quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Equatorial Maranhão realiza sorteio para a troca de 100 geladeiras gratuitas na cidade de Imperatriz

 


Nesta quinta-feira (23), a Equatorial Maranhão realizará o sorteio para a troca de 100 geladeiras gratuitas na cidade de Imperatriz, na Quadra Recanto Universitário, localizado na Avenida Itaipu, no Bairro Recanto Universitário, por volta das 15h. A cerimônia de entrega será na sexta-feira (24), às 8h, no mesmo local. 

A troca do eletrodoméstico faz parte do programa de eficiência energética E+ Geladeira Nova, que tem como objetivo oportunizar aos clientes de baixa renda a troca de uma geladeira antiga, que consome muita energia, por um modelo novo, mais eficiente. Além disso, a Equatorial Maranhão também está promovendo a troca de até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas novas de LED (é preciso levar as lâmpadas antigas), além do cadastro da Tarifa Social Baixa Renda (Programa que dá descontos de até 65% na conta de energia), negociações de débitos e atualização cadastral.  

  

A ação é destinada para os moradores de Imperatriz que estão com a conta de energia em dia e que tenham uma geladeira velha em funcionamento, para realização da troca, caso seja sorteado. 

 

O Assistente Comercial da Equatorial Maranhão, Lauro Nascimento, reflete a importância dos clientes em concorrerem aos refrigeradores. “Estamos felizes com esse momento, já conseguimos alcançar um número expressivo de beneficiados para o cadastro. É uma iniciativa muito importante porque impacta diretamente na conta de energia de famílias que possuem um eletrodoméstico precário, com um motor que requer mais energia. Uma geladeira nova pode representar em torno de 30% a 40% de economia na sua conta de energia”, finaliza.    

Suzano implanta sistema que detecta sinais de cansaço em motoristas



Visando aumentar a segurança nas operações no transporte florestal, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início à implantação de um sistema que detecta sinais de cansaço e outros desvios de atenção em motoristas que atuam no transporte de madeira no estado do Maranhão.  

As Câmeras de Fadiga, como são chamadas, são instaladas dentro das cabines dos caminhões e contam com sensores capazes de captar, em tempo real, sinais de cansaço, sonolência, uso de celulares e outras distrações. O sistema conta com duas câmeras, uma focada no rosto dos(as) motoristas e outra no teto, proporcionando uma visão geral de dentro do veículo. Detectado o sinal de cansaço – por exemplo, uma piscada de olho mais prolongada ou mais de um bocejo por minuto -, o(a) motorista recebe um alerta sonoro e a Central de Logística Florestal da Suzano, que monitora a frota do transporte de madeira 24 horas por dia, é informada imediatamente sobre o ocorrido.  

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Creare Sistemas, empresa de soluções de telemetria avançada e videomonitoramento, que ajuda a Suzano a monitorar os veículos 24 horas por dia. Caso seja detectado qualquer desvio de atenção, sinal de cansaço, uso de celular, falta de cinto de segurança, entre outros, a Central de inteligência em monitoramento da Logística Florestal entra em contato com o(a) motorista, pelo sistema, para interromper o comportamento inadequado. Em caso de fadiga, ele ou ela é orientado(a) a procurar um local seguro para estacionar o veículo e descansar ou procurar uma das Salas de Estimulação contra o Sono da empresa.  

“O processo de instalação das câmeras de fadiga na UNF-MA, começou em outubro de 2020 e hoje o sistema já está presente em 92% da frota de caminhões que atuam na logística florestal da Suzano no Estado do Maranhão. A meta de atingir 100% das frotas monitoradas será alcançada ainda no mês de setembro de 2021. Para isso, a companhia está trabalhando em parceria com as empresas do transporte de madeira, especialmente as de pequeno porte, com a aquisição e manutenção dos equipamentos”, explica o Gerente de Logística Florestal da Suzano no Maranhão, Gustavo Vianna Henning. 

Além das câmeras internas, o sistema também conta com uma câmera externa, instalada na parte frontal dos caminhões. Os equipamentos possibilitam, por exemplo, o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central, caso o veículo invada a pista contrária, além de inibir roubos de cargas. 

Salas de Estimulação contra o Sono 

Uma estratégia adotada pela Suzano, para auxiliar os(as) motoristas(as) que apresentam sinais de fadiga, são as Salas de Estimulação contra o Sono. Em funcionamento desde o segundo semestre de 2020, as salas são estruturas móveis (containers) montadas com uma série de equipamentos que estimulam o foco na atenção e despertam a concentração do(a) colaborador(a). Para isso, elas contam com profissionais treinados que auxiliam os(as) motoristas em exercícios de alongamento, estimulação na bicicleta ergométrica com iluminação apropriada, uso de óculos especial para aumentar a atenção, entre outras medidas. Os condutores e condutoras ainda passam por uma triagem, com aferição de pressão arterial e teste de reflexos.  

Segundo Gustavo, as salas de estimulação proporcionam um momento de lazer, descanso, descontração, conscientização, segurança e bem-estar para os(as) motoristas do transporte de madeira. “Somente em 2021, foram realizados 23 mil atendimentos preventivos (equivalentes a 80 atendimentos por dia) e destes, 75 motoristas foram convidados(as) a não seguir viagem por estarem em condições de cansaço ou fadiga, pressão arterial alterada, entre outros. Ou seja, 75 potenciais acidentes foram evitados. Garantir segurança para nossas equipes e para os demais usuários das rodovias faz parte do nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore e contar com os motoristas atentos(as), sem sinais de fadiga, significa reduzir, e muito, os riscos de acidentes nas estradas”.  

Sobre a Suzano 


Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

 

Sobre a Creare Sistemas  

A Creare Sistemas é uma empresa brasileira dedicada ao fornecimento de soluções inovadoras de telemetria avançada e videomonitoramento para a gestão de ativos móveis e automação de processos logísticos e industriais. Em 2019 a empresa criou a GoAwake, unidade de negócios voltada para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para prevenção de acidentes por sonolência e distração. Com atuação no mercado nacional e internacional, a Creare e a GoAwake possuem uma equipe de engenharia preparada para desenvolver soluções customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente, contribuindo para o aumento da produtividade e segurança das operações. 

 

 

Assessoria de Imprensa da Suzano 

Aulas de Educação Física voltam a ser práticas nas escolas de Imperatriz


 

IMPERATRIZ - Mais de 30 professores de Educação Física, da rede municipal de ensino, participaram nesta terça-feira (21) de formação sobre o retorno das aulas presenciais da disciplina, tanto teóricas como práticas. Encontro ocorreu na Universidade aberta do Brasil (UAB).

Com orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as aulas teóricas seguirão o formato geral referente ao funcionamento das aulas teóricas com modelo híbrido.  

Já as aulas práticas ocorrerão sob as orientações e cuidados dos protocolos de saúde. A prática esportiva será com higienização dos materiais coletivos e individuais, planejamento dos tipos de atividades que poderão ser realizadas; tendo como estratégias aulas com esforço moderado, que proporcionem o distanciamento e cuidados com a quantidade de alunos. 

Sandro Medeiros, coordenador do Departamento de Educação Física da Semed, explicou que também foi enfatizado a importância do acolhimento dos alunos. “Teremos muitos alunos que precisarão da nossa atenção. A aula prática vem para contribuir na diminuição e melhoria nas questões biológicas e socioafetivas”.

Do mesmo modo das outras disciplinas, as aulas de Educação Física terão o suporte da TV Educaitz nas atividades teóricas e práticas.

Governo do Estado consolida chegada da primeira fecularia do MA



Mais de 900 agricultores familiares cadastrados e quase 18 mil toneladas de mandioca compradas da agricultura familiar. Estes são alguns dos números que refletem o impacto da cerveja Magnífica, que utiliza mandioca produzida dentro do Estado e é fruto de parceria entre a Ambev e o Governo do Maranhão, por intermédio da secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc).

As tratativas para a produção de uma cerveja tipicamente maranhense estavam sendo realizadas desde 2015, e resultaram não só na compra da mandioca maranhense, mas em contrapartidas sociais (como a aquisição de ambulâncias para a rede pública), realizadas por intermédio da Seinc.

Fomentando a agricultura local e contribuindo com o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas no Maranhão, a cerveja Magnífica foi lançada em 2018, utilizando inicialmente a mandioca produzida por agricultores familiares do Tabuleiro de São Bernardo, no Baixo Parnaíba.

“A produção da cerveja estabeleceu a ampliação de investimentos da Ambev no Estado e, também, a expansão da produção de mandioca por meio da venda do produto, promovendo a verticalização desta cadeia produtiva, atraindo fecularias e fomentando a agricultura local”, analisou o secretário da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo.

Desde 2019, foram cadastrados 973 agricultores familiares em 64 municípios maranhenses e mais de 50 cidades envolvidas na compra da mandioca. No total, foram 17.991 toneladas de mandioca compradas da agricultura familiar: em maio deste ano, por exemplo, mais de 150 toneladas de mandioca foram destinadas à produção da cerveja – o produto é oriundo do povoado Fala Cantando, do município de Bacabal, e teve compra articulada pela Seinc como parte do compromisso firmado pela Ambev de adquirir mandioca de produtores maranhenses. 

No total, são, pelo menos, 14.595 maranhenses beneficiados pelo projeto. Já dos municípios do Programa MAIS IDH, 12 municípios foram contemplados com aquisição de mandioca produzida pela agricultura familiar local, gerando renda para a população.

No primeiro semestre de 2021, a cerveja Magnífica contou com experimentos de projeto de pesquisa e transferência de tecnologia, realizados pela Embrapa Cocais, para manejo, mecanização e cooperativismo e desenvolvimento de cultivares de mandioca, matéria–prima da Magnífica. O estudo, parceria entre Embrapa Cocais e Ambev, visa adquirir recomendação de duas ou três variedades com alta produtividade de raízes e de teor de amido em diferentes condições para investir na melhoria da qualidade da cerveja.

Primeira fecularia do Maranhão

Demanda histórica em território maranhense, o Governo do Maranhão, via Seinc, lançará, nesta sexta-feira (24), a Pedra Fundamental, assim como realizará a assinatura do termo de compromisso da implantação da primeira fecularia do Estado, a CIBUS, que será instalada no munícipio de Humberto de Campos. O lançamento da Pedra Fundamental ocorrerá às 10h, na Fazenda Santa Rosa, H.C, localizada na BR 402, no KM 99, no Povoado Prata (na estrada vicinal sentido Povoado Serraria).

Com produção de fécula de mandioca e ração animal, a instalação industrial terá um investimento inicial de R$ 10 milhões – com previsão de alcance de R$ 22 milhões nos anos seguintes. A primeira etapa tem conclusão prevista para o mês de outubro de 2022 e será exclusivamente dedicada à produção de fécula para Ambev (Cerveja Magnífica).

Para o secretário Simplício Araújo, a implantação da fecularia atende um pedido antigo de produtores e consumidores maranhenses, após a crescente produção de mandioca no Maranhão, em virtude dos trabalhos realizados nesta cadeia produtiva desde 2015, pelo governador Flávio Dino.

“A demanda por produtos alimentícios da cadeia da mandioca tem aumentado em todo o país. E no Maranhão não foi diferente. Em junho deste ano, por exemplo, a mandioca no Estado apresentou crescimento de 7,4% em sua estimativa de produção, alcançando 443 mil de toneladas. É mais uma prova de como a Magnífica, cerveja maranhense que já foi destaque internacionalmente, tem aquecido o mercado no Estado”, acrescentou Simplício Araújo.

Com a fecularia de mandioca em Humberto de Campos, serão ofertados contratos de 20 mil toneladas de mandioca para o plantio da safra 2023, que inicia em janeiro de 2022. Os contratos possuem garantia de comercialização antecipada (no momento do plantio) e será ainda oferecido transferência de tecnologia agrícola para melhoria de produtividade.

A previsão é de geração de 50 empregos diretos e mais de 300 empregos indiretos no campo. “A previsão é de alcançarmos até 2.500 empregos indiretos quando a contratação alcançar 150 mil toneladas, com projeção para 10 anos. Este é um dos maiores objetivos do Governo do Maranhão: investir em geração de emprego e renda por todo o território maranhense”, ressaltou o secretário.

As instalações industriais da fecularia contam com galpão de produção, estoque de produtos acabados, guarita, refeitório, escritório, galpão de insumos agrícolas, garagem e laboratório de análises. O projeto contará, também, com a recria e a engorda de gado.

Flávio Dino entrega ambulâncias e reforça a saúde nos municípios


 

O Governo do Estado contemplou mais cidades maranhense com novas ambulâncias. Os veículos são equipados e com itens de segurança para mais segurança e conforto da equipe e pacientes. As ambulâncias vão reforçar o transporte nas unidades de saúde. A medida é mais uma ação do Governo reforçando a parceria com os municípios. A solenidade de entrega, conduzida pelo governador Flávio Dino, ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), no Palácio do Leões.

“Entregamos as ambulâncias por acreditarmos na colaboração entre os entes que compõem a federação. O Governo promove investimentos em sua própria rede estadual, e além do que nos cabe, nos preocupamos em auxiliar os municípios. Já adquirimos mais, pois sabemos que veículos destes salvam vidas todos os dias, no Maranhão e por isso, têm grande importância”, pontuou o governador Flávio Dino. 

O vice-governador Carlos Brandão citou que é um reforço da parceria Governo e Município na saúde. “Reestruturamos a saúde, construímos vários hospitais macrorregionais, que fazem atendimento de média e alta complexidade, enquanto o município atende na Atenção Básica. Cabe a nós fazer essa parceria, distribuindo essas ambulâncias para salvar vidas. Levar os pacientes dos municípios às unidades macrorregionais e com isso, promover um conjunto de ações na saúde, melhorando vidas”, frisou Brandão.  

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, pontua que o programa de entrega de ambulâncias do Governo é permanente e reforça o trabalho da gestão na melhoria da saúde na rede estadual e municipal. 

“Estamos fazendo a requalificação do transporte sanitário do Estado. É a maior entrega de ambulâncias da nossa história ao longo do tempo, beneficiando os municípios. Esse transporte, feito de forma segura, adequada e obedecendo normas da Vigilância, é um ganho para a sociedade e beneficia todo o Maranhão”, avaliou. 

Loja Potiguar em Imperatriz sedia Feira Cidadã nos dias 24 e 25 de setembro



Nos dias 24 e 25 de setembro, próxima sexta e sábado, acontece no hall de entrada da loja Potiguar Imperatriz a Feira Cidadã, reunindo diversos artesãos da região, que estarão exibindo e comercializando seus trabalhos. 

  

O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Imperatriz em parceria com a Potiguar, e acontece das 8h às 17h, sendo aberto ao público na entrada da loja situada no bairro Coco (BR – 010, Km 252) na entrada da Vila Cafeteira. 

  

Segundo Adriano Pestana, Diretor Comercial do Grupo Potiguar, apoiar esse evento faz parte da missão social da empresa: 

  

“O Grupo Potiguar sempre incentivou a arte e a cultura, assim como a economia criativa. Apoiar os artesãos e artesãs da região é uma grande satisfação. Estamos felizes em ceder o espaço para que eles comercializem seus produtos na Feira Cidadã, gerando renda para esses artistas da terra. Convidamos todos para visitar a Feira”, declarou Adriano Pestana. 

Atenção Básica realiza campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças



Foi iniciada esta semana, nas Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, uma campanha de arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado de conservação. Arrecadação vai até o dia 06 de outubro e os brinquedos recebidos serão distribuídos dia 08, em Ação Solidária no Cras Bom Jesus.

“Estamos com esta campanha para realizar uma grande ação solidária na semana do dia 12, levando alegria e diversão para as crianças do bairro Bom Jesus, Residencial Dom Afonso Felipe Gregory, e região de abrangência daquele Cras” – informou a coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Rodrigues, que está à frente da campanha. 

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica a importância da ação. “Muitas famílias vivem em situação de vulnerabilidade social e, com a pandemia, estão sentindo ainda mais os impactos econômico, familiar e emocional. Por isso, estamos incentivando essa arrecadação de brinquedos, para que as nossas crianças tenham um 12 de outubro especial, com esperança de um futuro melhor. Contamos com a ajuda da comunidade, para fazermos uma grande ação e tornar o dia das crianças mais alegre”. 

Interessados podem doar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção do Departamento de Atenção Básica (Avenida Getúlio Vargas entre Pernambuco e Alagoas - Centro), na Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Dorgival Pinheiro, entre Coriolano e Simplício Moreira - Centro) e nas Unidades Básicas de Saúde:

Maria das Graças Viana Silva (Cafeteira), Vila Lobão, Redenção 2, Parque Amazonas, Beira Rio, Milton Lopes, Caema, Bacuri, Ana Daves Neta Silva Sousa (Parque do Buriti), São Salvador, Itamar Guará, Santa Lúcia, Nova Vitória, Alvorada e Vilinha, Vila Nova, Vila Fiquene, Ayrton Sena, Sanharol, Santa Rita, Vila Macedo, Nova Imperatriz, Três Poderes, Planalto, São José, Boca da Mata, Santa Inês, Bom Sucesso, Bom Jesus e Camaçari.

Para mais informações, dúvidas ou solicitar retirada de brinquedos (em caso de grandes volumes) entrar em contato no telefone: (99) 8185-1045.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...