terça-feira, 5 de abril de 2022

Famílias baixa renda permanecem com bandeira verde no mês abril

 


  

Para o mês de abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que manterá a bandeira tarifária verde aos consumidores beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica. Isto quer dizer que não será cobrado custo adicional na tarifa das famílias cadastradas como baixa renda. Para os demais consumidores, a bandeira tarifária vigente até o próximo mês (abril) é a de Escassez Hídrica, no valor é de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

   

Mesmo ultrapassando o marco de 1 milhão de clientes cadastrados na Tarifa Social, a Equatorial Maranhão sinaliza que uma força tarefa está sendo feita para alcançar as mais de 250 mil famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para economizar na conta de energia. A gerente de relacionamento com o cliente, Francila Soares orienta que as pessoas que se enquadram nos critérios devem se cadastrar para obterem descontos de até 65% na fatura de energia. “Para realizar o cadastro, os clientes aptos a receberem o benefício podem entrar em contato com a Clara, assistente virtual da distribuidora tendo em mãos o número da conta contrato, número do NIS (Número de Inscrição Social) e caso não seja o titular da conta, informar o nome completo, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe do titular”, destaca. 

  

Como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica 

  

Quem ainda não possui NIS – Número da Identificação Social, deve procurar o CRAS mais próximo para se cadastrar. Para quem já possui o NIS atualizado, pode buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.   

  

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.brCentral 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, e beneficia as famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada - BPC. Também estão aptas famílias cujo membro dependa da energia elétrica para sobrevivência (equipamento vital). 

  

Continue economizando: 

  

O país ainda está passando por um momento de escassez hídrica. Assim, a Equatorial Maranhão mantém o alerta aos clientes sobre a necessidade de continuar consumindo energia de maneira consciente, sem desperdícios, seguindo as dicas de economia de energia. 

  

Evite: 

  

• Deixar aparelhos em modo stand-by; 

• Colocar o celular para carregar à noite; 

• Deixar lâmpadas acesas durante o dia ou em ambientes que não estão sendo utilizados; 

• O “abre e fecha” da geladeira ao longo do dia; 

• Deixar o ferro de passar ligado enquanto faz outra coisa; 

• Não colocar alimentos quentes dentro da geladeira. 

 

Grupo Potiguar conquista 13º lugar no ranking nacional das lojas de material de construção



 A Revista Anamaco, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção acabou de divulgar o 22º Ranking Nacional das Lojas de Material para Construção referente ao período 2021-2022, uma das épocas mais desafiadoras para o varejo em geral. A pesquisa “Top 50 do Varejo”, mostra quais são as maiores empresas de varejo do país. E para orgulho dos maranhenses o Grupo Potiguar conquistou a 13ª posição nacional. 

O troféu foi entregue em São Paulo durante a FEICON, feira que reúne os segmentos de construção e arquitetura. O Gerente Geral da Potiguar, Reginaldo Gonçalves representou a empresa na solenidade de premiação. Segundo o presidente do Grupo Potiguar, Marcelo Brasil “essa premiação nos incentiva a continuar buscando as melhores soluções e produtos para nossos clientes, a quem dedicamos sempre todas as nossa conquistas” disse ele. 

Esse reconhecimento vem coroar 40 anos de bons serviços dedicados ao varejo pelo Grupo Potiguar, que atualmente conta com cinco lojas em São Luís, uma em Imperatriz e dois CD´s (Centros de Distribuição). O grande diferencial da Potiguar é a oferta de um amplo mix de produtos para construção, decoração, móveis e utilitários para atender às necessidades do novo e moderno conceito de “lar total”, onde a casa é também local de estudo, trabalho e lazer integrados. 

Detalhe: Para compor o ranking dos maiores lojistas em cada um dos estados brasileiros, a pesquisa conta com as indicações de 203 importantes indústrias atuantes no Brasil, que auxiliam no processo de apuração. Trata-se de um verdadeiro retrato do desempenho das empresas do varejo após um longo período de turbulência, de fechamento de portas, de reabertura, desabastecimento e outros desafios enfrentados pelo setor. 


Flávio Dino entrega a faixa para Carlos Brandão, novo governador do Maranhão



No sábado (2), no Palácio dos Leões, em São Luís, foi realizada a transmissão do cargo de governador do Maranhão. Flávio Dino, que renunciou ao posto obedecendo à legislação eleitoral - para estar apto a disputar o pleito em outubro -, passou a faixa para Carlos Brandão.


Na sacada da sede do governo, Brandão acenou com a família para uma multidão que ocupou as praças e ruas do Centro Histórico. “Estou recebendo uma nova missão, a maior de todas. A missão de seguir trabalhando e fazer pelo Maranhão as coisas que a nossa gente e o nosso estado mais precisam. Governar o Maranhão é uma honra, mas também um desafio. Eu olho para os últimos sete anos com muita emoção e com muita alegria, porque o nosso governo colocou o Maranhão no rumo certo, no rumo da mudança”, declarou.

Brandão destacou ainda os avanços sociais e as políticas públicas que alcançaram os 217 municípios, principalmente nas áreas de educação, saúde, segurança alimentar e infraestrutura. “Temos estrutura e projetos para avançar ainda mais. Nestes anos todos, o Maranhão construiu uma infraestrutura social que não tem comparação na nossa história. Nos últimos sete anos uma nova palavra foi escrita no dicionário maranhense: dignidade. Mas, como meu amigo Flávio Dino diz, ainda precisamos e podemos fazer muito mais, porque sabemos que o papel de um governante é trabalhar para fazer com que o amanhã seja melhor que o hoje”.

“Nós faremos um governo baseado em políticas públicas, de proteção dos direitos humanos, de todas as minorias, de valorização da mulher, e de uma completa e irrestrita abertura à participação popular. Faremos um governo de desenvolvimento com sustentabilidade, um governo que fortaleça o municipalismo, preservando o respeito pelo dinheiro público. Nós já traçamos a agenda, vamos fazer mais, muito mais”, completou o novo governador do Maranhão.

Dino deixa o Palácio

Governador entre janeiro de 2015 e abril de 2022, Dino agradeceu a oportunidade ao povo do Maranhão, que lhe colocou no cargo as duas vezes com vitórias no primeiro turno. Ele também destacou a lealdade de Carlos Brandão, e a parceria com sua equipe de governo e toda a classe política do estado, além de desejar sorte e sucesso ao seu sucessor.

“Evidentemente, a hora não é de relatórios a cerca de realizações, tampouco de balanço, pontos positivos ou itens que demandarão esforços do senhor governador Carlos Brandão. As obras falam por si, as ações falam por si, que são sobejamente conhecidas pelos sete milhões de brasileiros e brasileiras que moram nos 217 municípios do Maranhão”, afirmou.

Dino também comentou o papel de um governador. “O governador tem a incumbência de decidir, de decidir sempre. Governador ou governadora não pode deixar de decidir, certo ou errado precisa tomar uma decisão. Peço desculpas pelas decisões erradas que tomei. Quanto ao orgulho de ter acertado tantas outras, compartilho o êxito com minha equipe”. E terminou com um conselho, antes de deixar o Palácio: “Nos momentos de angústia ou dúvida, Carlos Brandão, sempre decida a favor dos mais frágeis, dos que menos têm, dos que mais precisam, sempre decida a favor dos mais pobres. Esse critério não falha! E eu tenho tranquilidade que assim será o seu governo. E, acima de tudo, Brandão, estarei sempre à sua disposição. Conte comigo sempre de graça, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada, de domingo a domingo, porque te ajudar é ajudar o estado que eu amo, é ajudar o Maranhão”.

Arraiá da Mira 2022 abre inscrições para quadrilhas juninas



O maior concurso de quadrilhas juninas está de volta, e as inscrições abrem nesta segunda-feira, 04, e acontecem até sexta-feira, 08 de abril. Para os grupos de quadrilha que quiserem participar do concurso devem preencher o formulário disponível no site do evento.

Em sua décima segunda edição de festa, o Arraiá da Mira vai acontecer em junho, na cidade de Imperatriz (MA), e terá como tema o Maranhão. Neste ano, serão 5 noites de programação. A primeira noite será dedicada a apresentações especiais feita por escolas da cidade, e nos outros quatro dias do evento será destinado para a competição da melhor junina, escolhida por uma banca de jurados.

Além das quadrilhas, o Arraiá da Mira também vai ter um espaço dedicado a apresentações de forró, durante todas as noites, junto com as barraquinhas de comida dos universitários, além dos estandes dos patrocinadores com ações todas as noites.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...