segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Sebrae e parceiros assinam Pacto de Inovação de Imperatriz

 



O Sebrae Maranhão, a governança do Ecossistema Local de Inovação e parceiros assinaram, nesta quinta-feira (25), o Pacto de Inovação de Imperatriz.  O documento público é um compromisso de diversos atores para impulsionar o desenvolvimento econômico, social, sustentável e tecnológico da região. A solenidade ocorreu na sede do Sebrae, em Imperatriz.


O pacto baseia-se em ações  colaborativas, visando superar desafios e fortalecer o empreendedorismo e a inovação da região, nos setores de Tecnologias do Agro e de Alimentos; Tecnologia da Informação e Automação; Soluções em Transporte e Logística; Biotecnologia e Novos Materiais.

A escolha destes setores foi definida pela Governança do Ecossistema, após análise e o cruzamento de dados da vocação e dos potenciais da região.

A partir do lançamento oficial, serão executadas entregas a curto, médio e longo prazos. Algumas  estratégias foram previamente traçadas, em estudo que apontou gargalos e caminhos possíveis para o desenvolvimento regional, por meio da inovação.

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) é uma das entidades parceiras do Ecossistema e  do Pacto de Inovação. O presidente da ACII, João Lira, destacou que a ação vem impulsionar ainda mais os empreendimentos, principalmente, focado em áreas que são prioritárias na região.

“Esse projeto vem para gerar soluções inovadoras e fazer com que as nossas empresas tenham mais competitividade no mercado, beneficiando não somente o comércio local, mas toda a região,  o nosso estado. Então é uma honra ser parceiro do Sebrae nessa ação”, destacou.

“O pacto é mais uma etapa de estruturação do ecossistema local, um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado com o Sebrae sendo indutor, mas em que há toda uma Governança à frente. Daqui para frente, juntos, vamos maximizar os resultados para fortalecer os negócios inovadores e impulsionar o surgimento de outros, tornando Imperatriz e região um grande polo de inovação”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho. 

Assinaram o pacto representantes do poder público municipal, poder público estadual, de instituições de ensino e empresas de diversos setores.

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Imperatriz (Simetal), Ernani Júnior, que na ocasião representou a Fiema, também enfatizou que a assinatura é um  passo importante em prol do desenvolvimento, visto que será um trabalho colaborativo. “O Ecossistema vai proporcionar que os negócios cheguem a um nível de maturidade muito mais rápido, fazendo com que essa rede cresça”, pondera.

Ações - A Governança do Ecossistema Local de Inovação traçou algumas ações. Além do pacto de inovação, estão previstas a Jornada de Cultura Inovadora, com fomento por meio de capacitações,  mentorias, eventos, projetos e programas; Jornada de Conexão Mercado e Ciência & Tecnologia; e Jornada Estrutural com promoção de ambiente favorável à criação e desenvolvimento de negócios inovadores.

Durante a solenidade, também, foram apresentados eventos de inovação que estão previstos para este ano, realizados pelo Sebrae e outros parceiros. Entre eles:  Startup Day, Ideathon, Hackathon, sapiens e festival de conexões, negócios e inovação.


Identidade visual - Ainda no evento de assinatura do Pacto de Inovação foi apresentada a identidade visual do Ecossistema Local de Inovação de Imperatriz, Meca. O termo traz um conceito de um centro de atividades ou ponto de convergência, indo ao encontro da essência do ecossistema. No mundo corporativo, Meca remete ainda à sede ou núcleo de uma determinada atividade.

A identidade visual foi apresentada pelo diretor Comercial da Like Design, Leylson Sousa, que faz parte da governança do ecossistema, responsável pela criação da marca. “Trazemos como um elemento visual o isótopo cubo para representar ideias, movimentos e combinações para um propósito”, explicou.

Ecossistema - Lançado em julho de 2023, o Ecossistema de Inovação de Imperatriz reúne cerca de 60 parceiros e atores locais, tendo o Sebrae/MA como indutor do processo de estruturação e como parceiro executor a Fundação CERTI, responsáveis pelo Projeto para Planejamento de Ecossistema Local de Inovação (ELI) de Imperatriz.

O Ecossistema tem o objetivo de estimular o empreendedorismo inovador e fortalecer a cultura da inovação com ações que envolvem parcerias com instituições de ciência, tecnologia e inovação, entidades, empresas e governo. O Ecossistema de Imperatriz terá como área de influência as cidades de Porto Franco, Estreito, João Lisboa, Edison Lobão, Davinópolis, além do próprio município de Imperatriz.

Rotary Club de Imperatriz promove campanha de combate a Hanseníase

 


No mês de conscientização e combate à hanseníase, também chamado de Janeiro Roxo, o Rotary Club de Imperatriz (RCI), associação de pessoas que prestam serviços humanitários às comunidades, promove a campanha Rotary contra a Hanseníase, que tem como objetivo orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento e desmitificar o preconceito que envolve os portadores da doença.

Além das ações de conscientização, orientações e palestras educativas realizadas dentro das escolas, este ano o projeto também se expande para as universidades, envolvendo os cursos e profissionais da área da saúde. “A parceria com as universidades aumenta a perspectiva de combate e cura da hanseníase, pois é lá que acontecem as pesquisas para descobrir os sintomas que antecedem o surgimento da doença e o que pode ser feito durante o tratamento”, explica a presidente do RCI, Eline Oliveira.

A ideia da campanha é a de mobilizar o maior número de profissionais e pesquisadores para que no futuro seja criado um núcleo de combate à hanseníase em Imperatriz, beneficiando desta forma, toda a comunidade. “Todos nós trabalhando com o propósito de combater e reduzir os indicadores da hanseníase, com certeza vamos exterminar essa doença em nossa região”, destaca Eline.

Para o médico e voluntário do projeto, Pedro Júlio, a iniciativa é de grande valia para a comunidade, pois além da falta de informação, as pessoas ainda são as mais atingidas pela enfermidade. “É dentro das comunidades que está a doença, os problemas, por isso é importante que eles conheçam a hanseníase, os sintomas, e as alternativas que existem, para então tomar suas iniciativas”, esclarece ele.

SAIBA MAIS

De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos, causando lesões e danos ao indivíduo. Sua incubação é lenta e progressiva, o que acaba dificultando o diagnóstico, e quando não tratada pode causar deformidades e incapacidades físicas, muitas vezes irreversíveis. Os últimos dados do Boletim Epidemiológico de Hanseníase, publicado pela Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde em 2023, mostram que o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior número de casos no mundo, registrando mais de 18 mil casos da doença nos últimos três anos.

 

 

SOBRE O ROTARY CLUB IMPERATRIZ

O Rotary Club de Imperatriz faz parte de uma rede global de líderes comunitários que há mais de 110 anos, se unem e entram em ação para promover projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos. Em todo o Brasil existem 2.333 clubes, e mais de 50 mil associados, incluindo homens e mulheres. Em Imperatriz, o Rotary Club foi criado há 58 anos, e hoje conta com uma gama de voluntários que realizam todos os anos diversas ações para causar mudanças duradouras em si mesmos e nas comunidades.


Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...