quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Começa construção de novo retorno na Avenida Pedro Neiva de Santana no Parque Amazonas


 

A construção do novo retorno de acesso à Avenida Liberdade, cruzamento com a Avenida Pedro Neiva de Santana, no Parque Amazonas, começou a ser realizado nesta semana pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra). Medida tem objetivo de desafogar o intenso fluxo de veículos que saem de vários bairros e fazem o retorno em frente aos condomínios Village do Bosque I e II, no Jardim América.

“Esse novo acesso sairá diretamente na Avenida Liberdade, contribuindo para melhoria da mobilidade urbana e até na redução de acidentes na Avenida Pedro Neiva”, destacou o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, ao assinalar que o projeto é realizado em parceria com os técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran).

Segundo ele, a construção de novos empreendimentos residenciais nas regiões do Bom Jesus e próximos à Avenida Pedro Neiva de Santana fez aumentar a circulação de carros e motos, sendo necessária a construção de novas alças de acesso na via para desafogar o intenso fluxo de veículos.

Zigomar Filho ressalta que levantamentos técnicos estão sendo realizados em outras áreas para a construção de rotatórias e retornos, com objetivo de melhorar a mobilidade urbana nas vias de acesso aos bairros de Imperatriz.

“Desde a semana passada iniciamos a construção do retorno ali próximo do viaduto para reduzir os congestionamentos, pois o motorista terá a opção de pegar a Rua Carajás, passar pela nova alça e descer a rua Antônio Miranda, sentido Avenida Ceará, no Centro”, concluiu.

Potiguar Imperatriz estará aberta no feriado de 07 de setembro


Na próxima terça-feira, feriado do Dia da Independência do Brasil (07/09), quem quiser já pode se programar e aproveitar a folga para conferir as ofertas e novidades da loja Potiguar Imperatriz. 

Nesse feriado a Potiguar Imperatriz vai funcionar em horário especial, das 08h às 18h. E o melhor, com muitas promoções para deixar as obras e os lares bem sortidos. A loja está localizada no bairro Coco (BR – 010, Km 252) na entrada da Vila Cafeteira

Hospitais SUS reúnem histórias de superação e comprometimento social que vão além da covid-19

 


A técnica em enfermagem, Maria Olinda Alves Stoco, perdeu a conta de quantos pacientes já atendeu em duas décadas como profissional da linha de frente do sistema de saúde. Hoje, com 51 anos, ela dedicou quase metade de sua vida a salvar a dos outros, sem nunca esquecer o porquê de ter escolhido essa profissão, a qual chama de “chamado divino”. Com uma dedicação ininterrupta de 23 anos, a profissional faz parte do quadro de funcionários do Hospital Universitário Cajuru (HUC), instituição com atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS), em Curitiba (PR), que completa 63 anos no próximo dia 30 de agosto.

“Assim que terminei o curso de enfermagem, em 1998, o Hospital me acolheu de uma forma muito fraterna. Desde então, o hospital tem sido a minha segunda casa, onde fiz amizades, aprendi e continuo aprendendo muito a cada dia, mesmo após tantos anos. Por ser um ambiente universitário, a troca de conhecimento e experiências é muito grande. Olhando para trás, vejo que evoluí consideravelmente, como pessoa e profissional, desde a primeira vez que entrei por aquelas portas”, relembra.

Em meio a tantas experiências e histórias, que se confundem com sua própria vida pessoal, já que até mesmo um de seus filhos trabalhou no hospital, Maria Stoco recorda com carinho os laços afetivos criados com colegas e pacientes. “Eu já cuidei de muita gente, não sei o número exato, mas algumas histórias nunca saem da minha cabeça. Uma vez, por exemplo, eu estava no ônibus, a caminho do trabalho, quando fui abordada por um senhor. Simpático, perguntou se eu me lembrava dele, mas disse que não. Então ele me abraçou e disse que, cinco anos antes, o tratei muito bem, quando esteve internado no Hospital. Ele disse que eu o ajudei a salvar sua vida. Aquilo me emocionou, pois meu trabalho o tocou de tal forma que ele lembrava do meu rosto após todo aquele tempo. É por isso que, mesmo durante a pandemia, nós seguimos na linha de frente da saúde. Todos nós, que estamos nesse trabalho, amamos nosso ofício e somos gratos por isso”, conta emocionada.

Superação

Enfermeira do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Cajuru, Nadira Francisca dos Santos viu a instituição como uma porta de entrada para uma nova realidade em sua vida. “Eu venho de uma família pobre, que morava em terrenos de ocupação irregular. Trabalhei muito tempo como diarista para poder sobreviver. Quando concluí meu curso de auxiliar de enfermagem, o Hospital me deu uma oportunidade e mudou completamente a minha vida. Hoje, tenho condições de ter a minha casa própria, meu carrinho e posso comprar carne para o meu filho. Tudo isso com o fruto do meu esforço para mudar minha realidade”, comemora.

Há 16 anos como funcionária do HUC, Nadira é pós-graduada com foco em Central de Materiais e Centro Cirúrgico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que, assim como o HUC, faz parte do Grupo Marista. “Já trabalhei em outras instituições, mas o Hospital Universitário Cajuru é diferente. Sempre falo para os meus colegas que essas paredes têm algo mágico, que eu não sei explicar. Acho que o olhar humanizado é o nosso grande diferencial, pois você sente que a instituição é uma família. Sinto prazer e realizada aqui dentro, pois sempre tive oportunidades de crescer. Comecei como auxiliar e fui ‘subindo os degraus’, sempre atenta aos cursos oferecidos pelo Hospital aos seus colaboradores”, completa.

Incentivo à solidariedade

Atualmente, o Hospital Universitário Cajuru conta com 944 colaboradores, 309 voluntários, 308 médicos e 110 residentes. Por ano, a instituição realiza em média 147 mil atendimentos, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais. E para celebrar seus 63 anos, o HUC promove uma live comemorativa no dia 30 de agosto, às 19h30, no canal do YouTube do hospital e contará com chat ao vivo, depoimentos de voluntários, enfermeiras, pacientes e estudantes de medicina. Durante o evento, será lançado o “Amigo Essencial do Cajuru”, um programa de incentivo a doação para o Hospital.

“O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição feita por pessoas que amam atender ao próximo. E a conscientização da população e da sociedade como um todo na arrecadação de fundos para a manutenção desse serviço, que hoje tem um déficit de cerca de R$ 1,5 milhão ao mês, é essencial”, comenta o diretor do hospital, Juliano Gasparetto. Os voluntários do hospital, que fazem parte do projeto que completa 15 anos em 2021, também serão homenageados para marcar ainda o Dia do Voluntariado (28/8).

Modelo híbrido é aposta da Facimp a partir do segundo semestre

 


Um ano já se passou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Com ela vieram mudanças significativas em diversos setores da economia. Na educação, por exemplo, embora o ensino a distância já venha crescendo há alguns anos, experimentamos uma transformação nos últimos meses, com a ampliação do uso da tecnologia. O segundo semestre letivo de 2021 será marcado por uma importante novidade: a oferta de modelos híbridos, para atender a múltiplos perfis. Os modelos híbridos geram novas experiências de aprendizado a partir dos recursos tecnológicos, tanto para docentes quanto para alunos, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos, entre outros fatores.

A demanda dos estudantes por um modelo mais flexível levou as instituições de ensino a criarem novos modelos. A Facimp, por exemplo, investe no desenvolvimento de conteúdo digital robusto, com metodologias próprias de ensino, que usam vídeos curtos, podcasts, exercícios de fixação interativos e bibliotecas virtuais, que passam pela curadoria e pelo tratamento de educadores renomados. Para atender a essa nova demanda, a faculdade criou um modelo semipresencial em cursos de diferentes áreas, como exatas, humanas, saúde, entre outras, com o mesmo currículo e validade do diploma dos cursos presenciais. Nessa integração entre o digital e o presencial, a maior parte dos conteúdos é ofertada dentro de uma plataforma digital, com a possibilidade do aluno cursar, também, disciplinas presenciais, garantindo, assim, a experiência no campus, até duas vezes por semana.

Segundo o gerente da Área de Produtos da Facimp, Hugo Silva Santos Neto, a metodologia utilizada conecta a expertise do presencial à inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa.

“Utilizamos para o semipresencial a mesma matriz de outras modalidades. Dessa forma, conseguimos montar a união perfeita entre o modelo digital e presencial. Ideal para quem quer ter mais autonomia nos estudos e flexibilidade de horário, mas não renuncia à experiência em sala de aula. Além de permitir ao estudante ajustar o tempo de estudo à rotina pessoal e profissional, o nosso modelo de semipresencial ainda possibilita a escolha do aluno pelas disciplinas que quer estudar em cada formato. Com isso, conseguimos equilibrar a oferta e atender a todas as possibilidades para aqueles que também querem o contato presencial”, explica.

Além das novas ofertas no modelo híbrido, a Facimp também revisitou seu modelo de ensino, inserindo atividades de campo e trazendo mais tecnologia para as mãos dos professores e alunos. Hugo comenta que os principais legados desse período serão o avanço no relacionamento com os alunos e mais possibilidades para os docentes.

“A Facimp é uma instituição tradicional e de renome em nosso município e visando atender aos diferentes perfis de alunos vem se modificando e inovando na forma de ensinar. A instituição oferece laboratórios equipados, com infraestrutura nova e moderna, que busca entregar ao aluno qualidade de ensino e principalmente, satisfação pessoal. Nosso intuito como instituição de ensino superior é transformar o aluno ao longo de sua jornada acadêmica, preparando-o com eficiência para o mercado de trabalho”, conclui Luís Carlos Silva Ribeiro, diretor geral da instituição.

Este cenário de pandemia, certamente, contribuiu para deixar os professores mais preparados digitalmente e quebrou o receio que alguns deles tinham de contato com o mundo digital, já que a tecnologia foi dominante no seu dia a dia de trabalho. O digital pode aumentar o tempo de contato do aluno com o professor, já que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer hora, se tornando uma espécie de dever de casa do Século XXI, em formato de quiz, podcast e testes adaptativos. O professor, portanto, passa a ter mais ferramentas à disposição.

“O professor é um eterno aprendiz. Nosso conteúdo robusto, com informações em diversos formatos, possibilita uma aula mais rica e maior retorno do aprendizado. Ao mesmo tempo, os alunos conseguem ter a experiência prática no campus, já com todo o conteúdo digital a seu favor”, explica o diretor.

Vestibular

A faculdade Facimp está com inscrições abertas para mais uma edição do "Supervestibular", que acontece nos dias 10 e 11 de setembro. O processo seletivo é gratuito e será realizado de forma remota. Além disso, de acordo com o desempenho na avaliação, o candidato concorre a bolsas que podem chegar até 55% no primeiro ano do curso e até 50% no restante da graduação.

A instituição oferece vagas nas áreas de Saúde, Direito, Engenharia, Negócios, Administração, entre outras. Para efetuar a inscrição ou obter mais informações, basta acessar o site: https://matriculas.facimp.com.br/.

Sobre a Facimp

Localizada na cidade de Imperatriz, segundo maior município do Maranhão, a faculdade Facimp iniciou suas atividades acadêmicas no ano de 2001. Atualmente, possui 19 cursos de graduação e 13 de pós-graduação nas áreas de Direito, Engenharia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação.

A instituição conta com laboratórios de Anatomia Humana e Animal, multidisciplinares de Citologia e Microscopia, Física, Informática, Química, Enfermagem, Farmácia, Clínica Escola de Odontologia, Laboratório de Análises Clínicas, Ambulatório de Saúde, Núcleo de Práticas Jurídicas e auditórios.

ASPAMA recebe cadeiras de rodas adaptadas para a equipe de Basquete em Cadeiras de Rodas


 

Na última semana, os atletas da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da ASPAMA (Associação Paradesportiva do Maranhão) receberam cadeiras de rodas adaptadas para a modalidade e dentro dos padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).  

O projeto Equipando Guerreiros, que permitiu a aquisição das cadeiras, é patrocinado pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além das novas cadeiras adaptadas, ainda garantiu ao time a Equipagem Oficial 2021. 

Para o Executivo de Comunicação e Marketing da Equatorial Maranhão, Carlos Hubert, o esporte transforma vidas e quando se trata do paradesporto essa transformação é muito maior e mais significativa, pois leva em consideração diversos outros fatores para a prática de esporte, como a personalização da cadeira de cada atleta. "Apoiar a ASPAMA é uma grande satisfação para a Equatorial Maranhão. Esperamos que as novas cadeiras melhorem a performance dos atletas, fazendo com que se destaquem entre as equipes que participam de competições de Basquete em Cadeira de Rodas. Tenham em nós, além de parceiros, grandes torcedores do paradesporto maranhense", conclui Carlos. 

SO 27001: um passo à frente na segurança de dados e informações

 


Quase um ano após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, 40% das empresas do país ainda não estão preparadas para aplicar as normas exigidas pela legislação. O número é fruto de um levantamento realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC), que também aponta que essa adequação é vista como prioridade por 82% das companhias brasileiras. Enquanto boa parte do mercado tenta fazer as adaptações necessárias para garantir a segurança dos dados de usuários, há quem já vislumbre horizontes mais desafiadores, como a ISO 27001.

Auditada pela Fundação Vanzolini, a certificação assegura a proteção no tratamento, armazenamento e utilização dos dados coletados por empresas e implementa proteções físicas, técnicas e administrativas durante todo o ciclo de vida da informação. Essa é uma forma de inspirar mais confiabilidade e atestar a preocupação necessária para com informações de clientes, fornecedores e outros entes. Para conquistar a ISO 27001 é preciso cumprir uma série de etapas de ajuste nos protocolos adotados, investimento em infraestrutura, mudanças em processos e, posteriormente, passar cada uma dessas etapas por revisão da certificadora. A norma considera as etapas de contexto da organização, avaliação dos riscos, controle  de operações, análise de eficácia e melhoria. Por tratar-se de uma certificação internacional, o selo indica que aquela companhia está de acordo com as melhores práticas adotadas no mercado de segurança de informação.

No Brasil, embora a LGPD determine que empresas que não cumprem os requisitos necessários podem ser multadas em até 2% de suas receitas – até um limite de R$ 50 milhões -, preocupar-se com a preservação das informações vem deixando de ser apenas uma forma de seguir regras e evitar multas. Aos poucos, esse cuidado tem se tornado um agregador de valor às empresas. Segundo o mesmo levantamento da FDC, 61% dos negócios entendem que estar em conformidade com a LGPD não é mero exagero ou burocracia, mas uma contribuição importante para sua integridade.

Cadeia de proteção

Quando uma companhia adere à ISO 27001, não apenas seus processos passam a ser adequados a ela, mas também os processos de seus fornecedores. Afinal, não adianta garantir a segurança interna se a externa estiver sob risco. Por isso, a certificação é fundamental para gerar uma rede de proteção que, automaticamente, tende a se expandir e atingir a maior parte das empresas que lidam com tecnologia e informação.

A Tecnobank, empresa de tecnologia para negócios, acaba de conquistar o selo ISO 27001. Para o gerente de Infraestrutura e Segurança da Informação da Tecnobank, Paulo Cury, a novidade é apenas mais uma fase do desenvolvimento dos protocolos adotados para trazer tranquilidade à organização e a seus clientes - um processo que teve início em 2018. “Estamos nos preparando há muitos anos para obter a certificação da nossa empresa. Como lidamos diariamente com uma quantidade muito grande de dados de usuários de todo o Brasil, sempre estivemos atentos ao que o mercado tem de mais avançado para preservar esses dados e usá-los da maneira mais correta possível”, explica.

Entre a aplicação para conseguir a certificação e a notícia da conquista da mesma passaram-se 18 meses. Uma equipe de mais de 30 pessoas esteve envolvida no processo, que demandou adequações nas áreas de Tecnologia, Infraestrutura e Recursos Humanos, além de melhorias em todas as demais equipes. “Entendemos que os investimentos em segurança da informação são imprescindíveis para empresas que atuam com tecnologia para o setor financeiro, como é o nosso caso”, afirma Cury. Com a confirmação da certificação, o próximo passo é seguir promovendo melhorias nos sistemas e na infraestrutura para assegurar que a qualidade se mantenha no decorrer dos anos. "Manter certificação é um processo contínuo. Assim, anualmente a Tecnobank será auditada pela Fundação Vanzolini, além das auditorias internas que asseguraram o cumprimento do que é estabelecido pela norma", esclarece Cury.


Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...