quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Imperatriz enfrenta hoje o Moto pela segunda rodada do Maranhense



 

Depois de quatro anos, Imperatriz e Moto voltam a duelar pelo Campeonato Maranhense de Futebol da 1ª Divisão. Neste intervalo, o Imperatriz foi rebaixado para a segunda divisão e passou dois anos, e voltou ano passado à elite do futebol maranhense.


O último confronto entre Imperatriz e Moto, antes do Cavalo de Aço ser rebaixado, foi pelo Campeonato Brasileiro Série D, em São Luis, e o Moto venceu por 1 a 0. Mas antes, em 2019, o Imperatriz havia protagonizado uma de suas maiores conquistas, ao vencer o Moto com gol nos segundos finais, ocasião que conquistou o terceiro título maranhense.

Mas hoje, para o Imperatriz é o recomeço de uma outra história no Campeonato Maranhense, em duelo contra o Moto, o primeiro depois de retornar à elite.

O Imperatriz vem de um empate com o Tuntum em 1 a 1, fora de casa, pela primeira rodada do Campeonato Maranhense, jogo realizado no Rafael Seabra, no último domingo. O Moto também empatou na primeira rodada, em 0 x 0 com o Pinheiro, em jogo realizado sábado, no Nhozinho Santos, em São Luis.

No Imperatriz, o treinador Reginaldo França não mexe e vai começar o jogo com o mesmo time que saiu jogando contra o Tuntum.
 
o Moto, o treinador Marcinho Guerreiro, que tem muito prestígio diante da torcida do Imperatriz, pois foi o responsável pelo acesso do time cavalino à Série C, que infelizmente deixaram escapar, também não vai mexer no time. É o mesmo que começou a jornada contra o Pinheiro. As duas equipes vão em busca da primeira vitória. O Imperatriz fará a sua primeira partida diante de sua torcida, depois de voltar à primeira divisão.

Ficha Técnica

Imperatriz x Moto

Local: Frei Epifânio
Horário: 20h15 (horário de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Azevedo Júnior
Árbitro Assistente 1: Antonio Adriano de Oliveira
Árbitro Assistente 2: Yure Alves Soares
Quarto Árbitro: Ranilton Oliveira Sousa

Prováveis Escalações

IMPERATRIZ:
 Régis; Gutti Ribeiro, Erivelton, Bruno e Elvis; Madson, Doda, Dico Quixadá; Jefferson Maranhão, Brunão e Wellington Júnior
Técnico: Reginaldo França

MOTO: Dida; Alex Rocha, Gilmar, Maycon Douglas e Eric; Jocivan, Léo Silva e Geovani; Ryan, Waldir e Misael
Técnico: Marcinho Guerreiro

Pesquisadores apontam farinha de babaçu como alternativa na produção de protetor solar


 

Pesquisadores do Laboratório de Fisiopatologia e Investigação Terapêutica (LaFIT), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Campus Imperatriz (Região Tocantina), forneceram uma importante contribuição, ao sinalizar a possibilidade de exploração da farinha do mesocarpo do babaçu na indústria cosmética.

Por meio de estudo desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foram identificadas propriedades antioxidantes e fotoprotetoras nos extratos, e ausência de efeitos citotóxicos in vitro. Esses resultados sinalizam a possibilidade de produção de protetores solares com matéria-prima local, o que contribui para promoção da sustentabilidade e valorização do trabalho extrativista desenvolvido pelas comunidades tradicionais.

O estudo faz parte da dissertação de mestrado de Mércia Machado (PPG Saúde e Tecnologia – Ufma), com orientação do professor doutor Aramys Silva dos Reis e co-orientação do professor doutor Richard Pereira Dutra. Além disso, o trabalho possui a colaboração da professora doutor Rosane Nassar Meireles Guerra e de estudantes de graduação dos cursos de Medicina e Ciências Naturais da instituição.

A matéria-prima utilizada como objeto de estudo do trabalho foi adquirida com a Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu. A organização é formada por grupos produtivos comunitários e inclui trabalhadoras rurais que coletam e processam o fruto.

Uma vez obtida a farinha, foram preparados dois extratos para testagem, um deles à base de água e o outro hidroalcoólico (70% álcool, 30% água). “Primeiramente, medimos a atividade antioxidante dos extratos usando os testes DPPH e ABTS, um procedimento padrão para avaliar a capacidade da substância em neutralizar radicais livres. Os resultados revelaram que ambos os extratos possuíam uma alta atividade antioxidante, especialmente nas frações mais polares, o que indica o seu potencial em combater os danos causados por radicais livres na pele”, explica Aramys Silva, coordenador do LaFIT-Ufma.

Outro teste realizado teve o objetivo de determinar o Fator de Proteção Solar (FPS) dos extratos. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma substância precisa ter o FPS igual ou maior que seis para que seja considerada fotoprotetora, e o experimento realizado comprova o potencial da farinha de babaçu no desenvolvimento de produtos. “Utilizando o método de Mansur, o mais utilizado na cosmetologia, foi descoberto um FPS de 16,69 no extrato hidroalcoólico e de 14,83 no extrato aquoso. São valores muito promissores e sugerem que os extratos de babaçu podem oferecer uma proteção significativa contra a radiação solar”, diz o pesquisador.

Também foram realizados testes preliminares de citotoxicidade em células RAW (macrófagos do sistema imune e abundantes na pele) que são fundamentais para verificar a segurança de um produto para aplicação tópica, e os resultados são promissores. “Felizmente, o extrato hidroalcoólico não mostrou efeitos citotóxicos nas concentrações testadas, reforçando seu potencial como um ingrediente seguro em protetores solares. Lembrando que esses são testes in vitro, e mais procedimentos são necessários para comprovar definitivamente a não toxicidade da substância”, ressalta Aramys Silva.

Apoio do Governo do Maranhão

Por meio do fomento à pesquisa aplicada, o Governo do Estado fornece uma grande contribuição tanto para a comunidade científica como para as cadeias produtivas impactadas pelos estudos desenvolvidos. “O trabalho dos cientistas resulta em inovação tecnológica e em processos cada vez mais eficientes e sustentáveis, que por sua vez se traduzem em desenvolvimento econômico, emprego e renda. Por isso que não existe gasto supérfluo em ciência e tecnologia, tudo é investimento a longo prazo”, explica o presidente da Fapema, Nordman Wall.

Para Aramys Reis, investimento público em pesquisa científica é a base para o desenvolvimento tecnológico e a inovação, pois trabalhos de qualidade exigem um grande número de recursos e não existe uma cultura de investimento em larga escala por parte da iniciativa privada. “Instituições como a Fapema são vitais para suprir essa lacuna, fornecendo recursos e apoio necessário para o avanço da ciência e tecnologia no país. O suporte público é essencial para a realização de pesquisas de alto nível, como também para estimular o interesse e o investimento do setor privado em longo prazo”, explica.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A segurança em primeiro lugar – Equatorial Maranhão reforça os cuidados com a energia elétrica.

 


A Equatorial Maranhão, além de levar eletricidade para os lares das famílias maranhenses, orienta constantemente a população sobre os cuidados com a rede elétrica, pois apesar de ser um benefício a todos, a energia elétrica quando não é manuseada corretamente, coloca em risco a vida das pessoas. Por isso, a fim de evitar eventuais acidentes e choques elétricos, a Distribuidora compartilha algumas dicas de segurança para a população.

  • Não tente fazer manutenções por conta própria. Manusear redes elétricas e aparelhos eletrônicos não é algo tão simples. É preciso conhecer as especificações e possuir as ferramentas certas, por isso sempre contrate um profissional especializado para realizar essas manutenções;
  • Evite utilizaros aparelhos eletrônicos quando estiverem carregando;
  • Ao construir telhados ou realizar a instalação de antenas, execute as atividades longe da rede elétrica, respeitando a distância mínima de segurança da rede. Certifique-se que mesmo em caso de queda os equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos fios elétricos. O correto é fazer a construção ou instalação em tempo bom e sem chuva; 
  • Não faça ligação clandestina. O furto de energia traz risco para quem faz e prejuízos para a população;
  • Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica. O ideal é buscar lugares descampados, como praias e campos onde não tenha rede de energia nas proximidades e caso a linha encoste na rede elétrica, nunca tente resgatá-la, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Jamais utilize linhas chilenas ou com cerol;
  • Não sobrecarregue as tomadas. Se for usar mais de um aparelho eletrônico por vez, não utilize tomadas “T” (benjamins), prefira filtros de linha. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;
  • Cuidado com fios desencapados. Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em sua casa. O ideal é sempre fazer a substituição dos cabos elétricos com duplo revestimento, exemplo do cabo fio pp flexível.
  • Mantenha distância quando deparar-se com cabos partidos nas ruas e avenidas da cidade, o indicado é entrar em contato imediatamente com o canal de atendimento: 116
  • Preste atenção ao realizar podas de árvores sozinho (a),certifique que os galhos não estejam tocando a fiação elétrica. A distância segura para esse ato deve ser no mínimo com 3 metros e evite usar objeto metálico na operação.

De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, é de extrema importância esse papel preventivo que a Distribuidora vem fazendo, em alertar a população para evitar acidentes de origem elétrica, “A energia elétrica proporciona muitos benefícios para a população, mas sabemos do perigo quando pessoas não habilitadas e autorizadas resolvem intervir na rede. Pedimos que a população faça a sua parte seguindo as dicas de segurança e respeitando as distâncias normatizadas na hora de construir ou realizar serviços em proximidade com a rede elétrica. Outra recomendação é que não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede, somente os profissionais da Companhia possuem capacitação e autorização para intervir na rede elétrica e qualquer intervenção indevida pode agravar uma situação de risco. É muito importante tomar todos os cuidados para evitar acidentes com energia, pensando na sua segurança em primeiro lugar’’, enfatiza Gabriel.

A Equatorial orienta periodicamente a população sobre o uso seguro da eletricidade visando prevenir os acidentes de origem elétrica, através das palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras, bem como a realização de investimentos na rede de energia substituindo cabos convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente). Além disso, a Distribuidora fornece material educativo durante o ano todo e divulgação de conteúdos informativos através das redes sociais e canais oficiais.  

A Equatorial reforça ainda que, caso presencie alguma vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, jamais tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, acione também a Distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Imperatriz terá simpósio sobre hanseníase


Em alusão à campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realiza Simpósio Municipal de Enfrentamento à Hanseníase, com tema “Uma mancha, várias hipóteses”. Evento será realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre os dias 23 e 25 de janeiro, no período da manhã e tarde.


Nas palestras e mesas redondas serão abordados os temas: Série histórica e casos notificados e tratados em Imperatriz, nos últimos cinco anos (dados epidemiológicos); Aprendendo a diagnosticar Hanseníase; Hanseníase e diagnóstico laboratorial: quando e qual devo solicitar?; A evolução do diagnóstico laboratorial nos últimos anos; Identificando casos de hanseníase em menores de 15 anos; A importância da avaliação dos contatos.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, dá informações sobre dados da doença em Imperatriz. “Em 2023, tivemos 107 novos casos e 123 pessoas em tratamento. Todo o tratamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde, desde o diagnóstico até a alta. Somente em casos de reações ao medicamento ou diagnóstico de menores de 15 anos é que os pacientes são tratados no Ambulatório de Dermatologia Sanitária, que também é um setor mantido pela  Prefeitura, e funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, assim como o Programa de Controle da Hanseníase”.

A coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Gisely Vieira, explica que “a hanseníase atinge a pele e os nervos e é transmitida através da respiração de uma pessoa doente, sem tratamento, para outra, durante o convívio diário e prolongado. Mas ela tem cura e o tratamento é fornecido pelo SUS, com duração de até doze meses”.

Evento terá como palestrantes: Médicas Audicleya Lima, Rosana Leão, Paulo Erivan e Pedro Júlio e os enfermeiros Francisco Cutrim, Francisca Jacinta e Juliana Oliveira.

SINRURAL empossa nova diretoria e conselho fiscal para o triênio 2024/2026


 O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), realizou na última sexta-feira (12), no auditório do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, a solenidade de posse da nova diretoria e conselho fiscal para o triênio 2024/2026. O novo presidente eleito é o empresário e pecuarista Glen Anderson Maia, que em seu discurso reforçou o compromisso de dar continuidade aos projetos implantados na gestão anterior e realizar a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), ainda maior, com mais espaços de estandes e os melhores shows, atendendo da melhor forma as expectativas do público.

Durante o evento, o presidente eleito recebeu das mãos do ex-presidente, Afonso Danda, o chapéu (símbolo da presidência do sindicato) marcando o início da nova gestão. O novo presidente assinou a ata de posse e apresentou a nova diretoria do Sindicato Rural de Imperatriz, bem como os projetos e expectativas para o novo triênio. “Estou aqui para ser presidente do sindicato que realiza a festa mais famosa e importante da região, que recebe visitantes de todo o Brasil e outros locais do mundo, gerando todos os anos um crescimento estrondoso na economia de diversos setores da cidade”, ressaltou ele.

Em seu pronunciamento, Afonso Danda deu boas vindas ao novo presidente e agradeceu o apoio das empresas parceiras, sua equipe de trabalho e os demais diretores que estiveram presentes durante o seu mandato. “Sou extremamente grato pelas orientações, pelo apoio moral, pelas experiências, principalmente de pessoas que são naturalmente muito ocupadas, mas que toda vez que eu chamava, se reuniam no escritório, para ouvir meus projetos, minhas apreensões e ajudar em todas as decisões”, destacou o ex-presidente.

A solenidade também contou com a presença de autoridades, sócios e parceiros do Sinrural, como o Deputado Federal, Josivaldo JP, o presidente da Federação da Agricultura no Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, o senador Weverton Rocha e o presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), João Borges Lira.

Nova gestão -  Fazem parte da nova diretoria e conselho fiscal do Sinrural, os secretários, Flavio Antonioli Rodrigues de Sousa e Erica Lira Chaves dos Santos, os tesoureiros Jurandir de Carvalho Filho e Jairo Farias de Sousa, os conselheiros Amelino Ferrares Junior, Renato José Nogueira Pereira, Sabino Siqueira da Costa e os suplentes José de Ribamar Cunha Filho, Paulo Sergio Gudin e José Bastos Mesquita. Glen Maia ocupa a função de presidente titular e tem como vice-presidente Justino Augusto de Oliveira Gusmão.

Alerta Amarelo: a previsão é de chuvas intensas para todo o Maranhão

 


Para esta quarta-feira (17), existe alerta amarelo de perigo de chuvas e ventos intensos em todo o Maranhão. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h).

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A temperatura será variavel entre 24°C e 32°C.

 

Instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

 

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) 

Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Segundo o site ClimaTempo, a costa norte do Brasil segue em atenção no decorrer dos próximos dias, devido à entrada de muita umidade.

 

Ainda tem a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), influenciando o Estado do Amapá e áreas do litoral do Pará, reforçando a umidade para algumas áreas do Maranhão. 

 

Chuvas de janeiro no Maranhão

Os primeiros meses do ano são marcados com altos registros de chuvas em todo o Estado do Maranhão, sendo em disparado, o mês de janeiro como o responsável pelo maior volume, em comparação aos demais meses do ano.

 

Em levantamento realizado pelo Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo), da Universidade Estadual do Maranhão, revela que o mês de janeiro será marcado por chuvas intensas e mal distribuídas.

 

De acordo com o chefe do Laboratório de Meteorologia da Uema, Gunter Reschke, em previsão realizada ainda no ano de 2023, revelou que, para o setor norte do estado, as chuvas ficaram entre “normal” e “abaixo da média”, durante todo o mês de janeiro.

 

Em nossa última análise do primeiro trimestre, no caso, dos meses de janeiro, fevereiro e março, indicaram que o setor norte do Maranhão ficará de normal a abaixo da média, coisa que já estamos percebendo, porém, o setor que mais irá sofrer será o setor centro sul do Estado”, disse.

 

Para o meteorologista, as condições climáticas no Estado dependem do fenômeno climático El Niño, um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial.

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) adota Ingresso Único pelo SiSU a partir de 2024, seguindo recomendação do MEC


 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está passando por mudanças significativas em seu processo seletivo para este ano de 2024. Todas as vagas do ano serão ofertadas no início do ano, em edição única, do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Portanto, para ingressar no 1° ou 2º semestre, o candidato deverá realizar apenas uma única inscrição no Sisu. Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

 

A mudança segue uma recomendação do MEC, que tem buscado padronizar os processos seletivos das instituições federais de ensino superior. O objetivo é simplificar o acesso dos estudantes, eliminando processos específicos de cada universidade e centralizando as seleções no Sisu.

 

Em 2024, a UFMA ofertará 5.884 vagas, distribuídas em 92 cursos de graduação presencial, nos câmpus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís, com entradas no primeiro ou segundo semestre letivo de 2024, sendo 3.089 vagas reservadas para as categorias da Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 14.723/2023); e 2.795 vagas na modalidade ampla concorrência.

 

Os candidatos às vagas ofertadas pela UFMA, do primeiro ou do segundo semestre, deverão consultar as informações do Termo de Adesão ao Sisu 2024, disponível aqui (Acesse aqui o termo de adesão da UFMA ao Sisu 1ª Edição 2024).

 

É importante ressaltar que, com a implementação do Ingresso Único no Sisu, os candidatos deverão ficar atentos aos prazos e às orientações divulgados pela UFMA e pelo MEC para participação no processo seletivo. A mudança representa um passo significativo na busca por um sistema de ensino superior mais acessível e inclusivo.

 

A Diretora de ingresso na graduação da UFMA, Licia Crystine Pereira Silva, ressalta os benefícios das alterações do Sisu. “Essa mudança foi motivada pela quantidade de vagas ociosas no segundo semestre. O MEC tomou essa decisão visando preencher mais vagas, melhorando o percentual de ocupação nos cursos do primeiro e segundo semestres em todo o país. Uma vantagem dessa alteração é o uso da lista de espera ao longo do ano, oferecendo oportunidades aos candidatos que se inscreverem, podendo ser convocados em qualquer uma das chamadas realizadas”, destaca.

 

Alteração na legislação de cotas

 

A legislação de cotas também passou por mudanças. A Lei nº 14.723/2023, que já vale para a próxima edição do Sisu de 2024, determina o seguinte:

 

•           O estudante cotista concorrerá, primeiramente, às vagas da ampla concorrência. Caso sua nota não seja suficiente para classificação, concorrerá às vagas das cotas;

 

•           Reserva de vaga para estudante quilombola;

 

•           Candidato de baixa renda: renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa da família;

 

•           Reserva de vaga para pessoa com deficiência que seja estudante de escola pública.

 

“Com a aprovação da Lei 14.723, que modificou a Lei de Cotas, houve uma inclusão significativa dos estudantes quilombolas. Agora, eles contam com uma cota reservada, semelhante às destinadas aos candidatos pretos, pardos, pessoas com deficiência e candidatos indígenas. Além disso, houve uma alteração nos critérios de renda, reduzindo o limite de 1,5 para 1 salário mínimo vigente” explicou a diretora de ingresso na graduação da UFMA, Licia Crystine Pereira Silva.

 

Licia ainda ressalta que a lei que altera o sistema de cotas busca garantir uma maior oportunidade de acesso para os estudantes cotistas no ensino superior.

 

Cronograma do Sisu 2024/1

 

• Inscrições: 22/1 a 25/1/2024;

 

• Resultado da Chamada regular: 30/1;

 

• Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 30/1 a 7/2.

Para saber mais, acesse aqui.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...