sábado, 29 de outubro de 2022

Centro Cultural Tatajuba lança exposição de artes plásticas inspirada no Rio Tocantins


 

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural Tatajuba ofertou as oficinas Artes Plásticas e Artes em Recicláveis, que tiveram início no mês de agosto e que agora apresentam para todo o público o resultado das mais de 48 horas de aulas teóricas e práticas, ministradas pelo artista plástico e arte-educador Antônio Alexandre.

A exposição é inspirada no Rio Tocantins e na importância da preservação e cuidados que toda população deve ter com o rio.De acordo com o artista plástico e professor da oficina Antônio Alexandre, os alunos aprenderam técnicas variadas e tiveram liberdade no fazer artístico.

“A oficina foi enriquecedora. Durante as aulas teóricas, falamos sobre poesia, artes visuais, sobre a ruptura do efeito do significado do belo, em que o conceito está acima do objeto bonito ou da beleza. Na parte prática,os alunos tiveram liberdade na criação. Tenho a sensação de dever cumprido em partilhar esses conhecimentos. Sei que o que foi repassado vai fazer a diferença na vida desses alunos, que agem e pensam como protagonistas do seu novo fazer artístico”, comenta Antônio Alexandre.

As turmas foram compostas por mulheres e homens com diferentes ocupações e faixa etária entre 15 e 89 anos. A descoberta e formação de novos talentos também é um marco das oficinas. O comunicador e promotor de eventos, Hélio de Oliveira (54), conta que participar da Oficina de Artes Plásticas foi uma grande descoberta. “Eu não era artista e, de repente, descubro o artista que tem dentro de mim. Estava meio adormecido, masque sempre apreciou as artes. Tem algumas peças que fiz, como o ‘Cardume de emoções’,que representam justamente o que esse curso foi para gente. E é uma emoção inexplicável porque é muitoartístico e vibrante. O Alexandre e o Tatajuba estão nos dando essa possibilidade de sentir isso, de uma maneira encantadora”, afirmou Hélio.

Sobre o arte-educador Antônio Alexandre

Antônio Alexandre é artista visual residente em Imperatriz. Iniciou seus trabalhos no começo dos anos 90 expondo sua produção na Universidade Estadual do Maranhão, em meio ao Movimento Estudantil. Ele expõe e vende seus produtos artísticos carregados da sua marca pessoal com cores vibrantes e traços próprios. Tem em seu currículo de artista-viajante grandes feiras de literatura como Salimp, Bienal do Livro de Minas e Bienal do Livro de São Paulo e encontros estudantis de todo Nordeste e de algumas cidades do Centro Oeste, Sudeste e Sul. Paralelo a seus trabalhos que incluem produtos como cadernos, quadros, camisas, itens de decoração e cartazes impressos com serigrafia, o artista desenvolve uma pesquisa sobre artes plásticas, em que inicia experimentalismos gráficos sobre algumas superfícies, como madeira, papelão, tecido, vidro, plástico e cerâmica.

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Oferta uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do centro cultural, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.

Equatorial Maranhão continua com Plano Operacional para o segundo turno das Eleições 2022



 A Equatorial Maranhão continua com a efetivação do plano de operações para o segundo turno das Eleições 2022, a fim de assegurar o fornecimento de energia com qualidade e segurança, e dar agilidade ao restabelecimento do sistema caso ocorra alguma situação de falta de energia. No primeiro turno, a Distribuidora deu total suporte ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e o Plano Operacional foi concluído com sucesso, garantindo o contínuo fornecimento de energia, e atuando rapidamente nas situações necessárias, durante este momento tão importante de exercício da cidadania. 

  

A estratégia começou a ser organizada desde o mês de agosto e o trabalho em conjunto envolveu levantamento dos locais de votação e cartórios eleitorais, por parte do TRE-MA, e a realização de ações de manutenção preventiva e vistoria da rede elétrica, pela Equatorial, nos locais mapeados. Além disso, houve estruturação de canais de comunicação exclusivo entre Equatorial e o Tribunal e outras estratégias com objetivo de garantir que durante a votação o fornecimento de energia aconteça de forma plena, democrática e segura para todos os maranhenses.  

  

O plano contempla 1.376 profissionais, dentre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas mobilizados para garantir a eficácia do plano. No próximo domingo, mais de 270 equipes estarão em campo, inclusive equipes mais estruturadas com linha viva (que realiza atividades sem precisar desligar a energia) e caminhões de manutenção que serão posicionados estrategicamente para atender eventuais ocorrências com maior agilidade. As equipes contam com tecnologia de última geração para garantir eficiência no processo de comunicação com o Centro de Operações Integradas (COI) e rapidez no atendimento.  

  

A Desembargadora do TRE-MA Ângela Salazar ressalta que é de grande relevância o alinhamento com a Equatorial. “A Equatorial é um parceiro importantíssimo para esse processo, pois é quem fornece energia e assegura o processo de desenvolvimento. Estamos contando com atendimento eficaz para qualquer intercorrência que possa ocorrer. Nosso plano está alinhado com o plano logístico da Equatorial e agradecemos desde já porque sabemos que seremos atendidos imediatamente se por acaso ocorrer alguma interrupção no fornecimento da energia durante as eleições ou pós eleições”, destacou a Desembargadora.  

  

Para a Gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Francila Soares, as estratégias elaboradas no plano garantiram mais confiabilidade para o processo de eleições no primeiro turno e seguem para o segundo turno. “O Plano Operacional para Eleições 2022, no primeiro turno, foi considerado um grande sucesso por todos os profissionais que estiveram trabalhando durante o domingo de votação. Nós mantivemos um técnico experiente dentro do TRE, acompanhando as eleições das 7h da manhã até a apuração dos votos por completo, além de cerca de 270 equipes espalhadas em pontos estratégicos de todo o Maranhão, dando suporte ao nosso sistema. Ao todo, quase 1.400 profissionais estavam envolvidos, organizados de forma estratégica no estado, para que as eleições acontecessem de forma plena e segura. Agora para o segundo turno, nós continuamos fazendo as manutenções preventivas e esse efetivo de colaboradores será mantido. E cabe destacar que a Central de Atendimento da Equatorial funcionará 24 horas, com uma senha exclusiva dedicada a todos os profissionais do TRE, para facilitar o contato direto. ”, enfatizou Francila. 

  

O Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão mantém contato contínuo com as equipes operacionais, e assim realizam os atendimentos necessários em menor tempo possível. E conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade nas ações necessárias para manobras do sistema elétrico. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do COI. Assim, a união de esforços entre a Equatorial Maranhão e o TRE visa garantir de forma segura e organizada a realização do processo eleitoral para todos os maranhenses. 

Ambientação moderna com cadeiras plásticas: Uma tendência que veio para ficar


 

Elas vieram para ficar. Da simples versão branca utilizada antes somente em bares ou escolas, até as múltiplas opções atuais que oferecem uma ampla cartela de cores, em variadas formas e com design moderno. 

 

As cadeiras de plástico modernas são as queridinhas de decoradores e reúnem diversas vantagens: São leves, fáceis de limpar, confortáveis, práticas, resistentes e duráveis, além de muito econômicas. 

 

Nas lojas do Grupo Potiguar existem várias opções em cadeiras plásticas coloridas e com design contemporâneo e de influência italiana, que valorizam a ambientação de qualquer ambiente, tanto residencial, quanto corporativo. 

 

Uma forma inteligente de utilizar cadeiras de plástico coloridas é buscar proporcionar uma maior interação entre os itens já existentes em um determinado ambiente. A decoração moderna é bastante versátil, e isso significa que a combinação entre diferentes cores e materiais pode ser feita, com excelentes resultados. 

 

Por exemplo, se a mesa da sala de jantar for em um tom mais escuro, as cadeiras plásticas podem seu usadas em cores vibrantes como vermelho, amarelo, branco ou outras cores que tenham uma relação de equilíbrio e não destoem completamente dos demais elementos decorativos. Vale até usar diferentes formatos ou cores diferentes de cadeira, dependendo do resultado desejado, se mais clássico ou mais moderno. 

 

Há opções de cadeiras plásticas com ou sem braço, em designs e tamanhos diferentes, que podem ser usadas para ambientar terraços, cozinhas, salas de estar ou jantar, quartos e escritórios. O que vale é soltar a criatividade e em caso de dúvidas, vale lembrar que as lojas do Grupo Potiguar oferecem a consultoria gratuita de arquitetos nas lojas. Em Imperatriz a loja Potiguar fica na Rodovia BR-010, Km 252, bairro Coco Grande. 

Projeto entrega água e esgoto tratados em escolas públicas do Maranhão


 

No Brasil, 20% das escolas não têm acesso adequado à água tratada, esgoto, banheiros e energia elétrica. Segundo levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com base em dados do Censo Escolar 2020, cerca de 24 mil instituições de ensino municipais têm acesso inadequado à água no país.

Em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, o Grupo Tigre, por intermédio da Tigre Água e Efluentes (TAE), o ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen) e o Instituto Iguá concluíram em setembro o projeto piloto “Saneamento nas Escolas”, em cooperação técnica para implementar sistemas de coleta e tratamento de esgoto em escolas públicas da zona rural dos municípios de Itapecuru Mirim e Arari, no Maranhão. A primeira ação dessa parceria atendeu oito escolas rurais, beneficiadas também pela iniciativa Água nas Escolas, realizada no âmbito do Programa Cisternas do Governo Federal.

De forma coordenada, o Grupo Tigre doou equipamentos, desenvolvidos pela TAE, que fazem coleta e tratamento local de efluentes baseados em tecnologia biológica aeróbia de lodos ativados (Unifams). Com capacidade de tratamento de até 800 litros/dia, esses equipamentos apresentam baixo consumo energético (15W/H/usuário) e têm todas as etapas do processo integradas, o que garante facilidade na instalação e baixa exigência de manutenção e sem oferecer odor.

O Instituto Iguá ficou como responsável pela contratação da organização social que fez a instalação dos equipamentos nas escolas selecionadas e cuidou do engajamento comunitário e da educação ambiental de alunos e professores. O parceiro técnico do Instituto foi o CPDC (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), organização não-governamental que há mais de 30 anos atua nas áreas de educação popular e desenvolvimento comunitário sustentável.

Segundo Renata Ruggiero Moraes, Presidente do Instituto Iguá, o acordo de cooperação técnica serviu para somar conhecimento, recursos e redes para mudar o panorama da infraestrutura escolar no Brasil. “O saneamento só será básico quando for para todos. A nossa proposta é buscar soluções de forma sustentável, acessível e participativa, integrando toda a comunidade escolar. Que possamos replicar para outras escolas do Brasil o que fizemos no Maranhão, como uma forma de inspiração para formulação de políticas públicas para o setor”, afirma.

Para Ewerton Garcia, Diretor da TAE, projetos como esse geram impacto positivo na vida das pessoas. “Encontramos desafios que foram ultrapassados e provamos que é possível oferecer soluções flexíveis. Hoje buscamos ser protagonistas, por meio de um portfólio de soluções que viabiliza o tratamento de água e esgoto em qualquer contexto, mesmo em condições mais complexas, como as encontradas no Projeto Saneamento nas Escolas. Temos a meta de transformar a vida de mais de 100 milhões de brasileiros, que hoje vivem sem acesso a água e esgoto”, afirma.

“A comunidade escolar se envolveu nesse projeto e agora temos pessoas que vão desenvolver e transformar o meio ambiente e o saneamento básico”, conta Tiago Oliveira, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Itapecuru Mirim.

Marcelo Santana, Secretário Municipal de Educação de Arari, afirma que a educação envolve também a qualidade de vida dos alunos. “Queremos agora expandir para mais comunidades.”

Maria dos Remédios, Diretora da Escola Nilton Romão conta que o projeto trouxe muitas melhorias nos banheiros, que estavam com as descargas inutilizáveis. “Ele garantiu mais qualidade de vida a todos na escola”, comemora.

“Nós fomos a primeira escola a receber o projeto e temos que fazer valer. Acreditamos na proposta e por isso vamos em frente”, comemora Maria do Socorro Machado, professora da Escola Nossa Senhora do Carmo.

Para Emily Conceição, aluna da Escola Newton Romão, o projeto é muito significativo, pois evita que a água do vaso e da pia poluam o solo. “Tem sido uma grande conscientização para os alunos”, afirma.

Sobre o Grupo Tigre

Com uma história de 81 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil, infraestrutura e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em cerca de 30 países, conta com 5,5 mil funcionários, 11 plantas no Brasil e 13 no exterior: Argentina (1), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos (3), Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar, Tigre Metais (no segmento de metais sanitários) e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).

SOBRE O ICRH

O Instituto Carlos Roberto Hansen completou 18 anos em 30 de outubro de 2021. Braço social do Grupo Tigre, chega à maioridade com uma bagagem gigante de aprendizados, parcerias e ações realizadas. Tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.  Mais do que a realização do sonho do ex-presidente, é a continuidade de sua linha de pensamento e trabalho. O ICRH resume e reúne a postura de um grupo empresarial que coloca em primeiro lugar as pessoas e que sempre valorizou sua comunidade. Somar para o futuro do país, contribuindo com a educação, esporte e cultura de jovens e adolescentes, sem descuidar da Saúde e do Saneamento Básico, são diretrizes do ICRH. Em 17 anos, investiu R$ 60 milhões em cerca de 7 mil projetos, que beneficiaram 5,5 milhões de pessoas.

SOBRE O INSTITUTO IGUÁ

O Instituto Iguá de Sustentabilidade nasceu da intenção da Iguá Saneamento, empresa investida da IG4 Capital, em fazer a diferença no setor, promovendo a ampliação do impacto social dessa atividade. Para isso, assumiu uma missão ambiciosa: contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da inovação no setor e da educação para o desenvolvimento sustentável. A entidade compreende que atuar no saneamento vai muito além de tratar e fornecer água ou coletar e tratar o esgoto. Significa levar dignidade, saúde e perspectiva de futuro para milhares de brasileiros. O Instituto Iguá é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que nasceu de forma independente e atua de forma multisetorial, reunindo esforços de diversas empresas e organizações para a causa do saneamento.

Saúde do servidor é foco de ações realizadas pela Policlínica do Servidor Estadual em Imperatriz



Visando o bem-estar e priorizando a saúde dos servidores estaduais, a Policlínica do Servidor Estadual está realizando uma série de ações preventivas em Imperatriz – consultas e exames - que são fundamentais para garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores. A iniciativa é voltada para servidores estaduais usuários do FUNBEN. 

 

Durante o mês de outubro, o projeto “Policlínica Em Movimento” tem levado uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros e médicos de diversas especialidades, para diversos órgãos públicos e estaduais. As visitas são agendadas e comunicadas aos servidores, que dentro do seu expediente e no próprio local de trabalho podem realizar exames e consultas. O programa se dá através da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz, com gestão do HSLZ / Grupo Mercúrio, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão através da SEGEP; com o empenho do Sec. Pedro Chagas e do Sec. Adjunto da SEGEP Joabson Jr.  


Nesta última semana de outubro, a iniciativa segue com força total, e, na manhã desta terça-feira (25), o programa esteve no 3º Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz. Nos próximos dias, o projeto ainda deve passar pela Uemasul. A programação do mês será finalizada com ações voltadas para a campanha Outubro Rosa, nesta sexta-feira (28). 

 

Abaixo, segue agenda completa: 

 

Palestra UEMASUL  

Pauta: Serviços médicos oferecidos pelo hospital e Policlínica do Servidor  

Dia: 26/10, às 9h30 

Local: UEMASUL 

 

Policlínica em Movimento  

Local: UEMASUL  

Dia: 27/10, às 08h30 (Clínica médica) 

14h00 (nutrição)  

 

Outubro rosa  

Dia: 28/10, às 14h00 

Local: Policlínica do Servidor, Medical Center Imperatriz, 3º andar, salas 304 à 309 

Aeroporto de Imperatriz fecha parceria para gerenciamento de resíduos


 

Aeroporto de Imperatriz iniciou parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (SEMARH), para a destinação de resíduos recicláveis para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz - ASCAMARI. A iniciativa do aeroporto  atua de forma responsável com o meio ambiente, promovendo o reaproveitamento de resíduos e contribuindo com a renda de cerca de 100 famílias associadas.

Primeira coleta

A primeira coleta de resíduos ocorreu na última sexta-feira (21) com a destinação de aproximadamente 150 kg de resíduos recicláveis (papel, plástico e metal) para a ASCAMARI. O resíduo mais gerado no Aeroporto de Imperatriz é o papel. A coleta seletiva será realizada  uma vez por semana pelas equipes da Prefeitura. Acompanharam o início desta ação  funcionários do aeroporto, equipes de limpeza da Prefeitura e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda.

Sustentabilidade

Desde o início das operações da CCR Aeroportos, a companhia mapeia prefeituras que assumem o compromisso ambiental com Associações de Catadores de Materiais Recicláveis para o gerenciamento de resíduos recicláveis gerados nos aeroportos. O objetivo é firmar parcerias, tendo o aeroporto como responsável em segregar os recicláveis, a prefeitura na coleta e destinação para as associações.

Douglas Gameiro, gerente executivo de ESG e Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da CCR Aeroportos, destaca a importância dessa parceria. “Este trabalho em conjunto é a demonstração do compromisso da CCR Aeroportos com o meio ambiente e com as questões sociais que são pilares da nossa estratégia e compromisso com a sociedade. Com certeza, ainda temos muitas oportunidades, e continuaremos desenvolvendo o entorno dos nossos aeroportos”, afirma.

“Essas parcerias são de grande relevância, pois elas ajudam o município a impulsionar o serviço de coleta seletiva. Além de trazer ganhos para o meio ambiente, ela é também uma importante fonte de geração de emprego e renda para as famílias que vivem da reciclagem”, disse Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Imperatriz/TO.

 

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos - https://www.ccraeroportos.com.br/

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Suzano amplia atuação do Programa Colmeias nos estados do MA, PA e TO

 





A Suzano, por meio do programa Colmeias, vem incentivando o fortalecimento e o crescimento da cadeia apícola nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Com mais de 1.430 beneficiados diretamente, o programa vem aprimorando a cadeia de valor da apicultura, contribuindo para o crescimento econômico e sustentável para a produção de mel na região. 


No Maranhão, o programa já alcançou 676 pessoas beneficiadas nas Associações dos Feirantes do Pequiá, Agroindustrial de Açailândia e Associação dos Moradores, Agricultores, Pecuaristas Rurais do Assentamento Nova Vitória e Associação Frutos da Terra. Atualmente as áreas da Suzano no estado contam com 6 novos apiários. 


O programa também obteve um crescimento na quantidade de mel produzido nos três estados (MA, PA e TO), chegando a produzir 88 toneladas do produto. O que antes eram 26 colmeias, em 2022, triplicou: agora, 88 colmeias resultaram em uma renda de R$ 3.960.000,00 para as 300 famílias integrantes.  


Atuação e Metas da Companhia - Os eixos de atuação do Colmeias incluem desde organização e gestão, assistência técnica e tecnológica à comercialização e mercado. Com a ampliação da atuação da companhia nessa linha, os produtores têm recebido capacitação de profissionais que apoiam o apicultor diretamente no campo, insumos e materiais utilizados na atividade, além do apoio e incentivo para a comercialização dos produtos oriundos da apicultura, a exemplo do mel.  


A apicultura e meliponicultora nesses locais, representam um pouco mais de 10% da meta de retiradas de pessoas da pobreza a curto prazo da companhia. A previsão é chegar perto de 20% a longo prazo com a ampliação da atuação e a contribuição de parceiros nacionais e regionais para o fomento e aperfeiçoamento da atividade apícola, a fim de proporcionar melhoria na geração de renda e da qualidade de vida dessas comunidades.  

“A companhia, por meio do Colmeias e o fomento a atividade apícola, tem criado oportunidades de geração de renda para as famílias dos beneficiados, fortalecendo o pequeno produtor rural e contribuindo para a produção de mel de alta qualidade de forma ambientalmente sustentável”, finaliza André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social.  


Sobre a Suzano 

 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Cursos com foco em habilidades digitais estão com inscrições abertas na Escola do Trabalhador 4.0

 


A plataforma Escola do Trabalhador 4.0 oferece 5,5 milhões de vagas distribuídas em 134 cursos on-line e gratuitos na área de tecnologia da informação, produtividade e finanças. A iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) conta com parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em ato assinando com a presença da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/MMFDH) em meados de setembro. A formação é desenvolvida pela Microsoft.

Faça sua inscrição e participe 

Confira o tutorial para realizar o cadastro

Acesse a formalização de parceria entre o MMFDH e o MTP 

As trilhas de conhecimento oferecem formações básicas para aqueles com pouca familiaridade com informática; cursos de nível intermediário para o trabalhador que deseja se aprimorar, além de contemplar aqueles que já têm nível avançado de conhecimento sobre o tema.

Entre as oportunidades encontradas na plataforma, o trabalhador tem a opção de, primeiramente, fazer um teste de carreira, que vai direcioná-lo para a qualificação necessária para que ele alcance o objetivo profissional desejado. Esse teste funciona para nortear as decisões do trabalhador e dar as opções de acordo com o interesse dele.

Transformação social 

De acordo com a titular do MMFDH, Cristiane Britto, incentivar o uso das novas tecnologias é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos cidadãos brasileiros. “Capacitar trabalhadores para lidar com ferramentas digitais potencializa os serviços oferecidos por eles. Por isso, reforçamos nosso compromisso em levar aprendizado para todos os empreendedores que tenham interesse em investir na própria evolução profissional. Acreditamos no alcance dos cursos oferecidos pela Escola do Trabalhador e estamos felizes em fazer parte desse projeto”, comemora a gestora. 

Alcançar diversos públicos é o grande diferencial da Escola do Trabalhador 4.0. Nesse sentido, a secretária Nacional da Juventude, Luana Machado,  compreende que a parceria com o MTP permitirá a inclusão dos mais diversos segmentos sociais. “Sabemos que os jovens buscam cada vez mais capacitações relacionadas à tecnologia. Entretanto, acreditamos que os demais públicos podem se beneficiar dessas formações impulsionando a intergeracionalidade e a inclusão de todos”, declara.  

Caminhos de aprendizagem 

Para os iniciantes, “Trabalhe com computadores”, “Acesse informações online”, “Crie conteúdo digital”, “Comunique-se online” e “Participe online com segurança e responsabilidade” são algumas das opções oferecidas. Para quem tem compreensão intermediária sobre o assunto, “Introdução à programação” e “Produtividade pessoal (Word, Excel, Power Point)” são algumas das alternativas. Power BI, inteligência artificial e engenharia de dados são temas voltados para aqueles com conhecimento avançado. 

Durante a realização do curso, a Microsoft oferece acesso gratuito ao Pacote Office, para que o trabalhador possa praticar os conhecimentos adquiridos. Também são oferecidas aulas ao vivo com a metodologia de fixação de conteúdo e tutoria online. Todos os cursos têm a certificação do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e da Microsoft.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...