quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Setor de serviços fecha 2019 com crescimento de 1%

Segundo IBGE, essa é a primeira alta do setor desde 2014

O volume do setor de serviços fechou 2019 com uma alta de 1%. Essa é a primeira alta do setor desde 2014, já que os serviços tiveram quedas consecutivas entre 2015 e 2017 (acumulando perda de 11%) e fecharam com estabilidade em 2018.

A receita nominal teve crescimento de 4,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Essa alta é importante, mas ainda está longe de alcançar o melhor resultado no setor de serviços”, avalia o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Os principais responsáveis pelo crescimento foram os serviços de informática e comunicação, que tiveram avanço de 3,3%, puxado pelo bom desempenho das atividades de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet, pelo desenvolvimento e licenciamento de softwares e pela consultoria em tecnologia da informação.

O segmento de outros serviços teve a maior alta (5,8%) e o segundo principal impacto no setor de serviços como um todo, puxado pelas atividades de corretoras de títulos e valores mobiliários.

Também tiveram alta os serviços prestados à família (2,6%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%). O único segmento com queda foi o de serviços de transportes, auxiliares de transporte e correios (-2,5%).

Dezembro
Em dezembro, o setor de serviços teve queda de 0,4% no volume e alta de 0,3% na receita nominal, em relação a novembro. Já na comparação com dezembro de 2018, foram observadas altas de 1,6% no volume e de 4,5% na receita nominal.

Edição: Valéria Aguiar

Suzano registra recorde de venda de celulose no quarto trimestre

Redução no nível dos estoques e captura de sinergias resultaram em Ebitda Ajustado de R$ 2,5 bilhões e geração de caixa operacional de R$ 1,5 bilhão no período

A Suzano divulga os resultados do quarto trimestre (4T19) e do acumulado de 2019, ano marcado pela fusão que uniu duas das maiores indústrias mundiais do setor de papel e celulose. O recorde trimestral nas vendas de celulose e o maior impacto da captura de sinergias contribuíram para que o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingisse R$ 2,5 bilhões e a geração de caixa operacional somasse R$ 1,5 bilhão entre outubro e dezembro. No acumulado do ano, os resultados somaram R$ 10,7 bilhões e R$ 7,1 bilhões, respectivamente.
As vendas de celulose no quarto trimestre alcançaram o patamar inédito de 2,9 milhões de toneladas, volume 15% superior ao comercializado no terceiro trimestre de 2019 e 40% maior do que o acumulado no quarto trimestre de 2018.
“O recorde de vendas, associado ao ritmo de produção no período, resultou em uma redução de aproximadamente 650 mil toneladas no nível de estoques ao final do trimestre. Um número ainda mais expressivo do que aquele registrado no terceiro trimestre, de 450 mil toneladas”, afirma o presidente da Suzano, da Walter Schalka.
Com a diminuição acumulada de 1,1 milhão de toneladas no segundo semestre, o nível dos estoques da Suzano encerrou o ano de 2019 em patamar inferior ao acumulado no final de 2018, anterior, portanto, à fusão das duas companhias. “Tal desempenho evidencia a eficácia de nossa estratégia comercial e a capacidade da empresa de reduzir significativamente seus estoques mesmo em um cenário adverso de mercado”, completa Schalka.
Além do maior volume de vendas, os resultados do trimestre e do ano também refletem os ganhos obtidos a partir da captura de sinergias resultantes da fusão. As sinergias operacionais capturadas em 2019 totalizaram R$ 763 milhões. Quando excluído o impacto negativo nos resultados oriundos da menor produção no ano, o indicador somou R$ 311 milhões.
Diante da capacidade de alcançar resultados ainda mais expressivos do que o previsto preliminarmente, a Suzano elevou a previsão de sinergias operacionais anuais de R$ 800 milhões a R$ 900 milhões para R$ 1,1 bilhão a R$ 1,2 bilhão.
O custo caixa de produção de celulose, sem considerar o efeito de paradas programadas das fábricas, ficou em R$ 631 por tonelada no quarto trimestre, o que representa nova queda em relação ao trimestre anterior (-4%), evidenciando ganhos advindos de sinergias.  Outro destaque do período foi o maior volume de vendas de papel, em um total de 369 mil toneladas, 18% acima do terceiro trimestre de 2019.
No ano, a Suzano comercializou 9,4 milhões de celulose e 1,3 milhão de papéis, em um total de 10,7 milhões de toneladas de produtos vendidos, com receita líquida acumulada de R$ 26 bilhões. O resultado líquido ficou negativo em R$ 2,8 bilhões.
Os investimentos realizados pela Suzano em seu primeiro ano de operação somaram R$ 5,8 bilhões e foram direcionados para atividades de manutenção das operações, expansão e modernização, aquisição de terras e florestas e terminais portuários. O valor de mercado da Suzano era de R$ 54,4 bilhões ao final de dezembro de 2019.

Sobre a Suzano
Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Assessoria de Imprensa

Prazo para pagamento de IPTU com desconto termina dia 29

Contribuinte mantém o percentual de desconto mesmo se preferir parcelar o tributo municipal e pode obter mais 10% se pagar à vista

Termina no dia 29 de fevereiro o prazo para obter desconto de 20% no pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em Araguaína. A redução na base de cálculo do terreno é mantida mesmo se o contribuinte preferir parcelar o valor do tributo. Com o fim de fevereiro, março será a última chance para conseguir uma diminuição de valor. No próximo mês, o desconto cai para 10%.
As guias para pagamento podem ser emitidas via internet, no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br) ou retiradas na Secretaria Municipal da Fazenda, que é localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Além do atendimento na secretaria, perguntas e solicitações também podem ser feitas pelos WhatsApp institucionais: (63) 99935-7789 e 999579312.

Outros tributos
A contribuição da coleta de lixo, criada em 1991, também tem desconto para quem efetuar o pagamento à vista, com 10% até o dia 31 de março. Os contribuintes podem pagar o tributo parcelado em 10 vezes sem juros. O valor divido estará incluso nas contas de água e esgoto a partir de março, e segue mensalmente até dezembro.

Mudança de comportamento
Este é o terceiro ano que a Prefeitura de Araguaína adota o sistema de pagamento com maior desconto para quem antecipa o débito. Quem realizou a quitação no primeiro mês do ano garantiu um desconto de 45% do IPTU, sendo 35% pelo pagamento em janeiro e mais 10% por efetuar à vista. E ainda poderia somar mais 10% em caso de adimplência com o tributo em 2019.
Para secretário da Fazenda, Fabiano Souza, o desconto e as melhorarias vistas no Município estão incentivando o contribuinte araguainense a manter o tributo em dia. "A melhoria da cidade faz com o morador entenda a necessidade das obrigações tributárias e até melhora a autoestima como cidadão. É uma mudança de concepção", afirmou.
Investimentos
Araguaína segue com grande evolução em obras e qualidade de vida dos araguainenses com os investimentos feitos com contrapartidas a partir das contribuições municipais.
O ano de 2019 foi concluído e com ele finalizada mais uma etapa importante de desenvolvimento do Município, com a implantação de 300 km de drenagem, 500 km de asfalto novo e construção de mais de 6 mil novas casas.
Na Saúde, destaque para a construção de mais unidades básicas de saúde, UTI Pediátrica, o Centro de Especialidades em Reabilitação, o centro de tratamento para dependentes químicos, entre outros avanços em diversas áreas. (ASCOM-PMA / Marcelo Martin)

Em Araguaína, contribuição da coleta de lixo poderá ser dividida em dez vezes

A partir de março, moradores receberão a taxa fracionada junto à conta de água e esgoto, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal da Fazenda com a BRK Ambiental

A contribuição da coleta de lixo, criada em 1991, terá pagamento facilitado em Araguaína. Os contribuintes começarão a receber a partir de março o valor dividido em 10 vezes sem juros com as parcelas já inclusas na conta de água e esgoto. Além de não precisar imprimir o boleto, outra facilidade é a divisão do tributo referentes ao consumo deste ano, sendo a última fatura para dezembro de 2020.
Quem preferir pagar à vista até o dia 31 de março obterá desconto de 10%, como prevê o Calendário Fiscal do Município, e passará a não receber a contribuição na conta de água e esgoto. Para efetuar esse modelo de pagamento, o morador deve comparecer ao atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro, ou emitir o boleto pelo site da Prefeitura, no endereço: http://araguaina.to.gov.br/, acessando a aba cidadão.
 
Esclarecimentos
A informação da parceria com o Poder Executivo Municipal virá impressa na área de observação da fatura da BRK Ambiental de fevereiro, que será entregue junto com um panfleto explicativo. A Prefeitura ainda disponibilizará um assessor técnico para esclarecimentos no É Pra Já de Araguaína, onde a concessionária realiza o atendimento ao público.
O contribuinte também poderá pedir exclusão do valor da conta de água e voltar a usar o sistema tradicional de pagamento por boleto, em atendimento na Sefaz. Mais esclarecimentos podem ser realizados pelos telefones 3411-7165, 3411-7148, 3411-7149 ou pelo WhatsApp institucional 99935-7789 e 999579312.
 
Destinação da taxa
Os recursos da contribuição possibilitam a ampliação dos serviços de saúde, coleta de lixo, educação, moradia, trabalho, proteção à infância, segurança, lazer e outros. Com uma média de 139 toneladas de lixo produzidos por dia, todo resíduo coletado no município é destinado ao aterro sanitário municipal, localizado às margens da BR-153, há cerca de 30 km do Centro da cidade.
Com a implantação do aterro, em 2015, Araguaína se tornou a primeira cidade da região norte do Estado a cumprir rigorosamente a legislação ambiental.
 
Cálculo e divisão
De acordo com a Sefaz, são 64 mil lançamentos neste ano e o cálculo do valor depende da área do imóvel ou terreno e da quantidade de vezes que a coleta é realizada por semana. Cerca de 19 mil moradores compõem uma maioria que pagará o valor mínimo, fixado em R$ 5,80 por mês. Para o valor máximo, estabelecido em R$ 21,10 por mês, são aproximadamente oito mil contribuintes.
 
Baixa renda
A cobrança não incide sobre os contribuintes cujo imóveis estão localizados em área não beneficiadas pelo serviço. Já isenção leva em consideração os mesmos critérios do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU): imóveis menores que 70 metros quadrados; maiores de 65 anos, aposentados por invalidez; e o contribuinte cuja família tenha renda igual ou inferior a dois salários mínimos ou renda total igual ou inferior a meio salário mínimo por membro.
A solicitação da isenção é feita via processo protocolado na Sefaz, de acordo com os critérios e documentação exigida na Lei Complementar nº 58, de 30 de dezembro de 2017, no artigo 464.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Locais com riscos de alagamentos exigem cuidados redobrados com a energia elétrica

Para maior segurança da população, a Equatorial Maranhão dá algumas orientações para evitar acidentes elétricos com chuvas intensas

Com o período de intensas chuvas, época em que algumas cidades e bairros têm maior propensão a risco de alagamentos, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. Embora a Equatorial Maranhão realize o desligamento de toda a área com risco de alagamento ou inundação, é imprescindível que a população também tome medidas preventivas para evitar curtos-circuitos, perda de eletrodomésticos ou até mesmo acidentes fatais.
É importante destacar que o alagamento trata-se de um acúmulo momentâneo de água em alguns locais, que pode invadir casas. Já as inundações são fenômenos mais perigosos, em que o nível dos rios, por exemplo, ultrapassa o limite natural por conta do acúmulo de água das chuvas. Neste último caso, os prejuízos são maiores e podem, inclusive, causar a morte de pessoas.

E para prevenir acidentes com a energia, em qualquer situação, a Equatorial Maranhão orienta que ao menor sinal do aumento do nível de água os moradores devem desligar o disjuntor que fica perto da caixa de medição da empresa (também conhecido como relógio ou medidor). “A água conduz muito bem a eletricidade, por isso é necessário essa atenção. Se ela chegar a tocar tomadas e interruptores, as chances de um curto-circuito são grandes”, afirma Rogério Farias, Técnico de Segurança da distribuidora.

Caso o disjuntor também corra risco de ser atingido pela água, a recomendação é ligar para a Concessionária de energia pelo número 116. Durante o contato, explicar a situação de alagamento e solicitar o desligamento no ramal de serviço. O Técnico ainda reforça que é importante “retirar todos os equipamentos das tomadas e colocá-los em locais altos para evitar contato com a água”, pontua.

Passada a situação de alagamento, ele ainda acrescenta que é necessário fazer uma vistoria nos pontos atingidos pela água antes de religar a energia. “Deve-se limpar os interruptores, as tomadas, fiações e caixas apenas com um pano úmido, nada de água. Em seguida, passar um pano seco e tirar os fiapos. Importante não encostar em paredes úmidas e sempre pedir para um profissional fazer uma vistoria interna na fiação”, orienta.
Outra recomendação é não subir em postes ou torres para se proteger da inundação, mesmo que a rede elétrica local seja desligada. A Equatorial Maranhão ainda reforça que os cuidados com a eletricidade devem acontecer durante o ano inteiro e, em casos de urgência, o consumidor pode entrar em contato, gratuitamente, pelo número 116.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão

Defesa Civil e Sinfra continuam monitoramento durante período chuvoso

Nos pontos da cidade onde há necessidade de uma atenção maior, Defesa Civil e Sinfra dispõe sinalização indicativa de risco (Foto: Gil Carvalho)
O trabalho da Superintendência de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, continua durante o período chuvoso que atinge a cidade. Os órgãos competentes fazem monitoramento do volume de chuva diário durante a semana  e realizam vistorias constantes nas áreas de risco, como riachos, bairros com maior índice de alagamentos e outros pontos críticos em Imperatriz. 
O volume de precipitação previsto para esta terça-feira, 11, é de 20mm, com previsão de diminuição nos dias posteriores – 14mm na quarta, 10mm na quinta e 12mm na sexta. Final de semana traz a possibilidade de chuvas, com 20mm de precipitação estimada para sábado e domingo com o risco de chuva pequeno. A população deve ficar atenta e seguir uma série de cuidados em caso de alagamentos. 
Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, ressalta precauções que devem ser tomadas diante da previsão das fortes chuvas. O risco maior é de quem se arrisca em aventuras e brincadeiras durante as precipitações. “O contato com a água das chuvas podem ocasionar uma série de doenças. Para quem se aventura, acidentes e afogamentos podem acontecer. A população precisa colaborar com o nosso serviço e ficar atenta”, explicou.  
Nos pontos da cidade onde há necessidade de uma atenção maior, Defesa Civil e Sinfra dispõe sinalização indicativa de risco. Vale ressaltar que o trabalho preventivo da Prefeitura tem sido realizado desde o ano passado, com serviços de drenagem, recuperação de vias, limpeza de bueiros e desobstrução de riachos. Tudo no sentido de eliminar e amenizar possíveis transtornos ocasionados pelas chuvas. 
Contudo, o superintendente destaca que os cidadãos devem cooperar com as frentes de serviço dos órgãos municipais. “Estamos monitorando tudo e queremos tranquilizar a população, mas também pedir a colaboração de toda a comunidade. Se cada um ajudar jogando o lixo no lugar correto, certamente o período chuvoso não terá grandes transtornos. Então, todos saímos ganhando”, completou.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar. 

Edição: Bruna Saniele

Superintendente do Sebrae visita parceiros institucionais no norte do estado

O diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, iniciou o circuito de visitas institucionais nas regionais do Norte do Estado, neste final de semana, com o objetivo de fortalecer e estreitar as parcerias com prefeituras, associações comerciais e sindicatos rurais para 2020. A primeira etapa do circuito passou pelos municípios de Colinas do Tocantins e Araguaína.
Em Colinas, o diretor visitou a Acicolinas e o Sindicato Rural e, na sede do Sebrae, se reuniu com representantes da Prefeitura para discutir e alinhar ações de políticas públicas para o município. Segundo o superintendente, a proposta é realizar uma agenda de ações e eventos de forma conjunta com os parceiros para otimizar os recursos, evitar a sobreposição de ações e alinhar a agenda dos eventos para que os resultados realmente tragam retorno para os pequenos negócios e de fato contribuam com o desenvolvimento da economia local.
Já em Araguaína, Moisés Gomes foi recebido pela presidente da Aciara, Hélida Dantas e pelos diretores da associação. Na pauta foi abordada a formalização de parcerias e convênios para a realização de grandes eventos com foco na promoção dos pequenos negócios.
Na prefeitura, o Secretário Municipal da Fazenda, Fabiano Souza, apresentou os avanços do município no desenvolvimento de ações de políticas públicas, como a Sala do Empreendedor e o apoio do município ao Microempreendedor Individual. Na ocasião o secretário sinalizou o interesse de firmar futuras parcerias com o Sebrae para fortalecer as políticas de desenvolvimento em Araguaína.
O agronegócio também esteve na pauta. O gerente do Sebrae em Araguaína, Joaquim Quinta e o professor Newman da UFT apresentaram o Fórum do Agronegócio do Tocantins e a Expedição Tecnológica, que fazem parte de um grande projeto com várias ações que serão realizadas durante o ano de 2020.
O encontro com os parceiros estratégicos encerrou com o bate papo com a imprensa de Araguaína. Na oportunidade, o superintendente ouviu os anseios dos empresários do ramo da comunicação e os mesmos agradeceram o canal aberto e direto disponibilizado pelo Sebrae com a imprensa local.
O superintendente Moisés Gomes avaliou como positiva e estratégica as visitas. "Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com os nossos parceiros e isso se faz indo até eles, ouvindo suas dificuldades, conhecendo a realidade local e os seus anseios de melhoria. Queremos construir uma agenda participativa e integrada", pontuou o superintendente, acrescentando que o circuito de visitas institucionais será realizado em todas as regionais do Estado. (Da assessoria)

Solenidade marca início das atividades do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz

Aula Magna contou com apresentações musicais do corpo docente da escola de belas artes
Nesta segunda-feira, 10, foi realizada  Aula Magna que iniciou as atividades acadêmicas dos cursos do primeiro semestre de 2020, do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz. A solenidade contou apresentações artísticas, participação dos pais, alunos e autoridades municipais. Na ocasião, o prefeito Assis Ramos efetuou a nomeação dos servidores que estarão à frente das salas de aulas da escola.
Foram nomeados e empossados, com início do exercício imediato, seis profissionais, que serão os tutores no conservatório. O prefeito Assis Ramos declarou que a ação é fundamental, "para fazer com que o conservatório realmente funcione, em todos os seus detalhes. Essa é uma joia que, se depender de mim, e de todo pessoal da Fundação Cultural, vamos lapidar até ela ficar no estado mais lindo possível, porque isso aqui é cultura, é também trabalho para os jovens, é desenvolvimento. E é por isso que estamos aqui".
O presidente da Fundação Cultural, José Carneiro Buzuca, relembrou o processo de conclusão e inauguração do conservatório. "Quando assumimos uma das primeiras pessoas que procuramos foi o maestro Pietrinni, pois esse local estava parado e nós queríamos colocar ele para funcionar. Após isso, conversei com o prefeito, que de imediato se prontificou a ajudar, e não só concordou comigo, como ressaltou que o prédio já deveria estar funcionando há muito tempo".
Buzuca destacou ainda que,"até fomos alvo de críticas da oposição, que diziam que estávamos inaugurando uma obra que já tinha sido entregue por gestões passadas. Mas para mim, uma obra que não possuía mobília, não possuía servidores, não possui cursos e que não contemplava a população, não estava inaugurada.  Só agora, graças ao nosso empenho e do prefeito Assis Ramos, é que temos estrutura completa, cursos em andamento contemplando a comunidade, em especial as crianças e adolescentes."
O maestro e diretor-geral do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz, Giovane Pietrinni, destaca que "essa é a ideia deste espaço, um local onde você pode trazer o seu filho para estudar em uma instituição séria, dirigida por profissionais que se preocupam com o belo, e apoiada por uma gestão que está preocupada, principalmente, com a cultura,educação e o que é bom para nossa cidade."
O prefeito Assis Ramos ressalta que esse é um dia muito gratificante, "não é preciso falar a história desse local, todos sabem, principalmente os que moram aqui. Não tiro o mérito das gestões passadas, pois de uma forma ou de outra, cada um fez sua parte, mas é fato que sou eu que estou colocando para funcionar, essa é minha função. As crianças e os jovens serão contemplados com algo grandioso, pois poucas cidades do Brasil possuem conservatório. E se Deus quiser, no futuro esses jovens se tornarão grandes profissionais da música", conclui.  (Rafael Pestana - Ascom)

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...