quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Imperatriz recebe equipamentos do Programa Cuidar de Todos


 

Na terça-feira (23), a Prefeitura de Imperatriz, por meio de equipe técnica da Secretaria de Saúde (Semus), participou de evento de doação de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Programa Cuidar de Todos. Evento foi realizado na Unidade Regional de Saúde de Imperatriz.

Iniciativa é de responsabilidade do Governo do Estado, e contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Tiago Fernandes; a secretária municipal de Saúde, Doralina Marques; a gestora regional de Saúde, Valéria Macedo e demais autoridades políticas, líderes e representantes de diversos municípios da região.

“Ficamos felizes em receber esses equipamentos do Programa Cuidar de Todos, que visa fortalecer as ações e estratégias da Atenção Primária à Saúde e irá melhorar a qualidade de vida da população. Recebemos equipamentos e insumos, como: balança plataforma com régua antropométrica, termômetro clínico digital, glicosímetro, tiras teste glicosímetro, foco de luz, detector doppler de sonar fetal, escala de snellen, kit saúde bucal, oxímetro de dedo e trena antropométrica”, pontuou Doralina Marques, secretária de Saúde de Imperatriz.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, falou sobre a importância do programa e o que ele representa para a saúde pública. “As ações que temos realizado estão focadas em respeitar a subjetividade de cada território, levando em conta o fortalecimento da ponta e dado protagonismo a estes profissionais. Com municípios fortes na Atenção Primária, poderemos organizar e melhorar cada dia mais a média e alta complexidade. O Programa Cuidar de Todos representa o Governo do Estado caminhando junto com os municípios”.

O programa vai de encontro a questões como: a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, a promoção da melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população.

Imperatriz tem aumento de 30% na abertura de novas empresas em 2023



O relatório de trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado nesta quarta-feira (24), aponta que em 2023 foi registrada a abertura de 6.466 empresas, um aumento de 31,4% em comparação com o ano anterior (2022). Os setores responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento econômico imperatrizense são o comércio, os serviços, a indústria e a construção civil.

Conforme os dados obtidos com a Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), e tabulados pela equipe técnica da Sedec, no ano de 2016 houve o registro de 2.372 empresas. De lá para cá os números só aumentaram com o registro de 3.306 em 2019, e de 3.991 em 2020, período em que a população brasileira foi atingida duramente pela pandemia de Covid-19.

O crescimento econômico fica mais evidente quando calculada a variação sobre o número de empresas abertas em 2016 (2.372). Um comparativo com 2023 (6.466) aponta para o crescimento em variação percentual de 172,6%.

Por vários fatores, dentre eles a localização geográfica e por ser polo de uma grande região de aproximadamente 1 milhão de habitantes, Imperatriz não depende apenas de um setor econômico.

Em seu livro “Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz”, de 2008, o historiador Adalberto Franklin diz que a partir de 1980, a cidade se consolidou como o maior polo comercial e econômico de todo o eixo entre Goiânia/Brasília, atuando como entreposto comercial de Sul/Sudeste do Maranhão, Sul do Pará e Norte de Goiás, depois feito o Estado do Tocantins.

No ranking do crescimento divulgado, os setores que se destacam no estudo são o comércio (45%), serviços (40%), indústria (7%), e a construção civil (5%). No período da pandemia, por exemplo, houve aumento no número de formalizações dos MEIs, os Microempreendedores Individuais.

Investimentos e incentivos da Prefeitura

A Prefeitura, por meio da Sedec e outras secretarias, atuou em várias frentes que resultaram no sucesso do cenário econômico de Imperatriz, como a atualização do Código Tributário do Município, a realização mensalmente de Feiras Cidadãs em bairros e povoados, a construção do Panelódromo, Shopping da Cidade, incentivo a regularização dos MEIs, sendo que muitos deles se tornaram, em pouco tempo, micro e pequenos empresários e empresários de pequeno porte.

“Ao entrar em vigor em janeiro de 2023, o novo Código Tributário Municipal tornou a cidade mais competitiva em relação as outras cidades da Região, onde Imperatriz passou a ter uma carga tributária menor em comparação com municípios como Araguaína (TO) e Marabá (PA)”, observou o secretário da Sedec, Wilson Filho. O secretário fez questão de acrescentar que “um dos grandes termômetros do crescimento econômico em uma cidade são os investimentos na Construção Civil e na Indústria, e esses setores em Imperatriz estão em crescimento e desenvolvimento”.

Wilson Filho finalizou dizendo que as equipes da Sedec, tanto na sede da secretaria quanto numa unidade móvel, chamada Sedec Itinerante nos bairros, dará continuidade aos atendimentos a população com diversos serviços, como aconteceu nesta terça-feira (23), no Calçadão de Imperatriz.  

Confira o rankeamento desde 2016

Empresas ativas em 2023: 38.222

20216: 2.372 empresas abertas

2017:2.382 empresas abertas, media % 0,4

2018: 2.635 empresas abertas, média % 10,6

2019: 3.306 empresas abertas, média % 25,5

2020: 3.991 empresas abertas, média % 20,7

2021: 4.693 empresas abertas, medida % 17,6

2022: 4.919 empresas abertas, média % 4,8

2023: 6.466 empresas abertas, medida % 31,4

Empresas por setor

Comércio: 17.370 - participação %45,445

Serviços: 15.597 - participação % 40,806

Industria: 2.993 - participação % 7,831

Construção: 2075 - participação % 5,429

Agropecuária: 186 - participação % 0,487

Administração pública: 1 - participação % 0,003

Total: 38. 222 - participação % 100,00

Média mensal de abertura de empresas

2016: 2.372 empresas abertas, média por mês - 198

2017: 2.382 empresas abertas, média por mês - 199

2018: 2.635 empresas abertas, média por mês - 220

2019: 3.306 empresas abertas, média por mês - 276

2020: 3.991 empresas abertas, media por mês - 333

2021: 4.693 empresas abertas, media por mês - 391

2022: 4.919 empresas abertas, média por mês - 410

2023: 6.466 empresas abertas, medida por mês 539


Suzano celebra centenário com a intenção de investir US$ 100 milhões em Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade



 A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, completou 100 anos de história no dia 22 de janeiro e, para celebrar este marco, anuncia investimentos de até U$ 100 milhões no seu projeto de legado. Inicialmente, US$ 30 milhões serão destinados a iniciativas de pesquisa, geração de conhecimento e educação para a sustentabilidade, a serem realizadas em parceria com a Universidade de Cambridge, com a Escola Doerr de Sustentabilidade de Stanford e com a organização não-governamental IUCN.

Os primeiros memorandos de entendimento formalizados com essas instituições têm o objetivo de impulsionar os esforços globais para proteger e restaurar a natureza, posicionar o Brasil como referência global em sustentabilidade, e contribuir para a formação da próxima geração de especialistas e líderes em sustentabilidade. Também visam acelerar a pesquisa em conservação, biodiversidade, água e mudanças climáticas, com foco particular nos ecossistemas brasileiros, bem como o desenvolvimento de novas ferramentas e abordagens para orientar relatórios corporativos e ações sobre a natureza.

A colaboração com a Universidade de Cambridge, do Reino Unido, e com a Escola Doerr de Sustentabilidade de Stanford, dos Estados Unidos, abrirá novas oportunidades educacionais e de pesquisa para estudantes de pós-graduação e doutorado em áreas como conservação da biodiversidade, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos e sustentabilidade corporativa, e terá importante papel na formação de lideranças em sustentabilidade. A Suzano construirá parcerias também com universidades brasileiras e disponibilizará seus negócios e áreas de conservação no Brasil para fins de pesquisa em sustentabilidade e conservação e outras disciplinas associadas à agenda da sustentabilidade.

Além do foco educacional, a Suzano estreita laços com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), a maior rede global de organizações ambientais, com sede na Suíça. Nesta frente, a Suzano apoiará o desenvolvimento de novas pesquisas, ferramentas e abordagens para ajudar o setor privado a desenvolver ações a favor da biodiversidade e apoiar a entrega do Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework, que estabelece metas globais para proteger e promover o uso sustentável da biodiversidade. Também visa promover a discussão do tema em um maior número de eventos internacionais, como as conferências da Biodiversidade (CBD) e do Clima (UNFCCC), incluindo a COP30, em Belém (PA), e o Congresso Mundial de Conservação da IUCN, em Abu Dhabi.

"Por meio dessas e de outras parcerias, esperamos ajudar a criar e capacitar especialistas e lideranças que ajudarão os governos, as empresas e a sociedade civil a tomarem medidas para proteger e restaurar a natureza ao longo do próximo século”, afirma David Feffer, presidente do Conselho de Administração da Suzano. "Acreditamos que educação, ciência, dados de alta qualidade e relatórios transparentes são armas poderosas para lutarmos contra a perda da biodiversidade, a degradação dos solos e a poluição de nossas águas e da atmosfera. Não podemos mais postergar, o mundo deve parar e reverter a perda da natureza até 2030. Nossa ambição é impulsionar esse movimento agora, com o olhar para os próximos 100 anos, fazendo parte da solução", complementa o executivo.

Fundada em 1924, a Suzano construiu sua história tendo a sustentabilidade e a inovação como pilares, buscando se transformar e evoluir constantemente ao longo dos anos. Hoje, é reconhecida globalmente por sua excelência produtiva e por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, alinhado ao seu propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e aos seus “Compromissos para renovar a vida”. Estabelecido em 2020, esse conjunto de metas de longo prazo inclui a retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza em suas áreas de operação e a conexão de 500 mil hectares de fragmentos de vegetação nativa em áreas consideradas prioritárias.

Maior produtora de celulose do mundo e eleita a empresa mais inovadora do Brasil em 2023, a Suzano se reconhece como uma startup de 100 anos e um agente relevante na solução para a descarbonização da economia global e dos desafios climáticos a serem enfrentados por essa e pelas próximas gerações.

Com investimentos superiores a R$ 50 bilhões nos últimos três anos, a Suzano tem se destacado no desenvolvimento de produtos fabricados a partir de matéria-prima de origem renovável e que possuem características biodegradáveis, impulsionando a bioeconomia. Hoje, a companhia está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas por meio de seus produtos, tais como papéis sanitários e itens absorventes, papéis para copos, canudos e embalagens, tecidos derivados de celulose, além do desenvolvimento de lignina e bio-óleo para substituir materiais fósseis.

“É um momento para honrarmos e relembrarmos nossa história, mas, também, para focarmos no futuro e em tudo o que ainda podemos construir de legado para a sociedade e para o planeta. Essa visão é a base para sermos protagonistas na transição para uma economia mais verde, fornecendo bioprodutos que atendam os novos desejos da sociedade, e promovendo modelos de negócio regenerativo e o desenvolvimento social”, ressalta o presidente da Suzano, Walter Schalka.

Para garantir ações de maior impacto, a Suzano continuará desenvolvendo parcerias com instituições de ensino e organizações da sociedade civil, no Brasil e no exterior, além de estimular o engajamento em escala global de temas relacionados à agenda socioambiental.


Depoimentos da Universidade de Cambridge, da Escola Doerr de Sustentabilidade de Stanford e da IUCN:

“Estamos muito felizes com essa parceria entre a Universidade de Cambridge e a Suzano, que representa um marco significativo no nosso compromisso com a colaboração em nível global. A Suzano traz uma ampla gama de ativos únicos e valiosos para essa parceria, e sua contribuição multimilionária não apenas ajudará a consolidar Cambridge como líder nos estudos dos ecossistemas, biodiversidade e fatores socioeconômicos no cenário brasileiro, como também desempenhará um papel decisivo no desenvolvimento da próxima geração de líderes em sustentabilidade do Brasil. Também estamos contentes em trabalhar com Stanford e IUCN como parte dessa iniciativa, aproveitando os vínculos que já temos com ambas as instituições devido ao nosso trabalho com conservação e sustentabilidade.” – Bhaskar Vira, vice-reitor de Educação da Universidade de Cambridge.

“Na Stanford Doerr School of Sustainability, estamos educando e capacitando líderes em sustentabilidade para o presente e o futuro. Estamos muito felizes em trabalhar com a Suzano, uma vez que esse acordo cria um potencial imenso para a expansão do conhecimento e das habilidades necessárias para lidarmos com os desafios de sustentabilidade do planeta, fazendo isso em uma indústria e um país que são fundamentais para a garantia de um futuro sustentável para todos.” – Arun Majumdar, reitor da Stanford Doerr School of Sustainability.

"Enfrentar a perda de biodiversidade por meio da proteção e restauração da natureza é vital para a saúde e a prosperidade das comunidades e ecossistemas. A IUCN, a maior rede ambiental do mundo, é uma união única de membros que reúne governos e sociedade civil para conservar a natureza e garantir o uso sustentável e equitativo dos recursos naturais. Empresas como a Suzano têm um papel essencial na implementação do Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework, por meio de ações e ciência baseadas em conhecimento científico. A IUCN é incentivada pelo impulso crescente das empresas que pensam mais sobre seus riscos e impactos naturais, e espera construir sólidas colaborações, com todas as partes interessadas, incluindo o setor privado, na condução e aceleração dos esforços para reverter a perda de biodiversidade.” – SungAh Lee, Vice-Diretora Geral e Membro do Conselho Executivo da UICN.

* A Suzano foi eleita a empresa mais inovadora do Brasil em 2023 em análise conduzida pela consultoria PwC Strategy& e pelo jornal Valor Econômico

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br


terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Aberta programação do I Simpósio Municipal de Enfrentamento à Hanseníase


 


Com tema “Uma mancha, várias hipóteses”, foi iniciada nesta terça-feira (23), a programação do I Simpósio Municipal de Enfrentamento à Hanseníase, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Participaram da solenidade de abertura dos trabalhos, os coordenadores Gisely Vieira (Vigilância em Saúde), Railton Lima (Atenção Primária), Telma Nascimento (Programa Municipal de Controle da Hanseníase), a enfermeira Francisca Jacinta e as médicas Audicleya Lima e Rosana Leão.

No primeiro momento, Telma Nascimento apresentou um levantamento dos dados epidemiológicos sobre a hanseníase em Imperatriz, entre os anos de 2019 a 2023 e a relevância do simpósio. “O objetivo deste simpósio é trazer orientações sobre a doença e a importância do diagnóstico, pois quanto mais o diagnóstico for precoce, menos os riscos de transmissão e de sequelas para o paciente”.

Segundo os números apresentados, em 2019 foram 188 casos; 2020 foram 91; 2021 foram 109; 151 em 2022 e 138 no ano de 2023. Todo o tratamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde o diagnóstico até a alta. Somente em casos de reações ao medicamento ou diagnóstico de menores de 15 anos é que os pacientes são tratados no Ambulatório de Dermatologia Sanitária.

O coordenador da Atenção Primária, Railton Lima, falou um pouco sobre a importância desta programação. “Esse diagnóstico e os atendimentos são realizados nas UBS. Por isso, é tão importante que os agentes de saúde, enfermeiros e médicos participem cada vez mais de eventos como este, que promovem capacitação de forma continuada para nossos profissionais”.

Atividades serão realizadas até o dia 25 de janeiro, no período da manhã e tarde, com palestras e mesas redondas. “A programação irá abordar os seguintes temas: Série histórica e casos notificados e tratados em Imperatriz, nos últimos cinco anos (dados epidemiológicos); Aprendendo a diagnosticar Hanseníase; Hanseníase e diagnóstico laboratorial: quando e qual devo solicitar?; A evolução do diagnóstico laboratorial nos últimos anos; Identificando casos de hanseníase em menores de 15 anos; A importância da avaliação dos contatos”, explicou Gisely Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Suspeitos de aplicar golpes com site falso da Equatorial são presos no Maranhão



IMPERATRIZ - Nesta sexta-feira (19) sete pessoas foram presas, na cidade de Imperatriz, interior do Maranhão, suspeitos de integrar uma associação criminosa que aplicava golpes cibernéticos através de um site falso da empresa Equatorial Energia.

As prisões e apreensões foram feitas durante a operação "Fake Bill", realizada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) juntamente com a Polícia Civil do Pará (PC-PA). Segundo as investigações, o grupo utilizava um site falso da Distribuidora Equatorial Energia para aplicar golpes através de boletos falsos em nome da companhia. 

Além da prisão, foram apreendidos três carros, seis motocicletas, cartões bancários, máquinas de cartões, celulares, notebooks, duas armas de fogo, munições, e documentos. A Justiça autorizou o bloqueio da contas. Os sete suspeitos foram levados a sede da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz e autuados pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Capacita Facimp 2024: projeto abre inscrições gratuitas para oficinas com foco em empregabilidade


 

Com o objetivo de capacitar jovens e adultos da região para o mercado de trabalho, a Facimp Wyden realiza, a partir do dia 20 de janeiro, o 'Capacita Facimp 2024'. O projeto oferece oficinas gratuitas ministradas por  especialistas, com foco no potencial de empregabilidade.

As oficinas acontecerão presencialmente na faculdade e a primeira (20/01) terá como tema o “Atendimento Especializado ao Cliente”. A gerente acadêmica da Facimp, Talita Pinho, explica que a cada encontro, o tema será diferente, contemplando diversas temáticas do mercado. “Em cada oportunidade, traremos um novo tema, mas mantendo o foco em empregabilidade, de modo a proporcionar aos participantes competências e habilidades para atender às demandas do mercado de trabalho”, afirma.

O projeto ocorrerá em diversas edições ao longo de todo o ano. As oficinas serão realizadas em um sábado de cada mês, das 14h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas pelas redes sociais da Facimp (@facimpwyden). Todos os participantes receberão o certificado referente ao curso.

Abre alas para a energia do carnaval maranhense: Equatorial Maranhão orienta sobre Ligação Provisória de energia elétrica

 


A folia no Maranhão já chegou com força total, com as festas de pré-carnaval. Tempo de brincar, se divertir e se fantasiar. O brilho e as purpurinas são usados sem moderação e, faça chuva ou faça sol, os brincantes esperam ansiosamente esse momento para festejar. 

Mas, para que a festa não acabe tão cedo, a Equatorial Maranhão disponibiliza a ligação provisória de energia, que é essencial para manter a segurança e a continuidade do fornecimento nesse período festivo.  

Este serviço está disponível aos organizadores de eventos e vendedores ambulantes para atender uma necessidade de fornecimento de energia elétrica para eventos temporários, tais como: bancas de vendas, palcos, circos, parques de diversões, exposições, obras ou similares, que precisam de energia disponível para acontecer. 

A ligação provisória é fundamental para garantir que as festas tenham energia elétrica de forma regular e com segurança, é o que orienta o Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Ivan Bazzan. “A energia elétrica é fundamental para a realização de eventos públicos ou privados, por isso a solicitação da ligação provisória junto à Equatorial é uma medida que garante segurança tanto para o promotor do evento, quanto para toda a população ao redor. A ligação de energia, feita da forma correta, garante a continuidade do fornecimento, evitando sobrecargas. Ligações irregulares comprometem a qualidade da energia e podem gerar acidentes e faltas de energia”, pontua Ivan. 

Como solicitar a ligação provisória e o prazo  

Para garantir esse serviço, a Distribuidora orienta que o consumidor entre em contato com antecedência para realizar a solicitação que pode ser feita em qualquer agência de Atendimento da Equatorial Maranhão ou postos credenciados. Os documentos necessários são: RG, CPF, a potência dos equipamentos que serão utilizados e o endereço completo do local da festa ou evento. Além do CNPJ, no caso de empresas promotoras de festas.  

O prazo para pedidos de ligações provisórias é de 5 dias úteis de antecedência do evento e a concessionária tem o prazo de até 72h para executar o serviço. A ligação é condicionada à existência de rede elétrica no local, que tenha capacidade de atendimento para o pedido solicitado. Fique atento aos padrões de segurança do seu evento e para o prazo de solicitação de ligações provisórias, assim você garante um carnaval animado, tranquilo e seguro para todos.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...