sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Valorização em foco: Grupo Potiguar realiza jantar para celebrar parcerias com profissionais do setor da construção

 


Com o intuito de valorizar os profissionais que contribuem diariamente nas vendas do setor de construção, o Grupo Potiguar Imperatriz realizou na noite da última sexta-feira (17), um jantar especial para os pintores, eletricistas, encanadores e pedreiros parceiros da loja. A ação aconteceu na casa de eventos El Shadday, com sorteio de brindes e apresentação da história da empresa, contou ainda com animação de Bethy Maranhão, comediante Imperatrizense.

O Gerente Geral da Potiguar Imperatriz, Reginaldo Gonçalves, ressaltou a importância do evento e o envolvimento da empresa com os profissionais, visto que eles ajudam a fortificar a marca da empresa na região. “Na realidade isso não tem preço, porque sem os profissionais nós não conseguiríamos promover nosso produto e nossa marca. Chamamos isso de parceria, é de extrema importância esse evento com eles, durante todo o ano nós estamos batalhando, principalmente aqui em Imperatriz, para fortalecer a marca da empresa e ninguém melhor que eles para promover e fortificar ainda mais a nossa marca”, ressalta. 

Para o Gerente de Loja, Danilson Costa, o momento é de agradecimento, pois mesmo vivenciando dias difíceis por conta da pandemia da Covid-19, a empresa sempre teve o apoio desses profissionais. “É muito gratificante, tivemos um ano muito difícil por causa da pandemia, mas com o apoio desses parceiros conseguimos melhorar, então para nós é muito importante proporcionar esse momento para eles. Para nós é uma oportunidade de confraternização, agradecimento e de estreitarmos ainda mais essa parceria”, pontua.  

“Senti-me acolhido pela empresa. Ações como esta nos proporciona um vínculo maior com a Potiguar, ficamos sempre muito felizes quando isso acontece, pois não é toda empresa que faz isso. Além disso, fui sorteado hoje e ganhei um prêmio, agradeço a Potiguar pela oportunidade de estar aqui confraternizando com todos os meus parceiros”, comenta Ronildo Ferreira, trabalhador do ramo de construções e um dos sorteados da noite. 

A empresária e profissional do setor de pinturas, Ilma Pereira, reconhece o trabalho que a Potiguar vem realizando na cidade de Imperatriz. “O valor que a empresa tem dado ao profissional em Imperatriz é de uma importância ímpar. A Potiguar se diferencia por isso, principalmente com suas promoções, eu tenho o privilégio de todo mês buscar brindes, pontuações. A loja se distingue de outras lojas existentes daqui e a prova disso é a qualidade da festa de hoje”, relata. 

No Grupo Potiguar, pintores, eletricistas, encanadores e pedreiros podem se cadastrar no programa Clube de Profissionais, para participarem de futuros eventos e treinamentos de qualificação oferecidos pela Potiguar ao longo do ano.

No total foram sorteados 16 profissionais, abaixo segue a lista com os nomes dos contemplados: 

1° Tarcísio – Pintor  

2° Edivaldo Mendes – Pintor  

3° Gustavo Silva – Pintor         

4° Paula Monique – Pintor 

5° Claudiovan da Conceição – Pintor 

6° Irismar Teixeira – Pintora 

7° Lucas Silva – Pintor  

8° Ronildo Ferreira – Servente de Obras 

9° Diósa de Jesus – Encanador e Pintor 

10° Francisco Macedo – Pintor 

11° Wanderson de Aragão – Pintor  

12° Marcos Sousa – Pintor 

13° Geovane Barros Oliveira – Pintor 

14. Raimundo Nonato – Pintor 

15° Jhonatan Saraiva – Pintor  

16° Arão Martinho – Pintor 

Força-Tarefa é realizada para atender surto de gripe em Imperatriz


 A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) definiu estratégias para atender a demanda de síndrome gripal que tem sobrecarregado a rede de Saúde de Imperatriz. De início, serão ampliadas as equipes médicas para melhorar a fluidez no atendimento à população, principalmente, no Socorrinho e na UPA São José onde se registra o maior volume de pessoas.

Na UPA São José, por exemplo, nas últimas semanas foram registrados mais de 300 atendimentos por dia, situação totalmente atípica no comparativo com meses anteriores. "Era um fluxo que não estávamos esperando, mas ele chegou e nos preparamos para atender essa demanda. Continuamos com as nossas ações contra a Covid-19 e, agora, o atendimento a essa síndrome que tem sobrecarregado tanto a rede pública quanto privada, infelizmente", destaca o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Outra medida adotada pela secretaria é a coleta de amostras para montar um perfil epidemiológico. "Os resultados desse material devem sair nos próximos dias. Com o resultado, podemos ter um norte de qual vírus está ocasionando essa síndrome na nossa cidade e, a partir de então, manter essas estratégias ou adotar outras caso sejam necessárias. Além disso, seguimos aguardando as diretrizes dos governos Federal e Estadual", explicou o secretário.

Além da UPA municipal, o ambulatório da Vila Nova também é outro ponto de referência para a população, caso se apresente sintomas gripais."Ou seja, estamos fortalecendo as nossas redes para que o nosso povo seja atendido. Cabe ressaltar que a maioria desses atendimentos não estão necessitando de internação, graças a Deus. As nossas medidas de fato são de precaução,  no momento, visto que circula no país a H3N2,  uma variante da influenza".

Sobre a nova variante da influenza, o secretário esclarece, ainda, que em Imperatriz, até o momento, não têm casos confirmados. "Porém estamos em alerta visto que a nossa cidade é um polo econômico, educacional, comercial e, também, de saúde. Recebemos pessoas de inúmeras regiões do país, e final de ano tende aumentar a circulação de pessoas de fora", pontua.

Participaram da reunião para definir as estratégias do Município, o secretário de Saúde, Alcemir Costa, o secretário de Governo, Eduardo Soares, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Giselly Vieira a coordenadora da Atenção Básica, Sormmane Branco, o diretor do Socorrinho, Alberto Clezio, o diretor do Socorrão, Vitor Pachele, e a coordenadora do Samu, Kelma Costa.

Orientações

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda à população distanciamento, higienização das mãos e uso da máscara, embora não seja obrigatória a fim de propagação dessa virose. 

Equatorial Maranhão divulga Plano Operacional para as festas de fim de ano



 Diante do contexto atípico causado pela pandemia, as celebrações de fim de ano reforçam ainda mais os sentimentos de renovação e esperança de tempos melhores. Por isso, buscando proporcionar às famílias maranhenses bem-estar e conforto durante esse período festivo, a Equatorial Maranhão elaborou o Plano Operacional de Fim de Ano, que vai atuar para garantir máximo empenho na continuidade do fornecimento de energia, com qualidade e segurança. O plano será iniciado em 24 de dezembro e estará ativo até 03 de janeiro.    


Além de assegurar a estabilidade da rede que atende, em especial, as localidades que promovem grandes eventos, o plano operacional também tem o objetivo de promover o restabelecimento do sistema no menor tempo possível em casos de eventuais ocorrências. São mais de 300 equipes e mais de 1000 profissionais dentre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas, que estarão em regime de plantão, para assegurar a eficiência no atendimento em todo estado.   

 

Estarão de prontidão também, as equipes de manutenção pesada (equipadas com guincho, postes e transformadores); equipes de linha viva, aptas para trabalhar com a rede energizada e caminhões de poda. Simultaneamente, serão mobilizadas equipes de apoio que poderão ser acionadas em uma possível contingência.    


De acordo com o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, o plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência para todo o Maranhão. “Preparamos esse plano com muita responsabilidade e organização, para que toda a nossa força de trabalho esteja focada em fornecer energia de qualidade a todos os maranhenses durante as festividades, em todos os lugares do Estado. Nosso objetivo é a máxima continuidade do fornecimento e um rápido atendimento a eventuais faltas de energia. Nosso preparo para esse período começa desde as manutenções preventivas realizadas nos meses anteriores até agora”, ressalta o presidente.  

 

O Gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão, Leonardo Miranda, destaca que, para atender a demanda das festas de Natal e Ano Novo, a empresa antecipa-se na realização de ações de manutenção. “Os trabalhos para a execução do Plano Operacional começam em meados de novembro com a intensificação de ações preventivas que compreendem: inspeção prévia; lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. ”, destaca o Gerente.   


Suporte tecnológico – Além do conjunto de ações preventivas, a empresa ainda conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão.   

 

Atendimento -  O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br, com 100% da operação. Para o feriado do Natal, os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam até a quinta-feira (24/12) às 12h e retornam na segunda-feira (27/01).  Já no feriado de réveillon, funcionam até as 12h do dia 31/12, retomando as atividades no dia 03/01/2022. 

  

Fique atento aos acidentes com quebra de postes    

A Equatorial Maranhão alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes, preservando a vida e evitando acidentes. Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.   

Frei Epifânio fecha para manutenção e só reabre dia 10 de janeiro



 O Estádio Municipal Frei Epifânio estará fechado de 20 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, para manutenção. Ação vai garantir mais segurança para torcidas, jogadores e todos aqueles que trabalham nas partidas de futebol.

De acordo com o administrador do estádio, Cristiano Domingos, deve haver essa manutenção, para que o estádio esteja em condições para a realização de jogos em 2022. “Essa manutenção é fundamental, fato normal em final de uma temporada e início de outra. Colocamos a segurança acima de tudo”, enfatizou.

Para a temporada de 2022, o Frei Epifânio será palco, inicialmente, apenas de competições do futebol amador de Imperatriz, haja vista que no que se refere ao Cavalo de Aço, só voltará suas atividades em setembro, quando da realização do Campeonato Maranhense da Série B, de 2022.

A determinação para o fechamento do Frei Epifânio, para manutenção nesse período, partiu do secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa.

“Para que possamos ter o gramado em boas condições, bem como todas as dependências do Frei Epifânio, é primordial que façamos essa pausa. Por esse motivo, determinei essa ação”, destacou o secretário Luis Gonzaga Pereira de Sousa.

O Estádio Municipal Frei Epifânio, agora em forma de Arena, foi inaugurado oficialmente no dia 30 de janeiro de 1966. Em 2022 espaço fará 56 anos de fundação. O nome homenageia quem em 1952 chegou em Imperatriz, o sacerdote italiano, Frei Epifânio. Ele veio da cidade de Abadia (Itàlia) e foi um apaixonado por futebol. Na época, o local onde hoje está erguido o estádio, era um enorme campo de várzea.

Após passar por algumas reformas, a última inaugurada em 2010, virou o majestoso da Praça Mané Garrincha, uma arena moderna, no padrão dos atuais estádios de futebol, onde 12 mil pessoas devidamente sentadas, assistem jogos de futebol, em especial, os do Cavalo de Aço.

Volta ao trabalho presencial: empresas devem flexibilizar para não perder talentos

 


O especialista de Inteligência em Negócios Anderson Jimenez Figueiredo foi contratado em agosto de 2020 por uma empresa de Curitiba, mesmo morando em São Paulo. A empresa adotou trabalho remoto para funções como a dele, e, já nas entrevistas para contratação, foi acordado que ele não precisaria se mudar quando o regime de trabalho voltasse a ser presencial. “Quero continuar em São Paulo, pois minha esposa está com emprego novo. A negociação com a empresa nesse sentido foi tranquila. Estou me propondo a viajar para Curitiba frequentemente, mas continuar com minha base de trabalho em casa”, conta Anderson.

A decisão dele é a mesma de grande maioria das pessoas hoje. De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho feito em casa. Esse número sobe para 78% quando se considera a intenção de manter a mesma rotina após a pandemia.

Empresas que não forem flexíveis no momento do retorno poderão perder talentos, na opinião do diretor de Pessoas e Cultura do Grupo Marista, Leandro Figueira Neto. “As empresas precisam compreender que o colaborador não quer mais perder tempo no trânsito, ou cumprir tarefas no local de trabalho que ele pode fazer em casa. Dessa forma, os horários mais flexíveis devem entrar na rotina, assim como o escritório ser usado como ambiente para reuniões estratégicas de equipe”, explica Leandro.

Modelos personalizados

Com o avanço da vacinação no Brasil, as empresas começam a implementar o processo de retorno do trabalho presencial. A escolha pelos modelos -  totalmente remoto, híbrido, ou presencial – depende de diversos fatores, como o ramo da empresa e a necessidade de contato com o público.

Leandro participa de fóruns de executivos de Recursos Humanos e conta que grande parte das empresas deve escolher o modelo híbrido de trabalho, que se dará com escalas de grupos de colaboradores entre o modelo presencial e remoto.

No Grupo Marista, o retorno presencial está sendo realizado por etapas, previamente comunicadas aos colaboradores. “Muitos estão em outra cidade, não matricularam os filhos em escolas infantis, por exemplo, e precisarão de tempo para planejar o retorno”, explica o diretor.  

É o caso de Pamela Fernanda Menezes dos Santos, gerente de Experiência do Cliente do Grupo Marista. Contratada em agosto de 2021 morando em São Paulo, ela sabia que a mudança para Curitiba seria necessária, mas ganhou tempo suficiente para suas escolhas, como a escola para o filho de 7 anos e o bairro onde vai morar. “A decisão de mudar para Curitiba foi bem conversada com a empresa e pensada com a família, que entendeu que seria uma boa oportunidade para minha carreira. Não conhecia a cidade, então, esse tempo que tenho até janeiro de 2022 será importante para compreender a localização do trabalho e das opções de escola”, conta Pamela. Nesse período, ela tem viajado para Curitiba eventualmente e, no restante do tempo, o trabalho de liderança de equipe é remoto. A partir de janeiro, ela trabalhará três dias em casa e dois no escritório.

Ambiente

A volta ao trabalho presencial também vai exigir adaptações para colaboradores com mais tempo de casa. Boa parte das grandes empresas está adotando o open office, sem mesas fixas nos ambientes. No lugar delas, entraram espaços compartilhados, com algumas salas para pequenas reuniões, ou momentos que exigem mais concentração.

As redes tecnológicas deverão ser reestruturadas para que um único ambiente suporte mais notebooks ou equipamentos desconectados, além de um número maior de videoconferências do que anteriormente. “Esse é um momento de planejar, pensar quais atividades necessitam de presença integral e iniciar o diálogo com as equipes. Para o trabalho voltar a ter significado e as pessoas se sentirem motivadas, será preciso uma readaptação geral. Tudo isso com diretrizes e sem esquecer dos protocolos de saúde para a volta com segurança”, comenta o diretor de Pessoas e Cultura do Grupo Marista.


Suzano é reconhecida no relatório Global Child Forum


 

Suzanoreferência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, aparece pela primeira vez como destaque no relatório “O Estado dos Direitos da Criança e dos Negócios 2021”, promovido pelo Global Child Forum, fórum líder para os direitos das crianças e empresas dedicadas ao pensamento inovador, ao compartilhamento de conhecimento e ao networking. A iniciativa visa avaliar como os negócios das empresas impactam os direitos das crianças, além de seus compromissos e estratégias na proteção dos direitos humanos para esse público. A companhia obteve pontuação de 7,3, em uma escala máxima de 10, no qual a média geral das empresas do setor de papel e celulose foi de 5,3. 

O estudo principal, feito em colaboração com o Boston Consulting Group (BCG), pesquisou 832 das maiores empresas do mundo por receita, em nove setores diferentes da economia. As empresas recebem uma pontuação geral ponderada, com base em seu desempenho em três categorias: local de trabalho, mercado, além de comunidade e meio ambiente. Foram selecionadas aquelas mais influentes para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Suzano tem o compromisso com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, o que é fomentado por meio do seu movimento “Agente do Bem”, criado em parceria com a Childhood Brasil, para a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual. A companhia também é signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas rodovias brasileiras por meio do Programa “Na Mão Certa”, que visa sensibilizar motoristas e caminhoneiros a atuarem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes. 


“A Suzano também tem um papel social de conscientização sobre a importância da proteção infantojuvenil em relação à exploração sexual e de mobilizadora junto às comunidades vizinhas de suas unidades para sensibilizá-las sobre a necessidade de identificar e denunciar casos de abuso. É somente a partir da união entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade, somado ao acesso à informação, que vamos conseguir proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”, afirma Giordano Automare, gerente de Desenvolvimento Social da Suzano. 

 

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...