano passado, mais de 12 pontos estratégicos da cidade receberão este ano decoração especial de natal, visando embelezar o município para as festividades de natal e ano novo. “Os espaços contemplados com iluminação especial deixam a cidade mais alegre e bonita, além de atrair visitantes de vários estados e cidades da região”, disse.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, “a Prefeitura inicia as atividades natalinas com as instalações das decorações nas principais vias e espaços públicos da cidade, como a Praça da Cultura. É uma referência para todos que passam em frente à praça, recém revitalizada, e que ficam encantados com as luzes de natal e acabam parando para fazer um registro fotográfico”, observou.
Além de deixar a cidade bonita, a intenção da Prefeitura de Imperatriz é levar as famílias para as ruas e vivenciar esta importante festa cristã. “Outros pontos ainda estão sendo definidos para receber iluminação decorativa de natal, devendo ser concluído até o começo do mês”, finalizou.

Equatorial Maranhão: a melhor empresa para você trabalhar

A distribuidora é novamente a melhor empresa do Maranhão para se trabalhar e a melhor do setor de energia no Brasil pela Você S/A

O ano de 2019 marcou a Equatorial Maranhão em uma sequência de importantes e sucessivos destaques. A distribuidora é, pelo segundo ano consecutivo, a melhor empresa para você trabalhar no setor Energia, de acordo com o Guia 2019 da revista Você S/A – 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. E também, a Melhor empresa do Maranhão para trabalhar, segundo o ranking da Great Place to Work.
Guia 2019 da revista Você S/A – 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar
A Equatorial Maranhão concorreu entre as companhias de todo território nacional, nos aspectos de remuneração, oportunidades de carreira, liderança, parceiros e qualidade de vida e ficou em primeiro lugar na sua categoria.
O evento, que está na sua 23ª edição, foi realizado na semana passada, em São Paulo e, para receber a homenagem representando a empresa, estiveram presentes o Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas e o Gerente de Gente e Gestão Ytaquirate Soeiro. Há oito anos, a Equatorial Maranhão é reconhecida por meio da avaliação de seus colaboradores, como uma das melhores empresas em práticas de gestão de pessoas, além da criação de excelentes condições de trabalho, boas práticas de sustentabilidade, clima organizacional, qualidade de vida, benefícios internos e também para a sociedade maranhense.

Os vencedores deste ano foram escolhidos após uma pesquisa, que é considerada uma das mais criteriosas em clima organizacional no Brasil, realizada entre cerca de 500 empresas em todo o país, baseada em 12 diferentes categorias. Repórteres especializados percorreram o território nacional para entrevistar colaboradores e verificar, por meio de pontuação, como eram avaliadas as suas empregadoras.

“Ser considerada a “Melhor Empresa para Você Trabalhar” no Brasil é um reconhecimento significativo e muito difícil de ser alcançado, pois a pesquisa mede o nível de confiança dos colaboradores em várias dimensões, que são comparadas com diversas empresas do mesmo setor de atuação. Além da dificuldade de alcançar tal conquista, é um grande desafio se manter com o título de campeã por 2 anos consecutivos, como é o caso da Equatorial Maranhão. Isso reforça o nível de comprometimento da empresa com seus colaboradores, o que é um grande diferencial da distribuidora”, celebra o presidente da Equatorial Energia Maranhão, Augusto Dantas.

Além da Equatorial Maranhão, a Celpa (distribuidora de energia do Pará) – que pertence ao Grupo Equatorial Energia - também está no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, ocupando o segundo lugar no setor de energia. O Grupo Equatorial está presente entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar desde 2012, quando entrou no ranking pela primeira vez. “Esse é o reconhecimento de um modelo de gestão e de uma cultura organizacional sólida, que é referência no setor elétrico brasileiro. Ver nossas distribuidoras mais antigas serem novamente premiadas é a prova de que estamos no caminho certo e que precisamos sempre nos aprimorar”, comemora o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda.
De acordo com a Diretora Corporativa de Gente e Gestão da Equatorial Energia, Carla Medrado, o prêmio é reflexo da confiança dos colaboradores no modelo de gestão de pessoas do Grupo, que vem se aprimorando ao longo dos anos. “Estamos muito orgulhosos com mais essa conquista, que não é só das duas distribuidoras, mas de todo o Grupo, que vem vivendo um processo de expansão sem perder sua identidade, prezando pela transparência e pela credibilidade”, afirma Carla Medrado.
Great Place to Work – Revista Época
A Equatorial Maranhão ficou novamente como 1ª empresa no ranking da Great Place to Work – Maranhão.  A premiação, referente ao ano de 2018, está na sua sexta edição e trouxe a Companhia como a Melhor Empresa para Trabalhar no Maranhão.
O principal objetivo das listas é divulgar os bons exemplos e estimular outras empresas a melhorar seu ambiente de trabalho. É uma forma de chamar a atenção da sociedade sobre o quanto é importante um bom ambiente de trabalho.
MODELO DE GESTÃO PREMIADO – Além da Equatorial Maranhão e da Celpa, no Pará, o Grupo Equatorial Energia também é responsável pela gestão Equatorial Piauí e Equatorial Alagoas. E o modelo de gestão adotado pela Equatorial fez com que a Equatorial Maranhão e a Celpa continuassem no ranking elaborado pela Você S/A. E assim como no ano passado, as duas distribuidoras ganharam posição de destaque.
O Grupo Equatorial Energia consolidou-se no cenário brasileiro como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados. O Grupo possui forte atuação no setor elétrico nos segmentos de distribuição, transmissão, geração e comercialização, além de também estar presente na área de telecomunicações e serviços.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Imperatriz Riversides: Time feminino de futebol americano busca popularizar o esporte na cidade


O futebol americano cresce cada vez mais no Maranhão, e na cidade, o Imperatriz Riversides, time que já disputou dois estaduais da modalidade futebol americano com bandeira (inclusive ficando com o vice-campeonato) no masculino, expande sua franquia e agora também conta com treinos voltados para o time feminino, com o objetivo de consolidarem o elenco e logo mais disputar competições na região.
A equipe feminina do Riversides conta com 10 meninas no momento e pretende contar com uma quantidade de praticantes ainda maior e suficiente para disputarem os campeonatos de futebol americano feminino da região, visto que no estado já temos um time feminino, trata-se do Águia Team de São Luís e vários outros nos estados vizinhos.
Duas meninas dos Riversides, Maria Luísa e Ana Flávia, inclusive, já tiveram uma experiência de jogo num amistoso na capital, que envolveu o time A contra o time B do Águias Team de São Luís, dentro da programação do 2° Campeonato Maranhense de Futebol Americano/Flag. O jogo ficou 6 a 0, e a pontuação foi obtida através de uma pick six (interceptação retornada para touchdown) da jogadora imperatrizense, Ana Flávia.
A atleta, Ana Flávia, é uma das mais experientes do atual elenco feminino e explica suas motivações para a pratica do esporte e sobre a experiência que teve recentemente num amistoso na capital do estado. “Conheci o esporte através do meu irmão que já jogava no time, e recentemente tive uma experiência de jogo que foi bastante animadora, Hoje, buscamos engrandecer o futebol americano feminino em Imperatriz para futuramente representar a cidade nas competições”.
“Queremos que o futebol americano seja grande na cidade e o crescimento passa pela oportunidade de todos conhecerem e praticarem o esporte, visto que no masculino a modalidade deu certo e vendo o interesse de meninas em fazer parte do treinamento, agora a expectativa é que tenhamos elenco e o time feminino em breve represente a cidade nas competições”, apontou Tayã Santana, diretor do Imperatriz Riversides, sobre os objetivos e o crescimento do time feminino na região.
O futebol americano de bandeira/Flag Football é uma modalidade que evita o contato tradicional do esporte, tornando a prática bem mais simples e as interessadas em fazer parte do time podem entrar em contato com a equipe através das redes sociais do Imperatriz Riversides Feminino ou do contato 99157-6993 para saber detalhes sobre data, local e horário dos treinamentos. O pratica do esporte é totalmente gratuita.


segunda-feira, 25 de novembro de 2019

REVISTA ESTRELAS 20 ANOS DE SUCESSO!

A COLUNISTA MARIA LEÔNIA COMEMORA 2 DÉCADAS DA REVISTA EM NOITE DE FESTA COM HOMENAGENS EM IMPERATRIZ - MA
SOBRE A FESTA
O próximo dia 29 será para celebrar os 20 anos da Revista Estrelas, em noite de homenagens. Na oportunidade, Maria Leônia – diretora- chefe da Revista Estrelas receberá seus convidados e parceiros deste noticioso, no Esplendor Eventos, em Imperatriz - MA.
Tudo está sendo preparado com o maior rigor, para que esta noite seja marcada pela melhor atmosfera pelas duas décadas da revista que marca a história da sociedade maranhense.
Além de comemorar sua própria história, a revista tem a honra de homenagear 15 personalidades que fizeram e fazem parte da história da Estrelas e que também marcaram a história da sociedade maranhense.
O noticioso ao longo de 20 anos, cativou seus leitores com coberturas de eventos, reportagens especiais, entre elas, moda, gastronomia, política e muitos outros assuntos. O layout foi sendo atualizado com o passar dos anos; hoje acompanhando as tendências conta com uma versão digital, além da versão impressa com mais de 60 edições.
A noite festiva vai reunir a sociedade do Maranhão no dia 29 de novembro de 2019, no Esplendor Eventos, em Imperatriz -MA.
SOBRE A REVISTA
A colunista social Maria Leônia, precursora da crônica social em Imperatriz e Região Tocantina, já realizando eventos sociais durante anos, entre eles o Almoço com as Estrelas – evento que sempre traz uma presença global para almoçar com as mulheres da sociedade – no sentido de badalar a sociedade imperatrizense, decidiu em março de 1999, na VIII edição do citado evento, lançar na época o JORNAL DAS ESTRELAS.
Ela que já escrevia uma coluna no Jornal O Estado do Maranhão, sentia a carência em haver um noticioso impresso nos moldes das revistas nacionais de maior projeção à exemplo da CARAS e outras um formato especial de promover o público maranhense, especialmente, Imperatriz – segunda maior cidade do Estado que sempre viveu o seu arrojo maior, através do desenvolvimento socioeconômico e por conseguinte uma maior projeção dos eventos sociais em suas várias ordens.
Ao longo das primeiras edições, e já vivendo os bons resultados, não mais Jornal das Estrelas e sim, REVISTA ESTRELAS, com excelente receptividade do grande público, não só de Imperatriz, como da capital São Luís e outras cidades, inclusive, de fora do país, uma vez que Imperatriz, sempre teve alguns de seus filhos residindo por outros países, e viram na Estrelas, a possibilidade de divulgar os seus feitos.
Ao longo desses 20 anos, sempre inovando com seus variados assuntos, como: política, moda, saúde, direito, gastronomia, eventos sociais e muitos outros, a Estrelas sempre teve o seu público cativo, em que seu maior objetivo sempre foi informar o leitor, com ética.
 A Estrelas, ao longo dessas duas décadas inovou com capa dupla e layouts da sua marca ESTRELAS – nome este, originado em função do evento maior que é o Almoço com as Estrelas.
Foram inúmeros os parceiros e colaboradores que viveram na prática a agitação de uma redação de revista, preocupados com qualidade e prazo.
Assessoria de imprensa

Programa Parceria pela Valorização da Educação – PVE celebra o encerramento do ciclo formativo 2019 em Imperatriz

A
 iniciativa é uma parceria do Instituto Votorantim e da Suzano
Com o objetivo de incentivar e apoiar a melhoria da qualidade da educação pública, o PVE atua em duas frentes, qualificação da gestão educacional e escolar, e engajamento de pessoas comuns nas práticas que impulsionem os resultados positivos dentro das escolas através de ações sóciopedagógicas nas comunidades. 
Destaca-se que a mobilização social nas comunidades, a qualificação das práticas de gestão educacional e escolar por meio do Programa Parceria pela Valorização da Educação – PVE, apoiado pela Suzano, seguramente alcançaram resultados que refletirão nas avaliações da rede de ensino, e para comemorar essas conquistas, aconteceu hoje, 25/11, no Palácio do Comércio, a exposição das boas práticas realizadas durante o ano e a celebração do fechamento das atividades do ciclo formativo 2019.
Durante o ano, 15 escolas foram escolhidas para desenvolver a metodologia do PVE como projeto piloto, beneficiando mais de 7.541 alunos da rede pública neste primeiro momento. A metodologia aplicada é dividida em quatro ciclos de formação, conta com auxílio de profissionais para otimizar os processos educacionais e alcançar a melhoria na qualidade do ensino, direcionado a gestores escolar, técnicos da secretaria municipal de educação, Jovens e lideranças das comunidades locais.
Para a Coordenadora do Desenvolvimento Social da Suzano – UN MA, Ana Paula Pulito Silva, o programa é um importante parceiro da educação que veio impulsionar a região. “O PVE atua em parcerias, qualificando a gestão Educacional e Escolar, provocando e apoiando os munícipes (lideranças comunitárias) para que possam somar em iniciativas que venham melhorar a qualidade no ensino dos nossos alunos, criando uma rotina de ações sociopedagógicas e culturais nas comunidades, sensibilizando e fortalecendo o trabalho de voluntariado”, disse.
Em 2019, foram realizadas diversas ações nas comunidades onde as escolas estão situadas, como destaque tivemos “PVE e o Cordel Encantado”, que além de incentivar a leitura e produção textual, auxiliaram no resgate cultural da literatura de cordel, com participação direta de mais de 60 jovens no evento. O “Dia da Educação pela Vida”, voltado para a sensibilização da comunidade com relação à depressão e o suicídio, bem como a “Feira de Profissões” que despertou nos alunos do povoado de Coquelândia e São Felix o interesse em se dedicar aos estudos para escolher uma futura carreira.
O PVE promove ações de articulação e mobilização de públicos internos e externos, visando contribuir para a qualificação da educação pública em municípios em que empresas parceiras e a Suzano atuam. Atualmente, o trabalho ocorre em 101 municípios em todo o País, sendo imperatriz a primeira cidade do Estado do Maranhão, destacando o interesse da Suzano em ampliação já para 2020 pois acredita que a educação formal é a base do desenvolvimento social e econômico do País.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...