sexta-feira, 22 de maio de 2020

Dia da indústria: Conheça a atuação da Suzano no combate ao coronavírus e seu papel na sociedade

Empresa mantém seu compromisso de abastecer a população com produtos essenciais com segurança.

No próximo dia 25 de maio é comemorado o dia da indústria no Brasil, que celebra um dos setores mais importantes da economia do país. Neste ano, a data ganha novas perspectivas frente ao momento delicado que o país enfrenta no combate ao coronavírus. A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, têm adotado uma série de medidas de segurança, conforme as orientações do Ministério da Saúde, para zelar pela saúde e segurança de seus colaboradores, familiares e parceiros, para manter mais de 2 bilhões de pessoas no mundo abastecidas, com produtos que são essenciais para a saúde, higiene e bem-estar, uma vez que a companhia produz matéria-prima para papéis sanitários, fraldas e embalagens em geral.

Com capacidade de produção de 1,65 milhão de toneladas de celulose por ano e mais de 60 mil toneladas de papéis sanitários produzidos em sua unidade de Imperatriz, a companhia segue operando com foco na segurança de seus colaboradores e prestadores de serviço por meio de medidas que tem feito a diferença no combate ao coronavírus. Entre essas principais iniciativas está a medição da temperatura corporal dos colaboradores antes de acessarem a fábrica, distribuição de refeições individuais, prática de home office em 100% das equipes administrativas com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas na unidade, maior espaçamento entre mesas do restaurante, afastamento dos colaboradores dos grupos de risco, aumento da frequência de higienização e distribuição de máscaras. Todas essas ações e outras se tornaram prioritárias no cotidiano do ambiente empresarial e são fundamentais também para garantir que quem está em casa, em quarentena, continue tendo acesso aos produtos essenciais.  

A unidade Imperatriz também conta com uma fábrica de produção de papéis sanitários (tissue), a maior desse segmento no Maranhão, responsável pela produção de marcas como Mimmo®, Le Blanc®, Max Pure® e Scala® , entre outras, fazendo com que a empresa ocupe a posição de líder do segmento de papéis higiênicos no Norte-Nordeste em volume e representa cerca de 20% de participação no mercado total da região.

Além de manter a produção das fábricas seguindo as recomendações de segurança voltadas ao combate do coronavírus, a companhia também apoia no desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações por meio de programas voltados à geração de renda, fomento à educação, valorização cultural e preservação ambiental e direciona esforços para contribuir no crescimento sustentável das comunidades onde está presente. Em 2019, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.

O compromisso com a sustentabilidade é outro fator constante na Suzano. A fábrica atende não só os padrões brasileiros, como também as exigências internacionais de selos verdes, clientes e bancos. A unidade é autossuficiente na geração de energia, adota em sua rotina a prática dos três “Rs” que significa: realizar a redução dos recursos, o reuso de subprodutos e a reciclagem. A companhia também investe em tecnologia de ponta no monitoramento de qualidade da água do rio Tocantins, além de realizar ações de conscientização com os colaboradores e população ao longo do ano com o objetivo de reforçar a importância do uso consciente e sustentável dos recursos naturais.

De acordo com o Gerente Executivo Industrial da Suzano, José Ventura, fazer parte do desenvolvimento local e apoiar a sociedade para se tornar cada vez mais sustentável é um dos compromissos da Suzano. "A companhia tem atuado fortemente no desenvolvimento social e econômico das regiões onde atua para que juntos possamos construir um futuro melhor não só para a Suzano, mas para a sociedade como um todo, pois nós acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo", comentou. 

Economia em movimento - Atualmente, o setor industrial representa uma participação de mais de 20% no PIB e de 20,2% na oferta de empregos formais, segundo o Perfil da Indústria Brasileira. Na cidade de Imperatriz, o crescimento da economia local após a chegada da Suzano na região em 2014 é notório: desde o início de suas operações, o PIB per capita teve um crescimento de 71% e foram investidos na região 3 bilhões de dólares. Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e deu um salto no ranking dos municípios que mais exportam no estado, do 16° lugar para a 2° posição no qual ocupa atualmente.

Na área do trabalho formal os números também são expressivos: são mais de 5.000 empregos gerados direta e indiretamente, englobando as operações industriais e florestais, sendo que mais de 70% dessa mão de obra é local, o que contribui com a posição do município em terceiro lugar entre as cidades com melhores condições de emprego no Estado. “Nós temos o compromisso de fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. Além das oportunidades na Suzano, oferecemos cursos de formação que contribuem com a mão de obra qualificada para a comunidade”, ressalta Ventura.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de Imprensa


Atendimento remoto do INSS é prorrogado até o dia 19 de junho

A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União

O atendimento remoto nas agências da Previdência Social aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 19 de junho. A decisão foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Conjunta 17.
No dia 20 de março, outra portaria definia o atendimento remoto até o dia 30 de abril.
Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, a medida “visa a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19)”.
Durante esse período, os casos que dependem de perícia médica serão analisados sem atendimento presencial. O segurado terá que anexar atestado médico pelo portal ou aplicativo. O instituto vai antecipar parte do valor do benefício devido ao segurado. 

Meu INSS

Para acessar o Meu INSS é preciso digitar o endereço no seu computador ou instalar o aplicativo no celular gratuitamente. Estão disponíveis mais de 90 serviços.
Segundo a Secretaria da Previdência, para saber como gerar a senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar o site.  
Edição: Kleber Sampaio

Prefeitura realiza manutenção em redes de drenagem profunda nos bairros

Equipes recuperam drenagens profundas danificadas pelas chuvas nos bairros de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Medida visa desobstruir galerias e facilitar o escoamento de águas pluviais

Os serviços de manutenção corretiva e preventiva das redes de drenagem profunda nas principais vias dos bairros atingidos pelas fortes chuvas foram intensificados pela Prefeitura de Imperatriz, através das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra. A ação consiste na melhoria do escoamento de águas pluviais e das canaletas de meios-fios, evitando o surgimento de erosões e de danificar o pavimento asfáltico de ruas e avenidas.
Na segunda-feira, 18 de maio, equipe concluiu o conserto da rede de drenagem profunda da Rua Amazonas, cruzamento com a São Francisco, próximo à feirinha da Nova Imperatriz. “Nós tivemos que utilizar uma retroesvadeira hidráulica para corrigir o problema na via”, explica o encarregado da obra, José Francisco, o Zé Mototáxi, ao ressaltar que o município realiza uma “força-tarefa” para recuperar todas as galerias danificadas pela ação das chuvas.
A Prefeitura também concluiu a manutenção da galeria da Rua Tamandaré, no cruzamento com a Paraíba, no setor do Mercadinho, onde foram substituídas pelo menos sete manilhas. Já na Rua Tupinambá, entre as ruas Piauí e Ceará, os técnicos verificaram que o vazamento na rede é de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema.
Também foi resolvido o conserto da drenagem profunda da Rua Duque de Caxias, cruzamento com a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Vila Lobão. “Essas manutenções são essenciais para o pleno funcionamento das redes de drenagens pluviais, evitando que a água escoe pela via”, explica o coordenador de Obras, Joselito Sultepa.
O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, destaca ainda a construção de “passagem molhada” na Avenida das Constelações, próximo ao residencial 5 Estrelas, no Parque Sanharol. A via, que está sendo duplicada, começou nesta semana a receber novos meios-fios e sarjetas. “Prefeito Assis Ramos designou frentes de serviços por todos os bairros da cidade para reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas em Imperatriz”, concluiu.

Britânicos que produzem vacina farão testes com 10 mil pessoas

Vacina experimental contra covid-19 recebeu recursos de US$ 1,2 bi

A Universidade de Oxford e a AstraZeneca planejam recrutar cerca de 10 mil adultos e crianças do Reino Unido para testes de uma vacina experimental contra o novo coronavírus, que recebeu um aporte de mais de US$ 1,2 bilhão dos Estados Unidos (EUA) nessa quinta-feira (21).
Hoje, a universidade informou que instituições parceiras de todo o Reino Unido começaram a recrutar até 10.260 adultos e crianças para ver como o sistema imunológico humano reage à vacina e qual a segura dela.
Um teste inicial, que começou em 23 de abril, já aplicou a injeção em mais de mil voluntários, com idade variando entre 18 e 55 anos. A Oxford disse que as fases dois e três acrescentarão pessoas de 56 anos e mais velhas, além de crianças de 5 a 12 anos.
"A velocidade com que esta nova vacina avançou para testes clínicos de fase adiantada é um testemunho da pesquisa científica pioneira da Universidade de Oxford", disse Mene Pangalos, executivo da AstraZeneca.
A empresa já firmou parceria com o Reino Unido e os EUA para produzir a vacina em escala industrial, antecipando-se à confirmação de que ela funciona e é segura.]

Por Ludwig Burger - Repórter da Reuters - Londres

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Cuidado e atenção com as brincadeiras de pipa nas ruas



Em todo o Estado, já foram registradas mais de 2 mil ocorrências de pipas na rede elétrica desde o início de 2019 até maio de 2020

Nesse período de quarentena, mesmo com as recomendações de manter o distanciamento social, a criançada acaba aproveitando o tempo livre para diversas brincadeiras, e uma delas muito conhecida pelos maranhenses, é a prática de empinar pipas, muito divertida, mas que também pode ser perigosa. O perigo aumenta devido as condições de fortes ventos, fazendo com que a pipa seja levada para bem próxima da rede elétrica e a linha se enrosque nos cabos de energia, interrompendo o fornecimento de energia elétrica e causando acidentes. Quando esse tipo de incidente ocorre, pode afetar gravemente tanto quem está empinando a pipa, quanto a população em geral que pode ficar sem energia ou ter algum dano nos eletrodomésticos.

A incidência de interrupções ocasionadas por pipas presas na rede elétrica têm sido frequentes em todo o Maranhão. Segundo dados da Equatorial Energia Maranhão, de janeiro de 2019 ao dia 14 de maio de 2020, foram registradas 2.334 ocorrências com a causa de pipa na rede de distribuição de energia elétrica. Essas situações geraram mais de 300 mil interrupções no fornecimento, somando mais de 6 mil horas sem energia.

Números - Na Região Norte (São Luís, Rosário e Barreirinhas), a quantidade de ocorrências chega à 1.125. Na Região Sul (Açailândia, Balsas, Grajaú e Imperatriz), o número chega a 394 ocorrências. Na Região Leste (Caxias, Chapadinha, Codó, São João dos Patos e Timon) chega a 324 ocorrências. Na Região Centro (Bacabal, Itapecuru, Pedreiras, Presidente Dutra e Santa Inês) o número de ocorrência chega a 319. Esses números correspondem do início do ano passado até a segunda semana do mês de maio desse ano. O ranking dos 10 municípios com maior número de pipa na rede pode ser visto na tabela a seguir.

.
MUNICIPIO
OCORRÊNCIAS
DE PIPA NA REDE
INTERRUPÇÕES
TEMPO SEM ENERGIA
São Luís
741
77.614
1.776
Imperatriz
209
16.711
781
São José de Ribamar
175
16.454
330
Paço do Lumiar
150
15.295
254
Timon
148
29.821
289
Itapecuru Mirim
56
4.766
107
Santa Inês
49
4.789
88
Caxias
42
12.473
112
Coroatá
32
1.360
96
Davinópolis
30
401
210


Trazendo esses dados para o período de pandemia, somente nos meses de março, abril e maio de 2020 foram registradas 141 ocorrências como estas, mesmo a população estando em isolamento por conta da Covid-19. Por isso, a Equatorial Energia Maranhão traz um alerta à todos:

  • Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica;
  • Cuidado com fortes ventos, pois podem contribuir para as pipas se aproximarem dos fios energizados;
  • Quando a linha encostar na rede elétrica, NUNCA tente desprender a linha, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Solte a linha imediatamente;
  • Não utilize produtos cortantes nas linhas das pipas, pois podem machucar gravemente quem solta a pipa e outras pessoas ao redor.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Ferreira, orienta que “é importante sempre buscar locais descampados e bem longe da rede elétrica e das subestações para as brincadeiras com pipas. Além disso, fica o alerta para que não utilizem cerol nas linhas, pois essa prática pode trazer consequências gravíssimas para todos,” alerta Francisco.

Em caso de ocorrências como a linha enroscar na rede elétrica ou a pipa ficar presa nos cabos, ou a pessoa levar uma descarga elétrica, a Equatorial Maranhão alerta pra que não tente tirar a pipa ou a linha dos cabos energizados, entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência. A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e liguem para o Samu no 192.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão


quarta-feira, 20 de maio de 2020

DICAS DE AMBIENTAÇÃO COM CORES É TEMA DE LIVE NESTA QUARTA-FEIRA

O Grupo Potiguar promove nessa quarta-feira (20) às 20 horas a Live Potiguar “Ambientação com Cores”, com a arquiteta da Potiguar, Amenna Maia. Ela vai dar dicas de como valorizar os mais diversos tipos de ambientes residenciais e corporativos simplesmente usando o poder das cores.

Para conferir basta acessar a live disponível no story do perfil do instagram: @potiguarhomecenter .  Venha descobrir como repaginar um ambiente sem gastar muito e apostando no poder das cores. 


Assessoria de Imprensa da Potiguar

100% de desconto na tarifa de energia para famílias de baixa renda

Estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica é o principal pré-requisito para ter o benefício que isenta os consumidores de baixa renda do pagamento do consumo de energia e do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, entre 1º de abril e 30 de junho. A Medida Provisória (MP) do Governo Federal informa que o desconto de 100% se aplica para quem tiver classificado na Tarifa Social e consumir até 220 kWh/mês. Diante do cenário da Covid-19, o Governo do Maranhão também publicou uma resolução que isenta o ICMS para o mesmo período e segue os mesmos pré-requisitos. Tem direito a esse benefício as pessoas que possuem o NIS – Número da Identificação Social ou o BPC (Benefício da Prestação Continuada) válidos e indígenas (que possuam RANI) e quilombolas. No Maranhão, quase 800 mil famílias já estão recebendo o benefício da Tarifa Social Baixa Renda automaticamente em suas contas de energia elétrica.

Como fica a conta do consumidor baixa renda - Com essas medidas o cliente baixa renda não pagará seu consumo de energia e nem o tributo estadual ICMS, restando apenas o pagamento dos outros tributos, do consumo que exceder os 220 kWh/ mês e possíveis parcelamentos anteriores, juros e multas, caso o cliente tenha.

400 mil famílias podem ter o benefício – No Maranhão aproximadamente 400 mil famílias são potenciais beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica Baixa Renda, ou seja, elas tem o NIS e só falta atualizar o cadastro junto a Equatorial Maranhão. Os 10 municípios com o maior número de famílias com NIS - Número de Inscrição Social válidos, que ainda não estão com os cadastros atualizados junto a Equatorial Maranhão e podem também ter o benefício da Tarifa Social são:

Munícipios

Famílias que podem receber o desconto

SAO LUIS   47.769

IMPERATRIZ  11.891

SAO JOSE DE RIBAMAR  10.629

TIMON  8.698

CAXIAS  8.437

CODO  5.684

BACABAL  5.241

PACO DO LUMIAR  5.113

BARREIRINHAS  4.910

BALSAS  4.890

Como se Cadastrar - Com sua conta de energia e seu NIS – Número da Identificação Social ativo em mãos, entre em contato com a Equatorial Maranhão pelo WhatsApp (98) 2055-0116, Central 116 ou pelo site www.equatorialenergia.com.br e solicite a opção de cadastro na Tarifa Social baixa renda. Caso você não seja o titular da conta, tenha em mãos também: nome completo do titular da conta, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.

Quando o desconto virá - Essa solicitação será enviada para o banco de dados do Governo Federal e após a checagem e validação dos dados, o desconto será imediatamente aplicado para as faturas emitidas no período de 01 de abril a 30 de junho. Para as contas que já foram pagas antes do cadastro ter sido efetuado, os descontos serão creditados nas próximas faturas.


Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão



segunda-feira, 18 de maio de 2020

Suzano registra recorde de venda de celulose no primeiro trimestre de 2020

Comercialização de 2,9 milhões de toneladas contribuiu para geração de caixa operacional de R$ 2,3 bilhões no período

A Suzano divulga hoje os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2020 (1T20). O período foi marcado por uma forte demanda por celulose, movimento que proporcionou recorde histórico no volume de vendas para primeiros trimestres e a redução nos estoques da companhia em cerca de 500 mil toneladas. Com isso, o nível estocado atingiu sua normalização.
Foram comercializadas 2,9 milhões de toneladas de celulose entre janeiro e março, volume semelhante ao registrado no último trimestre de 2019 (4T19) - caracterizado sazonalmente como o mais forte da indústria. Quando comparado ao mesmo período do ano passado (1T19), o volume apresentou alta de 65%.
No segmento de papel, as vendas somaram 268 mil toneladas, leve retração ante o primeiro trimestre do ano passado. Com isso, de forma consolidada, a Suzano comercializou 3,1 milhões de toneladas celulose e papéis e atingiu receita líquida de R$ 7 bilhões entre janeiro e março.
 O ritmo acelerado de vendas de celulose, a queda no custo de produção e a condição de empresa exportadora - que se beneficia da desvalorização do real frente ao dólar -, contribuíram  para que o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingisse R$ 3 bilhões e a geração de caixa operacional somasse R$ 2,3 bilhões. Ambos os resultados são superiores na comparação com o 4T19 e o 1T19.
“Esses números demonstram a resiliência da companhia a momentos de crise e são consequência da forte competitividade e ampla presença global da Suzano, de nossa condição financeira robusta e da gestão sistêmica adotada frente à pandemia da COVID-19”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.
O custo caixa de produção de celulose, excluindo o efeito de paradas programadas, novamente apresentou desempenho positivo, beneficiado cada vez mais pelas sinergias e pelo melhor desempenho operacional. O indicador ficou em R$ 596 por tonelada, queda de 6% versus o 4T19 e 11% menor frente ao 1T19.
Por outro lado, o mesmo fator cambial, que beneficia o aumento da receita e da geração de caixa, gera também um impacto contábil negativo de aumento, principalmente, no saldo da dívida contratada em dólar, quando convertida para reais. Esse efeito, contudo, tem natureza meramente contábil, não caixa, uma vez que está associado a dívidas com vencimento de longo prazo. Em função desse efeito cambial, a companhia apurou um resultado líquido negativo de R$ 13,4 bilhões no primeiro trimestre.

Coronavírus
            Em função do cenário gerado pelo avanço do coronavírus ao redor do mundo, a Suzano anunciou a redução no Capex de 2020 de R$ 4,4 bilhões para R$ 4,2 bilhões. A decisão não altera, contudo, a competitividade da companhia, o foco dado à saúde e segurança de seus colaboradores e parceiros e à qualidade dos produtos e serviços oferecidos a seus clientes.
            Desde o início do agravamento da crise, a Suzano adotou um conjunto de medidas operacionais e administrativas para apoiar funcionários, parceiros, e a sociedade, além de  garantir a continuidade de seus negócios, essenciais neste momento de isolamento social. Entre as ações, a companhia destinou R$ 50 milhões para auxiliar no combate à propagação da COVID-19 e na preservação da vida de pessoas em tratamento.

Sobre a Suzano
Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...