sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Prefeitura promove sábado de vacinação com dose de reforço para maiores de 18 anos

 


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, neste sábado (12), vacinação contra Covid-19 para maiores de 18 anos, com aplicação de dose de reforço, no Imperial Shopping, das 10h às 17h. Para participar é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão Sus e a carteirinha de vacinação (impressa ou digital).

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica a importância das diversas ações promovidas pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Semus, para redução dos números da pandemia. “Temos trabalhado e somado esforços para combater a Covid-19 em nossa cidade, com avanço da vacinação e as medidas para não proliferação do vírus com edição de decretos do prefeito Assis Ramos, a partir dos dados epidemiológicos. Queremos incentivar a adesão ao imunizante e assim melhorarmos a nossa cobertura vacinal”.

Em Imperatriz, mais de 400 mil doses de vacina contra Covid-19 foram aplicadas para maiores de 12 anos. Deste total, quase 208 mil foram de primeira dose, mais de 174 mil de segunda dose e 35 mil doses de reforço, a qual é para maiores de 18 anos. Já as doses pediátricas, a cidade contabiliza um pouco mais de 3 mil crianças imunizadas, sendo que a estimativa é de 18 mil crianças de 5 a 11 anos.

Para incentivar a imunização infantil contra a Covid-19, em Imperatriz, foi realizado ainda nesta semana o Dia D de vacinação, com: atividades lúdicas, além de cores, alegria e contação de histórias infantis animaram os pequenos corajosos que enfrentaram as agulhas e colocam mais uma gotinha de esperança no combate à pandemia.

Pontos de vacinação fixos

UBS de atendimento pediátrico: Beira Rio, Parque do Buriti, Planalto, Bom Sucesso, Vila Fiquene, Centro Novo (manhã), Coquelândia (manhã), Camaçari (segunda a sexta 18h às 20h e sábado das 08h às 11h)

UBS de atendimento adulto: Milton Lopes, Maria Aragão, Cafeteira e Vila Lobão (até 20h), Nova Imperatriz, Conjunto Vitória, Bom Jesus, Vila Nova, Santa Rita, Lagoa Verde e Coquelândia (à tarde).

Porto do Itaqui inicia testes de novo berço



Com a atracação do navio Arborella, na manhã do último sábado, 5, foram iniciados os testes de comissionamento do berço 99, recém-construído pela Suzano no Porto do Itaqui, que inclui verificação de atracação, operação assistida e desatracação.    

“O 99 é o nono berço do Itaqui e é mais uma obra que demonstra a confiança do investidor privado no porto público do Maranhão. Ele integra o nosso plano de expansão para atender às demandas do mercado e a previsão é de que amplie a nossa capacidade de movimentação em aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de cargas por ano”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago. 

Após a conclusão da obra, o projeto do novo berço seguiu os trâmites de aprovação junto aos órgãos anuentes, dentre os quais a Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Os testes de comissionamento estão previstos na licença de implantação obtida pela Suzano junto à SEMA. 

Durante os testes são checados diversos aspectos da operação no berço, como a viabilidade da manobra e comportamento da embarcação, os tempos entre embarque do prático, a navegação até o porto e conclusão da manobra, bem como a eficiência dos sistemas de defensas e amarração. 

Também são testadas a comunicação com a embarcação durante a realização das manobras e amarração e é avaliada a confiabilidade e eficácia dos sistemas de fornecimento de energia, iluminação e de transmissão de informações.  

O berço 99 foi objeto de edital de arrendamento para um terminal de carga geral, preferencialmente dedicado à celulose, no Porto do Itaqui, vencido pela Suzano S.A.. O contrato inclui também um armazém, que dever ser entregue em setembro.  

Com base nesse contrato a Suzano tem direito a investir e explorar a estrutura por 25 anos, prorrogáveis até o limite de 70 anos. O documento foi assinado pela Suzano com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários e a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária. 

Os testes com o navio Arborella seguem até a desatracação, prevista para esta terça, 8 de fevereiro, quando continuarão com uma segunda embarcação, o navio Dunnii. Após a conclusão da fase de testes e licenciamento do Berço 99 pela EMAP, ele estará pronto para operação, não só da celulose como demais cargas movimentadas pelo Porto do Itaqui, respeitada a preferência de berço pela Suzano. 

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...