quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Sai convocação para teste psicológico de candidatos sub judice da Guarda Municipal

A Prefeitura por meio das Secretaria de Administração e Modernização, Seamo e da Educação, Semed, concederam espaço público para realização de teste psicológico dos candidatos em sub judice participantes do concurso para a Guarda Municipal de Imperatriz.

Convocação de 16 candidatos, foi publicada nesta quarta-feira, 16, pela responsável do certame, Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, Fsadu. Os convocados deverão comparecer à Escola Municipal Tocantins, no centro, no dia 03 de outubro, às 14h, para realização do exame.

Conforme reunião realizada com os candidatos e o comandante da Guarda Municipal, Josenildo Ferreira, o secretário de Administração e Educação, José Antonio Pereira prontificou-se a dialogar com a empresa a fim de disponibilizar um local para a realização dessa etapa.

“O município não interfere em tramitações judiciais ou nos certames realizados, haja vista que sempre contratamos uma empresa para ficar responsável. Contudo, nos comprometemos a auxiliar nesse processo, exclusivamente na disponibilização de um local de prova”, frisou.

Vale ressaltar que são 30 candidatos em sub judice e desses, 14 já realizaram o teste e aguardam divulgação do resultado, que será realizado com todos os exames concluídos.

A lista de convocados está disponível no endereço eletrônico da Fsadu: https://www.fsadu.org.br/c/central/?all=1

Mais de mil famílias receberam Ligação Nova e rede elétrica de qualidade no Maranhão

Um fornecimento de energia elétrica de qualidade, dentro dos padrões técnicos e de segurança, proporciona melhorias na vida da população. A Vila União, comunidade localizada no bairro Mutirão do município de Timon, passou recentemente por uma obra de Regularização de Gambiarras, realizada pela Equatorial Maranhão que agora garante segurança e conforto dos clientes da localidade. Esta regularização significa que todo o bairro agora conta com energia elétrica segura e dentro dos padrões de qualidade. 

  

Antes, a energia elétrica dessas famílias era irregular. Mas, com o investimento de mais de 500 mil reais, foi possível realizar essa obra que contemplou 266 unidades consumidoras, dentre residências e estabelecimentos comerciais, o que significa ligação de qualidade para mais de 1.300 pessoas. 

  

As ligações irregulares, famosas gambiarras, são redes improvisadas que representam sérios riscos para a comunidade, devido a sua construção não respeitar os padrões de qualidade e segurança, gerando transtornos como: energia de péssima qualidade, impossibilidade de ligar e utilizar equipamentos, além de oferecem riscos potenciais de choques e acidentes fatais.  

  

A moradora da Vila União, Maria Divina Lima de 56 anos, relata que foi muito bom ter a energia regularizada. “Pra mim foi muito bom ter essa energia, porque os meus aparelhos queimaram todos: geladeira, televisão, ventilador, som, queimou tudo. Fiquei sem os aparelhos e sem condições de comprar outros. Pra mim foi bem melhor”, destaca Maria Divina, pescadora. 

  

Já Wellington Feitosa, de 27 anos, conta o que mudou depois da implementação da rede nova. “Tanto na questão dos benefícios quanto da qualidade dos serviços melhorou 100%. Eu sou testemunha! No meu próprio lar a gente usava rede clandestina. Sem falar dos riscos que representava para os nossos filhos, além da queima de eletrodomésticos, pois a rede de energia não era de qualidade, fornecia energia de baixa tensão e não atendia a potência que a gente precisava. Até água gelada a gente não tinha, pois a energia não aguentava. Melhorou 100%”, confirma o pedreiro Wellington Feitosa, morador da Vila União.  

  

Ao todo, a obra contou com mais de 8 km de rede, 118 postes, 06 transformadores e faz parte de um conjunto grande de obras que vêm sendo realizadas no Maranhão, com investimento na ordem de 5,1 milhões de reais 

  

O gerente de obras e expansão da Equatorial Maranhão, Saulo Ferreira destacou a importância das obras de expansão do sistema elétrico. “A cada ano a Equatorial vem ampliando o processo de universalização da energia elétrica com a realização de dezenas de obras que visam ampliar o sistema elétrico, além de regularizar o fornecimento em áreas com ligações elétricas irregulares e em gambiarras. De janeiro a julho deste ano 1.117 famílias, ou seja, mais de 5.500 pessoas já foram beneficiadas com obras que foram executadas considerando todos os padrões técnicos e de segurança para o conforto das pessoas dessas comunidades e das áreas do entorno”, declarou Saulo. 

  

DESTAQUE – Algumas das Comunidades Beneficiadas: 

  

Comunidades 

Municípios 

Famílias beneficiadas 

Vila União 

Timon 

266 

Vila Fecury 

São Luís 

105 

Vila União 

Santa Inês 

99 

Vila Nova 

Vila Nova dos Martírios 

73 

Bom Negócio 

São Luís 

70 

Povoado Arouca 

Guimarães 

50 

Povoado São Pedro 

João Lisboa 

45 

Aldeia Leão 

Carolina 

20 

  

  

(Assessoria de Imprensa)

OAB-MA comemora avanços na luta pelos direitos do consumidor

 Os avanços na luta pelo direito do consumidor têm sido notórios nos últimos anos. Segundo o advogado Rosinaldo Mendes, secretário geral da Comissão de Defesa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional (OAB-MA), uma rede de entidades e instituições foi traçada e tem facilitado o suporte, fiscalização e regularização dos direitos do consumidor no Estado.

“Nós temos tido um avanço muito grande no que diz respeito ao direito do consumidor. Quanto à efetivação desses direitos e a proteção do consumidor, hoje trabalhamos em conjunto com inúmeras entidades e órgãos”, afirmou o advogado.

Em entrevista ao Bom Dia Maranhão desta quarta-feira (16), o advogado Rosinaldo Mendes citou alguns cuidados necessários também nas compras online, já que houve aumento no e-commerce no período da pandemia de coronavírus e o volume de vendas online tem sido muito maior do que nas lojas físicas.

“Ao entrar numa plataforma de vendas é necessário verificar no endereço eletrônico se lá tem o cadeado de segurança. Sempre pesquise sobre o produto e a empresa que estiver comprando, se ela cumpre com a entrega, se cumpre os prazos, se cumpre com o que está na internet”, alerta Rosinaldo Mendes.

Rosinaldo Mendes orienta que o consumidor que se sentir lesado em algum serviço oferecido pode procurar as autoridades responsáveis para queixas e resoluções. Dentre as possibilidades para realizar essas reclamações estão:
ação civil pública, mediante OAB-MA, denúncia aos órgãos reguladores, como Procon MA, ou ainda por meio do Ministério Público.

Para os consumidores que buscam mais praticidade também está disponível o site consumidor.gov. (via MA10)

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Polícia desarma bomba no aeroporto de Caxias

 Uma bomba pronta para ser detonada foi desativada no fim de semana, na pista do aeroporto localizado no bairro São Francisco, em Caxias. A Polícia Militar foi informada e, de imediato, os homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) foram acionados até o local.

A área foi isolada para que os policiais pudessem desativar o artefato com segurança. Além do explosivo armado com detonadores, os policiais encontraram várias bananas de dinamite. Todo o material encontrado foi apreendido e encaminhado para a perícia.

A Polícia Civil vai instaurar inquérito na Delegacia Regional de Caxias para descobrir a origem dos explosivos e também qual seria o alvo.

Operação Isolamento Total: o combate ao furto de energia chega à região do Mearim


A primeira etapa da Operação Isolamento Total, que combate o furto de energia elétrica, aconteceu entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro nos municípios de Bacabal, Alto Alegre do Maranhão, Bom Lugar, Lima Campos e Pedreiras. A Operação é comandada pelo delegado Paulo Roberto da Superintendência Estadual de Investigações Criminais - SEIC por meio do Departamento de Defesa de Serviços Delegados – DDSD. Atuando como um braço da Operação Pandemia, a ação esteve voltada para consumidores que furtam energia elétrica e identificação dos famosos “gateiros” – eletricistas que realizam a fraude em medidores de energia. 


Em Pedreiras, duas clínicas, localizadas no bairro Orquídeas e Centro, e duas unidades de um hotel, também no Centro, foram alvos da operação. Já em Bacabal, onde foram identificados três imóveis residenciais, uma pessoa foi presa em flagrante por furto da energia elétrica mediante fraude e conduzida para a delegacia regional do município. Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais autuados nos municípios de Bom Lugar, Alto Alegre do Maranhão, Lima Campos e Pedreiras também responderão por furto da energia elétrica mediante fraude, conforme prevê o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. 


“Na primeira etapa da Operação Isolamento Total estivemos nos municípios de Bacabal, e outros municípios da região do Mearim, onde foram abordadas cerca de 23 unidades consumidoras, resultando em três prisões em flagrante pela prática de furto de energia mediante fraude”, destacou o delegado Paulo Roberto. A operação continuará em um segundo momento para identificação e continuidade das investigações. “A operação foi bastante satisfatória e com isso acreditamos termos dado um sinal à população, em especial aos eletricistas especializados em fraudar medidores, que também serão alvo principal da segunda etapa”, ressaltou. 


Para atender ao universo de mais de 2 milhões de clientes em todo o Maranhão, a empresa compra energia elétrica das Geradoras e faz a distribuição em todo o Estado. Do total arrecadado, cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento na ordem de R$ 340 milhões por ano, o que impacta no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, além da arrecadação de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e poderiam ser revertidos em benefícios para a população. Segundo dados da Equatorial Maranhão, só em 2019 a concessionária verificou irregularidades em mais de 50 mil unidades consumidoras.  


Outro grave problema apontado pela Concessionária são as ligações elétricas clandestinas realizadas em áreas de ocupação irregular, popularmente conhecidas por gambiarras. Nos locais em que existem altos índices de furto de energia, parte desse prejuízo acaba sendo revertido em aumento de tarifa, onde todos os clientes da concessão pagam pelo prejuízo causado por esse tipo de crime. 


Em casos de suspeita de fraude ou furto de energia elétrica devem ser denunciadas pelo site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), sem necessidade de identificação por parte do denunciante. Depois de registrada a denúncia, a Equatorial Maranhão encaminhará equipes para as inspeções, conforme prevê a legislação do setor elétrico. 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Carreta tomba em rotatória da BR-010 em Imperatriz

 


Uma carreta carregada com chapas de madeira compensada tombou nesta segunda-feira (14), próximo à entrada da cidade de Imperatriz, na BR-010. O óleo do compartimento do motor derramou e deixou a pavimentação asfáltica escorregadia, sendo necessária a interdição total da pista para evitar outros acidentes.

Após ser comunicado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o derramamento de óleo na pista, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitou que a empresa responsável pela manutenção do trecho colocasse areia sobre o óleo, anulando a possibilidade de veículos deslizarem, para posterior liberação da via.

O condutor da carreta apresentou lesões leves na mão esquerda e recebeu os primeiros socorros de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Uma equipe da PRF na Lagoa Verde foi acionada para atender a ocorrência, ficando responsável pela orientação do trânsito e perícia para a confecção do Boletim de Acidente de Trânsito.

Carga mal acondicionada ou sendo transportada além do limite do graneleiro pode ser a causa do tombamento.

(MA 10)

Ildon Marques e Rodrigo Brasmar são pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Imperatriz


Os empresários Ildon Marques de Souza e Rodrigo Brasmar foram homologados como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Imperatriz, respectivamente, nas eleições de novembro de 2020. A convenção do Partido Progressista (PP), foi realizada na última terça-feira (8), na Câmara de Vereadores.

O evento contou com a participação de representantes de partidos como o Cidadania, Pros, Partido Verde, Democrata Cristão e PSD. Participaram do evento politico os deputados estaduais André Fufuca(Fufuquinha) e Antonio Pereira e o deputado federal Edilazio Júnior.

Natural do Estado da Paraíba, Ildon Marques tem 75 anos, e com participação ativa na política de Imperatriz onde foi eleito pela primeira vez em 1982 a vice-prefeito, Interventor Estadual, e prefeito duas vezes (1986 e 2004), além de suplente de senador e deputado federal entre os anos de 2015 e 2019.

Ildon Marques disse que as eleições fazem parte do processo político e a cidade tem suas angustias e quer transformações. E acrescentou: “Nós temos que fazer isso através da política, e agora os partidos estão apresentado seus candidatos, suas propostas para ver que rumo Imperatriz vai tomar agora”.

Reforma do CAPS III deve ser entregue ainda este mês

Obras de reforma e ampliação do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera que abriga o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS III, seguem avançando. De acordo com o cronograma, o serviço de intervenção deve ser entregue até o final deste mês.

As melhorias devem contribuir tanto para o trabalho dos servidores, quanto para o atendimento dos usuários. De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saúde, Dionatas Oliveira, já foi realizado “no setor do CAPS III toda instalação do setor elétrico, hidráulica e sanitária, além do revestimento cerâmico na parede, que antes não tinha, assim como nos corredores e nas enfermarias”, conta.

Há mais de oito anos o Complexo de Saúde não recebia nenhuma intervenção estrutural. Depois das tratativas da Semus, a reforma iniciou em fevereiro de 2020, com previsão de entrega agora no segundo semestre.

A reforma e ampliação também conta com piso cerâmico novo, que antes era de borracha; instalação de portas e janelas, forro PVC, que já está todo instalado, e climatização das enfermarias. Foi construída uma cozinha e lavanderia novas na área externa, quadra para prática de esportes, área de convivência e uma horta. Parte externa também recebeu uma repaginada.

Realização dos atendimentos não pararam. A coordenadora da Rede de Saúde Mental, Kátia Carvalho, explica que as melhorias na estrutura contribuirão para conceder mais avanço aos trabalhos da saúde mental na cidade, que mesmo neste período não pararam. “Cuidar da saúde mental da população é essencial, principalmente neste período de pandemia”, conclui.

SOBRE O CAPS

Os CAPS são responsáveis por serviços direcionados às pessoas que apresentam transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar, obsessivo-compulsivo e com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

Programa Luz Para Todos leva energia elétrica para mais de 3 mil famílias no Maranhão


No primeiro semestre de 2020 a Equatorial Maranhão realizou a conclusão de diversas obras do Programa Luz Para Todos – PLPT em todo o estado. Nesse período foram beneficiadas 3.193 famílias em dezenas de municípios. Um destaque é o projeto que atendeu 77 famílias nas seguintes comunidades: Assentamento Maravilha, Ceval, Beira Rio, Estrema, Tingir e Assentamento São José, localizadas no município de Porto Franco.
  

   

A moradora Tereza, do assentamento Maravilha, em Porto Franco, comentou que com a chegada da energia elétrica tudo ficou mais fácil para ela e para a família que trabalham extraindo azeite de coco babaçu e dependem do bombeamento da água. “As coisas melhoraram 100%! Agora, com a chegada da energia, nós não precisamos mais buscar água longe de casa.” afirma à moradora.  

  

Em 16 anos de atuação, o PLPT foi responsável pela transformação da realidade de mais de 351 mil famílias maranhenses.  Desde 2004, ano em que o Programa foi lançado, o Luz para Todos já beneficiou 1 milhão 755 mil pessoas residentes em comunidades rurais. Atualmente 99,04% das pessoas já dispõem de energia elétrica no Maranhão. Antes do Programa, o estado tinha a segunda menor proporção de domicílios com iluminação elétrica no Brasil (86%), segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  

    

O “Luz Para Todos” é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no País. No Maranhão, como nos demais Estados, foi formado um Comitê Gestor para gerenciar o programa, responsável pela definição das comunidades atendidas e a priorização das obras. A Equatorial Maranhão é a agente executora do Programa que continua trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão.  

   

Para o gerente de obras e manutenção da Equatorial Maranhão, Saulo Bokor, é gratificante falar sobre o alcance do PLPT “Chegamos a essa marca histórica com muito trabalho e dedicação e vamos continuar avançando com o Programa no Maranhão. Nossa grande alegria e satisfação é saber que estamos contribuindo para o conforto de milhares de famílias e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, destacou Saulo.


Algumas obras realizadas em 2020   

   

Comunidades  

Municípios  

Famílias Beneficiadas  

Km de Rede  

N° de Transformadores  

Riacho do Paulo  

Colinas  

110  

15  

38  

Assentamento Maravilha  

Porto Franco  

77  

27  

68  

Parrusu  

Buritirana  

70  

21  

28  

Setor dos Teixeiras  

Campestre do Maranhão  

62  

28  

18  

Lago Verde  

São Mateus do Maranhão  

36  

223  

19  

Povoado Santo Antônio  

Junco do Maranhão  

29  

24  

30  

Braz  

Fernando Falcão  

28  

27  

15  


O Programa Luz Para Todos, além de atender as necessidades básicas dessas comunidades, contribui com o desenvolvimento econômico e sustentável da população. Em 2020 o programa continuará atendendo as comunidades não energizadas, promovendo mais de 5 mil novas ligações. O consumidor não paga nada pela ligação do Programa Luz Para Todos, além de receber a instalação elétrica de sua casa, compreendendo três lâmpadas e duas tomadas elétricas.  

 

 

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Período veraneio encerra oficialmente nesta segunda (14)


A equipe da Defesa Civil começará a desmontar toda a estrutura que foi montada para os 30 dias dedicados a receber os banhistas nas Praias do Meio e do Cacau nesta terça (15).

O período este ano durou apenas 30 dias por causa da pandemia da Covid-19.

O Consócio Estreito Energia (Ceste), deu um prazo de 48 horas para que toda estrutura montada nas praias seja retirada, pois após o encerramento do período de veraneio, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), retomará as operações de fluentes hidroelétrica normalmente. 

Vale lembrar que frequentar as praias após o encerramento do período veraneio oferece riscos, pois as equipes de policiamento e guarda-vidas não estarão mais atuando.

Banco do Nordeste oferece vantagens para renegociação de dívidas na Semana do Brasil

Dentro das promoções da Semana do Brasil,  o Banco do Nordeste oferece condições específicas para renegociação ou liquidação de dívidas para pessoas físicas não rurais ou micro e pequenas empresas com parcelas em atraso com o Banco há mais de 150 dias, na posição de 31 de agosto de 2020.

As vantagens contemplam descontos de 50% no valor das tarifas e a dispensa de juros de mora e multa. O prazo da negociação, voltada para empréstimos e financiamentos não rurais que tenham como fonte de recursos o próprio Banco, segue até o final do mês.

Já na sua segunda edição, a Semana do Brasil traz como objetivo específico também promover a retomada gradual da economia e a geração de novos empregos após o período de isolamento, provocado pela pandemia da Covid-19. A iniciativa é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conta com o apoio do Governo Federal e da Federação Brasileira de Bancos – Febraban.

FNE Emergencial


Durante a Semana Brasil, o Banco do Nordeste também ampliará o atendimento aos clientes interessados em contratação de crédito pelo FNE Emergencial, linha especial vigente enquanto perdurarem os decretos de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19. A linha operacionalizada exclusivamente pelo BNB foi lançada pelo Governo Federal em maio deste ano. 

O FNE Emergencial beneficia profissionais liberais e empresas de todos os portes com atividades produtivas localizadas em municípios em estado de calamidade declarada por autoridades públicas. As taxas de juros são de 2,5% ao ano, com prazos e carências especiais. 

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...