segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Equatorial Maranhão utiliza drones para realizar manutenção em locais de difícil acesso

 


A energia elétrica é um dos elementos essenciais do cotidiano, é através dela que se torna possível realizar atividades desde as mais simples, como carregar o celular, que é um instrumento de trabalho e entretenimento tão presente na população, até atividades mais complexas, como o funcionamento de aparelhos para a manutenção da vida, que garantem a sobrevivência de algumas pessoas. Desse modo, é indispensável reconhecer a necessidade de investimentos que favoreçam esse setor, tais quais melhorias nos sistemas operacionais e tecnologias inovadoras capazes de garantir maior qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica.  

  

Pensando nisso, no Maranhão, a Equatorial, concessionária que atende mais de 2 milhões e meio de clientes em todos os municípios do estado, tem investido em inovações tecnológicas capazes de fornecer soluções mais práticas e seguras para as equipes de manutenção de redes de alta tensão, uma delas é o uso de drones. Os drones são ferramentas que revolucionaram diversos setores de serviços e da engenharia, eles favorecem estudos ambientais, aprimoram pesquisas de campo e até possibilitam maior segurança dos profissionais. No setor elétrico, o propósito desse equipamento é ser uma “câmera melhorada”, que proporciona a capacidade de observar a rede elétrica em diferentes ângulos e distâncias, facilitando a obtenção de evidências de possíveis problemas, além de oferecer maior praticidade, qualidade e alcance. 

  

Para Carlos César Silva, Executivo de Manutenção de Alta Tensão da Equatorial Maranhão, essa tecnologia é capaz de evitar falhas no fornecimento de energia elétrica de forma mais precisa e sem expor os profissionais eletricistas a riscos. “O uso de drones traz maior eficiência nas atividades de inspeção minuciosa de linhas de distribuição de alta tensão, o que permite que possamos identificar e corrigir defeitos antes mesmo que evoluam para uma falta que poderia causar desligamento simultâneo de milhares de clientes. Além disso, outro benefício é que com o drone, o profissional não precisar escalar estruturas de difícil acesso, de forma que o mesmo não se expõe a riscos de choques ou de arco elétrico. Assim, a atividade é realizada de forma mais segura. ”, enfatizou Carlos.  

 

Já, Francisco Martins, um dos técnicos que opera os drones, ressalta que esses equipamentos vieram para somar e facilitar o trabalho. “Os drones são de grande importância para o nosso trabalho, pois o uso da tecnologia facilitou a realização das inspeções nas linhas de subtransmissão e de transmissão. Trouxe diversos ganhos, como tempo de qualidade e eficiência em nossas inspeções, pois torna mais fácil a realização dessas atividades em locais onde tínhamos grande dificuldade de acesso às estruturas. ”, destacou Francisco. 

  

Confira alguns benefícios da utilização de drones no setor elétrico  

  

O drone traz uma série de vantagens aos trabalhos de operação e manutenção que antes seriam impossíveis em situações envolvendo os serviços comuns dos funcionários de campo, pois técnicos podem operar os aparelhos remotamente e verificar as condições das linhas de transmissão e distribuição em até 5 km de alcance. O processo, desta forma, é otimizado, com menor gasto de recursos e maior celeridade para soluções de ocorrências ou verificações periódicas. 

De modo didático, os principais benefícios são: 

  • Segurança: o equipamento garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso; 
  • Economia: ações em locais onde antes eram realizadas inspeções terrestres ou somente com uso de helicópteros, agora podem ser concluídas com economia de recursos; 
  • Qualidade: permite a captação de imagens em ângulos difíceis, que detectam locais complicados de serem visualizados para reparo; 
  • Continuidade: oferece auxílio direto em situações emergenciais na recomposição do sistema, atuando no conserto das falhas e diminuindo o tempo de interrupção. 

  

A utilização dessas ferramentas pela Equatorial Maranhão já é realizada desde 2019 e os benefícios são perceptíveis, como o aumento da produtividade na inspeção de ativos, o que possibilita inspecionar uma maior quantidade de estruturas dentro de um menor espaço de tempo, de forma que beneficia todo o Maranhão. Sendo assim, o investimento nesse tipo de tecnologia permite executar operações que beneficiam diretamente as equipes de trabalho e consequentemente causam melhorias no sistema de fornecimento elétrico que alcançam os lares de todos os municípios do estado, inclusive nas áreas remotas, em terrenos acidentados ou de difícil acesso, como mangues, travessias sobre rios ou locais com vegetação alta. 

Aeroporto de Imperatriz espera receber mais de 3 mil passageiros no feriado


 

O Aeroporto de Imperatriz opera para receber mais de 3,3 mil passageiros entre os dias 11 e 15 de novembro, durante o feriado da Proclamação da República. O sábado (12) registra o maior número de passageiros que devem passar pelo aeroporto, cerca de 977 pessoas. São previstas, ainda, 26 operações de aeronaves, entre pousos e decolagens.

O gerente do Aeroporto de Imperatriz, Silvio Nogueira, ressalta que o aeroporto está preparado operacionalmente para a demanda. “Os passageiros vão encontrar o aeroporto com as condições ideais para oferecer conforto e uma boa experiência”, afirma.

 

CCR Aeroportos

Neste feriado, a previsão de movimentação nos aeroportos administrados pela CCR Aeroportos é de 241,5 mil passageiros. Entre pousos e decolagens, são esperadas 1.876 operações de aeronaves no período.

Os números abrangem os aeroportos operados pela companhia em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, no estado do Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; e Teresina, no Piauí. 

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

Primeiro dia de Enem 2022 traz poucas questões sobre pandemia e muitos textos atuais


 

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 não trouxe muitas novidades, na comparação com anos anteriores. Embora o banco de questões deste ano seja novo, temas como a pandemia de covid-19 não estiveram fortemente presentes nos conteúdos cobrados.

De acordo com a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, a prova deste ano não trouxe grandes novidades em termos dos conteúdos cobrados. “O banco de questões é novo, então esperávamos várias questões relacionadas à pandemia de covid-19, por exemplo, mas isso não se confirmou. Havia apenas três questões sobre isso, duas delas nas provas de línguas estrangeiras e uma na de Ciências Humanas”, detalha. Outros temas que ficaram de fora foram a Semana de 1922, que completou cem anos, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou o tema da redação deste ano: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A assessora de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Pacheco Dalbem, avalia que o tema escolhido segue uma lógica, na comparação a temas de anos anteriores. “Historicamente, a redação do Enem costuma trazer temas das Ciências Humanas. E, considerando as importantes contribuições de povos e comunidades tradicionais para a cultura do país, o tema deste ano cumpre um importante papel de chamar os estudantes à reflexão”, destaca.

Textos e temas atuais

Assim como aconteceu na redação, as questões de todas as áreas foram fortemente marcadas por assuntos atuais. Discussão sobre o papel da mulher na sociedade apareceu, por exemplo, em uma questão falando sobre Rayssa Leal, conhecida como "fadinha do skate", que fez história ao ganhar a medalha de prata nas Olimpíadas de 2021, na categoria street. O uso excessivo de celulares e da internet e o feminicídio também estiveram entre os assuntos trazidos ao longo da prova.

Para Karoline, “o que marca o Enem 2022 é a constante menção a textos e temas muito contemporâneos, como o feminicídio. É uma oportunidade para que os candidatos possam pensar sobre fatos e desafios que eles encontram todos os dias, seja em suas rotinas, seja nos noticiários”. Embora os temas e os textos escolhidos sejam atuais, ela avalia que não houve grandes mudanças entre o Enem 2021 e o Enem 2022. Nomes como Hanna Arendt voltaram a aparecer nos enunciados e textos de apoio, principalmente na prova de Filosofia. Em Geografia, por sua vez, muitas perguntas sobre Geografia Física e sobre o esgotamento da Geografia Urbana. Quase 3,4 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2022. Além da prova deste domingo (13), os candidatos têm ainda a prova de Matemática e Ciências da Natureza, agendada para o próximo domingo (20).

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...