sexta-feira, 28 de maio de 2021

Carlos Lula descarta transmissão da cepa indiana no Maranhão

 Através das redes sociais, o Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula afirmou que está descartada a suspeita de transmissão local da variante indiana no estado. A suspeita iniciou após, o contato de mais de 100 pessoas com os seis tripulantes que testaram positivo para cepa indiana em um navio atracado, a 50 km da capital.

Foram rastreadas e testadas 147 pessoas que tiveram contato o paciente internado. Das quais seis testaram positivo para a covid-19 e tiveram amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas no Pará. Assim estando descartada a suspeita de transmissão local pela variante indiana no Maranhão. Confira a nota:



Mais segurança e qualidade de vida: cuidados redobrados com elétrica e iluminação



Até o próximo dia 06 de junho está acontecendo, em todas as lojas do Grupo Potiguar de São Luís e Imperatriz, o Festival de Elétrica e Iluminação, com promoções especiais para levar mais luz e segurança elétrica aos lares maranhenses. 

Um dos mais importantes itens para a segurança e qualidade de vida é a parte elétrica, com cuidado redobrado a ser dedicado às tomadas e fiações. Vale sempre consultar um eletricista para deixar com mais segurança o seu ambiente. Nada de fios soltos e desencapados, tomadas antigas ou fora do padrão, para evitar curtos circuitos que podem resultar em acidentes domésticos e até mesmo em incêndios. 

 

Já a iluminação garante saúde e beleza. Aliás, a iluminação é a grande aliada da ambientação, e através de lustres, arandelas, luminárias, plafons e luzes diferenciadas pode-se valorizar um ambiente e mudar totalmente a decoração com um simples toque de luz. E em tempos de pandemia e home office, a atenção à iluminação do espaço dedicado ao estudo ou trabalho em casa deve ser especial. 

 

Os arquitetos das lojas Potiguar podem ajudar orientando qual o tipo mais adequado de iluminação para cada ambiente, assim como orientar quais os tipos de lâmpadas mais econômicas e sustentáveis, a exemplo dos modelos em LED. As vantagens de fazer um planejamento luminotécnico são diversas: Ajuda a economizar; ressalta a decoração; amplia espaços e proporciona uma sensação de maior bem-estar influenciando até mesmo no humor; além de ajudar a preservar a saúde visual e oferecer mais qualidade de vida em geral.  

 

E vale lembrar que, entre os principais tipos de iluminação destacam-se seis: Iluminação Direta direcionada diretamente sobre algum ponto específico. Ele é ideal para quem precisa de focos de luz em cima de algum objeto, seja em sala de estudos, seja escritório ou consultórios médicos, bibliotecas, banheiros e quartos. Em geral, usam-se spots, abajures, luminárias e pendentes, e com lâmpadas de LED - que não esquentam e não alteram a cor dos objetos.  Iluminação Indireta é aquela colocada em detalhes no chão, em forros de gesso, sancas, forros do ambiente com spots direcionados ou arandelas.  

 

Iluminação do tipo Difusa serve para iluminar todo o ambiente de forma suave, sem gerar contrastes ou sombras sobre os objetos ou móveis; proporcionando uma sensação de conforto, sem agredir a vista. Muito utilizada em salas, quartos e banheiros. A Iluminação Linear é feita por meio de linhas contínuas de luz, e não agride os olhos, é aconchegante indicada para ambientes funcionais. A Iluminação de Orientação é usada em um espaço para orientar pessoas durante a sua transição pelo lugar. Usada em corredores, escadas, próximo a corrimões, e áreas externas como piscinas e jardins, com uso de lâmpada embutidas preferencialmente. E por fim, a Iluminação de Destaque é aplicada para evidenciar pontos da decoração. É uma luz mais concentrada, que ajuda a iluminar fachadas, áreas de paisagismo ou objetos de arte. 

Maranhão recebe nova remessa de vacinas Pfizer com 17.550 mil doses

 O Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (27), mais um lote de vacinas Pfizer. São 17.550 doses do imunizante que serão utilizadas para dar continuidade à imunização de pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.  

“Estamos trabalhando para dar celeridade à vacinação de forma a alcançar o público conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde. Por ser um público novo, a orientação é que as doses sejam aplicadas todas como D1, o que nos dá tempo para a segunda dose já que o intervalo entre as doses é de 12 semanas”, disse a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

As doses foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI-MA), estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes. No local, as doses estão armazenadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86°.   

Evento reúne gestores e empreendedores da região para discutir gestão estratégica organizacional


 

Com o tema “Gestão Estratégica Organizacional”, o 1° Webinar de Imperatriz, organizado pela turma do Núcleo de Negócios da faculdade Facimp, se inicia nesta hoje e segue no dia 01 e 08 de junho, com o objetivo de reunir empreendedores e gestores da região para debater temas como a gestão de pessoas, de negócios e de marketing com os acadêmicos e comunidade em geral.


O evento será aberto ao público e, por conta da pandemia, terá transmissão ao vivo no Instagram @1Geo_itz, sempre às 19h30. Neste primeiro dia, a live abordará a temática “Como aumentar sua visibilidade de marcas, produtos e serviços”, com a participação do economista, Diego Maciel, e do sócio fundador da agência We Post, Maron Sepetimio.


A programação segue na próxima terça (01/06), com o administrador e professor mestre em gestão e desenvolvimento regional, Thiago Sousa, discutindo sobre a gestão estratégica de pessoas. O evento será concluído no dia 08/06, com a explanação do tema de gestão estratégia de negócio pela engenheira de alimentos e atuante em controle de qualidade em indústria de alimentos, Camila Trigueiro; bem como pelo gestor e CEO do grupo Made in Roça, Alder Malavasi; e pelo gestor geral da Lima Gás, Moisés Lima.


“Queremos alcançar a comunidade em geral utilizando a rede social, uma ferramenta gratuita e acessível a todos, levando a informação e aprendizado sobre gestão estratégica. Aos alunos, essa oportunidade do evento é um meio a mais de formar ótimos profissionais, prontos para enfrentar os desafios do mercado e do cenário atual, com inovações, novas técnicas e novos meios”, ressaltou a professora do Núcleo de Negócios da Facimp e coordenadora do evento junto aos acadêmicos, Adriana Queiroz.

Dia da Indústria: Na Suzano, mulheres conquistam seu espaço e ganham visibilidade no setor industrial

 Dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Indústria, um dos setores mais expressivos da economia brasileira. E a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, se orgulha por contribuir cada vez mais com a inclusão de mulheres nesse mercado onde a representatividade feminina tem crescido ao longo do tempo. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 20 anos, a atuação da mulher nas empresas industriais cresceu 14,3%. 

A companhia é participante do programa Equidade É Prioridade, no qual se compromete com a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança sênior nos próximos cinco anos. Em agosto de 2020 a empresa formalizou a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres – iniciativa promovida pela ONU Mulheres – assumindo publicamente o compromisso com programas e ações que fomentam a equidade de gênero no ambiente de trabalho e nas comunidades onde atua. 

Oportunidades e conquistas - Próximo de concluir o curso de Gestão de Produção Industrial, a operadora de Tubeteira da Suzano, Keila Silva Firmino, de 30 anos, sempre soube que gostava da área industrial e desde muito cedo começou a concentrar seus estudos nesse segmento. “Tenho curso técnico e superior, e me sinto motivada a realizar muito mais, buscando me aperfeiçoar profissionalmente.” A produtividade e agilidade, são algumas das suas habilidades que se destacam no seu ambiente de trabalho, ela segue atenta, identificando oportunidades de crescimento e ajuda mútua. “Na nossa área prezamos o trabalho em equipe e acredito que independente de qualquer coisa, buscamos ser proativos, ter senso de urgência, identificar as prioridades e ajudar uns aos outros,” pontua.  

Com muito incentivo e determinação, Deborah Zaine do Nascimento, vem conquistando seu espaço na indústria. Aos 30 anos de idade, e recém-promovida para o cargo de Engenheira de Produção Jr na companhia, ela percebe a importância de incentivar e oferecer ferramentas para que as mulheres continuem alçando novos lugares no mercado. “Hoje trabalho na Suzano, empresa que desde criança pensei em trabalhar, tive e tenho oportunidade de crescimento profissional. Percebo que as empresas estão abrindo as portas para mais mulheres. Por isso precisamos acreditar no nosso potencial! A indústria é um local incrível para se trabalhar, as oportunidades existem e sempre irão existir. Se preparem, estudem, se especializem e insistam,” ressalta. 

A Gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Murad, destaca a importância de fomentar a diversidade na companhia, oferecendo oportunidades iguais para todos os gêneros. “Temos o compromisso de alcançar um ambiente corporativo mais inclusivo e acreditamos no potencial das mulheres para atuar em qualquer área da indústria. Por isso, incentivamos nossas colaboradoras a buscar conhecimento e capacitação para alcançarem o crescimento profissional dentro da companhia. Além disso, buscamos proporcionar processos de seleção baseados nos conceitos de diversidade e inclusão, incentivando a representação feminina” finaliza.  


Sobre a Suzano 

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br  



Expoimp não será realizada esse ano, confirma SINRURAL



O Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL) oficializou formalmente o cancelamento da tradicional Exposição Agropecuária de Imperatriz (EXPOIMP). O evento, que acontece culturalmente na cidade durante o mês de julho, não será realizado este ano devido à pandemia do COVID-19. 

De acordo com o atual presidente do SINRURAL, Afonso Danda, a decisão foi tomada seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde municipais, estaduais e federais. “O cenário atual e futuro não permitem, nem garantem a viabilidade da realização da feira por autoridades sanitárias e ou por decretos estaduais e municipais que limitam a quantidade de pessoas por eventos”, explica. 

Com a vacinação ainda em andamento e sem atingir o patamar de segurança adequado, e ainda com a possibilidade de uma terceira onda da pandemia, a diretoria do sindicato concluiu que não há possibilidade de realizar grandes eventos no momento e que ainda não será possível firmar uma data futura. “Não podemos realizar nenhum tipo de contratação de shows, rodeios, ou fazer qualquer tipo de negociação comercial, como a venda antecipada de stands e lojas, sem uma garantia de liberação da feira.  Portanto, diante do quadro atual, e visando a preservação de vidas e bem estar da população, a medida que se impõe é o cancelamento da EXPOMP 2021, na esperança de que, brevemente possamos voltar a ativa com todos em segurança”, conclui o presidente. 

 

Obras do Shopping da Cidade, estradas e terraplenagens passam por vistorias nos bairros e povoados


O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, acompanhado dos engenheiros Demonsthenes Sousa e Ana Karoline, e do coordenador-geral de Obras, Joselito Sultepa, vistoriou na manhã desta quarta-feira, 26, o Shopping da Cidade, na antiga Praça Tiradentes, Centro. Obra entra na fase de conclusão com a execução dos serviços de assentamento de piso cerâmico dos boxes, pintura, instalações elétricas e hidráulicas.

Segundo ele, “esse é um dos maiores empreendimentos públicos em construção no estado para contribuir na organização do comércio informal das ruas de Imperatriz. O espaço possui uma área de 4.525,64 mil metros, com 275 boxes, praça de alimentação, banheiros, jardins, estacionamento de veículos e rampas de acessibilidade.

“Prefeito Assis Ramos determinou que acompanhássemos semanalmente a execução dessa grande obra, para que seja concluída o mais rápido possível e entregue à comunidade de Imperatriz”, assinalou o secretário.

Estrada do Embiral

Com objetivo de prosseguir com o trabalho de recuperação da estrada do Embiral, Zigomar Filho vistoriou alguns pontos da vicinal que passará por intervenções para melhorar o escoamento de águas pluviais. Objetivo é melhorar o acesso de veículos, até o final da vila, assegurando o transporte da produção agrícola; da bacia leiteira e da comunidade.

Maranhão Novo

Os serviços de terraplenagens da Rua Aroldo Veloso, trecho da Rua Goiás a BR-010, Maranhão Novo, estão adiantados. Via é preparada para receber pavimentação asfáltica, conforme anuncio feito ontem, pelo prefeito Assis Ramos e o vice-prefeito Alcemir Costa. “É uma importante via que vai desafogar o trânsito, pois será mais uma opção de acesso à BR-010”, concluiu.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...