sábado, 2 de julho de 2022

Maranhão registra queda de 33% no número de mulheres que adotam o sobrenome do marido

 


O Maranhão registrou uma queda de 33% no número de mulheres que passaram a incluir o sobrenome do marido após o casamento. Os dados são de um levantamento feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen-MA).

Quando o Código Civil foi publicado, em 2002, o percentual de mulheres que adotavam o sobrenome do marido era de 80,5%. Na primeira década da mudança, entre os anos de 2002 a 2010, a média de mulheres caiu para 67,8% e na segunda década, entre 2011 a 2020, o percentual chegou a 55%.

Segundo Gabriella Dias, presidente da Arpen, essa queda pode ser explicada no fato em que as mulheres estão cada vez mais independentes e protagonistas da sua própria vida.

“Com o passar dos anos podemos notar o aumento na igualdade se firmando no Maranhão e também no Brasil, esses dados disponibilizados pelos Cartórios do estado mostram cada vez mais a eficiência e a confiança que os cartórios passam aos cidadãos referente a confiabilidade dos seus dados e também demonstra a importância do Registro Civil para a sociedade, podemos visualizar os dados da real situação do Maranhão, além disso, revela que as mulheres estão cada vez mais independentes e protagonistas da sua própria vida, podendo manter seu sobrenome mesmo com casamento civil celebrado em cartório", disse.

O número de pessoas que decidiram manter os nomes originais da família registrou um crescimento de quase 40% nos cinco primeiros meses deste ano. Em 2002, por exemplo, era 14,66% dos matrimônios e na primeira década, chegou a 23,5%.

De acordo com a Arpen, entre 2011 a 2020, o percentual chegou a 26% das celebrações realizadas em Cartórios de Registro Civil do Maranhão e em 2021, subiu para 35%.

A Arpen diz que, a adoção do sobrenome da esposa para o homem, ainda não registrou muitos adeptos chegando a apenas 0,5% das escolhas registradas em 2021.

Escolha dos sobrenomes

A escolha do sobrenome do casal deve ser comunicada ao Cartório de Registro Civil, no momento da habilitação para o casamento. A pessoa que altera o nome deve também fazer a mudança em todos os seus documentos pessoais como RG, CNH, Título de Eleitor, Passaporte, cadastro bancário, registros imobiliários e no local de trabalho.

Caso a pessoa não queira a mudança, deve apresentar a certidão de casamento quando for necessário fazer prova de sua nova identificação.

52ª Expoimp começa neste sábado (02) com Cavalgada

 


O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) abre oficialmente a 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que este ano traz como tema: “Grandes negócios começam aqui”. O evento inicia com a tradicional cavalgada, que acontece na manhã deste sábado (2), marcando o início de um dos maiores eventos do agronegócio do estado.  

A cavalgada deste sábado segue com a concentração na Praça da Cultura, e de lá, as comitivas sairão por ordem de chegada, percorrendo as principais ruas da cidade, até finalizar no Parque de Exposições. A iniciativa conta com diversas empresas parceiras, que estarão premiando as comitivas mais organizadas e animadas, o primeiro lugar levará um prêmio de R$ 10.000,00.  

Já durante a noite, a programação da 52ª Expoimp segue no auditório do Parque de Exposições, com uma solenidade de abertura, seguido de um coquetel animado, onde sócios, diretoria, expositores, patrocinadores e visitantes terão a oportunidade de saber um pouco mais da programação dos próximos 8 dias de feira. 

Com expectativa de impulsionar em média 1 bilhão de reais em negócios, este ano, a Expoimp contará mais de 360 expositores, cerca 100 stands, mais de 5 mil animais, além de palestras, cursos, 14 atrações musicais no palco principal, tradicionais leilões com exposição e julgamento das melhores raças, 9 ao total. Além de torneio leiteiro, rodeio e novos espaços, como Fazendinha Kids e Noite 360º, um novo formato de show que reúne artistas populares da cidade. 

52ª Expoimp  


52° Expoimp é um evento promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), sendo um dos maiores eventos agropecuários do estado e de grande importância para o aquecimento da economia local. Em sua última edição, mais de 150 mil pessoas prestigiaram a feira no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde é realizada. A programação desse ano, que inclui shows, palestras, leilões, rodeio e cavalgada, acontece do dia 02 ao dia 10 de julho. 

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...