quinta-feira, 14 de julho de 2022

Artistas locais animam Panelódromo com apresentações que seguem até sábado (16)


 

Com vasto repertório de forró romântico, a Banda “Gosto de Baião” abriu oficialmente nesta segunda-feira (11) a programação do concurso gastronômico “De Cosas pra rua de Imperatriz”, no Panelódromo. Várias atrações locais vão se apresentar durante toda a semana como parte das atividades culturais do aniversário de 170 anos de Imperatriz.

Elaborada e executada pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), a programação prestigia cantores e bandas locais como parte da política da atual do município.

“Este projeto foi criado pela Fundação Cultural, através do presidente  Paulinho Lobão, que determinou que todos os dias tem atrações locais  dando oportunidade para nossos artistas se apresentarem e mostrarem para a cidade as acomodações do Panelódromo”, justificou o coordenador executivo da Fundação Cultural, Charles Oliveira.

Além da boa música, os frequentadores, também, poderão votar via QRCode disponível no Panelódromo, visando a escolha do melhor prato de panelada servido no local. Uma comissão julgadora, também vai fazer a degustação de cada box para dar seu voto.

“Vamos premiar o primeiro lugar com 2.500 reais, o segundo lugar com 1.500 reais e o terceiro será de aclamação popular com prêmio de 1.000 mi reais”, destacou Charles.

No primeiro dia do projeto, o Panelódromo recebeu grande quantidade de pessoas, em algumas bancas tinha até fila de espera. “Rapaz essa panelada aqui é tradicional, muito boa e ainda mais com música ao vivo. Ai é que é bom mesmo, música por conta da Prefeitura né”, disse o mecânico Evandro Mendes.

Locutor e animador do evento, Bruno Andrade aproveitou um momento de folga para pegar um prato de panelada. “É um prato típico aqui de nossa cidade, da Região Tocantina e está muito bom, e quero até agradecer o nosso prefeito e a Fundação Cultural por mais uma vez dar essa força com o concurso de panelada”, agradeceu.

Gestora de um dos boxes, Vanda Oliveira comemorou as vendas e a programação cultural. Segundo ela, “as pessoas gostam da programação cultural e a panelada já e tradicional então, vem mais gente para prestigiar o Panelódromo e comer panelada”.

Para esta terça-feira (12), a animação vai ficar com o Trio Siô, na quarta-feira (13) será a Banda Seu Genu-Forró Pé de Serra; quinta-feira (14) , será o Trio Cariri e sexta (15) o Trio Baião de Dois.

UEMASUL fecha parceria com prefeitura de Buritirana para transporte de alunos do programa Caminhos do Sertão

 Na manhã da última quarta-feira (13), a coordenadora do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Diana Barreto, o Pró-reitor de Planejamento e Administração, professor José Sérgio e o assessor da reitoria, professor Moab César, estiveram na cidade de Buritirana em reunião com o prefeito, Tonisley dos Santos e o secretário adjunto de educação, Edmar Moraes Ferreira, para tratativas na busca de parcerias para o transporte dos acadêmicos aprovados no vestibular do programa para a Unidade Avançada de Amarante. 

A coordenadora do Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto fala da importância da parceria para garantir o sucesso do programa: “ficamos gratos ao prefeito Tonisley que, com sua sensibilidade, acolheu nosso pleito para que garantisse aos buritiranenses matriculados nos cursos do programa Caminhos do Sertão da UEMASUL, o apoio devido no que tange ao deslocamento e à alimentação para todos eles e todas eles na Unidade Avançada de Amarante. Essa parceria fortalece o Programa.

” Ao todo, foram 31 munícipes aprovados nos 5 cursos oferecidos pelo Caminhos do Sertão. A presença da UEMASUL nestes cenários contribui para diminuir as distâncias sociais e geográficas e universalizar o acesso ao ensino superior, promovendo a democratização do acesso à educação, pública e atendendo à política de expansão da educação superior do Governo do Estado. 

“A educação é tudo na vida do ser humano, e eu fico feliz em poder contribuir para o conhecimento dos alunos da nossa cidade. Desejamos que essa parceria com a UEMASUL na Unidade Avançada de Amarante possa beneficiar ainda mais a nossa cidade”, afirma o prefeito Tonisley dos Santos.


O secretário adjunto de educação de Buritirana, Edmar Moraes Ferreira, comenta que desde o início houve mobilização por parte do município para auxiliar os estudantes: “nós nos mobilizamos para auxiliar esses alunos desde a inscrição até a matrícula, e agora o município se compromete a oferecer o ônibus para locomover os estudantes até o local das aulas, e nessas duas primeiras semanas intensivas do início das aulas também iremos ajudar com a alimentação, para que eles possam permanecer e concluir esse curso de formação”, explica. 

Caminhos do Sertão - Criado em 2018, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e acontece em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa está implantado (Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios), escolhidas estrategicamente para atender as regionais de formação de professores que já atuam na área, além de alunos egressos do ensino médio nesses municípios.

 A área de abrangência do Programa inclui, ao todo, 22 municípios da Região Tocantina. Além das cidades-polo, compõem as unidades avançadas as cidades de Buritirana, Sítio Novo, João Lisboa, Montes Altos, Senador La Roque, Açailândia, Estreito, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Cidelândia, São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca. 

O Programa Caminhos do Sertão oferta um total 800 novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade

domingo, 10 de julho de 2022

Imperatriz só deve receber sinal de 5G em 2026


 

O 5G, a quinta geração de internet móvel, pode chegar a São Luís a partir de 29 de setembro, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao g1, nesta quinta-feira (7). Brasília foi a primeira capital do país a receber a versão 'pura' da tecnologia, que oferece mais velocidade, na quarta-feira (6).

Segundo a Anatel, este é o novo prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G. Inicialmente, era até 31 de julho, mas dificuldades logísticas na importação de equipamentos fizeram a Anatel estender o prazo.

Anatel explicou que a tecnologia pode ser liberada para uso antes deste período, como aconteceu em Brasília, mas o data ainda não pode ser informada. A antecipação pode acontecer caso a capital maranhense atenda as seguintes especificações:

  • Migração da TVRO (parabólicas) para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits);
  • Conclusão das atividades de desocupação da faixa 3.625 MHz a 3.700 MHz;
  • Mitigação de interferências na faixa 3.700 MHz a 4.200 MHz.

A quinta geração de internet móvel promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

E outras cidades do MA?

Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, só deve receber a quinta geração de internet a partir de 31 de julho de 2026.

Isso acontece já que o município conta com uma população estimada em 260 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), critério que se encaixa nas regras para receber a tecnologia nesta data.

Localizados na Grande Ilha de São Luís, os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, só devem receber a tecnologia quase cinco após a implementação na capital maranhense, segundo a tabela de compromissos de abrangência estabelecidos no Edital do 5G, da Anatel.

  • Paço do Lumiar: até 31 de julho de 2027
  • São José de Ribamar: até 31 de julho de 2027
  • Raposa: até 31 de julho de 2028

Veja, abaixo, a data de implementação do sistema 5G em algumas cidades do Maranhão:

  • Bacabal: a partir de 31 de julho 2027;
  • Alcântara: a partir de 31 de dezembro de 2023;
  • Timon: a partir de 31 de julho de 2027;
  • Caxias: a partir de 31 de julho de 2027
  • Codó: a partir de 31 de dezembro de 2023 (em Cajazeira) e a partir de 31 de julho de 2027 (demais localidades);
  • Açailândia: a partir de 31 de julho de 2027;
  • Bacabal: a partir de 31 de julho de 2027.
  • Balsas: a partir de 31 de dezembro de 2023 (Aldeia) e a partir de 31 de julho de 2028 (demais localidades);
  • Santa Inês: a partir de 31 de julho de 2028;
  • Barra do Corda: a partir de 31 de dezembro de 2023 (em Anapurus, Centro dos Ramos, Ipiranga, Santa Vitória, São Gonçalo do Capim) e a partir de 31 de julho de 2028;
  • Pinheiro: a partir de 31 de julho de 2028.

O que é o 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...