sexta-feira, 18 de junho de 2021

Arraial da Vacinação acontece neste sábado em ITZ


 

Após cinco dias com vacinação por idade suspensa por falta de doses, Imperatriz retoma aplicação de primeira dose para público da população em geral e realiza arraial no sábado. A retomada será nesta sexta feira, 18, com vacinação das pessoas de 51 anos ou mais em quatro pontos de vacinação das 9h às 17h.

E no sábado, 19, Prefeitura avança nas idades e chega na faixa de 45 anos com a 1ª edição do Arraial da Vacinação, realizado em parceria com Governo do Estado. Serão imunizadas pessoas de 45 anos ou mais em seis pontos, sendo dois com horário de atendimento estendido:  

Das 9h às 23h:
Universidade Ceuma - bairro Maranhão Novo - Rua Barão do Rio Branco, nº 100
Faculdade Fest - bairro Parque do Buriti - Rua Perimetral Castelo Branco, nº 481
Drive e atendimento em sala

Das 9h às 17h - escolas:
Maria Francisca Pereira - bairro Santa Inês 
Madalena de Canossa - bairro Parque Santa Lúcia
Santa Maria - bairro Nova Imperatriz - Rua Santo Cristo, nº 811, entre Maranhão e Piauí. 
Tocantins - bairro Centro - Rua Simplício Moreira, nº 1112
Atendimento em salas.

“O Estado nos garantiu a entrega de seis mil doses para o arraial e já nos preparamos para uma grande festa. Nossa meta é imunizar seis mil imperatrizenses em um único dia. Então no sábado, em ritmo de São João, eu e mais de cem profissionais da nossa equipe vamos festejar vacinando a população! Caia na festa junina da vacinação você também e garanta sua dose!” – convidou a secretária de Saúde, Mariana Jales.

Ela ressalta que por medida de segurança e organização, das 9h às 13h serão vacinados quem nasceu de janeiro a junho; e das 13h às 23h, nascidos de julho a dezembro. Quem faz parte dessa faixa etária deve fazer seu pré-cadastro no site da Prefeitura (http://sti.imperatriz.ma.gov.br/corona/vacina/) e procurar um dos pontos para receber sua imunização. 

“Nossa prioridade é vacinar! Se chegou dose, a gente vacina, porque o mais importante é a saúde da população!” – ressaltou Mariana, ao explicar que foi possível retomar a vacinação por idade nesta sexta-feira, porque o Estado entregou na quinta feira, 17, uma remessa com duas mil doses.

Animação

Os locais de vacinação terão recepção animada, com programação organizada pela Fundação Cultural de Imperatriz, FCI. Na Escola Maria Francisca, às 10h será o Boi Bem Querer e às 15h Batalhão Real. Na Madalena de Canossa, 10h é a  Junina Pé de Brasa e 15h a Junina Mensageiro. Na Escola Tocantins terá às 10h a Cia Sotaque e 15h o Boi Encantos de Imperatriz. Na Universidade Ceuma, às 10h a programação terá Kizomba, 15h Junina Arrasta Pé e 20h Trio Forró Pé de Serra. Na Fest a animação fica por conta da Impera Junina às 10h, Boi Vitória 15h e Negrini e Luizinho às 20h. A Escola Santa Maria terá União Juventude Popular às 10h e às 15h Cia Sotaque. 

Mais de 2 mil bovinos são ofertados em 5° Leilão promovido pelo SINRURAL



Aconteceu neste último domingo (13), o 5° Leilão do Sindicato Rural de Imperatriz – SINRURAL, em parceria com a ATR Leilões. O evento foi realizado no Tartesal Rafael Almeida do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Na ocasião, foram ofertados mais de dois mil bezerros, bezerras e garrotes. 

Os leilões acontecem a cada dois meses com o objetivo de repor o gado aos fazendeiros. O presidente do sindicato, Afonso Danda, comenta sobre a relevância do evento para a cidade de Imperatriz, “É de suma importância que aconteçam esses leilões para reposição do gado e do alimento que chega à mesa das famílias. Principalmente nessa pandemia, nesse ciclo a carne precisa ser reposta e aqui, os fazendeiros poderão encontrar bois de qualidade”. 

Além disso, nos últimos dois leilões promovidos pelo Sinrural, parte do dinheiro arrecadado foi revestido em cestas básicas para instituições filantrópicas de Imperatriz. Os beneficiados foram a Creche Madalena de Canossa, a Comunidade Terapêutica Casa do Filho Pródigo, Ampare e Vila João 23. “Desde os leilões passados começamos um trabalho de doação, onde o dinheiro de um bezerro arrematado é transformado em doação para entidades que precisam. Dentro desses leilões incentivamos os associados e fazendeiros a realizarem doações. É um trabalho social relevante que temos o prazer em fazer e queremos que continue. Nós, do agronegócio, temos que dar nossa contribuição, e ela acontece na forma de leilão como tem sido, mas também por meio de cursos de aprimoramento e de preparação”, acrescenta o presidente. 

Participaram do leilão as fazendas: Fazenda Rancho dos Meninos, Fazenda dois Irmãos, Fazenda Ipê Amarelo, Fazenda Santa Luzia, Fazenda Santa Rosa, Fazenda São Francisco, Fazenda São José, Fazenda Cinta, Fazenda Boa Sorte, Fazenda Arara, Fazenda São Benedito, Fazenda Brejão, Fazenda Rosa dos Ventos, Fazenda Santa Vitória, Fazenda Alto Bonito, Fazenda Lagoinha, Fazenda Santa Helena, Fazenda Aliança, Fazenda São Luís, Fazenda Santo Antônio, Fazenda Sapucaia, Fazenda Fortuna, Fazenda Cristo Redentor, Fazenda Laguna, Fazenda Bom Jesus, Fazenda Santa Clara, Fazenda Alto Bonito, Fazenda Santa Izabel, Fazenda São Manoel, Fazenda Novo Horizonte, Fazenda Jacaré.  

Centro de Empreendedorismo e Inovação da Facimp volta às atividades estimulando o modo empreendedor dos acadêmicos


           

            O Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da faculdade Facimp está de volta nesse segundo semestre de 2021, oferecendo a oportunidade dos acadêmicos do Núcleo de Negócios da instituição estimularem o pensamento empreendedor e inovador, por meio dos projetos de extensão junto às empresas referências do país.

As atividades do CEI retornarão entendendo o momento e checando a situação pandêmica do país, para oferecer segurança aos envolvidos. Por enquanto o retorno está numa fase inicial e preparatórias para os próximos passos e projetos da iniciativa.

Com a supervisão dos professores da faculdade, os alunos têm a oportunidade de potencializar suas atividades e aptidões dentro das diversas áreas de estudo em seus cursos, numa forma de estimular e visar o seu futuro profissional.

Dentro desta dinâmica, os acadêmicos terão um contato estreito com empresas e organizações, tendo a possibilidade de auxiliá-los em ações de consultoria e criatividade empreendedora, além de compor uma mentalidade competitiva de mercado, desenvolvendo um senso crítico nas análises dessas empresas.

“O CEI proporciona uma prática que prepara o aluno para o mercado de trabalho, sabendo como funciona toda a dinâmica profissional e tendo conhecimento de situações que permitam a resolução de possíveis problemas”, comenta a coordenadora do CEI e professora do Núcleo de Negócios da Facimp, Adriana Queiroz.

Algumas ações que beneficiem a comunidade já estão sendo discutidas no Núcleo de Negócios da faculdade, mais especificamente nos cursos de Engenharia, Marketing e Recursos Humanos.

Câmara inclui trabalhadores do Comércio e da Indústria em geral na prioridade de vacinação



Foram iniciadas as vacinações a servidores da Indústria e hoje através de um pedido da Associação Comercial (ACII), feita na semana passada pelos dirigentes daquela instituição, foi atendida pelo parlamento diante da atividade do seguimento, que pediu ajuda ao poder Legislativo para que fossem incluídos os trabalhadores do comércio na prioridade vacinação contra a covid-19. 

Adhemar explicou que por conta da quantidade de funcionários, que estão diariamente expostas no comércio, atendendo o cidadão para fazer nossa economia circular, gerar emprego e renda, precisam ser imunizados. “Precisamos avançar como em São Luís que de forma inteligente, o prefeito Braide conseguiu 300 mil doses e tomou a frente das vacinações do Estado. O comércio não pode parar, as pessoas precisam trabalhar e só existe um jeito, dando esperança e ajudando o empresariado local”. 

Imperatriz e toda a região são beneficiadas pelo centro comercial local que sustenta uma macro região, que mantem empregos para um público flutuante de 1 milhão de habitantes, não podem baixar as portas nem fraquejar no sustento da população.  

Os vereadores destacaram que existe o questionamento por parte de alguns outros seguimentos, do motivo de priorizar o comercio, e a resposta é simples: o que sustenta todo o sistema público de saúde é a arrecadação e isso não acontece sem o comércio, parte vital de entrada de recursos para produção e compra de mais vacinas. Este precisa se manter aquecido e deve ter prioridade neste momento. Todos vem comprar em Imperatriz e o comercio precisa estar protegido. Vem gente de todos os 4 cantos e se faz necessário estancar a proliferação do vírus, além de evitar mais quebra de empresas e aumento de desemprego, que causa fome e miséria. A arrecadação e os recursos devem ser protegidos, para que assim não faltem vacinas e a imunização é a única saída eficaz. 

O presidente Alberto Sousa frisou a dedicação da Associação Comercial e dos deputados estaduais Rildo Amaral, Marco Aurélio e Othelino Neto, que não tem medido esforços neste sentido. Parabenizou a todos os vereadores pela unidade em torno dessa indicação e de forma sensata sem colocar ideologias, ou bandeiras à frente e sim as vidas como prioridade, pois o comércio é que vai fazer com que tenhamos uma cidade mais protegida contra o coronavírus. 

Matéria aprovada, será encaminhada imediatamente aos órgãos do estado e município para que chegue logo no braço do trabalhador, o que foi comemorado por Gláucio Serafim e Euvaldo Lopes, diretores da ACII, pela aprovação e pelo trabalho de proteger todos os que estão trabalhando no comércio. 

“Obrigado pelo trabalho dos vereadores em proteger os cidadãos de Imperatriz. Sabemos que todos sem exceção tem prioridades, mas temos que trabalhar onde existem mais focos de proliferação, no caso, o comércio, onde as pessoas não param de circular, nos ambientes que causam infecções maiores e mais rápidas, contaminando toda a cidade. Lutamos pelo bem comum e agradecemos mais uma vez pelo empenho da Câmara”, disse Gláucio. 

Serão 60 mil vacinas (entre primeira e segunda dose) que irão imunizar todas as áreas mais movimentadas da cidade. 

Maranhão recebe novas doses de Pfizer e CoronaVac nesta sexta-feira

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe, nesta sexta-feira (18), mais um lote de vacinas para dar continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19 no Maranhão. São 77.220 doses da vacina Pfizer e 41.800 doses da vacina CoronaVac, totalizando 119.020 doses de imunizante. 

As doses serão encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à SES, responsável pela distribuição dos imunizantes.  

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.556.920 de doses recebidas, sendo 1.223.540 doses da CoronaVac, 2.088.850 doses da AstraZeneca e 244.530 doses da Pfizer.  

iFood e Suzano unem esforços para reduzir uso do plástico no delivery

 


O iFood, foodtech líder da América Latina, e a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, anunciam parceria para reduzir o uso de itens plásticos nas entregas de alimentos. As empresas desenvolverão diversas soluções de incentivo para o uso de materiais mais amigáveis ao meio ambiente, como embalagens biodegradáveis, tornando o delivery mais sustentável. 

Segundo a World Wildlife Fund (WWF), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo: mais de 10 milhões de toneladas por ano. Sendo que pouco mais de 1% é reciclado. Para transformar este cenário, no início de 2021, o iFood anunciou o iFood Regenera, programa de metas ambientais da plataforma, que trabalha em duas frentes: (I) zerar a poluição plástica nas operações de delivery até 2025 e (II) neutralizar a emissão de carbono até 2025. 

“Ter um negócio que leva prosperidade e também regenera o meio ambiente é a nossa prioridade e também da Suzano. Para isso, precisamos criar uma cadeia de produção e consumo mais sustentável. Estamos unindo forças e somando expertises para promover transformação e trazer disrupção para reduzir o volume de plástico no país”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood. “Temos uma meta audaciosa de eliminar a poluição plástica das nossas entregas e essa parceria com a Suzano é um dos caminhos para que possamos ampliar o impacto positivo que buscamos”. 

A iniciativa também reforça um dos compromissos da Suzano, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, em oferecer, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa de eucalipto, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo. “Nesta parceria, nós iremos unir o conhecimento do ecossistema de delivery do iFood à inovabilidade da Suzano, que é a inovação a serviço da sustentabilidade, no desenvolvimento de soluções biodegradáveis”, afirma Guilherme Melhado, Diretor Comercial da Unidade de Papel e Embalagem da Suzano. “Com isso, esperamos renovar o mercado de entregas em direção a um futuro melhor e sustentável, a partir de embalagens mais funcionais e amigáveis ao meio ambiente”. 

A foodtech já oferece embalagens sustentáveis aos estabelecimentos por meio do iFood Shop, marketplace que garante itens, insumos e produtos voltados aos parceiros. Desde 2019, o iFood Shop conta com a seção de “Embalagens Sustentáveis”, criada para oferecer e incentivar parceiros no uso de embalagens e utensílios de delivery livres de plástico, aderindo à companhia na causa ambiental. Só nos últimos seis meses, a entrada de fornecedores que atuam nessa frente triplicou. 


Desafio 


Entre os projetos previstos para 2021 está a criação do desafio Embalagens do Futuro, que tem como objetivo desenvolver embalagens sustentáveis para o setor de entrega de refeições. O desafio teve início em 14/06/2021 e os interessados podem se inscrever no site https://embalagemdofuturo.com.br/ até 11/07/2021 (CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SECAP/ME N. ° 03.013293/2021). 

O iFood e a Suzano apostam que a inovação pode estar em todo e qualquer lugar, por isso, o concurso, que é aberto ao público, será focado em designers, universitários e entusiastas do tema. O objetivo do desafio é encontrar soluções de embalagens de papel com tecnologia e design funcional para garantir aos restaurantes a qualidade das refeições na hora da entrega. 

O vencedor será escolhido por meio de uma comissão julgadora especializada no tema e terá o resultado anunciado em agosto. A ideia será premiada e a embalagem desenvolvida poderá ser incluída no portfólio da Suzano, sendo ofertada para todo o mercado por meio do iFood Shop. 

A parceria, que tem início com o lançamento do desafio, inclui também a cooperação entre as empresas para encontrar novas soluções para reduzir o uso de plástico no delivery, ampliar e fortalecer a cadeia de embalagens sustentáveis, conectado à indústria aos restaurantes por meio de tecnologia e marketplaces, como o iFood Shop. 

Sobre o iFood 


O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. 

Sobre a Suzano  


A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

 
 

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...