quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Imperatriz tem pelo menos 10 pré-candidatos a prefeito

Pelo menos 10 nomes se lançaram como pré-candidatos ao cargo de prefeito nas eleições de novembro, em Imperatriz. São eles: Assis Ramos (DEM), Ildon Marques (PP), Madeira (PSDB), Marco Aurélio (PC do b), José Carlos Soares (Patriotas), Rodrigo Brasmar (PSD). Dra. Graça (PTC), Daniel Vieira (PRTB), Aluísio Melo (Psol), Pastor Laércio (PSL) e Daniel Fiim (Podemos). 

Desses, apenas Assis Ramos definiu o pré-candidato a vice-prefeito. Em aliança com o MDB, partido pelo qual se elegeu, o nome indicado foi do pecuarista e ex-prefeito de Brejão, Francisco Soares, o Franciscano. 

O cenário para as eleições segue ainda sem muita definição. Há especulação de que Daniel Fiim será o candidato a vice na chapa de Madeira, e José Carlos, na chapa de Ildon Marques. Mas por enquanto nada oficialmente confirmado. 

O que deve ocorrer nos próximos dias são as famosas alianças, e alguns desses pré-candidatos devem abrir mão dos seus projetos, outros serão convidados a integrarem chapa consolidada. 

Os analistas políticos da cidade apostam que esse quadro aí diminuirá para seis ou cinco candidaturas, o que é uma quantidade expressiva. (Angra Nascimento)

INSS inicia hoje projeto-piloto de biometria facial


Cerca de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país começam hoje (20) a testar a prova de vida por biometria facial. Nos próximos dias, segurados selecionados pelo órgão começarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.


A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. Como se trata de um projeto piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. A partir de hoje, o INSS fará contatos com segurados por SMS, e-mail e telefone, convidando para a iniciativa.

Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida com origem em números diferentes deve ser ignorada. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

Passo a passo

O procedimento será feito da seguinte maneira. Primeiramente o usuário abrirá o aplicativo Meu INSS e clicará no ícone “Prova de Vida”, no canto esquerdo superior da tela. Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e clicará na opção “Autorizações” e seguirá as demais instruções do aplicativo.

O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento do segurado, como título de eleitor ou carteira de motorista. Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos. A câmera do celular abrirá, e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e clicará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar se a biometria deu certo. Como o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral, só serão escolhidos segurados com carteira de motorista e título de eleitor.

Pandemia

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado. Caso o próprio segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o procedimento está suspenso até setembro. Em alguns bancos, a prova de vida pode ser feita com biometria nos terminais de autoatendimento, mas esta será a primeira vez que o usuário poderá fazer o procedimento com a câmera do celular.

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão, por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente. 


MA10, com informações da Agência Brasil.

DPE/MA e Equatorial preparam segunda etapa de troca de geladeiras para moradores atingidos por chuvas na Ilhinha

A Defensoria Pública visitou recentemente algumas famílias de baixa renda, moradores do novo residencial José Chagas, que serão contemplados com geladeiras novas, em parceria com a Equatorial Maranhão. Esta ação visa complementar a realizada em maio, em que foram entregues 60 eletrodomésticos para cidadãos das comunidades conhecidas como Portelinha e Vila Jumento, na região da Ilhinha, atingidas pelas fortes chuvas que caíram na capital no início do ano.


Após articulação da Defensoria, serão distribuídas mais 40 geladeiras para as famílias do local, em uma lista suplementar, pois na época ainda não tinham recebido seus apartamentos do Governo do Estado, por meio do projeto PAC Ponta do São Francisco, que visa beneficiar cidadãos que vivem em vulnerabilidade social na região da Ilhinha.


Como de praxe, as famílias beneficiadas deverão entregar seus refrigeradores velhos ou danificados para receberem geladeiras novas. A lista, após consolidada entre Defensoria e representantes dos moradores do local, será encaminhada para a concessionária de energia para dar prosseguimento ao processo das trocas dos produtos.


“Viemos para a comunidade para registrar os novos endereços das famílias que antes moravam nas palafitas em extrema vulnerabilidade, sem condições de ganhar as geladeiras. Agora que receberam seus imóveis daremos andamentos ao benefício, dentro da sólida e fundamental parceria que temos com a Equatorial”, destacou a assessora de projetos especiais da Defensoria Pública, Rosicléia Barbosa.


Parceria - Esta não é a primeira vez que Defensoria e Equatorial realizam ações conjuntas deste tipo. Em abril deste ano, a concessionária de energia elétrica realizou a entrega de 120 geladeiras a famílias de baixa renda atingidas pelas fortes chuvas em Imperatriz. Em abril de 2019, mais de 100 famílias, que moram nos bairros do Sacavém, Salinas do Sacavém e Sá Viana, em São Luís, foram beneficiadas com geladeiras novas por meio da parceria.

Dicas de como tornar o lar um ambiente mais seguro para idosos

 

 

Piso escorregadio, baixa luminosidade, escadas, tapetes soltos, podem se tornar fatores de risco especialmente entre idosos que estão mais sujeitos a cair, devido a dificuldades de mobilidade. E vale lembrar que, uma queda para a pessoa idosa pode representar problemas mais graves, ocasionando maiores limitações funcionais. 

  

E entre as consequências das quedas, a fratura de fêmur é uma das mais graves nas pessoas com 60 anos ou mais de idade. Segundo dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), que analisou a prevalência e os fatores associados às quedas entre idosos brasileiros em áreas urbanas, entre 4.174 idosos 25% já tiveram uma queda. A maior ocorrência foi em mulheres a partir dos 75 anos. Estima-se ainda que um em cada três indivíduos com mais de 65 anos caem, e que um em vinte, sofre uma fratura ou necessita de internação. Além disso, 40% dos idosos com 80 anos ou mais caem a cada ano. 

 

Uma das formas de prevenir esse tipo de acidente é rever os ambientes da casa toda, e adaptar o que for possível para tornar o lar um local mais seguro e mais acessível para a nova realidade de um idoso. O Grupo Potiguar, por exemplo, oferece diversos produtos, como barras de apoio em diferentes tamanhos, bancos e cadeiras para usar na hora do banho, acento mais elevado para o vaso sanitário, pisos antiderrapantes, maçanetas do tipo alavanca e luminárias. 

 

Segundo a arquiteta do Grupo Potiguar, Amenna Maia, “os itens mais procurados são aqueles para o banheiro, pois este é um dos ambientes onde mais ocorrem acidentes. Instalar barras ao lado do vaso sanitário e dentro do box são essenciais. Elevar a altura do vaso sanitário acoplando um acento é outra dica para evitar que o idoso se abaixe muito na hora de usar o vaso sanitário. Além é claro, de ter todo cuidado em manter os pisos secos e de preferência, do tipo antiderrapante”, lembra. 

 

Ela traz ainda outras dicas para o lar de pessoas idosas: “O ideal é manter  todos os cômodos sempre bem iluminados; usar cores mais claras nas paredes; ampliar as portas para facilitar a passagem (o ideal é ter 80 cm de largura); colocar trincos largos do tipo alavancas nas portas, que são mais fáceis de abrir, e usar prateleiras baixas para evitar que a pessoa fique nas pontas dos pés ou suba em bancos quando for fazer uso dos objetos”, acrescenta a arquiteta da Potiguar. 

 

Acostumada a fazer diversos projetos de adaptação de residências assim como projetos comerciais com espaços acessíveis, a arquiteta Marina Bogéa, do escritório Por Metro Quadrado recomenda também: “É importante um cuidado especial com o banheiro. Devemos incluir pisos antiderrapantes, barras de apoio (pia, vaso e box) e evitar desníveis como degraus e tapetes soltos. Caso haja desníveis e não seja possível eliminá-los, é importante fazer alguns ajustes para criar rampas. É muito importante deixar abertura da porta com espaço mínimo de 80cm e deixar o espaço mais amplo para que seja possível fazer a manobra de uma cadeira de rodas em um ângulo de 360 graus. Além disso, um espaço maior facilita a circulação do idoso e evitará que ele esbarre constantemente em quinas e objetos, prevenindo quedas. A norma da ABNT NBR 9050 determina alguns padrões mínimos para a disposição/layout e dimensões de um banheiro, e por isso é importante seguir orientações técnicas de um profissional” explica a arquiteta Marina Bogéa. 

 

O arquiteto e sócio do escritório Por Metro Quadrado, Marcos Nunes, complementa: “É importante que a cama do idoso seja mais baixa, para facilitar o acesso. O ideal é que tenha entre 55cm a 65cm de altura. Já as barras de apoio a serem instaladas nos banheiros devem ser de alumínio, com diâmetro mínimo de 4 cm. E na hora de fixar as mesmas, deve-se observar uma distância média de 30 cm da parede para a barra”, esclarece ele. 

 

Todos esses cuidados são verdadeiros investimentos, pois garantir mais acessibilidade nos ambientes é sinônimo de proporcionar ao idoso mais segurança, conforto e autonomia em seu lar. Esses cuidados valem tanto para residências quanto para ambientes comerciais ou públicos. 

 

DICAS DO QUE FAZER PARA PREVENIR QUEDAS DOMÉSTICAS:

1. Evitar tapetes soltos;
2. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados;
3. Usar sapatos fechados com solado de borracha;
4. Colocar tapete antiderrapante no banheiro;
5. Evitar andar em áreas com piso úmido;
6. Evitar encerar a casa;
7. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa;
8. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar;
9. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio; 

10. Dormir em uma cama na qual a pessoa possa subir e descer facilmente (cerca de 55 a 65 cm); 

11. Dentro do armário, arrumar as roupas em lugares de fácil acesso, evitando os locais mais altos; 

12. Substituir as paredes de vidro do box por um material não deslizante; 

13. Para tomar banho, utilizar uma cadeira de plástico firme com cerca de 40 cm;

14. Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer;
15. Utilizar sempre a faixa de pedestre.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Setran executa sinalização em cruzamentos da Avenida Ceará

A Prefeitura realizou implantação de novas sinalizações de trânsito nos cruzamentos da Avenida Ceará, na madrugada desta quarta-feira, 19. 

Principal objetivo é garantir mais segurança a pedestres e condutores, contribuindo para um avenida segura e modernizada para a população. Medida foi executada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran.

O engenheiro de trânsito, Tuytuyguassú Rayol, explica que a maioria das pinturas é feita na madrugada para não atrapalhar o trânsito e facilitar a aderência da tinta no solo.

“A Avenida Ceará está passando por diversas mudanças positivas, e dentre essas modificações temos a melhoria da camada asfáltica, que consequentemente exige adequações na sinalizações, e é justamente isso que estamos fazendo, sinalizando toda a extensão da Avenida”, afirma o engenheiro.  

Foram colocadas 12 sinalizações, com placa de proibido virar à direita, na Avenida Ceará com Benedito Leite e Dorgival Pinheiro de Sousa; placa de proibido virar à esquerda, na Avenida Ceará com Luís Domingues e com a Getúlio Vargas; placa de proibido virar à esquerda na Avenida Ceará com João Lisboa, placa de proibido virar à direita na Avenida Ceará com Antônio de Miranda e na esquina com a Hermes da Fonseca; placa de proibido virar à esquerda na Avenida Ceará com Urbano Santos e na esquina com rua H; uma placa de pare com proibido virar à direita, na Rua H com Avenida Ceará, e placa de proibido virar à direita na Avenida Ceará com Rui Barbosa, além da placa de proibido virar à esquerda na Avenida Ceará com Gonçalves Dias.

Maranhão registra 1.777 casos da Covid-19 em 24 horas


Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), mostram que nas últimas 24 horas, o Maranhão contabilizou 1.777 novos casos de Coronavírus.

Nesta quarta (18), o estado registra 139.185 casos. No boletim de terça (17), esse número era de 137.408 casos. Dos novos casos, 87 foram em São Luís, 47 em Imperatriz e 1.643 nas demais regiões.

O número de recuperados subiu para 127.656.

Na últimas 24 horas foram contabilizadas 12 mortes e ao todo 3.289 óbitos foram registrados.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

“Agosto Dourado” incentiva amamentação para segurança dos bebês e prevenção de doenças das mães


O mês de agosto é conhecido nacionalmente como o “Mês do Aleitamento Materno”, sancionado por lei desde 2017, e nos últimos anos a campanha “Agosto Dourado” promove a proteção e o apoio ao aleitamento materno, enfatizando essa importância para a mãe e para o desenvolvimento de seu bebê, facilitando o acesso à informação e dando suporte, pois, muitas mulheres devido a algumas dificuldades, desistem ou não conseguem amamentar seu filho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que os bebês sejam alimentados, exclusivamente, até os seis meses do leite materno por ter os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável, sendo uma alimentação importante até os dois anos. Os nenéns alimentados exclusivamente com o leite materno, nos primeiros seis meses, têm 14 vezes menos probabilidade de morrer, mas, apenas 41% dos recebem esse tratamento, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Neste mês são realizadas atividades em Unidades de Saúde com a comunidade, mais especialmente com gestantes e treinamentos com equipes de saúde, pois, muitas mães devido a algumas dificuldades, desistem ou não conseguem amamentar seu filho. 

A terapeuta ocupacional e docente do curso de Terapia Ocupacional da Facimp, Pamylla Fortes, comenta que os mitos e a desinformação, podem induzir a mãe a não amamentar ou mesmo desistir de continuar amamentando de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida e até os dois anos de forma complementar, e que a mãe precisa receber apoio e ajuda centrada nas dificuldades especificas e nas suas crises de autoconfiança. Uma equipe multiprofissional pode ser essencial nesse apoio, para oferecer um atendimento integral, efetivo e humanizado.

Todos os nutrientes necessários para o bebê estão contidos no aleitamento, o que garante um melhor crescimento e desenvolvimento infantil.  Entre vários benefícios, destaca-se a proteção contra doenças, principalmente a diarreia, alergias e infecções, sendo benéfico também para as mães que amamentam, como a redução do sangramento após o parto, as chances diminuídas de desenvolverem anemia, bem como poder reduzir a ocorrência de diabetes e cânceres de mama, ovário e útero.

“O ato de amamentar também propicia o contato físico entre mãe e bebê, facilitando o vínculo e uma experiência de aprendizado para ambos”, completa Pamylla, sobre a relação humanizada de sintonia materna.

Semana Nacional da Família é destaque em Tribuna Popular da Câmara Municipal de Imperatriz


Na quarta (12), aconteceu Tribuna Popular que tratou sobre a Semana Nacional da Família e especificamente sobre a programação da Semana Municipal da Família, instituída através de projeto de lei do vereador Pedro Gomes e sancionada em 2017. Ocorre sempre na segunda semana do mês de agosto e faz parte do calendário oficial do município. 

Os Padres Edmar e Eduardo Cardim da diocese falaram da programação que se iniciou no último domingo (09) com missa online presidida pelo Bispo Dom Vilson Basso e segue durante a semana com vários eventos virtuais realizados através de lives, que envolvem shows sacros, palestras sobre matrimônio, relacionamento e filhos, arrecadações de cestas básicas e missa de encerramento na Paroquia Cristo Salvador, que acontece no domingo (15). 

Todas as doações recebidas durante a semana com as lives, serão destinadas para a Fazenda da Esperança e aos Venezuelanos que se encontram nas ruas de Imperatriz.  

O casal que representou o ECVC (Encontro Cristão de Vivencia Conjugal), Werbert e Camila falaram do papel da família e que esta é uma oportunidade para reavivar a importância desta base da sociedade, onde se aprende os valores a seguir durante toda a vida.  

O vereador Pedro Gomes agradeceu a diocese de Imperatriz pelo apoio ao projeto e que o fortalecimento da família é essencial neste momento de tantos ataques a essa instituição que precisa ser defendida de forma especial. 

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares Barros, agradeceu aos padres e aos membros da diocese que se fizeram presentes e enalteceu a importância da defesa das famílias, não só na parte espiritual, mas nas questões sociais, de saúde e educação que as igrejas se envolvem.

Sidney Rodrigues – ASSIMP 

Maranhão registra mais de 570 novos casos de covid-19

O Maranhão registrou 573 novos casos de covid-19, segundo informações do boletim epidemiológico divulgado, neste domingo (16), pela Secretaria de Estado da Saúde.

No estado, 82 casos foram confirmados em São Luís, 6 em Imperatriz e 485 nas demais regiões. 11 óbitos contabilizados em sete municípios, nenhum foi registrado nas últimas 24 horas. 3.264 óbitos foram confirmadas com coronavírus desde o início da pandemia.

Dentre as pessoas que estão doentes, a maior parte permanece em isolamento domiciliar, 7.366. Outras 445 estão internadas em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o boletim, 3.225 casos seguem suspeitos.

Brasil
O balanço divulgado  pelo Ministério da Saúde registrou 620 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 107.852 vidas perdidas para o vírus desde o começo da pandemia. Além disso, foram registrados 23.101 novos casos, totalizando 3.340.197 casos acumulados, sendo que 2.432.456 (72,8%) são de pessoas já recuperadas. 


(MA10)

VLI movimenta mais de 12 milhões de toneladas de grãos e açúcar no primeiro semestre

 

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, movimentou 12,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar no primeiro semestre de 2020. Esse resultado representa alta de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O volume de grãos (soja, milho e farelo) superou as 10 milhões de toneladas enquanto a movimentação de açúcar ficou próxima dos dois milhões de toneladas. "Esses indicadores mostram a força do agronegócio brasileiro e a capacidade da VLI de contribuir para um setor essencial ao país. Mesmo diante das adversidades do ano, nos adaptamos para manter todas as operações oferecendo segurança aos profissionais e eficiência para os clientes", destaca Igor Figueiredo, gerente-geral Comercial Grãos e Açúcar da VLI.


A companhia dispõe de seis terminais integradores, que recebem cargas do agronegócio no modal rodoviário e transferem os produtos para a ferrovia. Essas unidades estão localizadas em Minas Gerais, Tocantins e São Paulo e fazem parte do sistema integrado que reúne ainda o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, a Ferrovia Centro-Atlântica e operações portuárias no Maranhão, Espírito Santo e São Paulo.

Números (em toneladas)
Volume agronegócio VLI
1º semestre 2019
11 milhões
1º semestre 2020
12,5 milhões (+14%)

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


(WComunicação - Assessoria e Consultoria)

Prefeitura realiza levantamento planialtimétrico da área do Hospital do Amor


Nesta segunda-feira, 17 de agosto, a Prefeitura de Imperatriz deu início ao levantamento planialtimétrico da área que foi doada pelo município para a implantação do Hospital do Amor, que é referência na prevenção e tratamento do câncer. O trabalho está sendo executado por intermediação da equipe de topografia da Secretaria de Regularização Fundiária, Serf, para auxiliar o andamento da obra que beneficiará a cidade.

O procedimento topográfico consiste no mapeamento completo da superfície do terreno, analisando as variações de relevo da região, realizando as medições das projeções horizontais e as medidas da altura da área, com o registro do grau de declive do espaço. A mensuração dessas informações é fundamental para a concretização do empreendimento.

O secretário de Regularização Fundiária, Jefferson Cardoso de Sales, explica que, “o levantamento planialtimétrico, que está sendo realizado pela prefeitura visa colaborar com o projeto do hospital. Finalizando o levantamento, os dados coletados serão entregues para a equipe de engenharia do Hospital do Amor, que de posse dessas informações, já poderão iniciar a criação do projeto para construção da obra.”

Resultado de Parceria Público-Privada, o Hospital do Câncer de Imperatriz será projetado para atender aproximadamente 1 milhão de pessoas. Localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Jardim das Oliveiras, a área doada pelo município compreende o espaço de 16 mil m2.

Hospital do Amor

O Hospital do Amor, também conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, realizou em 2020, mais de um milhão de atendimentos, e tratou mais de 200 mil pacientes em todo o Brasil. O Hospital é reconhecido pela excelência no trabalho contra o câncer tanto no Brasil, como internacionalmente.

Possui unidades ativas em Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho (RO), com hospitais para tratamento do câncer. Já as cidades de Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Campinas (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Dourados (SP), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Lagarto (SE), Juazeiro (BA), Irecê (BA), Guanambi (BA), Jequié (BA), Teixeira de Freitas (BA) e Salvador (BA), contam com institutos de prevenção.

Nos municípios de Barretos (SP) e Araguaína (TO), existem os institutos de reabilitação. E em relação aos projetos em andamento do Hospital do Amor, as cidades de Palmas (TO) e Lagarto (SC), devem abrigar hospitais plenos; em Ji-Paraná (RO), será criado um instituto de reabilitação; e Sinop (MT), Manaus (AM), Cruzeiro do Sul (AC), Arapiraca (AL), Palmas (TO), Araguaína (TO), Imperatriz (MA) e Boa Vista (RR), institutos de prevenção. (Prefeitura de Imperatriz)

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...