sábado, 1 de outubro de 2022

Equatorial Maranhão divulga o Plano Operacional para as Eleições 2022

 


A Equatorial Maranhão estruturou o seu plano de operações para as Eleições 2022, com o objetivo de assegurar a continuidade do fornecimento de energia com qualidade e segurança, e dar agilidade ao restabelecimento do sistema caso ocorra alguma situação de falta de energia. A Distribuidora vai dar total apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) durante este momento tão importante de exercício da cidadania. 

  

A estratégia começou a ser organizada desde o mês de agosto e o trabalho em conjunto envolveu levantamento dos locais de votação e cartórios eleitorais, por parte do TRE-MA, e a realização de ações de manutenção preventiva e vistoria da rede elétrica, pela Equatorial, nos locais mapeados. Além disso, houve estruturação de canais de comunicação exclusivo entre Equatorial e o Tribunal e outras estratégias a fim de garantir que durante a votação o fornecimento de energia aconteça de forma plena, democrática e segura para todos os maranhenses.  

  

O plano contempla 1.376 profissionais, dentre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas mobilizados para garantir a eficácia do plano. Além disso, mais de 270 equipes estarão em campo, inclusive equipes mais estruturadas com linha viva (que realiza atividades sem precisar desligar a energia) e caminhões de manutenção que serão posicionados estrategicamente para atender eventuais ocorrências com maior agilidade. As equipes contam com tecnologia de última geração para garantir eficiência no processo de comunicação com o Centro de Operações Integradas (COI) e rapidez no atendimento.  

  

A Desembargadora do TRE-MA Ângela Salazar ressalta que é de grande relevância o alinhamento com a Equatorial. “A Equatorial é um parceiro importantíssimo para esse processo, pois é quem fornece energia e assegura o processo de desenvolvimento. Estamos contando com atendimento eficaz para qualquer intercorrência que possa ocorrer. Nosso plano está alinhado com o plano logístico da Equatorial e agradecemos desde já porque sabemos que seremos atendidos imediatamente se por acaso ocorrer alguma interrupção no fornecimento da energia durante as eleições ou pós eleições”, destacou a Desembargadora.  

  

Para a Gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Francila Soares, as estratégias elaboradas no plano vão trazer mais confiabilidade para o processo de eleições. “Entregamos ao TRE o nosso plano operacional no dia 21/09, mas convém destacar que já está em operação há pelo menos 30 dias. Iniciamos com manutenções preventivas, identificando nos locais de votação as oportunidades de manutenção, trabalhando em conjunto com nossas superintendências em todo o estado, de forma que os locais tenham segurança e o fornecimento garantido no dia das eleições. Nós trabalhamos para que não falte energia, mas caso algum fenômeno da natureza aconteça ou acidentes com postes ocorram, estaremos com mais de mil profissionais em campo, para uma rápida atuação para que a eleição possa ocorrer da forma mais tranquila possível. O trabalho da Equatorial vai em todas as etapas, desde o início ao fim da apuração dos votos. E cabe destacar que o nosso Executivo de Operações estará dentro do TRE, das 7 h da manhã até a apuração dos votos por completo”, explicou Francila. 

  

O Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão mantém contato contínuo com as equipes operacionais, e assim realizam os atendimentos necessários em menor tempo possível. E conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade nas ações necessárias para manobras do sistema elétrico. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do COI.  


Canais exclusivos entre Equatorial e TRE-MA - Para o dia de eleição (02/10) haverá uma senha de acesso junto à Central de Atendimento 116, que foi divulgada exclusivamente ao TRE-MA, para que em uma eventual falta de energia o atendimento possa ser priorizado entre a Central de Atendimento e o Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão. 

Mais de 5 milhões de maranhenses vão às urnas neste domingo



 Neste domingo, 2 de outubro, das 8 às 17h, horário de Brasília, os 5 milhões 42 mil 999 eleitoras e eleitores maranhenses estão aptos a votar nas 16.423 seções eleitorais, das quais 8.045 são acessíveis, distribuídas em 5.854 locais de votação.

 

O (a) eleitor (a) irá escolher seus representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Este ano concorrem 955 candidatos no Estado, sendo 9 governadores, 9 vice-governadores, 5 senadores, 5 - 1º suplente de senador, 5 – 2º suplente de senador, 367 deputados federais e 559 deputados estaduais.

 

A estrutura para a maior festa cívica é gigantesca, em que estão envolvidos 105 juízes e juízas eleitorais, mais 31 magistrados (as) que trabalharão nas juntas eleitorais especiais, 670 servidores (as), 594 técnicos (as) terceirizados (as), mais de 70 mil mesários (as) que atuarão nos 217 municípios.

 

Serão utilizadas quase 17 mil urnas eletrônicas (contando com as de eventual contingência), sendo 7.989 urnas modelo 2020 e mais 65 postos avançados de transmissão (PATs), que possibilitam a transmissão direta dos dados de locais de difícil acesso.

 

Para a desembargador Angela Salazar, presidente, mesmo vivendo num mundo digital e tecnológico, é necessário reconhecer o extraordinário desempenho dos servidores, servidoras, magistrados, magistradas, colaboradores e membros da Corte Eleitoral para garantir aos eleitores e eleitoras maranhenses a transparência, a segurança e a legitimidade do processo eleitoral, como também o exercício livre do voto.

 

“Expresso meus agradecimentos a todas e a todos que fazem a Justiça Eleitoral maranhense, pelo comprometimento com o fortalecimento da Democracia e respeito aos valores éticos e princípios constitucionais. Almejo, ainda, um pleito com paz e segurança aos maranhenses. Deus nos abençoe”, disse a presidente em mensagem enviada a magistradas (os), servidoras (es) e colaboradoras (es).

 

Já o corregedor eleitoral, desembargador José Luiz Almeida, entende que o desafio posto à Justiça Eleitoral no corrente ano, não obstante a sua magnitude, estimulou a superá-lo com a mesma persistência e importância. “É pela responsabilidade com essa história e pelo apego teimoso em vencer os desafios que atravessam nossos caminhos que estamos plenamente preparados, às vésperas de eleições gerais, para garantir a todos o direito constitucional ao livre e pacífico exercício do voto. A Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão deseja sucesso a todas as juízas, juízes, servidoras, servidores e demais colaboradores do TRE-MA”, afirmou.

 

Onde votar

 

O eleitor pode conferir sua seção eleitoral com antecedência para não ir para o local errado. Você pode fazer isso de quatro maneiras:

Pelo aplicativo e-Título – basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, a zona e o respectivo endereço;

 

Site do TRE-MA: na aba "Local de Votação - Consulta", é possível verificar a informação digitando nome, número do título eleitoral ou CPF;

 

Telefone 0800 098 5000: Ouvidoria do TRE-MA, que funciona também como Disque Eleitor;

 

Whatsapp (61)9637-1078, chatbot do TSE. Este ano, a plataforma 0800 recebeu um reforço de 20 novas baias de atendimento, além das 6 já existentes na Ouvidoria. Ao todo serão 26 servidores da Justiça Eleitoral que estarão de plantão na sexta, no sábado e no domingo para atender os (as) eleitores (as) e tirar dúvidas, receber reclamações, prestar informações, etc.

 

Justificativa -  pelo aplicativo e-Título sem a necessidade de se deslocar para apresentar o requerimento. Essa funcionalidade estará disponível durante o horário da votação, das 8h às 17h;

 

- Via Requerimento de Justificativa Eleitoral que tem que ser apresentado acompanhado de um documento com foto, em qualquer local de votação do estado no dia e horário do pleito. O formulário deve ser preenchido com o número do título de eleitor. Caso contrário, não será processado.

 

No caso do eleitor e a eleitora que não puder justificar a ausência no dia da eleição tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa, através do e-título e do Sistema Justifica.

 

Acessibilidade

 

No intuito de oferecer e garantir acessibilidade no processo eleitoral, o TRE-MA firmou parceria com Associação Maranhense dos Tradutores, Intérpretes e Guias-Interpretes da Língua de Sinais (AMATILS) através do Projeto “Eleições Acessíveis em Libras”.

 

O objetivo é disponibilizar – tanto no dia 2 de outubro (1º turno) quanto no dia 30 de outubro (2º turno, caso haja) – serviços de tradução e interpretação de discursos feitos por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 

O eleitor que necessitar deste tipo de atendimento procurará o supervisor de prédio ou alguém da Justiça Eleitoral – e este fará a ligação com a câmera voltada para o eleitor. O intérprete falará em voz alta a necessidade ou dúvida do eleitor;

 

O supervisor ou servidor da Justiça Eleitoral responderá em voz alta e o intérprete fará a tradução ao eleitor.

 

Os números das linhas telefônicas para videochamadas via WhatsApp são:

 

Central de Libras 1 – (98)98459-6796;

Central de Libras 2 – (98)98456-7876;

Central de Libras 3 – (98)98456-6395; 

Central de Libras 4 – (98)98458-1736.

 

Aplicativos da Justiça Eleitoral

Por meio do aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor tem nas mãos uma importante ferramenta para exercer o seu papel de fiscal da eleição.

 

O objetivo do app é estimular o cidadão a denunciar propagandas eleitorais irregulares durante o pleito deste ano, além de outros crimes eleitorais, informando o fato em tempo real, que será apurado pelo Ministério Público Eleitoral.

 

O aplicativo pode ser baixado no Google Play ou na App Store. 

Facimp Wyden reinaugura Núcleo de Práticas Jurídicas homenageando os 200 anos do Tribunal do Júri no país



 Em comemoração aos 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil, a faculdade Facimp Wyden reuniu em seu auditório central, autoridades do Direito em Imperatriz para abordarem o tema: Caminhos do Júri – os responsáveis pela resolução das ambivalências no julgamento popular no país.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Imperatriz, Bruno Guilherme; o promotor da 1ª Promotoria Criminal de Imperatriz, Carlos Róstão Freitas; e o advogado criminalista e presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim-MA), Jimmy Deyglisson, que palestraram sobre o tema e ressaltaram também a importância da sustentação oral no Tribunal do Júri.

Reinauguração

A realização do evento alusivo aos 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil marcou, ainda, a reinauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Facimp Wyden. Com um espaço mais amplo e moderno, o núcleo possibilita aos estudantes do curso de Direito a prática dos conhecimentos, além de oferecer de forma gratuita à comunidade o acesso a serviços jurídicos em diversas áreas, como civil, penal, trabalhista, previdenciária e de direitos do consumidor.

O professor da Facimp Wyden e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Wagner Fernandes, destaca a importância do projeto. “É uma iniciativa ótima tanto para a população que é atendida, quanto aos alunos do curso de direito, que lidam na prática com situações antes vistas somente na teoria”, finaliza Wagner.

Transporte público será gratuito no domingo de eleição em Imperatriz

 


O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou neste sábado, 1, que além de gratuidade no transporte coletivo semiurbanos da ilha de São Luís, haverá também o benefício para os eleitores das cidades de Imperatriz, Senador La Rocque, João Lisboa, Governador Edison Lobão, Davinópolis e Camuru.

A gratuidade no transporte coletivo foi anunciado primeiro pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido). A ideia é garantir que os eleitores da capital possam sair para votar sem complicações com o transporte coletivo. Logo depois, Carlos Brandão anunciou também gratuidade para os ônibus semiurbanos, sistema que é comandado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB).

O benefício se estendeu para outras cidades do interior do Maranhão. “Além da Grande Ilha, a gratuidade nos ônibus semiurbanos para este domingo (2), das 5h às 22h, também contempla Imperatriz e região que inclui Davinópolis, João Lisboa, Senador La Rocque, Governador  Edison Lobão e Cumaru”, escreveu Brandão nas redes sociais.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...