quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Moradores desalojados protestam por causa de alagamento em residencial de Imperatriz

 


Em Imperatriz uma das áreas atingidas pela cheia do rio Tocantins é o residencial Colina Park, que fica às margens da BR-010. No local, cerca de 200 moradores tiveram que deixar as casas por causa da enchente do rio.

Com o desalojamento, os moradores iniciaram um protesto no início da manhã desta quarta (12), reclamando do descaso da empresa responsável pelo loteamento. Populares fecharam a pista central da BR-010, ateando fogo em pneus. Com o protesto, o trânsito ficou lento no local.

A população reclama que, no loteamento, o nível da água subiu tanto, que os moradores perderam diversos móveis.

“Perdemos o sofá, perdemos cama, roupa, tudo de dentro de uma casa. Só não perdi mais coisa porque o Corpo de Bombeiros veio e me alertou para tirar o que desse para tirar. Aí a gente veio ontem (10), antes da água subir e tiramos tudo o que deu para tirar, um armário e uma cama e as roupas que já estavam molhada. Mas as roupas já não prestam mais, porque estão com água de fossa, pois misturou tudo”, relata a cozinheira Eliane.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi ao local e conseguiu liberar a via.

Por meio de nota, a empresa Casa e Terra Empreendimentos Imobiliários, responsável pelos loteamentos Colina Park em Imperatriz, afirmou que "a empresa está presente em auxílio à sua clientela desde os primeiros momentos, disponibilizando ajuda logística por meio de caminhões, barcos e equipes de apoio para auxiliar no socorro e transportes de bens".

A Casa e Terra disse, ainda, que "entende que a situação de cheias enfrentadas em vários estados brasileiros é grave, não sendo diferente na cidade de Imperatriz e São Miguel, o que levou a decretação do estado de emergência , dessa forma, não medirá esforços para buscar soluções para o bem-estar dos seus clientes".

Ainda segundo a empresa, "buscando manter a transparência em suas ações a empresa montou uma central de atendimento para prestar esclarecimentos e manter uma linha direta de informações com todos os atingidos. Os clientes atingidos poderão fazer contato pelo seguinte telefone 61/WhatsApp: 61 99848-8459".

Situação dos rios

Em Imperatriz, o nível do rio Tocantins ficou estável, nessa terça (11), na marca de 9,80 metros, aproximadamente três metros acima da cota de inundação. No município, 244 famílias estão desabrigadas ou desalojadas.

Prefeitura realiza parceria com o Consórcio Ceste para assistência as famílias desalojadas pela cheia do Tocantins

 


Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec) faz parceria com o Consórcio Estreito Energia (Ceste), para auxiliar famílias desabrigadas pela cheia do Rio Tocantins.  Cestas básicas, água potável, colchões e caminhões ajudam os atingidos levados a abrigos do município e casa de familiares, além de EPIs para as equipes que trabalham diretamente no suporte aos desabrigados.

De acordo com último relatório da Defesa Civil, órgão é responsável por acompanhar e monitorar o nível do rio, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Governo e Projetos Estratégicos (Segov), até às 15h desta quarta-feira (12), contabilizaram 279 famílias desabrigadas ou desalojadas, com 977 pessoas impactadas por conta da cheia.

De acordo com superintendente Josiano Galvão, “o Consórcio Ceste tem se prestado solícito as inundações causadas pelas águas do Rio Tocantins, agora que estamos em caráter de emergência. Não podemos medir esforços diante da situação que as famílias ribeirinhas estão passando e toda ajuda é essencial diante do atual cenário”.

A Prefeitura atende 159 famílias, totalizando 532 pessoas em situação de emergência por conta dos alagamentos intensificados nesse mês. Abrigos estão localizados na escola Tiradentes com 66 pessoas; Igreja São Sebastião com 145; Quadra da Caema com 154; Parque de Exposições com 74; Escola Governador Archer com 71; e Igreja Nova Vida com 22 pessoas. Cerca de 120 famílias desalojadas estão em casas alugadas ou de familiares.

Em caso de emergência, ou solicitação dos serviços da Defesa Civil, o órgão disponibiliza o número (99) 99152-0832.

Rio Tocantins atinge 10,20 metros acima do nível normal

 


Nesta terça-feira (11), o nível do Rio Tocantins atingiu 10,20 metros acima do normal. Informação foi repassada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), que acompanha e monitora o nível do rio que já deixou 248 desabrigadas ou desalojadas, com 977 pessoas impactadas por conta da cheia.

A alta no nível do rio acontece devido ao período chuvoso, que ocorre desde outubro na cidade, além das fortes chuvas no Goiás, onde o rio Tocantins nasce, o que consequentemente acaba interferindo nas cheias, tanto aqui no Maranhão como no estado vizinho Tocantins.

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, desde o ano passado, quando o rio já indicava cheia, a equipe e órgãos responsáveis já se preparavam para que a população não fosse pega desprevenida.

“Antes do período chuvoso a nossa equipe já fazia o cadastramento e recadastramentos dos ribeirinhos, infelizmente a cheia chegou a locais muito além do esperado, isso devido ao fluxo de chuvas tanto aqui, como nos estados onde o rio Tocantins passa, além disso, Imperatriz é cortada por riachos, o que agrava ainda mais a situação”, afirma Josiano.

Outro ponto importante destacado pelo superintendente é com relação a Usina Hidrelétrica Estreito, que mesmo no período chuvoso precisa ser liberada, de acordo com a capacidade de armazenamento.

Ao total a Prefeitura atende 159 famílias, totalizando 532 pessoas que estão em situação de emergência por conta dos alagamentos. Os abrigos estão localizados na escola Tiradentes; Igreja São Sebastião; Quadra da Caema; Parque de Exposições; Escola Governador Archer; e Igreja Nova Vida.

A previsão de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia. Em caso de emergência, ou solicitação dos serviços da Defesa Civil, o órgão disponibiliza o número (99) 99152-0832. (via Correio Popular)

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...